Booster: Eq. ou Overdrive?

Autor Mensagem
SaldanhaPessoa
Veterano
# mai/08


é o seguinte, meu set é:
wah - dr. drive - delay

Gostaria de um pedal de booster. Toco blues, hard blues e hard rock. (em dias de menor lucidez jazz ou heavy metal). Gostaria da ajuda dos amigos.. eu estou entre o Bluesbreaker da Marshall e o Equalizer da boss.

Agradeço

J. Luiz
Veterano
# mai/08
· votar


SaldanhaPessoa

Vê o que mais vai servir no teu set, qual vai ser mais útil não só como Booster.
Tem um tópico que fala de praticamente de todos os efeitos.
Só não indico um pedal para Booster específico, ou seja, só Booster (volume).
Abraços.

CaioPrimo
Veterano
# mai/08
· votar


SaldanhaPessoa
depende muito do que voce quer, da pra vc pegar 1 booster volume blacksnake por 55R$ eh otimo tenho 1, e pegar 1 equalizer danelectro fishchips, que pra mim eh excelente, gastaria por volta de uns 180R$, menos que 1 eq da boss

GUGALOO
Veterano
# jun/08
· votar


SaldanhaPessoa
Cara, se vc quer boost de volume e frequência, pega o equalizer. Se vc quer volume de ganho, pega um drive.

Fábio MG
Veterano
# jun/08 · Editado por: Fábio MG
· votar


Olá,

há uns tempos atrás eu estava com a mesma dúvida. Só que as opções que eu tinha era pegar uma MXR EQ (7 bandas) ou um Bluesbreaker II. Acabei optando pelo EQ, só que acabei comprando o MXR 10 band. Minha intenção inicial de usá-lo somente como booster foi por água a baixo, a qualidade do pedal é incrível, melhorou tanto o timbre da guitarra que fico com ele ligado direto. Mas ele pode ser usado também como booster, aí fica realmente como o GUGALOO escreveu, o Bluesbreaker II serve muito bem como um booster para ganho em drive (principalmente em amplis híbridos ou totalmente valvulados, empurrando o ganho da válvula do pré). O EQ vai te dar um booster direcionado à freqüencias especifícas (grave, como muitas bandas de metal usam em combinação com pedais de distorção, ou agudos, como alguns usam para destacar partes de solos).

Abraços.

Echo Delta
Veterano
# jun/08
· votar


SaldanhaPessoa

Se tu quer transparência, pedal de booster... não tem escapatória.

Se tu não liga muito prá transparência e quer agregar + recursos, vai de EQ.

Um pedal de drive fica no meio... em cu$to e recursos extras. Mas não é qq pedal de drive q vai encaixar no esquema...

Fábio MG
Veterano
# jun/08 · Editado por: Fábio MG
· votar


Echo Delta

Eu também acho que alguns pedais se encaixam melhor nesse esquema. Volto a frisar que o BLuesbreaker II é um deles, pois ele tem dois modos de funcionamento: um booster, outro drive.

Abraços

SaldanhaPessoa
Veterano
# jun/08
· votar


Obrigado a todos.

Pelo o q os amigos postaram, acredito q pra mim o Bluesbreaker se encaixa melhor. Até pq ele poderia me servir como drive principal em alguns blues e bases leves. Mais uma vez agradeço.

Abraço

GuitarHome
Veterano
# jun/08
· votar


Pega os dois hehe.
O eq para equalizar mesmo e encorpar mais seu timbre, e a dist para dar boost no ganho e também da para dar um boost de volume também.

SaldanhaPessoa
Veterano
# jun/08
· votar


GuitarHome

hehehe. É uma boa. Mas eu to juntando uma graninha pro ampli. Aí fica pra depois o EQ. vlw garoto

Faca na Caveira
Veterano
# jun/08
· votar


Fábio MG
Acontece a mesma coisa comigo... é muito difícil usar o equalizador pra boostar pq melhora demais a distorção.

Uso também o SD-1 da boss, e também nao consigo desligar ele, uso ele com um drive bem baixinho (quase 9h), pra tirar a guitarra do clean.

O que eu faço: como eu sou guitarra base, uso mais a equalização pra uma introdução em power chords, refrões etc. sempre com pouquissimo boost de volume e muito boost de frequência.

Ornitorrinco
Veterano
# jun/08
· votar


Eu, na minha humilde opinião, não gosto de equalizer... já tive um GE-7 da Boss (que aliás comprei novo na loja, portanto não tinha qq tipo de defeito) e troquei pq eu achei que meu som ficou muito "artificial" com ele... tipo: eu usava ele depois da dist (como a maioria esmagadora), aumentava uma freq aguda no equalizer ou cortava o grave, ou aumentava o volume no equalizer, etc. Parecia que tudo que eu fazia "melhorava" a minha dist. Só que depois de algum tempo eu percebi que usando os controles do próprio pedal de dist eu conseguia um resultado PRATICAMENTE igual ao que eu tinha feito com o equalizer, com o bônus de ter um som mais, digamos, "natural". Eu sempre aconselho a todos usarem um pré valvulado ou mesmo um pedal valvulado depois da distorção, aí sim vc vai ter um som classe A... o problema é que muita gente já tá com o ouvido viciado em pedaleira, aquele som digital, sem vida, onde o cara é OBRIGADO a usar equalizador para conseguir um som decente, aí qdo vai usar analógico tenta timbrar igual ao digital, inclusive procurando aproximar o som dos pedaizainhos analógicos ao som de uma pedaleira digital... digo isso pq eu já passei por esta fase, e depois que comecei a me interessar por analógicos simplesmente não consigo mais tocar com digital, e depois que eu compreendi o feeling do timbre analógico já penso em timbrar preservando o som da guitarra, conseguindo um resultado muito mais "orgânico", que um pedal de equalizer (pelo menos esse adorado GE-7 da Boss) mata sem dó nem piedade...
Para boost, eu já usei um clone do TS9 (feito por mim mesmo) e atualmente uso um SD-1 Boss e os dois são inacreditavelmente excelentes para a função, bem melhores do que o LPB-1 (que é um booster MESMO)que eu montei.

paulgilbert
Veterano
# jun/08
· votar


(que aliás comprei novo na loja, portanto não tinha qq tipo de defeito)
não necessariamente...

Zero Zen
Veterano
# jun/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


SaldanhaPessoa

Tudo depende das suas necessidades.

Se você quer um "boost" limpo, só para aumentar volume, pode ir com um pedal específico como o MXR Micro Amp e suas variantes ou outros com mais recursos, como um equalizador, GE-7 da Boss ou outra marca, que não saturam nem comprimem o som.

Se você quer um "boost" para sujar o som e acrescentar um pouco de médios, compressão e ganho, use um pedal de overdrive antes da sua distorção/drive principal (quanto mais recursos, melhor).

Você também pode usar este mesmo drive depois de sua distorção principal, neste caso vai acrescentar apenas volume e um pouco de drive.

Se você não sabe bem o que quer, compre um pedal analógico da ZOOM chamado POWER DRIVE PD-01.

Ele faz tudo isso, "Boost" limpo, sujo, tem controle de graves e agudos separados, o que permite grande flexibilidade na equalização e, além de tudo, você tem um grande controle sobre a compressão adicionada.

Na verdade, a grande acusação que se faz a determinadas "latinhas", chamando-as de produtoras de som artificial, não-orgânico, à que se referiu o Ornitorrinco, em muito se deve à grande quantidade de compressão adicionada junto com o drive.

De nada adianta um pedal ser True-By-Pass se ele atola o seu timbre numa tonelada de compressão, que destaca todas as palhetadas de forma muito evidente.

Da mesma forma, se você usa dois pedais de drive ou distorção, ainda que um deles seja apenas como "booster", se você se passar na saturação/compressão, a transparência do seu timbre já era.

Por isso o PD-01 é um achado (pouca compressão/muita transparência. Infelizmente foi descontinuado pela ZOOM à alguns anos atrás.

Se você puder achá-lo, não hesite.

T +.

Echo Delta
Veterano
# jun/08
· votar


O phoda do eq (os pedais da Boss, ao menos) é q alteram completamente o timbre, mesmo desligados...

Tive o MiJ e o MiT e os dois ferravam o som do mesmo jeito.

São legais como FX... mas para uso contínuo, como parte do "timbre básico" são desastrosos.

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


cara eu escuto tanto, mais tanto sobre esses DRIVES da zoom

que ja estou apaixonado

nao que eu espere milagre deles

mas eu , NUNCA VI NINGUEM FALAR MAL

incrivel né..

até dos Barber tem gente que fala mal..

deve ser porrada esses zoom..

alguem sabe a faixa de preço ?

Zero Zen
Veterano
# jun/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


markolino

Eles são realmente muito bons. Eu tenho o meu e NÃO vendo.

A questão é saber exatamente o que você procura. Ele não é um pedal de Distorção ou Power Metal. Ele é um drive leve, mas que com volume dá uma saturada muito interessante.

Mas o melhor dele é controle de ganho, que quando não está crucheando, também não estraga o som, não come o brilho e a presença da guitarra.

Em outros pedais este é um problema recorrente, pois eles acrescentam muito brilho na saturação, logo com o drive reduzido no botão de ganho os pedais costumam ficar sem definição.

Como eu disse no outro post, o problema é encontrá-los, pois já faz alguns anos que não fabricam mais a série analógica. Eram pedais caros na época, cerca de R$ 400,00.

As vezes a gente encontra uns usados por aí, mas é difícil, pois foram feitas poucas unidades, apenas no Japão.

Dá uma catada. Se eu achar algum te aviso.

T +

SaldanhaPessoa
Veterano
# jun/08
· votar


Zero Zen

vlw a dica.

SaldanhaPessoa
Veterano
# jun/08
· votar


Faca na Caveira

Engraçado... mta gnt fala bem aqui do SD-1, e da oportunidade q eu tive de testá-lo num ampli transistorizado não curti mto. Quando pus num valvulado.. aí a história mudou completamente, mt bom mesmo. Eu vou tocar com as distorções do dr. drive, e em ampli transistorizado.. n to querendo arriscar, acho q o BB da marshall vai funfar melhor.

Echo Delta
Veterano
# jun/08
· votar


SaldanhaPessoa

SD-1 é o Super Overdrive da Boss? Se for, é muito bom... é Boss.

Mas pela mesma razão, padece de um velho "defeito" q desagrada os + puristas... o tal de "Boss Thing" (ou coisa parecida).

Combinações bem distintas de gtrs. caps e amps ficam todos muito parecidos com esses drives da Boss...

Prá usar como parte do timbre básico, eu aconselho algo + transparente.

Zero Zen
Veterano
# jun/08
· votar


SaldanhaPessoa

Entre o Bluesbreaker e um EQ existe uma série de Low Gain Drives que cumprem bem a função de boost. Se tiverem controles de Vol., Gain, Agudos e Graves individuados, melhor ainda.

Quanto mais recursos de equalização e mais sutil a compressão, melhor.

T +.

Echo Delta
Veterano
# jun/08
· votar


Zero Zen

O caso do DOD YJM308, q é muito bom, não comprime d+, mas por outro lado, não é transparente...

Aliás, o q me chamou a atenção neste pedal foi a impedância de entrada... 4M ohms! A idéia, ao q me parece, é capturar o todo o brilho e presença da fonte, para depois manipular o sinal, tornando-o + fechado, dark... ´

Só para efeito de referência, os drives da Boss trabalham com 1M ohms e algumas ov/distorções + fortes, com menos de 500k, prá fechar já na entrada...

Zero Zen
Veterano
# jun/08
· votar


SaldanhaPessoa
Echo Delta

O DOD YJM 308, é muito bom, mas acho que ele funciona mais como pré amp para dar uma esquentada no timbre do que simplesmente para boost. As regulagens com pouca saturação são meio abafadas.

O Power Drive da ZOOM, por outro lado, mesmo sem saturação não fica abafado ou meio morto. A presença e o brilho da guitarra estão sempre presentes, em qualquer nível de ganho.

Além disso ele possui controle de Graves e Agudos, o que aproxima ele de um equalizador. Possui muito mais recursos. É mais polivalente e flexível.

Saudações.

SaldanhaPessoa
Veterano
# jun/08
· votar


Zero Zen

é... mas por ser boss, pra mim n diz nd.. dist. boss geralmente só é boa em ampli valvulado.

Zero Zen
Veterano
# jun/08
· votar


SaldanhaPessoa

é... mas por ser boss, pra mim n diz nd.. dist. boss geralmente só é boa em ampli valvulado.

??????

Não captei ! hehehe

Tem pedais que soam melhor em amps valvulados, ou que apresentam suas credenciais em bons volumes.

Outros tem boas características para tocar em amps SS e em casa, em volumes mais moderados.

Outros funcionam bem nos dois casos. É o caso do Zoom PD-01.

Não saquei se você gosta ou não dos produtos da BOSS. Eles tem suas qualidades e defeitos. São extremamente confiáveis e duráveis, porém não são true-by-pass, eles mexem um pouco com o seu timbre. Eu tenho alguns pedais da BOSS e estou bem satisfeito.

Claro que o melhor é ter um pedal true-by-pass, mas sem exageros, pois um monte deles e um cabo longo também podem ser a danação do seu timbre.

Embora muita gente use o SD-1 e o DS-1 para "booster", eles não me agradam nesta função. Possuo um SD-1, mas o utilizo como drive.

Na minha opinião, quando em regulagens mais baixas eles destroem a presença da guitarra, que fica embolada e sem brilho.

Se você já está usando um timbre sujo e carregado, tudo bem, mas se o timbre é limpo ou levemente cruncheado, não funciona.

O PD-01 não tem esta má característica. Mas como eu expliquei, depende muito de seu timbre básico a ser "boosteado" e do seu gosto pessoal.

Saudações.

Acid Rain
Veterano
# jun/08
· votar


Zero Zen

Também possuo o PD-01 Power Drive da Zoom!

... Quer dizer, possuo os 4 Analógicos da Zoom.

e posso afirmar...
Cara vc praticamente falou tudo correto sobre o PD!
Matou a pau, é isso ai!

SaldanhaPessoa
Veterano
# jun/08
· votar


Zero Zen

Unrum. O Sd-1 tá de 180. O BB-2 de 270. Meu ampli é transistorizado. E vou usar o pedal preponderantemente pra booster. Agradeço a ajuda do amigo, está sendo bem prestativo.
Mas diga lá, se fosse usar nessas condições, qual dos dois pegaria?

Zero Zen
Veterano
# jun/08
· votar


SaldanhaPessoa

Na falta do PD-01, eu aplicaria as teses do Sr. Edward Van Halen:

The cheaper, the better

(Quanto mais barato melhor) hehehe

Força de expressão, é claro.

O fato é que acho o Bluesbreaker meio ardido. O Boss SD-1 eu tenho, acho que ele fica muito bem com singles.

Mas eu não sou parâmetro para nada, pois tenho nove pedais de drive/distorção e fuzz. hehe

O melhor que você faz é levar sua guitarra na loja e testá-los com o amp mais parecido com o seu.

Daí você decide.

T+.

Zecaster
Veterano
# jun/08
· votar


Zero Zen

hehehe. Ótimo parâmetro. O lance do amplificador ser transist. interfere mesmo. Mas acho q o sd-1 mesmo assim pode ajudar demais guri.

SaldanhaPessoa
Veterano
# jun/08
· votar


Zero Zen
Zecaster

Agradeço a colaboração. Sd-1 danado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Booster: Eq. ou Overdrive?