Tendencias para as pedaleiras do futuro?!

Autor Mensagem
Grimc
Veterano
# fev/08
· votar


Bom, se eu fosse criar uma pedaleira, projetar e tal, ela teria:

Os mesmos efeitos das POD X3 e GT10 (já ta bom)

Simulações mais realísticas

Possibilidade de plugar duas guitarras, tres loops de pedais e trocar o loop por um footswitch especial, sendo q pode usar dois simultaneos um para cada guita.

Possibilidade de programá-la usando com console de mão ( quem não tem pc pra regular nele e não quer mexer na pedaleira, usa uma especie de iphone feito para configurar) contendo um software de configuração

Tela touchscreen

Simulação de guitarra: Pegaria o sinal da guitarra, filtraria em freqüencias tipo midi e depois usaria uma simulação

Simulação de captador melhor: Minha pedaleira tem simulação de captação, humb e single, mas poderia-se melhorar a qualidade dessas (se bem q eu até consigo tocar metal com uma strato, mesmo não curtindo)

guitartube
Veterano
# fev/08
· votar


Acredito que nas gerações futuras vai rolar o seguinte mecanismo:

- O usuário grava um sample dele tocando a guitarra A e passa para a pedaleira;

- A pedaleira armazena o sample A;

- O usuário fornece para a pedaleira, um sample B de um timbre qualquer que ele ouviu e gostou (um trecho de um solo só com a guitarra, uma demo, um som pego na web,.....);

- A pedaleira de posse do sample A e do sample B, gera automaticamenrte um patch de configuração em que o usuário com sua guitarra consiga um timbre bem próximo ou até igual ao sample B;

- O usuário pode variar bastante as guitarras e os samples de timbre que quer emular ou obter uma variante.

Obs: O sample A é necessário para a pedaleira modelar a interação guitarra e usuário e poder gerar timbres por amostras.

Fuiiiiiiiii....

makumbator
Moderador
# fev/08
· votar


guitartube

isso seria legal, mas realmente é para o futuuuuuro, pois é bem complexo.

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


Grimc
se eu fosse criar uma pedaleira, projetar e tal, ela teria:
Simulações mais realísticas

Hehhehee, você sabe o tamanho do pepino que é isso? Falar "eu faria mais realista" é fácil. Te garanto que qualquer "falta de realismo" que porventura exista nas pedaleiras atuais não é mera questão de não querer fazer melhor.

Simulação de guitarra: Pegaria o sinal da guitarra, filtraria em freqüencias tipo midi e depois usaria uma simulação

Outra coisa pepinosa. Em geral, guitarras MIDI não prestam. E os únicos simuladores de guitarras que funcionam mesmo exigem captação especial, com cada corda separada. Existe um imenso obstáculo técnico na idéia de se fazer uma simulação que preste em cima de um som captado de maneira tradicional.

Simulação de captador melhor:

A simulação atual se resume a um pré-equalizador. É bem simples, e não tem como ficar muito melhor usando a mesma idéia. Se você souber como fazer algo melhor que isso, mande uma carta para a Line 6 que você pode ganhar uns trocados ou um emprego, hahaah.

guitartube

Acho que ainda vai levar um tempo até chegar aí, mas isso seria bem legal. Talvez antes disso pudessem haver "presets auto-ajustáveis", né? Tipo, o preset guardaria informações sobre a guitarra usada para fazê-lo, e depois o preset se ajustaria para soar igual com qualquer guitarra, compensando eventuais diferenças. Claro, ainda é complicado, mas se isso aparecer em algum momento, a tua idéia seria o próximo passo. :)

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


BaNdAiD

Excelente tópico cara. parabéns.

Gostei mas nem faço idéia do que sugerir, sou uma merda com essas coisas, fico mais tempo timbrando minha X3 do que tocando, e ainda assim sai um lixo.

Mas vamos melhorando!

Abraços

Bog
Veterano
# abr/08
· votar


Ressucitando!

Só para dizer que já sei o que eu quero MESMO das pedaleiras no futuro. Eu quero MESMO vizualizar o formato da onda e a distribuição das frequências e poder configurar os efeitos em cima deles.

Acabo de concluir que é muito - mas MUUUUUITO - mais fácil de configurar desse jeito. Depois de quase 1 hora brigando com o compressor e o equalizador da pedaleira, abri no PC e pronto. Pro equalizador foi só olhar onde estava a frequência xarope. Aqui está voce, puxa para baixo. Pro compressor e pro volume, ainda mais fácil. Olha os picos chatos aqui, puxa o compressor, arredonda, abaixa o volume naquele trecho que está pulando alto demais.

Knobzinho é a mãe! Para que uma interface que mostra os pedaizinhos se a gente puder mostrar uma interface gráfica prática e amigável de verdade? Isso vale especialmente para equalizador e compressor. Nada como ver exatamente onde estão os picos de frequência e amplitude para economizar preciosas horas de timbragem.

makumbator
Moderador
# abr/08
· votar


Bog

interface gráfica é pouco, espero mesmo é a interface neural, em que vc imagina determinado som e o equipamento se auto configura para se aproximar ao máximo desse som mental interno...mas a interface gráfica já ajudaria bastante, e não é algo tão fora da realidade tecnológica atual(mas talvez fora da realidade mercadológica do preço que um pedal que tenha tal sistema alcançaria).

mazellan
Veterano
# abr/08
· votar


makumbator
O.O

wow...a pedaleira fazer o timbre a partir de um pensamento ia ser foda hein...hauahuahu
ia ter gnt q ia ficar o dia inteiro meditando na frente da pedaleira...

makumbator
Moderador
# abr/08
· votar


mazellan

hashashas..ia ter que ter aula de meditação zen em curso de guitarra...

Dark Fallen Angel
Veterano
# abr/08
· votar


makumbator
o que ia ter de patch saindo parecido com gemido de mulher....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tendencias para as pedaleiras do futuro?!