Review Digitech Brian May Red Special Signature Pedal

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Kleber Blacklock


    Buenos dias, muchachos!!!
    Bom, à quem interessar, segue abaixo um relato sobre os prós e contras sobre esse pedal que vos escrevo.
    Em primeiro lugar, gostaria de explicar sobre a decisão de adquirir esse pedal. Não sou músico profissional, não toco em bandas (já o fiz bastante porém por falta de tempo é algo impossível de se fazer atualmente), hoje o meu intuito principal é agradar a mim mesmo com o som que tiro. Meu set atual consta dos seguintes itens:
    - Guitarra Les Paul SX Standard;
    - Pedal RP-80 Digitech;
    - Pedal Wah-Wah Shelter;
    - Pedal Red Special (novo, porém meu, hehe);
    - Amplificador Mini Stick Warm Music 40 W.
    Ao escolher esse pedal ponderei várias situações, entre elas, a difícil escolha de um timbre que me agradasse em drives mais "light", coisa que é impossível de se conseguir com a RP-80 (parece-me que ela é totalmente "standard", não dá drives fortes satisfatórios para o estilo metal, bem como não dá drives fracos satisfatórios para um som mais blues ou um hard rock mais leve...
    Vamos aos fatos: com o dinheiro que gastei nesse pedal poderia ter comprado uma pedaleira com muito mais custo/benefício (conto o preço no final), a relação custo/benefício é muito variável quando o assunto é timbre... Poderia ter comprado uma pedaleira com muitas opções a mais, porém que não me deixaria satisfeito com o que eu mais tinha necessidade: um timbre com drive que não "ardesse" os ouvidos...
    Vou dividir esse post por tópicos sobre assuntos para não confundir os futuros interessados nesse pedal, ok?

    1 - Referente à qualidade material: uma palavra resume tudo e a palavra é "excelente"! Realmente parece um carro blindado. Construido em ferro (ou qualquer outra liga de metal existente) ele é extremamente forte, acredito eu que nunca terei problemas de "quebra" do corpo do pedal, ainda mais após armazená-lo em meu case de pedais... Ele é construido no mesmo formato de um pedal Wah-Wah, mais para frente explicarei o porque disso bem como as funções do pedal...

    2 - Referente às suas funções: esse pedal possui quatro potenciômetros (alguns com um potênciometro interno e um tipo de "anel" por fora, transformando assim um único potenciômetro em dois, cada qual com sua específica função)... Ele possui ganho, volume, treble e bass, um botão de seleção de patch (que é dividido em sete posições) e o mais divertido de todos, o botão control/guitar (parte interna e anel externo respectivamente)... O botão control tem funções específicas para cada patch, podendo variar o ganho de reverb em determinado patch bem como aumentar a velocidade do delay em outro... Já o botão guitar é dividido em três posições: SC (single coil), HB (humbucker) e RS (Red Special)... Resumindo: se você tem uma guitarra com captadores single coil, coloque o potenciômetro na posição SC e conseguirá um timbre mais próximo da guitarra Red Special do May, acredito que as outras opões são auto-explicativas... Quanto ao pedal de expressão, ele tem duas funções específicas: a primeira delas é selecionar a opção do patch em questão... Vou explicar: caso tenha escolhido o patch 1 no potenciômetro, se pisar forte no "topo" do pedal de expressão, ele ativa a posição "1A" com seu determinado efeito, se pisar forte na parte traseira do pedal de expressão, ele ativa a posição "1B" com outro efeito... Sendo assim, para cada uma das 7 posições existem duas variações, totalizando 14 patchs...
    Já a "ida e volta" do pedal de expressão varia para cada patch... Para uns é ganho de phaser, e por aí vai... Para finalizar, ele tem saída para footswitch, entrada para guitarra e saídas mono e estéreo para amplis ou mixer. Ufa, acho que isso é tudo...

    3 - Aqui tentarei resumir cada patch da melhor forma possível para não transformar um tópico em um livro.

    Patch 1 : Keep Yourself Alive (base e solo): Magnífico!!! As variações dos modos "A" e "B" (respectivamente base e solo) não são assim tão surpreendentes, muda-se minimamente o timbre bem como o volume, porém a qualidade é surpreendente!!! No pedal de expressão controla-se a quantidade de flanger usado...

    Patch 2: Bohemiah Rhapsody: dois timbres distintos, um usado na primeira parte da música e outro usado no final (muito mais "pauleira" que o timbre usado na primeira parte da música)... Muito bom também, porém não tão surpreendente quanto o patch 1... O pedal de expressão no modo "A" não tem função, no modo "B" altera o timbre gradualmente de acordo com o amp Deacy (aquele construído pelo baixista do Qüeen e usado em várias gravações e shows por May) assim que pressionado...

    Patch 3: Tie Your Mother Down (base e solo): decididamente os melhores timbres de todos (novamente a base não muda muito para o solo a não ser o volume e pequenas alterações no timbre)!!! Cara, meu patch de efeito principal para bases hard rock... Garanto que valeu cada centavo!!! O pedal de expressão não tem função nesse patch...

    Patch 4: We Will Rock You / We Are the Champions: Sei que pareço repetitivo, porém os timbres são praticamentes os mesmos usados nessas músicas... Até arrepia tocar o solo de We Will Rock ou com esse patch!!! O pedal de expressão regula a intensidade do efeito phaser...

    Patch 5: Crazy Little Thing Called Love: Esse patch tem seus prós e seus contras: no modo "A" simula o efeito do violão Ovation usado por Freddie Mercury na base da canção, porém para mim é uma grande porcaria (não gostei nem um pouco desse efeito)... Já no modo "B" consegue simular o timbre do solo de maneira excepcional... A regulagem de ganho do drive é muito bem proporcional, conseguindo-se uma guitarra limpíssima até uma Fender Stratocaster com um ganho bem rock-a-billy... Esse eu aprovei...

    Patch 6: Brighton Rock Solo: Esse patch é o mais experimental de todos... Na posição "A" ele simula aquele famoso delay usado pelo May com saída stereo e com três toques, sendo o primeiro o executado pelo músico, o segundo em um dos lados e o terceiro no outro lado, ou seja, dá uma sensação de estarmos sendo "golpeados" pela guitarra de vários lados diferentes quando usamos esse modo em dois amplificadores... Muito legal, porém limitado, não se pode fazer muita coisa com esse patch a não ser conseguir alguns momentos de diversão... Nessa posição o pedal de expressão atua como "corte" do delay quando "puxado" para trás, para frente adiciona delay conforme o desejado... Também pode-se controlar a velocidade do delay no botão Control (aquele citado na segunda parte do tópico)... Já no modo "B", o patch oferece um outro efeito bastante usado por May em suas músicas, um harmonizer com três guitarras sobrepostas (diga-se de passagem um efeito lindo, porém limitado também pois não consegue-se "tirar" o harmonizer e tocar com apenas uma guitarra)... Nessa posição o pedal de expressão faz o harmonizer variar de terça menor para terça maior o efeito harmonizer...

    Patch 7: Deacy Tone / A Winter's Tale: Pior patch em minha opinião... No modo A imita o amp Deacy de May (na boa, se o timbre oferecido no pedal for realmente o mesmo do May o amp dele é uma bela porcaria)... Já no modo "B" imita o timbre da música "A Winter's Tale" cuja qual não conheço, talvez por isso tenha achado esse patch tão ruim... Sem sombra de dúvidas esses dois timbres doem no ouvido de qualquer um, muito ardidos e barulhentos, não irei usá-los nunca em toda a minha vida...

    Bom, terminando o review, gostaria de deixar claro que esse review não tem como objetivo defender ou não o pedal (apesar de eu ter adorado o bichinho), tem como finalidade ajudar futuros interessados na peça... Esse pedal é digital (podem torcer o nariz) e modela o som da guitarra, e é essa a intenção do pedal, porém garanto que quem quiser irá conseguir tirar ótimos timbres pessoais com as variações que esse pedal oferece, se usá-los em adição a outro pedal/pedaleira então, os efeitos serão mais do que satisfatórios... À propósito, o valor total do pedal + footswitch ficou em torno de R$1500,00 (o footswitch é o que mais furou meus humildes olhor, custa em torno de R$280,00, e achei um valor absurdo para um pedal que não faz nada além de trocar de patchs, porém sem ele o pedal ficaria de uso completamente inviável, já pensaram ter que abaixar toda vez que quiser trocar de patch em um show, por exemplo? Haja coluna.)... No mais, como disse anteriormente, daria para comprar uma bela pedaleira nesse valor, porém já sabemos que somos exigentes e peculiares com nossas escolhas, do mesmo modo que já vi nego pagar R$800,00 em um pedal de delay por que é o que o David Gilmor usa ou pagar R$1000,00 em um Whammy usado porque é o que o Satriani usa, cada um se satisfaz com o que melhor lhe agrada, então acredito que esse pedal realmente vale a pena se a busca for qualidade de som ao invés de variedade de efeitos...

    Tá feito o review!!!

    laemcasa
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Kleber Blacklock

    fala velho, blz? Cara, excelente review, bem detalhado, espero q ajude quem está na dúvida desse pedal. Eu cheguei a ouvir os sons do Red Special no site, PQP, deve ser ANIMAL e mais um pouco! Acho q o único problema dele realmente é o preço, mas o q vc escreveu é verdade, é um pedal numa faixa de preço onde só se encontra coisas legais, vai de cada um como gastar e aproveitar sua grana falae?? Coincidentemente tava lendo esse dias uma guitar player com um review desse pedal, e falando justamente q os timbres eram muito parecidos (MUITO), sem usar a Red Special e o amp Deacey. Eu teria um desses no meu set
    tranquilamente, felizmente minha GAS tá sob controle este mês (papinho de viaciado se auto enganando..). Parabéns pelo review, e pelo "pedal" (caixa mágica de timbres).

    Silas Hammett
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ptss parabens pela aquisiçao velho,ter o timbre dessas musicas com a qualidade q vc descreveu deve ser foda pra caralho.Os timbres do Brian May me impressionam bastante,entao como vc dise si pagam quase 800 reais num Whammy entao pela qualidade desse pedal ele ta num bom preço(nao desmerecendo o Whammy pq ele tem seu valor)
    Posta uns sons dele ai velho pra gente ver o poder do bixo heheehe.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    laemcasa
    E aí, cara, jóinha??? Putz, fico feliz mesmo em saber que aprovou minha compra!!! Muitos me crucificaram, inclusive vendedores de outras lojas dizendo que era um dinheiro que poderia ser gasto em coisa melhor, porém como eu disse no tópico, gosto é gosto, quando se compra algo que lhe satisfaz, não tem dinheiro que seja mal pago... Então, apesar de o pedal possuir alguns patchs que não me agradaram muito, em sua grande maioria valeram o valor pago... E cabe aqui dizer que o pedal não serve apenas para fãs do May ou do Qüeen, ele tem variações de timbres/ganho que o tornam um pedal bem versátil, dá até para tirar um metalzinho mais leve com ele... Realmente é um pedal nota 1000!!!

    Silas Hammett
    Então, quando coloquei em comparação o preço de um deley ou de um Whammy, de modo algum quis desvalorizar esses pedais, só quero dizer que existem milhares de opções mais em conta e mais proporcionais se relacionarmos o custo/benefício do que um simples pedal que faça uma coisa só, porém a qualidade é bem diferente de um pedal nessa faixa de preço que faça uma coisa só... Se eu fizesse questão de um delay como o do Gilmor, não mediria esforços para comprar um pedal desses, então meu comentário serviu apenas para mostrar que às vezes um gasto alto em uma coisa específica vale muito mais que um gasto às vezes até menor em um multi-efeitos que não tenha a qualidade desejada... No mais, pode deixar, assim que tiver algo legal gravado com o pedal postarei aqui para que comentem a qualidade do pedal (por favor, só do pedal, não do músico, hehehe)...
    Valeu!!!

    superdrive
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Eu gostaria de testar o digitech jimi hendrix. Deve ser bem legal também.

    Raizen
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Pow finalmente! eu lembro do rolo que deu quando você veio na Teodoro!
    Bem parabéns pela aquisição.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Raizen
    Valeu, cara! Então, na verdade graças à paciência de um vendedor eu finalizei a compra, porém vou te contar, tive que gastar uma graninha preta com gasolina e pedágio sem falar nas ligações telefônicas que são interurbanos... Mas o que importa é que no final consegui o pedal que queria...
    Valeu!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review Digitech Brian May Red Special Signature Pedal