Tendencias para as pedaleiras do futuro?!

Autor Mensagem
BaNdAiD
Veterano
# fev/08 · Editado por: BaNdAiD


Olá amigos...

Estava pensando na evolução das pedaleiras e em todos os recursos q elas oferecem atualmente, e fiquei curioso para saber quais seriam as tendencias para o futuro desses equipamentos.

Na minha opinião, as tendencias para as GT-12 ou nos POD Xwhatever que estejam por vir nos proximos anos são englobar o maximo de utilidades para fazer do equpamento uma workstation. Assim como seu celular faz tudo, sua pedaleira tb vai fazer!

Vejamos o que eu "bolei" como provavel tendencia já para os proximos modelos

- Firewire para substituir o USB, com multipla transferencia de audio
- Processamento simultaneo de diferentes instrumentos
Como no pod X3, que possui recursos para guitarra, baixo e vocal, porém simultaneo.
- Mixer interno para uso de instrumentos simultaneos
- Touchscreen para ajustes não-finos (ordem dos pedais, etc...)
- Entrada USB (ou firewire) para guitarras (e quem sabe baixos) no estilo variax
- Pedais de expressão por Radiofrequencia (como os Probe da Zvex)

Então galera, essa é a minha idéia de futuro por agora!
Qual é a de vcs?

Kamus23
Veterano
# fev/08
· votar


BaNdAiD

- Pedais de expressão por Radiofrequencia
Essa ai eu acharia interessante e muito boa....
Abraços

Grimc
Veterano
# fev/08
· votar


BaNdAiD
Cara, quanto custaria um brinquedo desses?

POD Xwhatever
ehehe, essa foi boa

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


BaNdAiD
Cara antes de mais nada, creio que os pedais, as latinhas nunca sairão da moda ....
Porém, concordo que com a evolução, as pedaleiras tendem a ter maior integração com o micro, essa creio que será o maior investimento em termos de recursos ... efeitos não sei o que tem mais pra se criar (até porque não se usa nem 50% dos efeitos existentes em uma pedaleira) ...
Minha opinião para o futuro: Junção da POD X3 com Boss GT-10 com um computador (tudo, tanto em efeitos, recursos, memória, etc.)

Jio-kun
Veterano
# fev/08 · Editado por: Jio-kun
· votar


Fernando de almeida

Creio que isso seja muito difícil... Vai ter tantos recursos que vai acabar sendo uma pedaleira TOP, mas TOP mesmo e num vai ter concorrência.

efeitos não sei o que tem mais pra se criar (até porque não se usa nem 50% dos efeitos existentes em uma pedaleira

^

Essa frase fala tudo...

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


BaNdAiD

Todas as pedaleiras que eu conheço têm problemas com a interface. Conforme a complexidade aumenta, o número de botões e menus fica ridiculamente grande, e se torna complicado para qualquer ser humano normal memorizar zilhões de combinações.

O programinha para configurar a minha pedaleira atual (GNX3000) pelo PC torna tudo MUITO mais fácil do que usando a própria pedaleira. Porém, acho que ainda falta muito.

Não diria que é uma aposta, mas o meu desejo para o futuro é que a interface das pedaleiras se torne mais intuitiva. Num momento inicial, nos softwares para configuração via PC, depois nas próprias pedaleiras, eu imagino que interfaces do tipo "arrastar e soltar" vão se tornar um grande atrativo. Algo como visualizar o set que está sendo simulado, a ordem de cada coisa, o amp, as caixas... No caso de pedaleiras que podem ser usadas com múltiplos instrumentos, deixar claro o que está passando por onde, como é a saída, etc.

Nas pedaleiras antigas ou mais baratas, muitas vezes tudo é feito por meio de leds, combinações de botões e um display com um ou dois dígitos. Depois, vieram os displays para vários números, que permitiram nomes para as coisas (melhor ler "Hi-Gain1" e "Twin Reverb" que "A2" e "Rv"). As novas já têm displays simples que permitem mostrar ícones monocromáticos em baixa resolução. Imagino que logo virão as telas de LCD, desenhos detalhados e cores.

emaniox
Veterano
# fev/08
· votar


Eu ainda estou esperando o controle remoto.

Tambem acho que, nesta integração com os computadores, é possivel que em breve as pedaleiras sejam programaveis, de modo que vc possa fazer os seus algoritmos de processamento de som e colocar na pedaleira. Isso geraria tambem uma comunidade pra criar e trocar estes programas, que seriam tipo modulos. Depois disso, as pedaleiras nao serao nada mais do que hardware, tipo um computador dedicado a processamento de som de guitarra.

Flw.

Grimc
Veterano
# fev/08
· votar


Bom cara, eh melhor eu parar de entrar em tópicos de pedaleiras pois eu tenho G.A.S crônica, quando eu penso q estou limitado aos 28 efeitos, 12 simulações e 3 soquetes de entradas e saidas da minha Digitech e vejo todas essas funções eu derreto aqui

Mesmo o timbre dela sendo muito bom, eheeh.

Bem, eu não sei do sofrimento de quem vai configurar uma GT8, uma Pod XTL, ou uma GNX4 ( a ultima eh bem feinha, faça me o favor, eehehe), até por que eu faço um patch para a minha em 5 minutos, pois é muito facil de programar, mas eu acho que elas podem melhorar essa parte, ehehe.

BaNdAiD
Veterano
# fev/08
· votar


Grimc
Cara, quanto custaria um brinquedo desses?

o mesmo q custa um pod x3 ou uma gt-10 hoje em dia...a tecnologia barateia com o tempo...

Fernando de almeida

Concordo! Mas acho q não haveria um interesse de colocar todas as funções (gravar, queimar cd, etc) numa pedaleira, pois ela deixaria de ser uma pedaleira. Existem workstations com essas funções e elas "não precisam" de concorrencia!! hueheuheh

Bog
imagino que interfaces do tipo "arrastar e soltar" vão se tornar um grande atrativo

Pensei exatamente isso com o touchscreen! vc coloca as coisas na ordem q vc quiser simplesmente arrastando com a ponta do dedo...num lcd 12" hueheuheuheuheuheuhehe

emaniox
Eu ainda estou esperando o controle remoto.


Huehuehuehuehueh...muito boa!!

Tambem acho que, nesta integração com os computadores, é possivel que em breve as pedaleiras sejam programaveis, de modo que vc possa fazer os seus algoritmos de processamento de som e colocar na pedaleira.

Otima ideia cara....seria um avanço gigantesco!

ZeeG
Veterano
# fev/08
· votar


32bits/240kHz
E insisto nisso, kem jah usou algum VST de simulaçoes d amp efeito etc com 24/192 vai v q fica mt foda, problema q parece q a placa/interface trabalha mt no limite e começa da uns lag louco e pragrava fica ruim. Mas num vai t nada d som 2d (com algoritmo descente).

De resto nao precisa muda mt, soh seria legal um controle remoto como disseram estilo palm top pra nao ficar abaixando pra regular.

poiu
Veterano
# fev/08
· votar


Assim como seu celular faz tudo

voce disse tudo... nao vai ter mais pedaleira seu celular fara a distorçoes e efeitos para voce por blue tooth, so vai precisar o pedal de expressao, apesar que eles sempre pensam em alguma coisa... xD

Ripclaw
Veterano
# fev/08
· votar


Cara,

Uma coisa que eu acho foda e que eu vi o Matthew Bellamy, do Muse, usando foi um Kaoss Pad integrado na guitarra.

É basicamente um controle MIDI sensível ao toque. Também funciona como Sampler e processador de efeitos.

Kaoss Pad (Wikipedia)

Muito bom!

denier
Veterano
# fev/08
· votar


ai meu Deus as vezes eu fico eh preocupado pq com essas coisas a musicalidade vai lah em baixo !!!!!!

me preocupo tbm se eu vou ter dinheiro para comprar !!
rsrsrsrs


Eu soh sei que o que vier eu vou querer hehehe como disseram acima teho a GAS CRONICA tbm ja vendi a minha GT8 pra comprar a GT10 !!

rsrsrs

Desprogramador
Veterano
# fev/08
· votar


Essa idéia de criar os próprios algoritmos de processamento seria uma boa. A comunidade do software livre, que também toca, com certeza entraria nessa. Mas as latinhas nunca sairão de moda. Guitarrista é um povo que não se desfaz das coisas. Cultuam o vintage (amps antigos, instrumentos, equipos em geral)...

edipo_rei_1989
Veterano
# fev/08
· votar


vai te as q passam café tambem ...

Fellipe Quirino
Veterano
# fev/08
· votar


touchscreen ia ser massa numa pedaleira!! deixar o minimo de knobs como o volume master etc... e o resto ser tudo na base do touchscreen... já pensou vc visualisar um set virtual de pedais estilo o ampli tube no pc?... mais no chao!!! ia faciliatar muito as configuraçãoes! hehe to pensando eu daqui a 10 anos.. pisando numa tela lcd num tubescreamer virtual hehehe maneiro!!

BaNdAiD
Veterano
# fev/08
· votar


ai meu Deus as vezes eu fico eh preocupado pq com essas coisas a musicalidade vai lah em baixo !!!!!!

Discordo...acho q ser musico não é apenas saber tocar, mas tambem saber criar e reproduzir timbres e texturas!

pra ficar mais facil de entender, imagina um cara q toca pra caralho, mas não entende de equipamentos...ai vc pede p ele tocar um metal from hell, o cara nem sabe o q é distorção, e por ai vai...

A textura dos instrumentos é parte importante da musica...e musico bom pra mim é aquele que consegue conciliar musicalidade e timbre!

Tb to seco numa pedaleira, mas eh a X3 live...

edipo_rei_1989
vai te as q passam café tambem ...

Item indispensável nas pedaleiras do futuro...com a opção de tb servir agua, refrigerante, suco e cerveja! hueheuheuhe

Grimc
Veterano
# fev/08
· votar


Eu soh sei que o que vier eu vou querer hehehe como disseram acima teho a GAS CRONICA tbm ja vendi a minha GT8 pra comprar a GT10 !!
Seu imitão...

Cara, por q vc não pega akele pod novo? parece q a GT10 não melhorou muito não...

rhess
Veterano
# fev/08
· votar


Quero uma que faça churros!

hehehehehe

mudf
Veterano
# fev/08
· votar


adoraria se as pedaleiras parassem de copiar pedais analógicos e amps. os sons de pedaleira são pura simulação, quando as empresas começarem a inventar sons expecíficos para a tal pedaleira( como se fosse criar um pedal novo ), axo q seria excelente. mas aew uma hora os pedal entrariam em extinção.

Dark Fallen Angel
Veterano
# fev/08 · Editado por: Dark Fallen Angel
· votar


mudf
Mas a simulação ajuda para o cara ter uma referencia. Tipow, um efeito chamado metal zone, cara jah vai ter uma ideia de que som vai ter, jah se esse emsmo efeito se chamar distorção00530, vai ficar complicado neh....
Mas se sua ideia for como eu to pensando, criar efeitos especificos para a pedaleira, ñ ficar imitando pedais e efeitos analogicos, eh mt boa mesmo.... elas ateh fazem isso, mas a grande maioria dos efeitos delas ainda são simulações...
abç

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


mudf

sons de pedaleira são pura simulação

Você está enganado. Muitas pedaleiras têm sons próprios, "simulações" de amps que não existem, ligações fisicamente impossíveis, e outras cositas mais, como simular um amp que existe mas usar uma configuração que ele não poderia aceitar.

MatheusFarage
Veterano
# fev/08
· votar


as pedaleiras do futuro vao ter qualidade analogica

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


BaNdAiD
Concordo! Mas acho q não haveria um interesse de colocar todas as funções (gravar, queimar cd, etc) numa pedaleira, pois ela deixaria de ser uma pedaleira.
queimar CD ou DVD não, mas gravar creio que sim ...
Já pensou vc tem todos os recursos da pedaleira, ainda tem a opção de gravar seu som (em qq formato), depois em cima desse som pode colocar o baixo (usando a guitarra com o efeito pitch shifter da pedaleira em 2 oitava a baixo), usando a bateria (com rítimos prontos) da própria pedaleira (já tem pedaleira com isso hoje ... Mas nessa avançada seria algo mais próximo do som real de batera) ...
Gravando, pode-se ter a opção da pedaleira armazenar músicas em diversos formatos e executá-las, então ela "tocaria" um playback em mp3 e vc gravaria tocando sua guita em cima com qualidade top ...
Continuando no mesmo raciocínio, a X3 e a GT10 tem opção de ligar microfone e tem efeitos pra voz ... Então depois de vc gravar o playback (usando os recursos que citei acima de baixo, batera, etc), o vocalista pode vir depois e gravar a voz com efeitos como em estúdio ...
Conclusão falência dos estúdios ... hehhehehee ..... brincadeira ....

Mas cara só pra finalizar imagine o circuito de uma aparelho mp3 + o circuito de um gravador para guitarra (tipo o micro br da boss ou o H 4 Handy Recorder da zoom - ambas já tem efeito de guitarra) + o circuito de qq loop station que faz uns samples + X3 + GT10, esses circuitos, para quem já tem recusos disponíveis como os grandes fabricantes de efeito (boss, line6, digitech, etc), são fáceis (ou não será de muito trabalho) juntá-los em um só equipamento ...

Dark Fallen Angel
Veterano
# fev/08
· votar


Fernando de almeida
Mas daew soh os japonês vão saber mexer nisso.... haUHauhaUHA

denier
Veterano
# fev/08
· votar


Grimc
Cara, por q vc não pega akele pod novo? parece q a GT10 não melhorou muito não...


whammy

acho as simulações da bosas mais perfeitas

porem a X3 eh destruidora, tem muita coisa mesmo acho que varias desnecessarias assim como a propria GT8 e POD
agora ja vendi eh tarde de mais!!!!!

Dark Fallen Angel
Veterano
# fev/08
· votar


denier
Então compra um rack logo

BaNdAiD
Veterano
# fev/08
· votar


Fernando de almeida

Mas eu acho q as empresas não querem isso, pq senão elas podem parar de fazer os outros produtos...

se as empresas concentrarem demais, elas perdem...

BaNdAiD
Veterano
# fev/08
· votar


denier

Compra uma x3 e um whammy digitech oras....
e não desvirtue o topico!! hueheuheuhe

Grimc
Veterano
# fev/08
· votar


denier

Compra uma x3 e um whammy digitech oras....(2)

Tu prefere comprar um Corolla com vidro elétrico, ou comprar uma mercedes ou bmw sem vidro elétrico e vc mesmo abrir o vidro com manivela?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tendencias para as pedaleiras do futuro?!