Uar uma fonte 9v em mais de um pedal.

    Autor Mensagem
    Makaha
    Veterano
    # jul/08


    Pessoal, tava olhando umas fontes 9v que eu tenho, e vi que elas tem 300 mA. O OD-3 consome 9mA, o DS-2 consome 8mA se não me engano. A recomendação que eu soube era pra não ultrapassar a metade da amperagem máxima da fonte pra não esquentar muito, então no máximo 150mA. Teria algum problema colocar essa fonte em varios pedais até chegar em +-80mA ? Existe algum adaptador que crie mais saídas para a fonte? Quais os fatores positivos e negativos de se fazer isso?

    DotCom
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Makaha
    Fiz isso com minha fonte.
    Liguei um Groovin Bass Equalizer (18 mA), e um Groovin Bass Limiter (16 mA).

    Quando eu ligava só o Eq na fonte, tranquilo.
    Ligando só o Bass Limiter, já dava ruído, porque a fonte não era estabilizada.
    Isso quer dizer, minha fonte não aguenta nem UM pedal, a depender de qual for.. heheh

    Aí eu estabilizei ela.
    Ligando um pedal só, não tenho ruído. Mas ao ligar os 2 (34 mA de consumo), já dá ruído.

    Final das contas: Mesmo com uma fonte de 9V, 300 mA, o consumo de 34 mA já pesou nela.

    Você pode testar com sua fonte, não vai queimar os pedais não. O problema é que pode dar ruído.
    Se acontecer isso, ou você usa uma fonte pra cada, ou compra uma fonte mais potente (e de preferência, estabilizada).

    Makaha
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Mas como eu vou ligar em mais de um pedal se a fonte 9v só tem uma saída?

    DotCom
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Manda fazer um cabinho com várias saídas...
    Qualquer pessoa que mexa com solda pode fazer isso fácil.

    O nome do plug é P4 (chega lá e pede "ô zé, me dá aí 4 plugs P4 e um jack P4! ah, e me dá também uns 2 metros de fio!")

    Makaha
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    DotCom

    A questão é: como colocar os fios (cada um com seu respectivo plug P4) no jack P4?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Makaha
    Fácil cara ...

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-77655259-extenso-p-fonte-de-ped ais-c-filtro-alimenta-5-pedais-_JM

    Makaha
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Fernando de almeida

    To querendo dizer: como é que eu faço essa montagem? Simplesmente ligo os fios no mesmo ponto? qual a grande diferença de uma fonte estabilizadae uma não? tem como eu pegar uma fonte minha e estabilizar ela??

    DotCom
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Makaha
    como é que eu faço essa montagem? Simplesmente ligo os fios no mesmo ponto?
    Sim.

    qual a grande diferença de uma fonte estabilizadae uma não?
    uma explicação simples:
    estabilizada: mantém a tensão de saída constante, independente da carga (quantos pedais são ligados), ou de oscilações na alimentação. logo, dá menos ruído.

    não estabilizada: a tensão de saída varia a depender de quantos pedais estão conectados (fontes de 9v não estabilizadas podem ter 12, 14, 15... volts na saída, quando não tem nada conectado. ao se conectar um pedal só, pode cair para 10 ou 12, por exemplo).

    tem como eu pegar uma fonte minha e estabilizar ela??
    Tem. Compra um 7809 e pede pra alguém com conhecimentos em eletrônica para botar na sua fonte.

    Makaha
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    DotCom

    o que é esse "7809"?

    Makaha
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Makaha
    · votar


    DotCom

    sabe algum esquema pra pegar na net que ensine a fazer isso?

    laricasdog
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    makaha, 300mA é o consumo individual de cada pedal boss que possuo, por exemplo: CS2, OD3, LM3, etc...

    tenho uma fonte oner de 1500mA e ligo todos os 5 pedais que tenho todos de uma vez, sem nenhum tipo de problema, ou seja, 5 pedais x 300mA = 1500mA ou 1,5A é o suficiente para os 5.

    em minha humilde opniao acho que está equivocado nesses valores de consumo de 9 e 8mA; cada pedal pode consumir 300mA tranquilamente.

    os conectores P4 devem ser ligados em paralelo pois desta maneira a tensao é constante em todos os pedais (9V) e a corrente de 1,5A é fracionada em cada um (300mA) conforme a lei de Ohm.

    V=I.(R1//R2...)

    a fonte que tenho da onner já possui 5 jacks P4 em paralelo para conectar todos os pedais. voce pode comprar um adaptador pronto ou fazer o seu comprando os jacks P4 e cabos polarizados (com faixa branca que indicam a polaridade +/-);

    paguei 18 cruzeiros na fonte na made in brazil. acredito que uma fonte de 300mA sirva pra ligar apenas um pedal com seguranca.

    boa sorte.

    DotCom
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    laricasdog
    O OD3 não consome 300 mA, nem o LM3. O CS2 eu não posso afirmar, mas também duvido que tenha esse consumo.

    Makaha
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Makaha
    · votar


    laricasdog

    Não estou equivocado não... essa informação é do manual do pedal. Foi por isso que tive a idéia de aproveitar um fonte para diversos pedais. Outra informação que sempre ouvi comentar é que utilizar a capacidade máxima de uma fonte é pedir pra queimar, pois ela fica fervendo, qualquer variação a mais queima.

    E o consumo dos pedais que você informou é:

    - CS-2 - 4mA
    - OD-3 - 9mA
    - LM-2 - 12mA

    fonte:
    http://www.bossus.com/backstage/product_manuals/?group=0


    Você tem na fonte "amperagem" de sobra ainda. Pra ser mais especifico, caso vc utilize apenas esses 3 pedais informados, vc utiliza exatamente 1,7% da capacidade de sua fonte.

    paguei 18 cruzeiros na fonte na made in brazil
    Cruzeiros????? De que ano é isso aí???

    rsrsrsrsr, mas é isso aí, toda informação é bem vinda. Valeu laricasdog!!

    VitorRibeiro
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    UP aqui! Aproveitando o topico que é sobre o mesmo assunto(Sem querer atrapalhar aew man)
    eu tenho uma fonte com estas caracteristicas:

    Entrada: 110-240vAC

    50Hz 120mA

    Saida 9vDc 1500mA,

    (a polaridade não é informada na fonte)


    esta fonte não é pra pedais, mas as caracteristicas são similares ao que recomendam, acha que posso usar em um set de pedais? claro eu sei que teria que mandar estabilizar ela, mas é isso, se puder me dar uma força agradesço.

    Alex guitar man
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    VitorRibeiro

    Desde que vc consiga "estabilizala" e ligar com a polaridade correta.. Sim

    macaco veio
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    pela caracteristica mostrada, entrada 110-240v , é uma fonte chaveada, já é estabilizada, so precisa saber o lado certo do plug. Olhe na fonte se tem desenhado o plug com o sinal + do lado de fora marcado no desenho.

    VitorRibeiro
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    macaco veio
    não tem nada desse tipo, dizendo qual é a polaridade,
    mas vocês acham que ela aguenta ums 3 pedais?
    se for o caso eu levo pra um tecnico pra ele resolver o problema da polaridade.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    VitorRibeiro
    D pra ligar sim, se ela pode fornecer 1500mA . um pedal boss de distorção consome uns 20mA.

    Alex guitar man
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    macaco veio

    Não pode ser com chave seletora???

    The Red Special
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Moderador
    · votar


    Nem uma pedaleirinha daquelas da Zoom chega a consumir 300mA, quem dirá estes pedais...

    alfacorrea
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Vc deve verificar a polaridade de cada pedal que está sendo ligado na fonte. O jack de alimentação pode ser "centro positivo" ou "centro negativo" dependendo do pedal.

    Na maioria das vezes o jack é "centro negativo" se não me engano.

    Quanto à quantidade de pedais que vc pode ligar nessa fonte, aí depende do consumo individual de cada pedal que está sendo ligado.

    De qualquer forma, vc deve verificar o consumo de cada pedal e somar os valores. É interessante que a fonte forneça um pouquinho mais de corrente que a soma de todos os pedais.

    De qualquer forma, se a fonte dá 1.500 mA vc tem corrente de sobra para muitos pedais. De olhos fechados, sem correr muitos riscos, eu poderia te dizer que uma fonte dessas aguenta uns 5 ou 6 pedais fácil, fácil.

    Um pedal de boa puxada de corrente é o Boss Giga Delay DD-20. Pra vc ter uma idéia, ele puxa 200mA.

    Os pedais mais "ladrões" de corrente são aqueles da Line 6 que vem com 4 chaves (DM4, MM4, FM4). Estes pedais puxam 1.200 mA.

    Tem que somar e ver se dá.

    Abraço.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    The Red Special
    Ele falou que a fonte pode fornecer 300mA.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uar uma fonte 9v em mais de um pedal.