Posso trocar i Ic do meu pedal?

    Autor Mensagem
    two
    Veterano
    # fev/08


    Tenho alguns pedais de distorção, e tenho dois iguais, sendo que os dois usam 2 ics tc072 cada um, então gostaria de alterar o som de um deles, então pensei em colocar os 4558 (dos famosos ts) funcionaria a minha troca?

    two
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Alguém pode me ajudar?

    two
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Alguém?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    two
    Brow, tem que estudar o data sheet de cada componente ...
    Pode ser que para trocar um CI vc tenha que trocar outros componentes para que esse segundo CI funcione de forma adequada .... (isso contando que o circuito for identico, e for caso só de trocar componentes).

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    acho qo o 4558 nao rola substiuir o 072

    two
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Fisioterapeuta
    Fernando de almeida
    Sei que cada circuito é diferente um do outro, mas no caso das distorções elas são provenientes dos diodos, então eu poderia troca-los lá tem um 1n4007 eu trocaria po 1n60, alteraria a distorção?
    gostaria de uma distorção com menos ganho o que eu poderia fazer.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    two
    gostaria de uma distorção com menos ganho o que eu poderia fazer.
    Cara, derrepente trocar o potenciomentro do drive/dist. por um valor menor talvez seja uma solução mais simples ...
    Outra é substituir ou dependendo do circuito, retirar os diodos de clipagem, com isso o sinal do seu som ficaria menos quadrado ...
    Outra a dist. não são provenientes dos diodos e sim do CI amplificador ... Os diodoa atuam na clipagem do sinal ajudando a deixar o sinal mais quadrado, mas o distorcedor é o CI amplificador.

    two
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Como eu descubro o valor do pot, pois no mesmo não tem nada escrito?
    Eu poderia trocar o CI 072 por qual outro.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    two
    Como eu descubro o valor do pot, pois no mesmo não tem nada escrito?
    Tem que medir com um ohmímetro ou multímetro (qual é o seu pedal .... pode ser que consigamos descobrir)....

    Eu poderia trocar o CI 072 por qual outro.
    Então brow o LM4558 funcionaria, mas não recomendo ... se o lance do potencioometro rolar já basta ...

    denier
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    que lombra isso aqui !

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    denier
    que lombra isso aqui !
    Defina "lombra" ...

    two
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Vou ver se troco o pot e posto o resultado aki, é um Power drive da Fuhrmann, porque tenho 2 (um comprei e o outro eu ganhei) gosto do drive deles, mas queria diferencia-los um pouco, pra ter uma versatilidade maior.

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    eu acho q o 1n4007 e retificador e nao d eclipagem, no caso o 1n60 poderia substituir o 1n4148..

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    two

    tente por o 4558 no lugar do TL
    da pra fazer um TS com o TL so q fica com timbre diferente, mas da entao acredito que o teste seja valido.

    o diodo, troque o 1N914 (4148) pelo de germanio, nao o 4001 que e recto...

    DotCom
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Pode mudar o ci, a pinagem é a mesma.

    Retificador dentro do pedal? Ele trabalha com alimentação AC?
    Retificação geralmente fica a cargo da fonte. Mas esse 1n4007 pode ser de proteção, pra não queimar o pedal caso alguém ligue a polaridade invertida. É um diodo muito "parrudo" pra ceifar sinal.
    Deve ter 1n60, 1n4148 ou outro do tipo pra ceifar.

    two
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Henrique S.
    O diodo eu coloquei um 1n60 de germanio. ele tm 2 tl, eu tenho que trocar os dois ou posso fazer experiencia de trocar só um?

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    two

    troque 1 apenas, se nao sentir diferenca mude o outro

    ahh, ponha se possivel, um soquete para os CI's fica melhor para ficar trocando os CI's

    idem para transistores (tem transistores nesse pedal?) da pra ficar mudando por equivalentes, ou de germanio e tal...

    DotCom

    sim, o diodo 4001 serve nesse caso pra nao fritar os componentes, podia por um Zener ali tmb, mas um recto funciona, e mais barato e mais parrudo hehehehe

    two
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: two
    · votar


    Vou colocar os soquetes, sobre os transistores, não estou com o pedal aki agora, e não me lembro.

    two
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Coloquei um pot de 10k no drive um diodo de germanio 1n60 e troquei um dos Ci´s tl072 por um 4558, o sou ficou do jeito que eu estava querendo, mais nervoso que um TS e mais calmo que o meu power drive da Furhmann.

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    two

    que bom que gostou, os diodos de germanio ajudam a dar aquele timbre nao tao rasgado quanto os de silicio, uma ideia e alternar os CI's para ver o que da

    por exemplo no CI 1 o TL e no CI 2 o RC, dai alterna no CI 1 o RC e no CI 2 o TL....

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    two
    pot de 10k no drive
    De qto era o anterior??????????

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Henrique S.
    · votar


    Fernando de almeida

    nao sei nesse, mas no TS se nao me engano e de 500k ou 100K...

    two
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: two
    · votar


    Fernando de almeida
    o Antigo era de 100k. Coloquei o de 10 porque era o que tinha em minha casa, e ficou legal, pois o pedal tem uma distorção muito forte, assim ela ficou mais controlada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posso trocar i Ic do meu pedal?