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NeoRamza Veterano |
# jan/08
Todo mundo discute e aprensenta as vantagens e desvantagens de se ter pedaleira e pedais. A maioria diz que a qualidade dos pedais analógicos são melhores que a qualidade dos efeitos das pedaleiras. Claro que é um concenso geral que distorção analógica é muito melhor que a digital. Mas e os outros efeitos? Os delays analógicos são melhores que os digitais? o Wha wha da GT-8 é tão bom quanto o Cry Baby da Dunlop? E os outros efeitos? Analógico sempre vai ser melhor?
Veja bem que não estou entrando nas questões de preço, facilidade de programação e praticidade. Vamos analizar somente o quesito: QUALIDADE.
Então? TODO efeito analógico é melhor que digital?
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denier Veterano |
# jan/08
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o wha da GT8 naum eh muito bom naum !!!!!!
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megadeth2612 Veterano |
# jan/08
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NeoRamza
Depende, em alguns efeitos como delay por exemplo, ser analogico ou digital é só uma caracteristica. Claro que há diferença entre os dois, mas ser melhor ou não vai de acordo com as necessidades da pessoa. O digital tem repetições mais limpas enquanto o analógico tem repetições mais sujas, fornecendo o timbre "vintage". O digital não simula (com perfeição) o analógico assim como o analógico não simula o digital.
Em outros efeitos geralmente o digital não responde tão bem a dinâmica do guitarrista e muitas vezes quem está tocando sente muito mais a diferença do que o público.
E tem outros efeitos que apesar de estarem em pedais, são digitais, como o Digitech Whammy que nunca vi algo analógico que realizasse a mesma função dele Não se iluda de algum efeito ser analógico só por causa de estar em forma de pedal.
Moral da história, compare você mesmo pedais com pedaleira e ouça a diferença. Tem pessoas que preferem pedaleiras, outras os pedais. Música, timbre e gosto é igual a c*, cada um tem o seu. Escolha o que for agradar mais aos seus ouvidos e não tenha medo de comprar algum equipamento e não gostar depois, isso faz parte! rs Abração.
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Bog Veterano
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# jan/08
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NeoRamza Todo efeito é melhor em pedal do que em pedaleira?
Não, nem todo. Existem pedais ruins. E existem pedais tão digitais quanto qualquer pedaleira. Aliás, tem um monte de moleque todo faceiro com seus pedaizinhos "analógicos" Behringer que nem sabe que um monte daqueles pedaizinhos que eles fazem são digitais até a alma.
Os delays analógicos são melhores que os digitais?
Existe muita gente que confunde, vê um delay numa caixinha de metal e acha que isso quer dizer que o delay é analógico - sendo que a maior parte dos delays que o pessoal usa por aí é digital, com algoritmos exatamente iguais aos que rodam numa pedaleira (delay é uma das coisas mais fáceis que tem de se programar).
Agora, se é melhor ou pior é questão de gosto pessoal. No delay analógico de verdade, o som muda de timbre a cada repetição - isso mesmo, o delay digital pode ser mais "puro". Mas tem gente que gosta dessas mudanças. Claro, tem muito delay digital que simula isso também... Mas os puristas dirão: "só simula!"
o Wha wha da GT-8 é tão bom quanto o Cry Baby da Dunlop?
Acho bem pouco provável.
Analógico sempre vai ser melhor?
Não. Depende do analógico também. Tem purista que acha que tudo que é analógico é melhor que tudo que é digital, o que não é verdade. Existe muito pedal analógico RUIM por aí, por sinal, que joga um monte de ruído no sinal, ou que simplesmente soa mal.
Claro, se por um lado a maior parte dos pedais "de marca" tem efeitos melhores que uma V-Amp da vida, existem efeitos digitais em racks monstruosos, que dão um banho em qualquer pedalzinho Behringer que vc possa comprar por aí.
Um argumento furadíssimo que alguns dão é que o digital tenta sempre simular o analógico, e que o analógico é o "efeito de verdade", o que também não é verdade. Nenhum desses efeitos, seja analógico ou digital, transformam o SOM - todos eles transformam sinais elétricos. Por exemplo, reverb "de verdade" quem faz é a tua sala, o que um pedal faz é repetir o som. Seja analógico ou digital. A diferença está em COMO a transformação é feita, mas o digital nem semrpe tenta simular o analógico (claro, exceto quando é uma simulação de reverb de mola, por exemplo).
Agora, uma coisa... esse é um tema que sempre dá margem a discussões infinitas. Tem puristas que só de ouvir a palavra "digital" já saem jogando pedra. Tem outras pessoas que acham que efeitos digitais podem ser indistinguíveis dos analógicos, no meio do mix e da barulheira. Há quem use os dois tipos de coisas, de acordo com a necessidade, o dinheiro ou mesmo preferência.
Como é uma coisa que envolve muito preconceitos e preferências pessoais, não existe uma resposta absoluta para a tua pergunta. Aí a discussão fica eterna... e o tópico perde o sentido. ;)
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Bog Veterano
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# jan/08
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megadeth2612 muitas vezes quem está tocando sente muito mais a diferença do que o público.
Cara, concordo plenamente com essa afirmação! A diferença para quem toca quase sempre é zilhões de vezes maior do que a diferença para quem ouve.
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Ultra.Fuzz Veterano |
# jan/08
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NeoRamza Tem gente que prefere os "Whammys" dos multi-efeitos (GNX3, 4, 3000) da digitech em relação ao pedal que é vendido hoje (que é a quarta versão do Whammy).
A questão de digital x analógico em geral esbarra na parcialidade.
Testando equipamentos de "mesmo quilate sonoro e técnico" a coisa fica bem complicada (podem até soar distintos, mas cada qual com suas características peculiares).
Sobre a diferença de sensação a melhor explicação que vi é esta: com "simuladores" se tem a sensação de estar ouvindo o som dos monitores (na "sala de controle") de um estúdio.
O que faz algum sentido, afinal quando os "simuladores" são utilizados para o fim proposto eles fazem todo o trabalho de amplificação (pré-power), reprodução (falantes) e captura do som (microfone).
Não gosto da palavra simulador porque acho que não descreve de maneira adequada a atuação destes equipamentos (até porque utilizam a expressão "modelling" em inglês).
Fora o exemplo do Whammy que citei no início, tanto o Boss RE-20 quanto o Fractal Audio Axe-Fx são equipamentos digitais que estão gerando algumas revisões de conceitos.
O Boss porque traça comparação direta com um efeito de eco de fita clássico da Roland e o Fractal Audio porque mostra que a tecnologia atual não é tão deficiente assim.
De qualquer forma, me faltam metáforas agora, mas é como a história de "não julgar um livro pela capa". Utilizando a informação para saber regular/configurar e os ouvidos para julgar o que soa melhor ou pior para os propósitos particulares de cada um.
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128556 Veterano |
# jan/08
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Depende, em alguns efeitos como delay por exemplo, ser analogico ou digital é só uma caracteristica. Claro que há diferença entre os dois, mas ser melhor ou não vai de acordo com as necessidades da pessoa. O digital tem repetições mais limpas enquanto o analógico tem repetições mais sujas, fornecendo o timbre "vintage". O digital não simula (com perfeição) o analógico assim como o analógico não simula o digital.
Em outros efeitos geralmente o digital não responde tão bem a dinâmica do guitarrista e muitas vezes quem está tocando sente muito mais a diferença do que o público.
E tem outros efeitos que apesar de estarem em pedais, são digitais, como o Digitech Whammy que nunca vi algo analógico que realizasse a mesma função dele Não se iluda de algum efeito ser analógico só por causa de estar em forma de pedal.
Moral da história, compare você mesmo pedais com pedaleira e ouça a diferença. Tem pessoas que preferem pedaleiras, outras os pedais. Música, timbre e gosto é igual a c*, cada um tem o seu. Escolha o que for agradar mais aos seus ouvidos e não tenha medo de comprar algum equipamento e não gostar depois, isso faz parte! rs Abração.
vai do gosto de cada um.. ja vi gente preferir tal distorção de uma pedaleira do que de tal pedal
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Penta_Blues Moderador |
# jan/08 · Editado por: Penta_Blues
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Bom dia!!!
NeoRamza Todo efeito é melhor em pedal do que em pedaleira? Na minha opinião, depende do pedal e depende da pedaleira.
Os delays analógicos são melhores que os digitais? Pra mim delays e efeitos de ambiência são melhores em suas versões digitais.
Então? TODO efeito analógico é melhor que digital? Não na minha opinião e concordo com o nosso camarada Bog quanto ao fato de alguns analógicos "sujarem" o som ao acrescentar ruídos além do efeito.
Valeu!!!
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NeoRamza Veterano |
# jan/08
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Valeu galera. Ajudou bastante.
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Igor Fediczko Veterano |
# jan/08
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O Bog já matou a pau aí em cima, falou bastante coisa... Como ele disse "alguns pedais são bem ruins", e isso é verdade.
Mas acho que deveriamos pensar em: "o melhor pedal analógico de drive é melhor que a melhor pedaleira?"
Ou seja, comparar top com top.
Se comparar top com top, os pedais analógicos ganham.
Se comparar "médio" com "médio", as pedaleiras ganham.
Se comparar podreira com podreira, os pedais ganham.
Sobre o delay analógico e os puristas "acharem" que o digital não consegue simular analógico, isso é fato. NÃO EXISTE DELAY DIGITAL (ainda) QUE CONSIGA SIMULAR ANALÓGICO COM PERFEIÇÃO.
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kohler1000 Veterano |
# jan/08
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Qual a diferença entre Analógico e Digital?
Toda pedaleira é Digital e todo pedal é Analógico?!
Eu não entendi muito bem... sou leigo, expliquem por favor =)
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Bog Veterano
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# jan/08
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Igor Fediczko
NÃO EXISTE DELAY DIGITAL (ainda) QUE CONSIGA SIMULAR ANALÓGICO COM PERFEIÇÃO.
Claro. O ponto não é este, o ponto é: será que é mesmo necessário simular com perfeição?
Falando como alguém que já trabalhou desenvolvendo para DSPs, eu tenho para mim que o problema dos digitais mais novos não tem a ver com as "perdas" da conversão do sinal, e sim com o comportamento totalmente não-linear de certos componentes analógicos. É difícil de simular com precisão as interações complexas que acontecem entre um monte de componentes que mudam o sinal de forma diferente de acordo com a entrada, simplesmente porque na prática não dá para analisar todos os valores possíveis de entrada e comparar com as saídas.
Claro, em tese, é possível que um dia cheguemos "lá", e certamente novas gerações de equipamentos virão. É um caminho promissor, mas que começou a ser percorrido há pouco tempo.
kohler1000
Qual a diferença entre Analógico e Digital?
Ambos transformam sinais elétricos, recebem como entrada um formato de onda e produzem na saída um formato de onda diferente. A diferença está em como as transformações são feitas: no caso dos analógicos, o próprio sinal de entrada é transformado, por meio de coisas como diodos, resistores, válvulas, fitas, molas e etc. No caso dos digitais, o sinal de entrada é convertido para um monte de bytes, e as transformações são feitas por meio de algoritmos e modelos matemáticos. A qualidade do analógico tem a ver com o projeto do circuito e a qualidade dos componentes usados. No digital, ALÉM desses fatores, também existe a qualidade da conversão e a qualidade dos algoritmos.
Toda pedaleira é Digital e todo pedal é Analógico?!
Não. Existem vários pedais digitais. E existem pedaleiras que usam componentes analógicos para transformar o sinal, como por exemplo a Tonelab, da Vox, que tem um pequeno circuito valvulado.
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NeoRamza Veterano |
# jan/08
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Igor Fediczko Ou seja, comparar top com top.
É isso aí Igor. Essa é a idéia. Vamos, por exemplo, comparar o que é mais usado
pelo pessoal aqui: pedais da boss e a GT-8. As distorções, claro, analógicas são
melhores (nem venham dizer que depende de gosto) e eu creio que exitam outros que
também sejam melhores (para a maioria pelo menos).
O efeito pitch, por exemplo, eu não vejo como um analógico poderia ser melhor que um digital, pois o digital pode ser inteligente. No caso da GT-8 pode-se até escolher a escala em que deve ser feito o pitch.
Então queria saber, na opnião de vocês, quais efeitos vocês preferem digitais.
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Bog Veterano
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# jan/08 · Editado por: Bog
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NeoRamza
Até concordo que comparações de qualidade devem ser feitas com pedais do mesmo nível. Mas sempre é bom lembrar do fato de que uma distorção top custa o mesmo que uma pedaleira das boas.
Só que cara, pedal Boss não é top, na maior parte dos casos. Por sinal, um dos melhores pedais de distorção da Boss é o OD-20, que é... digital!!! (pode conferir com qualquer um que tenha) Por mais que vc não aceite, isso também É questão de gosto. Tenho certeza que vc não conseguiria diferenciar só de ouvir o som do OD-20 e de um punhado dos pedais que ele simula. Tem gente aqui mesmo no fórum que vendeu os pedais analógicos e ficou só com o OD-20. Eu tenho um e, embora não me desfaça do meu BD-2 e do OS-2, acho que ele dá uma surra no overdrivezinho da Behringer e no da Danelectro que eu tenho aqui como substitutos (o OD-20 tá no Brasil).
Ok, mas assumindo então uma GT-8 e pedais de nível equivalente, lembrando sempre que nem todo pedal é analógico, e ignorando o fato de que usar montes de pedais resulta às vezes um ruído dos infernos... hmmm... eu pegaria os pedais que soassem melhores aos meus ouvidos, fossem analógicos ou digitais. Provavelmente, seria tudo analógico, tirando reverb e delay. Reverb e delay digitais são mais flexíveis, e quando eles tentam simular os analógicos (eles fazem bem mais que isso), mesmo que não fiquem melhores ou iguais, ficam bons o suficiente.
Usar pedaleira é mais uma questão de custo e praticidade do que de qualidade em termos absolutos.
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DotCom Veterano |
# jan/08
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Igor Fediczko Qual é o MELHOR pedal de drive? (essa é só pra cutucar... você falou em melhor pedal)
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NeoRamza Veterano |
# jan/08
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Bog Só que cara, pedal Boss não é top Sim, eu sei. Quis dizes que devemos compararcoisas de mesma qualidade. Falei boss por ser muito usado pelo pessoal aqui e para podermos comparar com a pedaleira de mesma marca, também tão famosa por aqui.
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Bog Veterano
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# jan/08
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NeoRamza
Sim... mas você leu o resto? Leu que o OD-20 é digital - e muita gente considera um dos melhores pedais de od/dist da Boss?
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Igor Fediczko Veterano |
# jan/08
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Bog É difícil de simular com precisão as interações complexas que acontecem entre um monte de componentes que mudam o sinal de forma diferente de acordo com a entrada, simplesmente porque na prática não dá para analisar todos os valores possíveis de entrada e comparar com as saídas.
Então, eu nunca tinha pensado, mas é isso que me parece que acontece. Eu tenho um delay digital muito bom e um delayanalógico muito bom... O analógico muda o feedback conforme também muda o time, vice-versa, muda tudo se aumentar o mix, muda tudo de novo se palhetar mais alto... Já o digital é sempre igual, sempre sem agudo e muito pouco distorcido.
O que eu acho é que delay analógico faz diferença SIM. Eu gosto de um bom som de delay, e em alguns sons acho que não tem como falar que o digital pode "fazer a vez". Mas em algumas coisas tem de ser digital. Aqui vai o gosto mesmo.
Por exemplo: Para tocar U2 e fazer as camadas de The Edge dificilmente dá pra reparar se é pedal ou pedaleira, pois de um ou outro será digital.
DotCom Qual é o MELHOR pedal de drive? (essa é só pra cutucar... você falou em melhor pedal)
Cara, como drive é um dos efeitos mais carne de vaca que existe, é uma pergunta muito difícil.
Mas posso lhe dizer que hoje existem algumas coisas que estão "na moda", e essas coisas baseiam-se em Fulltone OCD, ZVEX Box Of Rock.
O Tube Screamer ainda parece ser o pedal mais popular e mais usado, e de fato ele é muito bom, porém dizem que para ser top ele precisa de modificações dentro, sei lá o que.
Então de fábrica eu iria desses dois OCD e Box Of Rock.
Ah, e sobre reverbs digitais... Pelo que vejo, os digitais realmente são mais flexíveis, porém posso falar por minha experiência...
Já toquei em alguns reverbs, hoje tenho um digital (verbzilla) e digo: O som dele é BEM fraco.
Já testei os pedais de reverb de mola do PEDRONE e da MG e digo que o Verbzilla não consegue simular aquilo MAS NEM DE LONGE. O som do reverb da MG é simplesmente maravilhoso, o som do reverb do PEDRONE é simplesmente maravilhoso.
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Bog Veterano
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# jan/08
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Igor Fediczko Verbzilla não consegue simular aquilo MAS NEM DE LONGE
Não conheço este pedal específico, mas ele tenta simular um reverb de mola? Porque aí é que tá, delay e reverb "puros" são algoritmos relativamente simples, e acho que os digitais neste caso não tentam necessariamente simular os reverbs analógicos. Tem muito reverb e delay digital por aí que é simplesmente DIFERENTE dos analógicos, nem tentam parecer. Por sinal, delay e reverb analógicos são "impuros", as repetições mudam muito comparadas ao primeiro som. Mas muita gente GOSTA dessa "impureza", dá caráter ao som da guitarra. Só acho que neste caso, nem o digital e nem o analógico podem ser considerados "o jeito natural". Reverb natural é o do salão, hehehe.
Eu nunca programei uma pedaleira, mas como já trabalhei com DSPs, consigo imaginar muito bem como são os algoritmos que rodam dentro de uma, e quais são as dificuldades de se fazer um simulador.
Mas claro, no final o qeu importa é que soe bem. Digital, analógico, válvula ou transistor, existem equipamentos bons e ruins em todas as categorias, e pessoas que conseguem tirar timbres bons ou horríveis em todas elas.
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kohler1000 Veterano |
# jan/08
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Bog
Muito obrigado =)
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Igor Fediczko Veterano |
# jan/08
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O Verbzilla propõe simular muita coisa, selecionáveis através de um botão específco.. No quesito "molas" tem o "spring" e o "spring 59", mas nenhum desses é "sequer" parecido com um reverb de molas de verdade.
Mas esse caso específico é do verbzilla, que é um pedal bem ruinzinho...
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NeoRamza Veterano |
# jan/08
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Bog Sim... mas você leu o resto? Leu que o OD-20 é digital - e muita gente considera um dos melhores pedais de od/dist da Boss?
Claro, li sim. Valeu por esclarescer as coisas. Deu pra perceber que o que existe na verdade é muito preconceito em relação ao digital.
Por sinal, delay e reverb analógicos são "impuros", as repetições mudam muito comparadas ao primeiro som. Mas muita gente GOSTA dessa "impureza", dá caráter ao som da guitarra.
Se digital tivesse sido inventado antes do analógico todo mundo ia dizer que analógico é um lixo impuro e cheio de ruídos.
Som puro de verdade é o de um violão ao vivo, e acústico.
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Marcosrcf Veterano |
# jan/08
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Realmente todo mundo fala isso...
Eu tenho uma Boss ME-50, só o 'arroz com feijão' não troco por nada, o wha é fraquinho, mais eu não faço questão. A única coisa que eu colocaria depois dela além de um Footswitch seria algum simulador de amp que ela não tem, mais pra mim tbm não faz falta.
Quando comecei a querer pedal me desesperava lendo esse tipo de comentários. Hoje eu só te digo uma coisa, vai na loja liga o pedal e toca, se vc gostou leva.
Acho que foi uma das coisas mais inteligentes que já postaram por aqui... "muitas vezes quem está tocando sente muito mais a diferença do que o público" Até porque, dependendo do estilo o público tá pouco se lixando pro seu equipamento
Eu realmente desisti de entrar nessas discuções por analógico/digital, gosto de coisas novas, pra mim não importa como é feito se é ou deixa de ser, tem que funcionar e me agradar!
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Bog Veterano
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# jan/08
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NeoRamza
muito preconceito em relação ao digital.
Na verdade não é tanto preconceito. Quem toca há bastante tempo e teve contato com os primeiros digitais que apareceram, realmente deve ter visto muito digital fuleiro. Mas nos últimos 15 anos, a qualidade subiu muito. Já "chegou lá"? No geral, ainda não. Mas a cada nova geração de equipamentos, novas - e boas - surpresas aparecem.
Por exemplo, eu acho sinceramente que atualmente os amps com modelagem digital já ultrapassaram os transistorados tradicionais (que são transistorados mas são "analógicos").
Se digital tivesse sido inventado antes do analógico todo mundo ia dizer que analógico é um lixo impuro e cheio de ruídos.
Acho que não... já ouviu o som "puro" de uma guitarra? É horrível.
Aliás, um bom link para você ler e aprender mais:
http://users.chariot.net.au/~gmarts/ampsmain.htm
Os gráficos são especialmente esclarecedores. :)
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Igor Fediczko Veterano |
# jan/08
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No geral, ainda não. Mas a cada nova geração de equipamentos, novas - e boas - surpresas aparecem.
É isso que eu acho... Acho que eles estão se preocupando demais com distorções (basta ver os últimos lançamentos da boss), e estão conseguindo algo nessa área...
Chorus, flanger, phaser... São efeitos que já são semelhantes... Mas o delay ainda não rolou um estudo realmente bom que consiga fazer um digital se passar por analógico com perfeição.
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Ultra.Fuzz Veterano |
# jan/08
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Marcosrcf Só lembrando que a ME-50 (e a ME-20 também) tem uma simulação de amplificador/falantes na saída de linha/fones - é uma coisa básica, mas pode quebrar um galho pra quem precisa.
É a mesma coisa no OD-20 (aliás, a seção de drive da ME-50 parece ser um OD-20).
Mas a idéia dela é realmente plugar num amplificador.
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Estes tópicos tendem a se tornar intermináveis...
Pra mim é bem esta história: plugou > configurou > tocou > ouviu > gostou > levou.
Ter uma boa noção de qual é o propósito principal de cada produto sempre ajuda.
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NeoRamza Veterano |
# jan/08
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Bog, valeu pelo link, vou dar uma estudada.
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Marcosrcf Veterano |
# jan/08
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Ultra.Fuzz É questão de religião plugar o cabo do amp na saida de fones =p
mais a linha de pensamento é essa... vc conseguiu expor o que eu não tava conseguindo escrever....
Pra mim é bem esta história: plugou > configurou > tocou > ouviu > gostou > levou.
té mais
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claudio slayer Veterano |
# jan/08
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Tenho me divertido muito com pedais analogos... tive um monte de zooms e outras coisinhas digitais e naum curti muito não,acho q gosto é pessoal...mais agora com pedais individuais eu tou curtindo mais os timbres!
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Zandor Veterano |
# jan/08
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Distorção é melhor em pedal mesmo
Chorus, delay, reverb etc não tem tanta diferença se é de pedal ou de pedaleira na minha opinião
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