Autor |
Mensagem |
Kleber Blacklock Veterano |
# jan/08
Buenos dias, muchachos... Pessoal, gostaria de alguma ajuda dos amigos... Tenho o seguinte pedal:
http://www.digitech.com/products/Brian_May/
Também sou dono do seguinte pedal:
http://www.digitech.com/products/rp80.htm
Bom, pelo que entendi, os dois pedais são digitais... Sendo assim, na prática e pela lógica, deveria ser capaz de usar esses dois pedais juntos, correto? Estou usando da seguinte forma: Guitarra > Wah-Wah > Brian May Signature > RP-80 > Amplificador... Estou tentando algo mais ou menos assim: usar algum patch do pedal Brian May (todos tem drive com excessão do pedal que simula o violão Ovation) junto com um patch pré-configurado da RP-80 para som limpo... Ou seja, configurei um patch na RP-80 com uma simulação de ampli clean, um pouco de reverb, um delay de leve e um pouco de chorus, aí sento o pau no Brian May por cima... Por que isso? Para quando desligar o Brian May para sons limpos a guitarra ficar com um timbre legal no clean também... Acontece que quando ligo o Brian May o timbre é totalmente alterado... Será que é porque os patches do Brian May já possuem um pouco de delay, aí mistura com o do RP-80 e dá bosta? Alguém teria alguma explicação para esse problema? A guitarra fica com um puta som espacial quando usando os dois pedais juntos, tipo "Somewhere in Time" do Maiden, manja? Agradeço qualquer tipo de ajuda.
|
laemcasa Veterano |
# jan/08
· votar
Kleber Blacklock
Hum, problemão! Acho q o q acontece contigo é o "sound on sound", vc processa o sinal e depois processa de novo, ae é dificil msm achar um bom equilíbrio. Esse som espacial qvc se refere ébem típico do fenômeno conhecido como "comb filtering", de repente o sinal sai com uma diferença de fase do primeiro pedal e ao entrar no segundo e processar com efeitos vc acaba matndo algumas frequências, aumentando outras o q pode gerar esse efeito tipo "phaser". A princípio, como o som do pedal May já sai processado (e paraentemente miaxdo, com reverb e tudo) o negócio é vc usar um ou outro; se ligar o May deixa a RP em bypass, e vice versa. Ou tentar ir adicionando efeitos um a um na RP e ver quais as regulagens q evitam o "comb filter". Boa sorte, abraços!
|
Kleber Blacklock Veterano |
# jan/08
· votar
laemcasa Cara, valeu pela explanação!!! Então, na verdade quero usar a RP mais para som clean, mas mesmo assim tá difícil... Pelo jeito terei que usar a guitarra limpa apenas com a equalização do ampli e sem efeito nenhum (fica foda tirar o efeito do Red Special com drive e ter que acionar um patch clean na RP-80 todas as vezes que for alterar de drive para clean e vice-versa)... Valeu!
|
laemcasa Veterano |
# jan/08
· votar
Kleber Blacklock
Acho q a solução mais "na cara" seria um AB-box no início da cadeira, dae vc alterna entre MAY (sujo) e RP (limpo). Se a RP80 tivesse LOOP seria mais fácil, do jeito q vc colocou o máximo q daria pra fazer seria salvar um banco sem nenhum efeito na RP (bypass, talvez com uma EQ, gate, coisa pouca...) e usar o drive somente neste banco. Mas pra mudar de drive pra clean (e vice-versa) seriam 2 pisadas inevitavelmente. Se vc tiver outra idéia vai postando ae, é legal discutir esssas coisas, como não tem regra sempre tem alguma loucura q pode dar certo ;) Abraços!
|
Ultra.Fuzz Veterano |
# jan/08
· votar
Kleber Blacklock Acho que o melhor negócio é basear o som no Red Special e usar a RP-80 só como auxiliar.
O Red Special já tem Delay e Reverb além de modulações dependendo do modo que se está usando - e tem simulação de amp/falante também.
Não sei se já tens o footswitch opcional aquele, mas é uma boa idéia pois possibilita troca de bancos e mudança de canal (red/green).
|
Kleber Blacklock Veterano |
# jan/08
· votar
laemcasa Cara, nunca entendi muito bem como funciona esse A/B Box, se pudesse me explicar eu agradeceria bastante...
Ultra.Fuzz Tenho o foot, sim, aquele para usar com o Red Special, o problema é que o Red Special só tem uma simulação clean, e é justamente uma de violão feia pra dedéu...
Valeu, pessoal!
|