Válvulas das Zoom G7 e G9

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# ago/08 · Editado por: erico.ascencao


Tenho pensado ultimamente em pegar uma dessas pedaleiras. Porém tenho algumas dúvidas quanto às válvulas:

- Já vi em lojas on-line válvulas para amplificador à venda. Logo deduzi que não deve ser muito incomum uma pessoa ter que trocar a válvula dum amplificador valvulado. Quando é necessária a troca de válvula? E no caso dessas pedaleiras, como fica este quesito de manutenção?

- Quanto à G9, ela tem duas válvulas, uma na entrada e uma na saída. Nos amplificadores valvulados, a configuração é a mesma, ou tem só válvula na entrada, ou só na saída...?

Dark Fallen Angel
Veterano
# ago/08
· votar


erico.ascencao

Quando é necessária a troca de válvula?
Elas devem ser trocadas quando param de funcionar hehehe trincam o vidro e talz....

E no caso dessas pedaleiras, como fica este quesito de manutenção?
Devem ser valvulas diferentes, mas resistentes e talz, mas se pifar, eh soh trocar. (EU ACHO)

Nos amplificadores valvulados, a configuração é a mesma, ou tem só válvula na entrada, ou só na saída...?
Nos amps são varias valvulas em todas as posições hehehehe. mas geralmente são 3,4 no pre e 4 na potencia. Alguns tem bem mais, e em outras posições, mas basicamente eh isso.

Bog
Veterano
# ago/08 · Editado por: Bog
· votar


erico.ascencao
E no caso dessas pedaleiras, como fica este quesito de manutenção?

Você precisa trocar, mas não com frequência. Não é algo para se preocupar muito. Na verdade, já ouvi relatos de pessoas que trocaram as válvulas xingling que vêm na pedaleira por outras melhores, e que juram que isso afetou diretamente o som.

Nos amplificadores valvulados, a configuração é a mesma

Não. A arquitetura das pedaleiras G7 e G9 é muito pouco similar àquela de amps valvulados. As válvulas não são só enfeite, mas são usadas de um jeito muito particular nessas pedaleiras, não é como nos amps. As pedaleiras da Vox (as Tonelab) também usam uma válvula, mas neste caso é mais parecido um mini poweramp.

Existem amps com números variados de válvulas - desde 2 (uma no power e uma no pre) até uma pilha delas, hehe

Pimenta_1
Veterano
# ago/08
· votar


erico.ascencao

não precisa se preocupar muito com as váulvulas em pedaleiras, tem uma durabilidade bem grande, é uma válvula de pré de amplificador, uma 12ax7/ecc83, que não chega a dar problemas qse nunca.

como o camarada Dark Fallen Angel já disse, só qdo param de funcionar, o que é bem improvável ou qdo trincam, então cuidado no transporte.

no mais, uma valvulinha no pré não faz muita diferença em timbre não, já tive um rack zoom valvulado 9150 e te digo q usava um DS-1 no loop, era uma merda o drive do rack...


abs

DotCom
Veterano
# ago/08
· votar


erico.ascencao
a valvula dá problema de vez em nunca. e se ela der problema logo antes de um show, por exemplo, na zoom você pode mixar o som "tube" (da válvula), com o "solid state" (de transistores).
Sem som você não fica.

erico.ascencao
Veterano
# ago/08
· votar


Pimenta_1
Bom, então acho que na prática a única diferença da G7 pra G9 é o tal Zoom pedal, com o qual você faz movimentos horizontais e verticais para controlar dois efeitos simultaneamente, além do outro pedal de volume tradicional. Achei a G7 por R$820, e a G9 por R$1000... acho que não compensa pegar a G9 - é claro que o preço está absurdamente ótimo pra uma pedaleira que é top e briga com pedaleiras de grande porte, mas eu acho que não aproveitaria os recursos dela por inteiro.

PedroA
Veterano
# ago/08
· votar


Mas se ela é digital, ela é digital né?, como é esse lance de funcionar com as valvulas?
troço bem doido...

erico.ascencao
Veterano
# ago/08
· votar


PedroA
Pensando na G9, acho que deve ser algo bem parecido com um amplificador valvulado: o sinal da guitarra entra na pedaleira já passando pela válvula de entrada, aí deve rolar um conversor analógico-digital, pra depois passar pelos efeitos em geral, para aí depois passar pela válvula da saída.

Pelo pouco conhecimento de Eletrônica que tenho na faculdade, julgo que o lance das válvulas é a parte analógica da pedaleira, e os efeitos e simulações são digitais.

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


erico.ascencao
Pensando na G9, acho que deve ser algo bem parecido com um amplificador valvulado

Acho que não é bem parecido não...

Mas o circuito é assim mesmo como vc pensou: ele passa por uma válvula antes da conversão AD, e por outra depois da conversão DA. Essas válvulas servem para saturar o sinal, mas não para amplificar. A distorção final é uma mistura da distorção de antes das simulações (analógica) + a distorção das simulações (digital) + a distorção de depois das simulações (analógica). É diferente de como é num amp, e por isso as válvulas colocam saturação, mas não ajudam tanto na dinâmica - amps valvulados não são só distorção! Mas é um recurso interessante, embora eu particularmente tenha achado meio "selvagem", e tenha preferido a implementação da Vox.

Dark Fallen Angel
Veterano
# ago/08
· votar


se ñ me engano a g7 soh tem uma valvula dps da conversão DA, e a g9 tem uma antes e oura depois, e aquele outro pedal maluco de expressão.

erico.ascencao
Veterano
# ago/08
· votar


Bog
Este talvez seja um receio meu: o controle da válvula. Antes de ler o manual, pensava que você controlava a válvula pelos patches. Depois de ver que a regulagem é na mão mesmo, fiquei com receio de não conseguir timbres limpos e ao mesmo tempo conseguir distorções "valvuladas".

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


erico.ascencao

As válvulas colocam basicamente distorção. O som das simulações limpas da G9 não me pareceram muito diferentes daquelas da G2! Não quer dizer que sejam ruins, mas neste quesito, acho que a G9 fica bem atrás de outras concorrentes. Vendo as campanhas publicitárias dela aqui no Japão, tenho a clara impressão de que ela foi feita mais para a turma da distorçãozona.

erico.ascencao
Veterano
# set/08 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Pessoal, ainda estou na dúvida entre as duas...

Achei as duas no ML. Há uns dias tinha a G7 a R$820, mas o cara pausou a venda. Dentre as que tem agora, a diferença da G9 pra G7 é de R$120 mais ou menos. Compensa ou não? O Z pedal é tentador, dá pra perceber que ele tem muita utilidade após dar uma lida com carinho no manual... fora que ter uma pedaleira top a disposição por R$1000 (é mais ou menos o preço que sairia a G9) é um negócio da China!

Makaha
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

Velho... eu tenho uma G9.2tt. Pegue que você não vai se arrepender. Ela tem uma função MIDI que ainda permite controlar alguns programas VSTs de guitarra no computador. Não sei ainda como faz isso. As vezes eu tiro qualquer efeito dela e deixo so as valvulas... muito bom! Mas eu gosto de pedal analogico tambem. Então eu tenho 4 pedais de drive. OD-3, DS-2, TSD9X, Fuzz Face Dunlop. E mais um Wah da Oner pra dar um ar bem vintage. PRa completar meu set so falta um Loop Station RC-2 da Boss que ta muito caro ainda. Velho a pedaleira é fantástica!

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Makaha
Já dei o lance no ML. Vai sair por uns R$1000 no fim das contas.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Chegou a minha G9. Se der eu gravo alguma coisa sábado e posto um review.

mvmarquezini
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
Membro# Enviado: 16/set/08 12:50
Citar Votar

Chegou a minha G9. Se der eu gravo alguma coisa sábado e posto um review.


Pô e ai o que tá achando da pedaleira? A distorção é artificial?

Douglas_
Veterano
# set/08
· votar


Bog
O som das simulações limpas da G9 não me pareceram muito diferentes daquelas da G2!

Já o som limpo da Tonelab... é lindo, o único outro simulador fica "pau-a-pau" é o Revalver. Na verdade tem o Axe-FX, mas esse é muita grana pra maioria aqui do Brasil.

Bog
Veterano
# set/08
· votar


Douglas_

Nem me fale... Eu só estou esperando a Vox anunciar a próxima Tonelab, uma com USB. Vou ter que vender o meu Valvetronix aqui, já estou com saudades antecipadas. =(

Douglas_
Veterano
# set/08 · Editado por: Douglas_
· votar


Bog
Esses dias quase fiz a loucura de vender a minha... eu tava precisando de grana pra outro equipo. Cheguei a anunciar no ML, mas rapidinho desisti e retirei o anúncio. Dei graças a Deus que ninguém deu o lance.... hahuhauhau

E acredito que a próxima geração seja baseado nos novos Valvetronix, com mais simulações de amp, porém a qualidade deve aumentar só nos conversores AD/DA e nos efeitos.

Eu espero que tenha USB, Loop stéreo, Equalizador e Wah-Wah separado.

Douglas_
Veterano
# set/08
· votar


Bog
Dá uma "olhada" nesses samples... o que acha?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/194429/

abç

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


mvmarquezini
Eu só recebi a notícia que ela chegou na minha casa. Hoje eu chego umas 22:00 em casa, amanhã também, tenho prova na quinta... enfim, só sábado eu brinco com ela de verdade. E pra rolar um review imparcial, tem que esperar uma semana no mínimo.

Diino
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

po posta ai mesmo um review mesmo, eu to pra comprar uma.

so uma coisa...
que tipo de som tu curte/toca?
vintage ou moderno?

abç!

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Diino
Eu gosto de uns Classic Rock anos 70, 80, 90... pra tocar guitarra é basicamente isso.

Ontem eu dei uma tocadinha com a G9 usando um fone, só pra matar a vontade. Já fiquei maravilhado - afinal, qualquer coisa é melhor que a distorção do Meteoro Nitrous GS100. Fora o fato de ter o pedal de expressão normal, o Z-pedal e um pedal alternador entre os canais A/B. A grosso modo, num único patch você pode:
- controlar o volume com o pedal normal
- alternar entre som clean e drive no botão A/B
- controlar um efeito na horizontal do Z-pedalm e outro na vertical

O grande desafio da G9 é a regulagem das válvulas. Tenho que achar uma regulagem que aproveite o máximo delas sem distorcer o som.

Diino
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

humm.
ta mas tu acha que da pra ter uma hiperhigaindistortionfrumhell com ela?

e o que tu achastes dela?
0 a 10?

abç!

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Diino
Dá. Ela tem duas válvulas: na de entrada você regula o balanço entre um knob "tube" e outro knob "solid state", e na de saída você regula um knob de "tube" e um de "boost". Na primeira válvula você controla o mix entre som de valvulado mais sujo e som de solid state. Na segunda válvula você controla mais uma vez o som de válvula e também um boost de freqüências mais médio-agudas.

Resumindo: use um simulador Mesa Boogie ou similares, soca a válvula de entrada colocando "tube" no 10 e "solid state" no 0, já vai dar uma bela porrada. Mas lembre-se: este ajuste não é salvo em patch, logo ele vai ficar ali mesmo que você tente fazer um som limpo. Se você toca predominantemente com distorções high-gain, ela á uma ótima pedida.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Diino
Entretanto, não tenho uma opinião completa formada. Meu coração responderia 10 pela empolgação, mas a cabeça diz para esperar uma semana para tecer comentários idôneos.

Diino
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

beleza. mas NAO se esqueça de postar a conclusao aqui para nos.
eu to com a grana na mao so estou esperando mais um pouco.
creio que eu vá ficar com ela mesmo.
pq o que eu preciso mesmo, sao distorções pesadas e 3 pedais de expressao.
é o que ela tem.

abç!

guitarg3
Veterano
# fev/09
· votar


e a conclusao? =s

ogaitnas
Veterano
# fev/09
· votar


There is no spoon...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Válvulas das Zoom G7 e G9