Boss GT-8 com Fones de ouvido

    Autor Mensagem
    Rogerio.unb
    Veterano
    # jan/08


    Fala rapaziada,

    recentemente adquiri uma gt-8. Vi em alguns lugares aqui no forúm pessoas falando q o som da gt-8 ligado nos fones de ouvido era melhor q o som ligado num amp.

    Bom, fui fazer o teste com um fone COBY q tinha aqui em casa e nao ficou muito legal...o som ficou meio rasgado e distorcendo. Então resolvi comprar um fone melhor, comprei o Philips SHP805 HI-FI, mas mesmo assim o som continuou um pouco distorcido quando uso distorçao ou efeitos mais fortes.

    as configuraçoes do Philips que comprei são:
    Frequencia 10 a 28 hz
    Sensibilidade 106 dB
    Impedancia 32
    Potencia maxima de entrada 1500 mW

    Bom, gostaria de saber de vc`s que sao especialistas em GT-8 qual o problema: se o fone q comprei realmente nao é apropriado ou se nao estou configurando adequadamente.


    Vlw`s!!!

    rsf
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    o que vc selecionou no output select da gt8?
    seje o que for, selecione line phones....
    experimenta...equaliza o seu patch de novo e ve o que dá...

    Steve Van Halen
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Rogerio.unb
    veio tenho uma digitech GNX3000 e sempre q vo usar ela com meus fones AKG da essa merda msmo de som rasgado, pra som limpo fica otimo, mas pra dist fica uma merda msmo

    Rogerio.unb
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    rsf

    coloquei o output select como line/phones sim...inclusive fiz alguns testes com umas dicas q eu encontrei no bossgtcentral do tipo colocar o cabinet como 4X10....mas mesmo assim nao rolou.....ficou meio distorcido.

    Steve Van Halen

    Pois é, mas eu já ouvi mais de uma pessoa dizendo q com um bom fone da pra tirar um som perfeito da pedaleira

    Bog
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Steve Van Halen

    Cara, para usar com fones, precisa ligar o speaker compensation, senão fica abelhudão. E precisa ser um fone com boa resposta nos graves e que aguente o volume.

    Lembre-se que se você não usar compressor, o som tem muita dinâmica, e às vezes o volume certo para o som "médio" faz com que os picos fiquem muito altos, e o som fica distorcido. O mesmo vale para os graves: se os fones não forem bons, ou fica muito embolado ou você não consegue ouvir graves.

    Eu uso tranquilamente a minha GNX3000 com fone de ouvido aqui, é como eu faço para escolher os timbres.

    Steve Van Halen
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Bog

    Cara, para usar com fones, precisa ligar o speaker compensation, senão fica abelhudão
    isso eu uso o templo todo
    E precisa ser um fone com boa resposta nos graves e que aguente o volume.

    eh veio, acho q o meu nao tem a melhor resposta de graves. Bom valeu

    laemcasa
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: laemcasa
    · votar


    Rogerio.unb

    Vi em alguns lugares aqui no forúm pessoas falando q o som da gt-8 ligado nos fones de ouvido era melhor q o som ligado num amp.

    Pessoal surdo esse :P (brincadeira, é só minha opinião pessoal). Sinceramente, a GT8 pode até soar legal num fone, mas nem rola comparar o som dela em altos volumes num ampli legal com o som de fone de ouvido, na boa. O som no fone a priori vai sair muito dirtorcido mesmo, pra vc arrumar isso tem q diminuir MUITO o volume de entrada (-6 dB pra menos) e refazer todos os patches. Tem todo o procedimento lá no Boss Central , tipo "de-fizzing tips" ;)

    coloquei o output select como line/phones sim...inclusive fiz alguns testes com umas dicas q eu encontrei no bossgtcentral do tipo colocar o cabinet como 4X10....mas mesmo assim nao rolou.....ficou meio distorcido.

    Tipo, lá msm no Boss Central vc vai ver q a galera q tira sons decentes usa os CUSTOM CABS, com falantes de 13" pra cima. Agora, acho q o q pode te salvar momentaneamente são os RESSONATORS. Coloque FX1 em TONE MODIFY, escolha um dos RESSONATORS (1, 2 ou 3) e ponha exatamente após o PRE na cadeia de efeitos. O uso dos ressonators seria uma espécie de "divisor de águas", eles re-modelam os speakes q vc selecionou e vc tem uma referencia melhor pra refazer os timbres. Ah sim, usa sempre o dual mono com 2 simulações de falantes diferentes por canal tb sempre ajuda a suprir necessidades, tenta usar por exemplo o mesmo ampli com simulações diferentes de speakes e microfone (no modo dual mono por exemplo), tipo 4x10 com SM57 + 8x12 com CND451. Desse jeito vc equilibra todas as frequencias, e tira os excessos nas pontas com o RESSONATOR. ra sons muito distorcidos convém tb acrescentar um pouco de DIRECT LEVEL (última opção do pre-amp), vc injeta um pouco (pouco mesmo, de 1 a 4 por exemplo) do sinal original da guitara ao som processado e às vezes rola um lance bacana. É basicamente isso, eu como usuário duvidaria MUITO se vc me falasse q usa o mesmo patch em fone e num ampli soando bem em ambos: pode até ser, mas com mudanças mínimas (e vc só vai saber quais mudanças mínimas se entrar de cabeça no "tone shaping"). Fone é uma boa referência, porém não espere "aquele" timbre...nesse ponto acho o pocket POD por exemplo dá um banho na GT8, vc coloca o fone e cai pra trás hehe. Boa sorte ae, abraços!

    RonaldoRF
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Rogerio.unb

    Rogério, eu li em vários foruns e inclusive naquele tutorial grande em inglês, o briliance (acho que é assim que se escreve, não me lembro) esse papo todo de usar fone de ouvido...

    Eu acabei fazendo o teste e gostei muito do resultado.

    Uma coisa que você tem que ter em mente é o seguinte: quando os usuários falam para usar fone de ouvido, eles não estão falando simplesmente para você usar fone de ouvido, eles estão falando para você configurar o OUTPUT SELECT da GT-8 para LINE PHONES e deixar pra sempre nessa configuração que segundo eles é a melhor opção da gt-8... mesmo que você não for usar fone de ouvido, ou seja, mete o OUTPUT para LINE PHONES mesmo se você for usar um AMP de MILHÕES DE WATTS VALVULADOS...

    E realmente isso fica muito bom... pra vc ter uma idéia..eu configurei a minha gt-8 para LINE PHONES.. quando minha mulher tá em casa eu tenho que tocar com fone de ouvido, então eu simplesmente plugo na saída de fones e fico tocando.... inclusive eu timbro sons novos com fones de ouvido..... quando eu vou tocar com a minha banda em estúdio ou ao vivo, eu não mudo nada na configuração de outputs, apenas plugo o amplificador na saida L ou R e não tenho diferenças gritantes... ou seja, o patch que eu timbrei com fone de ouvidos eu consigo similaridade quando eu plugo num ampli, não tenho muitas diferenças... então eu acabo fazendo toda a timbragem da minha gt-8 com fones de ouvidos ... depois é só plugar o ampli e pau...

    Outra coisa que você tem que levar em consideração é a qualidade dos fones que você usa... isso dá muita diferença....... eu tinha um fone daqueles COBY ou quase uma marca genérica dessas da 25 de Março...o som ficava um lixo e não dava pra acreditar que os usuários ficavam pedindo para colocar fones, ficava horroroso....... ai eu resolvi colocar o fone de ouvidos do meu iPOD que é obviamente melhor que o anterior.... o som ficou muito bacana.... portanto, atente-se na qualidade do fone, nada de usar essas marcas genéricas e nem fone de ouvido de computador... procure fone de mp3 player, fone de ipod, fone profissional grandes, etc...

    Espero ter ajudado...

    RonaldoRF
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    laemcasa
    É basicamente isso, eu como usuário duvidaria MUITO se vc me falasse q usa o mesmo patch em fone e num ampli soando bem em ambos: pode até ser, mas com mudanças mínimas (e vc só vai saber quais mudanças mínimas se entrar de cabeça no "tone shaping").

    laemcasa... talvez eu seja exceção.. é como eu disse no post acima... eu consegui... setei o output para line phones, meti um fone de ouvido BOM, timbrei o meu patch desde o início com os fones e pluguei em amplis enormes com a minha banda sem mexer na configuração do output, ou seja, exatamente da mesma forma que timbrei, apenas mudando o fone para o ampli........e ficou muito bom...muito parecido!!!!!!!!

    abraçõs...

    Bog
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    RonaldoRF
    a qualidade dos fones que você usa

    Acho que esse é um ponto-chave mesmo... Da mesma forma que ligar uma pedaleira num Jazz Chorus produz um resultado final bem diferente do que se teria ligando numa caixa de propósito geral Frahn, faz muita diferença ligar num fone decente e num fonezinho de 1,99.

    Fonezinho vagabundo = som abafado (sem agudos), com graves ausentes e médio-graves embolados.

    Aí colocam a culpa na pedaleira...

    Rogerio.unb
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pessoal, depois de fazer alguns testes com as dicas do pessoal do fcc e não conseguir resultados satisfatórios, resolvi trocar de fone....consegui negociar com a loja e peguei o tão vem falado Koss Porta Pro. A primeira impressão que eu tive do fone foi q ele fosse bem vagabundo: a estrutura parece fraca, o fio parece que vai se quebrar ou dar defeito a qualquer momento.....mas o som do fone é muito, muito bom.....acho q vale cada centavo(150,00)....só tem um detalhe....não resolveu meu problema....melhorou bastante o som da pedaleira, mas quando coloco distorções continua fazendo aquele barulho de abelha.....de som quebrado....
    Estive pensando q talvez seja o patch q estou usando ou os que configurei.....alguem poderia me indicar um patch de distorção que apresente um som perfeito com fones de ouvido....só pra eu comparar......

    Obrigado a todos pelas respostas!!!

    rsf
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: rsf
    · votar


    cara faz uma experiencia.....

    esquece os teus pacthes..cria um novo... , desabilta todos efeitos etc....zera os graves, agudos e medios...e depois vai regulando...até achar o nivel certo....
    na época que eu usava a gt8, tambem enfrentei esse problema...
    comprei um fone roland não sei o que lá....puts..frustração..
    mas depois fui achando a mão....e consegui algum resultado...mas nunca cheguei ao que o ronaldo rf falou...uma configuração decente que servisse concomitantemente para fone e ampli ...mas talvez vc seja mais competente do que eu.....

    laemcasa
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    RonaldoRF

    talvez eu seja exceção..

    Pode ser sim, mas ainda acho q com o tempo tu vai concordar comigo :) Não q eu ache o timbre da GT8 ruim em fones, mas comparativamente tem coisa q soa BEM melhor, mesmo em matéria de distorção e/ou efeitos. Pode ser q eu esteja ficando mais surdo e mais chato tb, talvez mais "exigente" ou qq coisa assim, mas na minha busca pelo timbre ideal eu desisti de fazer bons sons com a GT8 em linha (pra gravação, ligado num PA ainda acho q fica do caralho!! - se regulada certinho). Tipo, tem tanta coisa pra regular na GT8 q se vc não usar TUDO de repente vc vai estar usando 25% do q a pedaleira oferece (não estou falando de vc especificamente, tou só dando um exemplo). Eu já testei quase todas as combinações de head/speaker, aprendi fazer os custom speakers, custom wha, custom OD, dual mono, dual stereo, GLOBAL EQ, e sabe qualé? Tou LONGE de saber tudo, entro toda semana no BOSS central e pode crer q tou sempre aprendendo uma coisa nova, uma nova regulagem, speaker sim, alguma idéia maluca. Não posso falar q consegui o som perfeito com minha GT8 pq meus patches tão sempre em constante mutação: chega uma hora q vc fala pra tirar 3 dB em 3.5kHz, muda de ressonator 1 pra 2 pra dar mais corpo, coloca um rotary speaker pra arredondar o timbre etc... Insisto na minha opinião de NO PAIN, NO GAIN: com a GT8 tem q meter a cara e programar ela inteirinha, literalmente :) Já te add no msn pra gente trocar idéia, o legal de tudo isso é a gente estar sempre reciclando as idéias e trocando informações com todos! Valeu, abraço!

    laemcasa
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    rsf

    Issae meu velho!!! Ponto pra vc ;) Abraço!

    rsf
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Rogerio.unb

    aliás, na época em que eu usava a gt8 um cara que me ajudou muito foi o laemcasa, provavelmente ele nem lembra disso...até pq ele ajuda tanta gente.....he,he..

    Rogerio.unb
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Galera...acho q eu to no rumo certo!!


    Ontem a noite eu tava tocando com o meu fone de ouvido (koss porta pro) e timbrei um patch do zero pra mandar ver uns solos(Mesa Boogie + Reverb)...bom, até que ficou satisfatório...o q aconteceu foi que hoje eu pluguei a gt8 no amp(Atomic drive 50) sem me lembrar que estava no modo LINE/PHONE e eu tive uma grande surpresa....o timbre ficou muito, muito bom.....bem do jeito que eu queria!!!

    Acho q o lance é mexer muito e conhecer vem os recursos da pedaleira....

    Alguem tem um conhecimento legal sobre esse lance de impedancia, nivel de dB e como isso pode influenciar no som que a agente ta querendo tirar??


    Abraços!!

    Big Muff Overdrive
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    pelamordedeus meu.... praque essa preocupação com um som tão perfeito no fone de ouvido? Não é só pra estudar?

    Melhor se preocupar em tirar um som bom do amplificador!

    Rogerio.unb
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Big Muff Overdrive

    O problema é que moro em apartamanto e ainda por cima nao moro sozinho....não posso me dar ao luxo de incomodar os outros.....acabo tocando muito mais com fone de ouvido que com amp.....por isso gostaria muito de tirar um som perfeito usando o fone....

    Big Muff Overdrive
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    O problema é que moro em apartamanto e ainda por cima nao moro sozinho....não posso me dar ao luxo de incomodar os outros.....acabo tocando muito mais com fone de ouvido que com amp.....por isso gostaria muito de tirar um som perfeito usando o fone....
    Rogerio.unb

    Ah, então o lance é comprar um fone de ouvido decente e só.

    RonaldoRF
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    O lance do fone é basicamente pra quem gosta de tocar de madrugada ou quando tem pessoas na casa que precisam de silêncio... se não for essa situação, mete o pau no ampli mesmo...

    Eu utilizo dois tipos de fones: o fone do meu ipod e um AKG .. aqueles que os caras usam pra testar o retorno em palcos e tal...

    Abraços...



    laemcasa
    beleza o lance do msn...a noite eu entro e aceito o pedido ... abraços...!!!!!!!

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu aconselho utilizarem fones de qualidade e de referencia...

    Aconselho um AKG 141S, muito bom..o preço nao é tao salgado assim..da pra juntar e comprar

    RonaldoRF
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    o meu é AKG K 414P... ele é muito bom... mas tem muito grave, tem que prestar atenção nisso...

    denier
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    cara eu tenho um fone aqui ele eh simples mais dos grandes !

    quando o som tah gritente eu apenas diminuo o volume da pedaleira !!!

    ja montei vairos timbres com a GT8 em fones !!!


    E meu Deus esses coments ai em cima me deixaram curioso pra futucar mais ainda a GT8 !

    eh nois heeh !!!!!

    Po a galera devia manter um topico vivo ai pra falarmos sobre esse pedal !!!!!!!!

    guilhermerizzo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    A GT8 não foi feita para ser usada com fones de ouvido. Você até pode usar em casa, para estudar ou para gravar alguma coisa com ela, mas ela foi projetada claramente para ser ligada num amp e de preferência no palco. O send/return é uma prova disso.
    Há outros equipamentos mais voltados para estúdio, como a linha POD da Line6.
    Eu tenho um POD xt e uso ele com fones Porta Pro. Posso sentar a mão no volume que não distorce. E mesmo com fones menos profissionais fica bom.

    laemcasa
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    guilhermerizzo

    Concordo contigo em todos os pontos :) Abraços!

    georginho_gallagher
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    denier

    Po a galera devia manter um topico vivo ai pra falarmos sobre esse pedal !!!!!!!!

    Outro dia postei um tópico da gt8, bastante gente postou, enfim qdo finalmente postei os sons só vc comentou (foi vc neh?) .... essa guriada eh foda...

    abraço!!

    georginho_gallagher
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    - enriquecendo o tópico:

    a gt8 ligada em amps gera a desconfiguração do timbre devido à passagem pelo pré amp, isso desfigura completamente algumas simulações (no caso a do plexi soa horrível aqui, os drives leves dos fenders não ficam tão bons, embolam) porém outras ficam bem satisfatórias (caso do jcm 800 e peavey 5150) e outras mais ou menos (os vox, dependendo o modelo de simulação e os ajustes até fica legal). Meu amp:tf300.

    Qdo falo satisfatório não digo "simulação igual", mas "timbre legal".

    georginho_gallagher
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Rogerio.unb

    eu tive uma grande surpresa....o timbre ficou muito, muito bom.....bem do jeito que eu queria!!!

    É isso ae, mas daqui a algumas semanas o "timbre q eu queria" vai virar "po que bosta de timbre" é engraçado aconteceu muito comigo, fui percebendo essas coisas com o tempo, lembro que já consegui vários timbres sensacionais na época da zoom 505, hj soh de lembrar a config que usava vejo que era ridículo, mas isso é o aprendizado e a reciclagem.

    abçs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Boss GT-8 com Fones de ouvido