Posso usar uma fonte 9V pra ligar um pedal especificado 10V?

    Autor Mensagem
    bulldog
    Veterano
    # mai/05


    É o seguinte: Acabei de comprar um Dod FX 90 (delay analógico) e além da encrenca ter a conexão do plug macho-fêmea ao contrário dos pedais Boss, ainda é 10 V (é nessas horas que eu juro pra mim mesmo nunca mais xingar meu DS-1).

    Vou comprar uma fonte barata pra ele. Se não tiver uma de 10V (não sei se é mais difícil de achar), posso usar uma 9V?

    monk
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    o in e out sao invertidos?

    bulldog
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    monk
    Não. O pluguezinho p/ fonte é ao contrário. Saca essa fonte comum da Onner? Pois é, não serve. Mas pelo que me falaram, fontes com esse outro tipo de plugue são até mais baratas. São não sei se de 10V é comum pra achar.

    tad4heads25
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    bulldog
    Existem fontes da onerr com o pino positivo.......tem até uma fonte q tem 3 plugs com pino negativo e 2 com pinos positivos eu acho.....mas são 9v

    E estranho um pedal ser 10v pq não existem bateriais 10v (pelo menos não conheço).....ele naum funciona com bateria?

    bulldog
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    tad4heads25
    Sim, funciona com bateria 9 V mas embaixo está escrito que o adaptador tem que ser 10 V. Vai entender...

    Tem essa fonte "mista" mesmo com pinos positivos e negativos?

    tad4heads25
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    bulldog
    tem sim, a fonte é PA-24.....mais eu vi agora no site da onerr, tem 3 plugs P4 centro negativo, e dois P2 com carcaça negativa.....se seu pedal for plug P2, ae acho que rola sim

    bulldog
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    tad4heads25
    Embaixo do pedal diz: 10V DC ground negative. Acho que deve ser esse sim. Eu vou levar o pedal na loja e talvez pegar essa PA-24.

    Mas o que me intriga é: Será que vou poder usar essa fonte de 9V se o pedal pede 10V?

    baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    bulldog
    Claro que sim...
    A maioria dos pedais funciona com entre 7 e 15V...
    Essas fontes mais porcarias chegam a dar cerca de 14V. (Raiz de 2 x Tensão do Trafo, é o pico de tensão retificada).
    Acontece que quase toda fonte dá um pouquinho de tensão a mais, para quando a carga puxar a corrente ela estabilizar...

    bulldog
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Valeu pelas respostas de todos.

    baruch_kata
    Acabei de comprar uma dessas fontes "universais" com vários plugs e voltagens pois não achei nenhuma fonte 10 V com o plug correto. Rodei o centro da cidade aqui e não achei.
    Ela tem várias voltagens (não tem 10 V) e é 1000ma. Não parece ruim e funcionou perfeitamente com o DS-1, não acrescentando nenhum ruído a mais do que ele já tem com a distorção quase no toco. Já com o DOD FX90 ela faz o pedal eventualmente dar uns ruídos estranhos (uns "estalidos" bem eventuais mesmo) que eu não sei se é do pedal mesmo pois é um pedal bem antigo.

    Bem, o bom dessa fonte é que foi beeeem mais barata que as Onner e ainda vai me servir pra várias coisas aqui.

    baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    bulldog
    não acrescentando nenhum ruído
    Isso é o principal. Acontece que quando as fontes não são bem blindadas e/ou estabilizadas, ocorrem muito HUUUMMM grave de 60Hz, com direito a harmonicos no agudo causando muita irritação. Se na sua isso não ocorre, parabéns, deu muita sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posso usar uma fonte 9V pra ligar um pedal especificado 10V?