Meteoro Doctor Drive - Circuito?

    Autor Mensagem
    Hammer
    Veterano
    # fev/08


    Alguem ae saberia me dizer como que é o circuito do doctor drive? tipo gostaria de saber se o pedal de fato é todo analógico ou se tem partes digitais, bem como se na distorção usa diodos p/ clipping... grato...

    edalko
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Hammer
    Acho que aqui no fórum mesmo nos tótpios sobre o Doctor já falaram várias vezes que o Doctor, assim como o V-twin usam as válvulas apenas para enfeite.

    O mesmo se dá com os atuais pedais "valvulados" da Vox, linha cooltron.

    Hammer
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    edalko
    bom... já li todos os tópicos...porém não tratam realmente do assunto....

    Isso de só pra enfeite não é assim não... é logico que não colocariam 2 valvulas só pra enfeitar... creio que de fato o circuito seje de um pre-amp praticamente igual ao de um valvulado qualquer, creio que o canal solo seja a dist valvulada pura...enquanto que o blues tenha diodo p/ clippar...

    edalko
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: edalko
    · votar


    Hammer
    Bom... já que acha isso, porque criou o tópico? Estou lhe repassando apenas o que conceituados hand-mades brasileiros e gringos falam sobre esses pedais ditos valvulados para apenas atrair desavisados.

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Hammer

    tanto o V-Twin quanto o Triaxis quanto o Dr.Drive (que e um clone do Vtwin) tem a valvula ali so pra "colorir" o som, existem no circuito destes, CI's usados em overdrives (o TL072 por exemplo) alem de diodos para o clipping do sinal. Sem contar que a tensao desses pedais nao atinge a tensao de 250v usada para o funcionamento das valvulas como pre.

    acredito que o unico pedal totalmente valvulado (pelo menos no mercado nacional) e o Pre do Dual Recto feito pelo Joao da 56inc.

    abraco

    Hammer
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    edalko
    criei o tópico pra discussão ...ainda que eu tenha uma opinião.. mas na busca eu não encontrei nenhuma resposta coerente e de quem já abriu o pedal para olhar... só isso...estou apenas discutindo...

    Hammer
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Bom resolvi abrir meu doctor e olhar por mim msmo...segue ai alguns dos principais componentes...

    1- CI - 2BALY7M - SN74HCO4M (? alquem sabe me dizer se este ci é digital??)
    2- CI - TL072CP
    3-TRANSISTOR 2N4401 (240) obs: deve ter uns 2
    4- trans. J175 (ph00)
    5- ? VTL567 led+ 338 (creio que seja algum controlador dos leds)
    6- 1 transformador (ñ sei as especif)
    7- 1 tranformador (bem pequeno)
    8- cap- 1000 uf 25v (marca rec) deve ter uns 4
    9- cap- 10 uf(M) 350v (marca epcos ) 09.03 - B43P2 tem 4
    10- 1k100 (resistor ??)


    Henrique S.
    não sei.. mas deve chegar aos 250 v sim, senão eles não colocariam uns caps de 350 v...penso que talvez o tranf interno possa ser p/ elevar a voltagem...
    quanto a diodos tem um monti....
    ..já o tl072 poderia ser utilizado para o power do canal p/ phone de ouvido...ou para dist msmo...sei lá...

    Hammer
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Mandando uma pergunta pro parronchi da meteoro se o pedal é analogico ou digital... e se utiliza o mesmo processo dos amps valvuldos a resposta que me deram foi a seguinte....

    "O pré é totalmente analógivo,mesmo processo dos amplis,possui 1mV na entrada.'

    marcuscav
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Hammer

    cara... essa tensao de 350 V é o máximo que esse CI aguenta de tensao.. nao necessariamente é a tensão que polariza ele. Essa caracteristica eh soh de segurança... a tensão que vc alimenta o pedal deve ser 9v.. acho dificil ter um transformador dentro dele que converta essa tensao pra 250 V.. se tiver... errata minha

    Pimenta_1
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Hammer

    comparando com o esquema do V-twin
    deixa eu ver se consigo exclarecer alguma coisa pra ajudar:

    1- CI - 2BALY7M - SN74HCO4M -> esse faz parte do chaveamento de canaois, controlador dos botões de canal/solo e bypass

    2- CI - TL072CP -> amplificador operacional, funciona como buffer para as válvulas nos dois canais

    3-TRANSISTOR 2N4401 (240) obs: deve ter uns 2 -> to tentando achar algo parecido no esquema do v-twin ainda

    4- trans. J175 (ph00) -> FET, faz chaveamento dos canais, clean/drive/solo

    5- ? VTL567 led+ 338 (creio que seja algum controlador dos leds) -> funciona como um LDR, é um interruptor interno

    6- 1 transformador (ñ sei as especif) esse transforma os 12V da fonte em +- 220V

    7- 1 tranformador (bem pequeno) -> é apenas uma bobina, indutor (choke) para o casamento da sída phone/mixer



    bem, da pra ver que é um clone, alguns componentes não mudaram, mas algns, como esse 2N4401 que apareceu, deve fazer uma mudança significativa, pq a diferença de timbre nos dois modelos é grande...

    espero ter ajudado pessoal, sou louco pra montar um desses, mas sem tempo não tem como

    abraços

    BaseGuitar
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Henrique S.


    acredito que o unico pedal totalmente valvulado (pelo menos no mercado nacional) e o Pre do Dual Recto feito pelo Joao da 56inc.

    não tem também o famoso HotBox, que a EFX e o Andy fabricam ?
    até onde sei ele é 100% válvula, tem também o SuperCharger da EFX (clone do Soldano SLO, se não me engano), ele também deve ser 100% tube.

    Alguém me corrija se eu estiver errado, please.

    Pimenta_1
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    BaseGuitar

    o 56inc é totalmente valvulado sim, os da EFX eu não conheço o suficiente pra dizer, mas acredito que sejam tb...

    mas só pra te lembrar, o SuperCharger da EFX é clone do soldano Super charger GTO

    ;)

    abs!

    Henrique S.
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    BaseGuitar

    opa

    sim, acredito que o hotbox, o Supercharger sao valvulados

    mas na epoca nem lembro se o eugenio tava fazendo esses pedais hehe

    hoje ja tem o Orange Juice, que é um pré de Orange do Eugenio, e parece que o joao vai lançar ai o tubestation 5150 e Soldano SLO

    vai sair coisa boa hehhe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meteoro Doctor Drive - Circuito?