Otimização do Setup - Vejam se vale a pena

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Fernando de almeida


    Galera, todos sabem que sempre pesquisei sobre pedais até chegar no set que tenho hoje ...

    Meu setup de pedais: Hobbert Sustainer, Ibanez Weeping Demon WD-7, Wavebox Argos, Boss Equalizer GE-7, Ibanez Phaser PH-7, Digitech Expression Factory EX-7 (uso como Whammy e como XP-200), Wavebox Proteus, Boss volume FV50L, Wavebox Triton

    Em termos de efeitos, sempre quis ter essa sequencia que tenho hoje (compressor, wahwah, dist./drives, chorus, flanger, phaser, pitch, volume, delay e reverb) ...
    Mas ouvindo os meus sons e regulagens, notei que alguns efeitos, caso fossem tirados do set eu não sentiria tanta falta ...
    Por exemplo, o phaser, em temos sonoros, eu poderia usar o flanger (que tem no proteus) no lugar que passaria mesmo os efeitos não sendo iguais ...
    O equallizer, se eu tirasse do set e acertasse a equalização no Argos e no ampli e estaria tudo ok ...
    O Expression Factory, caso o Proteus funcione como whammy se for ligado em um pedal de expressão midi, tb poderia ser tirado (mas teria que fazer o teste primeiro).

    O que vcs acham???

    É melhor ter as ferramentas específicas em mãos ou é melhor otimizar e de quebra colocar uma grana no bolso???

    (Só pra deixar registrado o meu setup completo:
    - Peavey XXL Head 100W - ainda tenho que comprar a caixa 4x12" ou 2 caixas 2x12".
    - Meteoro Atomic Drive 50
    - Guitarra: ASW Custom com captadores Quad rails GIBSON by Bill Lawrence.
    - Guitarra SNAKE: Semiacústica 1974.
    - Pedal Landscape Triefx para estudar e apresentações pequenas.
    - 2 cabos peavey de 5m cada e cabos para os pedais são handmade.)

    ABR

    Luiz Rhoads
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Cara, na minha humilde opinião:

    Você tem um grande conhecimento sobre pedais e efeitos, e como você mesmo disse: Galera, todos sabem que sempre pesquisei sobre pedais até chegar no set que tenho hoje ...

    Imagino que você deva gostar bastante do seu set, então acho que você não deveria vender nenhum pedal, mesmo havendo as possibilidades que você citou.

    A nao ser que seja pra adquirir outro equipamento, ou esteja precisando de grana.

    Zero Zen
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Fernando de almeida

    - 2 cabos peavey de 5m cada

    Para que cabos tão compridos ? Só prá comer seu timbre.

    No palco, tudo bem, mas em casa é demais.

    Quanto ao teu set, prá que vender ?

    Eu não teria comprado alguns deles. Mas agora eles estão aí !

    Se tu tá precisando de grana urgente, aí não há opção.

    Vai o que sair primeiro.

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Acho legal manter se não tem necessidade (financeira ou por praticidade) de "enxugar".

    Pelo que lembro o Argos permite a utilização de pedal de expressão pra mudar a equalização, sendo assim funciona como um pseudo wah/phaser... E também pode fazer o trabalho do equalizer.

    Quanto aos efeitos de pitch (oitava, mudança de afinação, harmonização) acho legal ter um pedal dedicado mesmo, assim não fica aquela coisa de ter de usar pitch shifter e não pode usar chorus ao mesmo tempo e tal (não lembro das limitações do Proteus em relação a número de efeitos simultâneos).

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Zero Zen

    Para que cabos tão compridos ? Só prá comer seu timbre.

    No palco, tudo bem, mas em casa é demais.

    Quanto ao teu set, prá que vender ?

    Eu não teria comprado alguns deles. Mas agora eles estão aí !

    Se tu tá precisando de grana urgente, aí não há opção.

    Vai o que sair primeiro.

    Não quero vender meu setup quero otimizá-lo, melhor, saber se compensa fazer isso ... Vender meu setup naão....
    'Qto ao cabo é só pra lugares grandes ... tenho uns handmades menores ...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Ultra.Fuzz
    (não lembro das limitações do Proteus em relação a número de efeitos simultâneos).
    Dá pra usar chorus com pitch e flanger com pitch ...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    Ultra.Fuzz
    Pelo que lembro o Argos permite a utilização de pedal de expressão pra mudar a equalização, sendo assim funciona como um pseudo wah/phaser... E também pode fazer o trabalho do equalizer.
    Sim o argos permite regular todos os seus parâmetros via pedal de expressão midi ... simulando de um wah (fraquinho) no caso de colocar os médios para serem mudados via pedal de expressão ....

    LuizLaiho
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    cara, eu amo phaser....

    coloque ele antes das disttorções, ou até antes do seu hobbert sustainer,.... vai ser muito util

    LuizLaiho
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    bom, é opinião claro. Mas se vc não usa tem mesmo é q tirar do seu setup pra não comer sinal...

    Zero Zen
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    Fernando de almeida

    Bem, se você quer otimizar seu set, é só observar aquilo que você usa menos, ou mesmo aquilo que você não usa.

    Eu não sou o cara mais indicado para te dar conselhos neste aspecto, pois tenho vários pedais e é difícil pensar em ficar sem um deles. Fora racks. heheheh

    Além disso, prefiro o sistema, UM PEDAL, UMA FUNÇÃO. Detesto manipular pedais como os Wavebox, com botões de várias funções. Tem quem goste. Acho um saco. É difícil achar um som bom de forma rápida. Tem que ficar perdendo tempo com menus e outras bostas. Eu sou meio antiquado. hehe.

    Como eu disse. Observe o que você usa menos.

    edalko
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Fernando de almeida

    HAHAHAH não tem jeito: todo mundo uma hora fica cabreiro com o setup que tem.

    Cara, vc sabe que eu to muito em dúvida com meu setup, mas estou chegando à conclusão de que não tem como vc ter um setup enxuto, a não ser que vc arque com os inconvenientes dele.

    Explico:

    Se vc quiser que todas as modulações esteja num único equipo, vc teria que pegar uma pedaleira, um rack ou alguns pedais que trazem esseas quantidades enormes de efeitos. Mas aqui, além do inconveniente econômico, geralmente esses pedais (tipo Boss, tendem a não ser tão bons como os pedais unitários, ou de boutique - que verdade seja dita: ADORAM MANTER O TIMBRE ORIGINAL DA GUITARRA).

    Se vc optar por esses pedais unitários, seu setup ficará grande, sendo provável que fique gigante dependendo da diversidade sonora que vc deseje obter.

    Eu já decidi que não tem como ter num único pedal um som de qualidade de drives. Faz-se necessário ter um específica daquilo que vc gosta. Estou com um low gain transparente, um overdrive TS9, um overdrive mais nervoso, um fuzz.
    Até poderia obter algumas dessas sonoridades com o OD-20 ou o Argos, mas estou achando que eles não soam tão bem assim como os boutique.

    Agora descobri que o meu chorus come um grave violento, mas gostaria de obter um pedal mais versátil, tipo um CE-20, ou um da Line6 de filtros...

    Enfim, acho difícil a gente se encontrar com apenas um efeito de cada categoria, e aidéia de otimização acaba por denegrir a qualidade sonora e as possibilidades de timbres.

    Hj tenho plena consciência que um case com uns 10 e 15 pedais estão dentro do padrão de normalidade.

    Abraços

    mazellan
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Hj tenho plena consciência que um case com uns 10 e 15 pedais estão dentro do padrão de normalidade
    esse eh meu medo...tomara que isso não ocorra cmg...

    Zero Zen
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    edalko
    mazellan

    O mais prático é fazer como eu fiz. Uma pedaleira para casa, com todos os pedais, de forma a deixá-los prontos para o uso.

    E outra para passeio, quando você leva o mínimo indispensável.
    Overdrive, Efeito e um Delay.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Zero Zen
    Overdrive, Efeito e um Delay.
    Sim, pra isso eu uso exatamente o Landscape Triefx sozinho ...

    edalko
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    mazellan
    Olha só, se vc tiver o mínimo já dá 06 pedais:

    afinador > wah > overdrive > distorção > modulação > delay

    Eu tenho oficialmente hj:

    TU300 > PW-10 > Barber LTD > TS9DX > Barber DirectDrive > TriMetal > Fender Blender > CE-30 > RV-3

    ou seja, 09 pedais... isso sem contar o OD-20, o Argos, o JD10 e o Muff Nano

    Zero Zen
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    edalko

    Cinco pedais de distorção ou overdrive.

    Eu pensei que era o único exagerado, hehehehe.

    Meu set.

    1º Pedalboard:

    A/B Box - Afinador Cort - Rocktron Austin Gold - Zoom PD-01 - Zoom Hyper Lead - Loop Selector - Carl Martin Hot Drive And Boost - MXR Distortion Plus


    2º Pedalboard:

    Digitech Bad Monkey - Boss SD-1 - Zoom Ultra Fuzz - MXR Phase 90 - Chorus Boss - Flanger Onner - Delay DGD 2 Onner.

    Salinas
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    É cara quando o set começa a crescer a gente fica em crise mesmo!

    Eu andei fazendo umas trocas também, flanger por phaser, dual drive da nig por dois pedais de drive independentes...
    Enfim, não tenho a ilusão que meu set está completo porém estou mais satisfeito do que nunca.
    Eu acho que essa busca sempre é valida, mas se for possível manter os pedais que vc tem seria melhor, pois uma hora bate a saudade deles.
    Vo tentar postar as atualizações que fiz recentemente (foram muitas)...
    Teu set tá muito bom cara!

    Zero Zen
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Salinas


    Enfim, não tenho a ilusão que meu set está completo

    Nunca está e nunca estará. Isso é uma doença, um vício !

    Salinas
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Zero Zen
    Membro Novato

    Nem fala cara, tô com uns 15 pedais e pra mim todos são indispensáveis! isso hoje é claro!

    Toco em dois projetos diferentes, um estou gravando um cd e uso todos os pedais, no outro é só semi acústica + drive leve + delay.
    Tem dado muito certo!
    Tava usando o nig dual drive + landscape delay, como acabei de vender o nig estou voltando pro triefx e vendendo meu delay da landscape...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    Luiz Rhoads
    Zero Zen
    Ultra.Fuzz
    LuizLaiho
    edalko
    mazellan
    Salinas

    Então caras, no passado já otimizei ... Vejam:

    DE: Line6 Uber Metal + Line6 Crunchtone + Boss DS-1 + Boss SD-1 PARA: Wavebox Argos
    DE: Boss CH-1 + Ibanez CF-7 + Boss PS-3 PARA: Wavebox Proteus
    DE: Boss RV-3 + Ibanez DE-7 PARA: Wavebox Triton

    De 8 para 3, fora os outros (compressor, wahWah ...)

    Escolhi o trio na Wavebox pelos recursos deles mas eu chguei a cogitar ao invés do Argos, o line6 AM4 ou DM4 ou Boss OD20, para o lugar no Triton o Line6 DL4 ou Boss DD20, para o lugar do Proteus o line6 MM4 ou CE20 ...

    Zero Zen
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    Salinas

    Na verdade é um tanto de exagero, mas como eu tenho alguns instrumentos, ocorre de um pedal soar melhor com uma guitarra ou outra, ou mesmo com um amp diferente. E eu nem testei todas as combinações ainda !

    Da Landscape eu tenho um Reverb e Short Delay em painel, em que os parâmetros são regulados por botões, não por teclas.

    Isso me agrada. Dá para usar os dois juntos.

    O reverb, por exemplo tem regulagens de Mix, Profundidade e Decay. Muito mais que qualquer ampli que tenho visto, que tem apenas o Mix para regular.

    O Delay é normal e meio barulhento nos sets mais radicais.

    A vantagem é que é bem barato. Vale pelo reverb.

    WeslleyGuilber
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Fernando de almeida

    vixi..vc nessa tbm!!! bem vindo ao clube...

    WeslleyGuilber
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    eis meus objetivos futuros

    - MXR WYLDE OVERDRIVE ZW-44
    - MIAUDIO CRUNCH BOX
    - DLS EFFECTS CHORUS
    - ELECTRO-HARMONIX HOLY GRAIL REVERB *
    - DL4 LINE6 ou AD9 Ibanez delay mod ou ME-30(raro/caro/dificil) **

    é óbvil q vou levar algum tempo pra ter todos, mas seria isso..

    * talvez entrará no set, não é prioridade
    **Aceito outras sujestoes

    Zero Zen
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Poxa vida meu !

    Tu és sócio da Wavebox ! heheheheheheh

    El Mariachi
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Excluir ou não efeitos do set depende também do repertório que vc toca. Avalie música por música quais efeitos utilizados. Os que usar menos são candidatos a cair fora do setup, desde que vc arque com as consequências de ficar sem. Eis o problema!...rs

    Wrvieira
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Cara, eu acho que esse é o eterno dilema de todo guitarrista. Na procura por timbres melhores, adquirimos equipamentos que, com o tempo, percebemos que não são tão necessários... Daí surge a dúvida: o que fazer com isso? Mudar? Trocar? Tirar?

    Acho sinceramente que se vc está acostumado com o seu set desse jeito e não está te atrapalhando (roubando sinal, por exemplo), não tem muito porque mudar.

    Além disso, acho que só vc mesmo, fazendo testes e selecionando dentro do seu gosto pessoal, vai chegar em uma conclusão sobre mudar ou não o seu set. Por exemplo, eu particularmente acho que um equalizador é fundamental num set, principalmente quando se fala em distorção. Mas vc pode achar que a equalização do seu Argos + ajuste no ampli seja suficiente para alcançar um timbre legal.

    A propósito, desculpe desvirtuar o seu tópico, mas o que vc acha desse Digitech Expression Factory EX-7?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    WeslleyGuilber
    - DL4 LINE6 ou AD9 Ibanez delay mod ou ME-30(raro/caro/dificil) **
    **Aceito outras sujestoes
    Pô cara, sugestões para vc testar são o Triton da Wavebox e o DD-20 da Boss .... Mas qq um desses que vc pegar está bom ...


    Zero Zen
    Tu és sócio da Wavebox ! heheheheheheh
    hahhah Não ... só que os equipos dos caras me chamou muita atenção ....

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Wrvieira
    A propósito, desculpe desvirtuar o seu tópico, mas o que vc acha desse Digitech Expression Factory EX-7?
    Cara, logo de cara posso falar que num curti as distorções desse pedal ... agora os efeitos dele, se vc souber regular bem, são muito legais ... Os efeitos são wah by dunlop cry baby, wah by vox 847, DigiTech XP300 Space Station (só a parte de space station, pois o xp300 tem oustros efeitos), DigiTech Whammy, Unicord Univibe, Leslie 145 Rotary Speaker, ADA Flanger.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Galera, vou fazer uns testes retirando o GE-7 e o PH-7 do setup por um tempo s'o pra ver ...
    Depois eu posto o que rolou ...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Otimização do Setup - Vejam se vale a pena