Onde posicionar o noise gate

    Autor Mensagem
    Luisfelipe18
    Veterano
    # ago/08


    galera vi um topico onde o cara perguntava onde posicionar o compressor, agora a minha duvida é, onde posicionar o noise gate, ja que meu setup esta nessa ordem:

    Guitarra, wah wah, noise gate, compressor, saturaçoes + chorus+ delay e depois plugo no amp.
    ta certo?[i][/i]

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Posiciona de uma maneira que você ache que esteja tirando ruido suficiente, e não esteja comendo tanto o timbre!

    Luisfelipe18
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Pode ser depois do wahwah e entre o compressor?

    Nefelibata
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Luisfelipe18

    noisegate seria mais interessante depois das saturações, pois estas, via de regra, geram mais ruídos, ainda mais com o compressor.

    Nefelibata
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Luisfelipe18

    E tente regular o seu noisegate com o mínimo de redução possível, pq qto mais ruído vc manda tirar, mais timbre e sustain ele come, dependendo do tipo, se for gate ou noise supressor.

    Eu na vdd tento tirar os ruídos do meu set de outras formas, mas sempre evito noise gate. Pq os ruídos podem ser cabos ruins, aterramento do amp ou da guitarra, caps sem blindagem, excesso de regulagem de algum pedal... etc.

    Abraço

    Megamedes
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Falando nisso, o que o compressor causa quando fica na frente da distorção? Só dá um boost?

    Nefelibata
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Megamedes

    Eu nunca testei depois da dist. pq eu uso a dist. do meu amp q eh valvulado.

    Nunca tentei por o compressor no loop!

    Diino
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    compressor + distorção = dupla dinâmica

    Megamedes
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    É que tipo. Tô com um pedal de distorção e uma zoom G1x, uso ela pra fazer as modulações enquanto não compro os pedais. Peguei um compressor agora da groovin e quando eu ligo a distorção ela corta muito o volume (compressor > dist > G1 > Amp). Aí testei colocar ele depois e ficou meio estranho ;x

    Diino
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Megamedes

    corta o volume?
    entao é um noise gate.
    compressor da sustain, e ruido, claro.
    zooms ja sao bastante ruidosas mais um comp, bah.
    :S
    mas se for um comp cara, poe dps das dist e antes das modulações
    noise gate dps do comp.

    Megamedes
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Diino
    Não, não é noise gate. É compressor sustainer. Coloco a dist antes da pedaleira, faz com que o compressor também fique depois da distorção e o som fica bom ;x

    Quando eu coloco antes NEM SEMPRE corta o som da distorção, só se eu colocar o volume da dist bem mais alto do que o normal, as vezes afetando o timbre que eu quero ;x

    Realmente, o compressor antes da sust e muito ruído.

    Diino
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Diino
    · votar


    Megamedes

    óbvio, ele limita os sons altos, ai ele corta sim.
    o compressor faz 3 coisas...

    1 - aumenta os volumes baixos
    2 - abaixa os volumes altos
    3 - gera ruido (iauheauieha) decorrente de aumentar os volumes baixos, os ruidos estao nos volumes baixos, ele aumenta, dai o ruido que era baixo fica alto. por isso tem que saber usar bem o compressor, pq se vc nao souber regular ele da merda. eu uso 2 compressores, um antes da dist e um depois, nao gera tanto ruido pq eu aprendi a regular (dps de mto tempo)
    :P
    tanto que a regulagem dele pra mim é fixa ja eu nem me animo a mexer mto nele.

    se vc usar ele:

    antes da dist:
    ele vai deixar o sinal uniforme, sem dinâmica, se vc curte vintage esquece compressor...
    a tua dist vai ficar bem encorpada, da uma puta diferença.

    dps da dist:

    ele vai cortar o sinal ou gerar mto mais ruido, pq os harmônicos impares que o transistor gera vao ser amplificados igualmente como o resto. entao como esses harmônicos sao indesejáveis na distorção poque causam uma sensação desagradável (som de transistor) o som fica embolado, ruim.

    o que eu aconselho a todo mundo, é testar sempre e ver o que mais lhe agrada.
    ;)

    abç!

    Nefelibata
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Diino

    Exatamente!

    Tem q saber regular, e dependendo do compressor ele naum mata sua dinâmica, vai depender dos controles e do que vc regular

    Megamedes
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Diino
    Hm... Ah, saquei mázomenos agora. Valeu mesmo ;)

    Como vocês costumam a regular? .-.

    Diino
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Megamedes

    hum poste uma foto da net do teu pedal com os knobs aperecendo que eu te dou uma noção básica.

    abç!

    Davi Dornelles
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Luisfelipe18

    Acho q seria mais eficiente se vc utilizasse ele por ultimo, pq cada pedal ira produzir um determinado nivel de ruido, ta ligado?

    Tenta usar Guitarra > saturações > compressor > delay > chorus > noise..


    abraço!!!

    Hugao12
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Eu uso o compressor no final mas tambem nao tenho noise gate , em questao do ruido depende de quanto de volume regulo o compressor . Agora antes da distorção nunca testei vou fazer isso hoje pra ver como fica

    buddy guy
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pessoal desculpem o UP,mas foi necessário(como já existe este tópico sobre o mesmo têma e dúvida,não vou criar outro),por isso do UP por cá. Pois bem,acabei de adquirir um noise gate NG-800 da groovin. E estou pensativo na questão do posicionamento deste pedal em relação ao meu set.

    Estive vendo este video com o camarada Gilneyparson,onde ele fala sobre o noise gate NG-800 à ser colocado depois dos Drives.

    Veja só,no caso dele,o NG-800 cumpriu de forma eficáz o papel dele,na eliminação de ruídos do set de pedais (dele).

    Porém,no meu caso,para que o noise gate venha à atuar de forma correta,eliminando todos os ruídos,eu tive que coloca-lo antes dos pedais de drive(por que se eu coloco depois,ele não atua de forma satisfatória.Chega a dar microfonia,dependendo do nível de volume e do ganho). Aí é que está o meu questionamento e minha dúvida.

    Porque neste caso do Gilneyparson,o noise gate atuou de forma correta depois dos drives e já no meu set,ele para que funcione perfeitamente,eu tenho que liga-lo antes dos drives?

    Será que estaria ocorrendo algúm defeito ou é assim mesmo? Tipo,vc é que tem que achar uma posição onde ele passe a funcionar de forma satisfatória(ou seja eliminando ruídos).

    Desde já agradeço pela força e a paciência dos colégas. Grande abraço à todos !!!

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    buddy guy

    Provavelmente vc usa os pedais com mais volume e ganho que o cara dos vídeos... aí o noise gate não segura e está como se praticamente não tivesse nr depois das dists.

    Eu uso assim aqui em casa, até na gt eu colocava o noise gate dela depois das dists, funciona bem pacas...

    Konrad
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    buddy guy

    Seá que no caso do vídeo os ruídos eram oriundos do drive, em maior parte, e em seu caso eles são oriundos do instrumento?

    Abç

    nichendrix
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Luisfelipe18

    Depois da distorção, já que elas aumentam o chiado natural do sinal.

    buddy guy
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ogaitnas
    buddy guy

    Provavelmente vc usa os pedais com mais volume e ganho que o cara dos vídeos... aí o noise gate não segura e está como se praticamente não tivesse nr depois das dists.

    Eu uso assim aqui em casa, até na gt eu colocava o noise gate dela depois das dists, funciona bem pacas...



    Fala meu camarada ogaitnas,beleza? Obrigado pela pronta resposta do amigo.

    Pois é,não sei. Só me livrei dos ruídos utilizando o NG-800 antes dos drives.

    O pior não é nem tanto isso,o pior é que eu ainda não sei como o NG-800 irá se comportar depois do compressor sustainer e do wha-wha (automático) que pretendo comprar.

    Ou seja,tendo em vista que o NG-800,só funcionou legal antes dos drives,será que para que ele continue atuando de forma correta terei que fazer assim: NG-800==>Wha-wha==>compressor==>Prodrive==>FAB overdrive==>Star drive(outro overdrive)==>Modulações==>Ambiência ?

    buddy guy
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Konrad
    buddy guy

    Seá que no caso do vídeo os ruídos eram oriundos do drive, em maior parte, e em seu caso eles são oriundos do instrumento?

    Abç



    Fala meu camarada. Pois é,aí já não sei dizer. Mas quando plugo a guitarra direta no ampli sem passar por nenhum pedal(ou seja,só guitarra ampli),não tenho chiado algúm,só aquele Huuuum característicos dos singles !!!!


    EDIT E testando assim: guitarra==>noise gate===>ampli,nem o huuuum dos singles tenho. Ou seja,silêncio total também !!!

    buddy guy
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    ogaitnas
    Konrad
    nichendrix



    Pois é pessoal,fiz outros testes por cá. E realmente,ao contrário do que pensei de início,que seria melhor o noise gate antes de tudo,eu me enganei. O teste do noise antes dos drives ficou bom em volumes mais baixos. Agora já com o volume do ampli do médio acima,com noise antes de tudo,aparece e muito o ruído do drives. Então,vai ter que ser depois dos drives mesmo,do jeito que o Gilneyparson montou o dele. Em fim,vou fuçando por cá e verei o que descubro mais. Desde já agradeço a paciência e a força que todos me deram. Muito obrigado,grande abraço !!!!

    Faca na Caveira
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Faca na Caveira
    · votar


    Cara, tem 2 possibilidades de problemas aí:
    1) ou vc não está sabendo regular o noise;
    2) ou o noise tá com defeito

    Vou tentar te explicar o que faz o noise gate, talvez te ajude a regular melhor:

    O noise gate não é necessariamente um efeito, pq ele não vai adicionar nada ao som da guitarra. Como o próprio nome já sugere, ele funciona como um portão, deixando passar o som apenas se vc tocar alguma coisa. Quando vc não está tocando nada, o único som/ruído existente é o ruído natural do que estiver depois do noise gate na cadeia. Ele não altera o timbre, só altera se for pra pior (por isso que deixei de usar noise gate). Então, ele é responsável apenas por dar um "mute" quando o sinal recebido no pedal for menor do que X decibéis (sendo que X é um dos parâmetros controláveis do noise gate).

    Porque é recomendado ligar o noise depois das distorções?
    1) Distorções são os efeitos que mais produzem ruído. Sendo assim, ao meu ver, ligar um noise antes de uma distorção é completamente inútil, você cortaria o ruído dos seus captadores, e alguns efeitos, não cortaria a principal fonte dos ruídos.

    2) Eh normal também que as distorções comprimam o som, produzindo mais sustain do que o som limpo. E se o som limpo tem menos sustain do que o som distorcido, é natural que, ligando o noise gate antes das distorções ocorra o "mute precoce", antes da hora. Isso acontece porque, mesmo com a distorção ligada, o sinal recebido no noise é limpo, assim ele processará a hora de dar o mute como se o som ouvido fosse limpo.

    Uma sugestão pra você regular o seu noise é:
    1) ligue o noise gate após a distorção
    2) ative a distorção e não toque nada
    3) abafe as cordas com a mão esquerda e vá aumentando o gate até dar o mute.
    4) quando der o mute, não mexa mais em nada, não use o gate nem no máximo (pra nao ter mutes indesejáveis) nem no mínimo (pro efeito realmente funcionar). A questão é achar esse meio termo aí.

    PS: Noise gate não é noise supressor, são duas coisas diferentes, ok?

    buddy guy
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Faca na Caveira
    Cara, tem 2 possibilidades de problemas aí:
    1) ou vc não está sabendo regular o noise;
    2) ou o noise tá com defeito

    Vou tentar te explicar o que faz o noise gate, talvez te ajude a regular melhor:

    O noise gate não é necessariamente um efeito, pq ele não vai adicionar nada ao som da guitarra. Como o próprio nome já sugere, ele funciona como um portão, deixando passar o som apenas se vc tocar alguma coisa. Quando vc não está tocando nada, o único som/ruído existente é o ruído natural do que estiver depois do noise gate na cadeia. Ele não altera o timbre, só altera se for pra pior (por isso que deixei de usar noise gate). Então, ele é responsável apenas por dar um "mute" quando o sinal recebido no pedal for menor do que X decibéis (sendo que X é um dos parâmetros controláveis do noise gate).

    Porque é recomendado ligar o noise depois das distorções?
    1) Distorções são os efeitos que mais produzem ruído. Sendo assim, ao meu ver, ligar um noise antes de uma distorção é completamente inútil, você cortaria o ruído dos seus captadores, e alguns efeitos, não cortaria a principal fonte dos ruídos.

    2) Eh normal também que as distorções comprimam o som, produzindo mais sustain do que o som limpo. E se o som limpo tem menos sustain do que o som distorcido, é natural que, ligando o noise gate antes das distorções ocorra o "mute precoce", antes da hora. Isso acontece porque, mesmo com a distorção ligada, o sinal recebido no noise é limpo, assim ele processará a hora de dar o mute como se o som ouvido fosse limpo.

    Uma sugestão pra você regular o seu noise é:
    1) ligue o noise gate após a distorção
    2) ative a distorção e não toque nada
    3) abafe as cordas com a mão esquerda e vá aumentando o gate até dar o mute.
    4) quando der o mute, não mexa mais em nada, não use o gate nem no máximo (pra nao ter mutes indesejáveis) nem no mínimo (pro efeito realmente funcionar). A questão é achar esse meio termo aí.

    PS: Noise gate não é noise supressor, são duas coisas diferentes, ok?



    Opa,fala meu camarada,tudo em paz? Então,fiz testes antes e depois da distorção. No caso com o prodrive(este pedal tem forte saída). Então,guitarra,prodrive(só),e noise gate. Não liguei no set todo.

    Então antes do prodrive,a guitarra fica quietinha e só libera sinal se tocar algo. Porém neste último caso,se aumentar o ampli vc percebe os ruídos da distorção. Já colocando o noise depois do prodrive,tem mesmo que encontrar um meio termo para o noise gate e o ganho da distorção.

    Pois se não fizer assim,chega dar microfonia se não estiver com as mãos nas cordas.Agora,se eu tiver com o ganho do prodrive(de forma mediana,no tálo nem pensar)funciona beleza. Será que tem haver com blindagem,que a guitarra não tem?

    Outra,minha rede também não é aterrada e a energia aqui é 220v. Sendo que meu ampli(peavey kb15 U.S.A.) é 110v,onde ligo este ampli no estabilizador do PC(saída 110v),para poder ligar o ampli.

    Um detalhe também,o led do noise possui 2 colorações(1 vermelha quando se está tocando e outra verde quando esta tudo quietinho sem ruído ou vibrar as cordas).

    Notei mesmo o que o coléga falou,sobre ser uma porta(dependendo da vibração das cordas o gate corta mesmo o sinal) e dependendo,se não tiver uma vibração suficiente das cordas,ele corta rapidão o sinal.

    Acho mesmo que o que esta pegando por cá,é pegar as manhas de regular né? Por que segundo estas explicações que lhe dei,indica que o pedal noise esta perfeito(não tem defeitos),né? Irmão,obrigado pela força. Grande abraço !!!

    Faca na Caveira
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Faca na Caveira
    · votar


    Pois se não fizer assim,chega dar microfonia se não estiver com as mãos nas cordas.Agora,se eu tiver com o ganho do prodrive(de forma mediana,no tálo nem pensar)funciona beleza. Será que tem haver com blindagem,que a guitarra não tem?


    Nada a ver com blindagem. eh normal quando vc tira a mao das cordas, o noise encerra o mute. Eu tenho um dod fx30 encostado aqui (excelente gate), e ele também fazia isso. Tem que ficar com a mão abafando mesmo.

    Minha opinião é que se vc mesmo com o noise gate estiver insatisfeito com os ruídos, procure investir em uma fonte decente, cabos de qualidade e pedais com baixo nível de ruído. Depois que eu mudei de fonte e cabos minha vida não é mais a mesma.

    buddy guy
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Faca na Caveira

    Pois se não fizer assim,chega dar microfonia se não estiver com as mãos nas cordas.Agora,se eu tiver com o ganho do prodrive(de forma mediana,no tálo nem pensar)funciona beleza. Será que tem haver com blindagem,que a guitarra não tem?


    Nada a ver com blindagem. eh normal quando vc tira a mao das cordas, o noise encerra o mute. Eu tenho um dod fx30 encostado aqui (excelente gate), e ele também fazia isso. Tem que ficar com a mão abafando mesmo.

    Minha opinião é que se vc mesmo com o noise gate estiver insatisfeito com os ruídos, procure investir em uma fonte decente, cabos de qualidade e pedais com baixo nível de ruído. Depois que eu mudei de fonte e cabos minha vida não é mais a mesma.



    Então é normal microfonar sem as mãos nas cordas,né?
    Meus cabos,creio que não sejam tão ruins. São meio siliconados(de rose-guitar cable-1 X 0,30mm-by spar),fonte para 4 pedais da MDR musicalderose adaptador ac de 500mA . Abração,obrigado pelas dicas !!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Onde posicionar o noise gate