Roland GR-33 Sintetizador para Guitarra

    Autor Mensagem
    Lipe Amador
    Veterano
    # ago/08


    Os únicos tópicos que encontrei são muito antogos.
    Queria saber se alguém tem ou poderia dar alguma informação como:

    Preço?
    Diferença para a GR-20?
    No site brasileiro não tem nenhuma informação..
    Se alguém puder ajudar...

    vlw..

    rafaelbretas
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Lipe Amador

    Só usado, afinal o GR-33 saiu de linha (o GR-20 é o mais novo).

    Vi um à venda tem uns 4 meses, tava quase o preço de um GR-20 novo. Aliás, esses equipamentos da linha GR e VG sofrem uma desvalorização MUITO rápida, e os donos não tem 'noção' disso.

    Raramente vale a pena compra-los usados, já que você pode, com alguma sorte, conseguir até 15% de desconto sobre o preço de tabela em um novo.

    Nunca utilizei nenhum dos dois, mas já vi tabelas comparativas de latência onde o GR-20 conseguia até 10mls a menos na corda mais grave que o GR-33. Mesmo que digam que a latência do GR-33 é quase imperceptível, 10mls é uma boa diferença.

    Alguns preferem o 33 por ele possuir algumas coisas que foram retiradas da GR-20, porém não sei ao certo o que é.... deve ser edição de presets mais a fundo, já que no GR-20 parece haver controle apenas do envelope e efeitos básicos, mas há uma infinidade de timbres.

    Lipe Amador
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    valeu msm..
    eu achava que o gr-33 era um upgrade do gr-20..


    pelo que entendi o GR-20 tem menos atrazo?!?!

    ophius
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Lipe Amador
    Tem que ter um captador proprio (MIDI) certo?

    Vi alguns samples na internet desse GR-20 (e do GR33 também), e confesso qeu fiquei "curioso"(risos).
    É bem interessante poder flertar com outros sons que não os naturais da guitarra.




    Alguem sabe me dizer se existe algo do tipo o GR-20, ou o GR-33, em 'Software' (programa pra computador específico)?????????????????


    rafaelbretas
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Lipe Amador

    O GR-20 tem o atraso ligeiramente menor, mas no GR-33 dizem já ser quase imperceptível (nunca toquei em nenhum dos dois).
    Parece ter mais timbres também... mas tem gente que ainda prefere o GR-33 (que é mais antigo que o GR-20) por ele possuir edição de patches mais a fundo.. porém não sei exatamente quais as diferenças nesse aspecto.


    ophius

    Precisa de um captador Hexafônico do sistema 13 pinos (Existem modelos da Roland, da Yamaha e da Axxon, todos são quase idênticos e de preço bem semelhante) ou então pode-se usar uma guitarra com esse sistema já embutido, como a Fender VG ou uma Godin (são bem caras... hehe).


    A captação em si é analógica, ela envia o som analógico mesmo de cada corda para a pedaleira processar, então não é 'midi' não. Porém a linha GR, a linha GI e a VG-99 possuem conversão para MIDI caso queira ligar em um teclado, módulo, synth ou apenas gravar a partitura no computador, por exemplo.

    Ainda não existem sistemas em Software para isso, infelizmente.
    =/

    Lipe Amador
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    rafaelbretas

    Valeu pela contribuição..
    vc conseguiu essas informações em sites ou amigos?
    já q vc não tocou..

    rafaelbretas
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Lipe Amador

    Sobre o GR eu consegui em sites e pela própria descrição de membros aqui do fórum ou do orkut que possuem. Já vi um site uma vez que comparada a latência de cada corda em cada sintetizador Roland, inclusive os VG. Daí que eu tirei os dados.

    Tenho um VG e estudei muito todos os detalhes sobre os sintetizadores roland antes de comprar.. e agora já somam 2 anos de experiencia com o VG-88.

    Abraço

    Lipe Amador
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    rafaelbretas


    valeu mais uma vez..

    ophius
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    rafaelbretas
    Tenho um VG e estudei muito todos os detalhes sobre os sintetizadores roland antes de comprar.. e agora já somam 2 anos de experiencia com o VG-88.



    Fala mais sobre esse equipamento ae man.

    Tô quase pegando a VG 99 mas...ainda queria saber mais a respeito.

    rafaelbretas
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    ophius

    Como processador de efeitos o VG-88 é como uma GT-6 em qualidade, o que já é fantástico. Para uso ao vivo é simplesmente a melhor ferramenta já inventada para guitarristas. Você deixa de usar 4 guitarras e violões num show, para usar apenas 1. Além de não ter que preocupar com o equipamento do local, ligando sempre em linha, o som fica ótimo para o padrão 'ao vivo' (como qualquer pedaleira moderna). Não só pela diferença nos modelos das guitarras, mas também por mudanças instantâneas de afinação.

    As simulações de guitarra ainda são bem limitadas e 'genéricas', nada tão exato como a Variax. Porém na VG-99 essas simulações parecem estar bem melhores. Além disso a VG-99 parece ter os efeitos da GT-Pro (se tiver da GT-10 melhor ainda, mas eu creio que não. Nunca consegui essa informação de fontes confiáveis). Assim ela fica com qualidade suficiente para fazer gravações profissionais em linha, com todos os efeitos necessários regulados nos mínimos detalhes, como diversos tipos de ligação de delays (linha, paralelo, etc).

    Ainda é um equipamento bem caro, sinceramente, se já tiver umas 2 guitarras boas, é mais vantajoso comprar uma GT-10. Se, como eu, tiver uma guitarrinha genérica horrível e precisar arranjar diversas guitarras para usar ao vivo, é a melhor coisa que se pode fazer (e MUITO mais economico do que comprar outras guitarras e uma pedaleira equivalente). Se você usa violões ao vivo... também é uma beleza não precisar trocar durante uma música (as simulações de violão são muito boas, inclusive com cordas de nylon).

    Claro que se quiser utilizar sons 'estranhos' também é a melhor alternativa. Eu sempre gostei de teclado e sentia falta de tocar algo parecido na guitarra. Apesar de não ser um sintetizador MIDI, dá para fazer um som de Wave synth, Brass, ou bass synth razoável.


    Se ouvir essa história de 'sintetizador tem atraso no som', 'é digital então o som é ruim' e bla bla bla... obviamente é pura besteira, não há qualquer atraso perceptível, independente do isntrumento simulado... e sobre digital.... Iron Maiden (VG-8) e YES (desde o GR-500 até VG-99) já GRAVARAM com sintetizadores... e parece que o Steve Vai e Judas Priest também. Nem preciso comentar a qualidade, né?


    Alguma dúvida específica, cara?

    puppy
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Olá alguém pode me ajudar ?
    procuro o manual da Roland Gp8 em Português, alguém
    que tenha este manual poderia por favor me enviar uma cópia do msm. ou se souber um site em q posso baixa-lo tbm agradeceria a sua ajuda. meu E-mail p qm quiser me ajudar d alguma maneira
    rcp1936@hotmail.com

    agradeço desde já Obrigado

    francagba
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    eu comprei um mais antigo O GR-50. alguém pode da alguma dica. não veio o manual portugês, estou tentando traduzir. mas ancioso pra tentar funcionar.

    Practus
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Gente preguiçosa é triste mesmo...

    Um simples busca no google trouxe isso:

    Manual GR-50

    Não perdi nem 1 minuto procurando...

    Da próxima, vê se procura um pouco...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland GR-33 Sintetizador para Guitarra