Pedais/Pedaleiras - Opiniões

Autor Mensagem
gtrlv
Veterano
# dez/07


Pessoal,
Sei que o fórum tá cheio de tópicos desse tipo, mas o que procuro é um pouco diferente:
Estou começando a estudar guitarra, praticamente do zero. Procurei um professor que, de acordo com meu gosto musical, me indicou uma strato. Comprei-a juntamente com um amp Crate GT15R. Certamente ainda vou demorar um pouco pra tocar, principalmente porque não quero simplesmente "tirar" músicas. Apesar disso, já estou pensando em comprar uma pedaleira ou pedais, nos próximos meses.
Gosto de blues, hardrock, poprock, algumas coisas heavy, além de MPB (!). Também gosto muito de solos melódicos (se é que dá pra entender).
Assim, o que queria da turma não é uma simples comparação entre Zoom e Behringer, Pod e GT ou analógico e digital, mas, sim, uma opinião de cada um de vocês sobre o modelo que possui, seus prós e contras e o que acham que seria mais indicado no meu caso.
É claro que já ouvi a opinião do meu professor, mas acho que quanto mais experiências pessoais ouvir, melhor.
Logicamente que quero ter o melhor equipamento e não estou pensando em preço, por enquanto, muito embora a grana não esteja sobrando :). Mas, aí, espero quanto tempo for necessário. Só não quero jogar dinheiro fora, seja em equipamento ruim ou superdimensionado.
Bem, desculpem o "jornal"!
[]'s

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


Eu escolhi o Behringer GMX212 logo de cara pra começar porque eu tava preocupadíssimo com o orçamento, o que não é o seu caso...
Alguém que manje melhor dos equip de melhor qualidade vai te ajudar
Recentemente ouvi comentários sobre a Pod X3 dizem ser muito boa, dá uma olhada

Penta_Blues
Moderador
# dez/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

gtrlv
Estou começando a estudar guitarra, praticamente do zero.
Então, na minha opinião está muito cedo pra pensar em efeitos.

Certamente ainda vou demorar um pouco pra tocar, principalmente porque não quero simplesmente "tirar" músicas.
Mais um motivo pra pensar agora em aprimorar a técnica, já que muito do seu timbre virá da "pegada" e não do equipamento.

Logicamente que quero ter o melhor equipamento e não estou pensando em preço, por enquanto, muito embora a grana não esteja sobrando :).
Que bom que dinheiro não é problema, mas o problema é que nem sempre o mais caro ou o mais sofisticado é o melhor equipamento. O melhor é aquele que atende às suas necessidades e lhe proporciona o timbre que vc busca. Assim como a guitarra, os efeitos devem ser estudados e compreendidos, então, faça isso primeiro antes de sair sem saber o que comprar ou comprando o que é bom para os outros, mas não necessariamente pra vc...

Só não quero jogar dinheiro fora, seja em equipamento ruim ou superdimensionado.
Bom, então não compre equipamento agora e não se decida baseado em opiniões, já que estas são formuladas de acordo com o gosto pessoal e com muito pouca informação dada por vc. O que resulta em muito pouca coisa realmente fundamentada, não é mesmo?

Com relação à sugestão do nosso camarada diego gr, realmente trata-se de um excelente equipamento, mas como acredito que vc não conheça muito sobre efeitos e simulações, acredito ser temerário partir para um equipamento tão complexo quanto este. O resultado pode ser muita frustração e sub-utilização do equipamento. Coisa muito comum, principalmente entre aqueles que falam mal do equipamento mais por não saberem como tirar tudo o que o mesmo pode oferecer do que por sua eventual baixa qualidade.

Valeu!!!

bbs2fafa
Veterano
# dez/07
· votar


e completando oq os amigos disseram ai em cima..da uma olhada nesse post:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/
vai te ajudar muito ;)

gtrlv
Veterano
# dez/07 · Editado por: gtrlv
· votar


Primeiramente, obrigado.

diego gr

Já andei pesquisando o Pod X3. Às vezes penso em algo assim (apesar do alto custo), porque, teoricamente, seria um investimento a longo prazo e eu teria bastante tempo para descobrir o "meu" som, além de o meu gosto ser bem variado em termos de música. Ao mesmo tempo, temo que fique sub-utilizado.

Flw!

Penta_Blues
Penso mais ou menos como você. Entretanto, também penso em ir juntando a grana e pesquisando com cuidado, pra ter melhores chances de acertar na escolha. Como eu disse, pretendo comprar só daqui há alguns meses (uns 6), que é quando penso que estarei começando a tocar alguma coisa mais ou menos decente :).
São justamente opiniões como a sua e a do diego gr que procuro. Nada de discussões apaixonadas por determinada marca. Apenas opiniões pessoais sobre o seu proprio equipamento, no que ele tem de bom e de ruim. Quero ir amadurecendo a idéia.
Por exemplo: às vezes penso que um equipamento top seria o melhor, pois já teria tudo alí e de excelente qualidade, não precisando trocá-lo por um bom tempo; por outro lado, já pensei que uma zoom g2.1u seria mais indicada pra mim, pois - dizem -, a qualidade não é ruim e eu teria um bom leque de opções pra ir descobrindo, sem gastar muito.
De qualquer forma, achei ótima a sua opinião e a levarei bastante a sério.

Valeu!

gtrlv
Veterano
# dez/07
· votar


bbs2fafa
Boa dica!
Vlw!

EDER R SANCHES
Veterano
# dez/07
· votar


gtrlv
Gosto de blues, hardrock, poprock, algumas coisas heavy, além de MPB (!). Também gosto muito de solos melódicos (se é que dá pra entender).
Vou lhe dar uma dica que muita gente poderia citar: Tá começando agora? Não entende muito bem o que quer tocar? Busca diversidade? ENTÃO PEDALEIRA É O MELHOR NEGÓCIO. Começe com algo legal como um POD FLOOR ou uma ZOOM G2.1U, para só depois de adquirir uma certa maturidade e entender como a coisa toda funciona (escolher os pedais certos para ter um bom timbre é uma arte! Acredite.) dai sim você passa para as latinhas (pedais).

Espero ter ajudado. Quando começei há uns 9 anos atrás, comprei uma ZOOM 505, foi uma escola para mim.

Abraço.

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


gtrlv

Meu review da GNX3000....

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/150440/

mizeravi
Veterano
# dez/07
· votar


Qual o melhor pedal : ZOOM 505 II ou ZOOM G1 ?

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


eu nao conheço e nem quero conhecer a 505, com certeza a G1 é melhor né??? o.O @]

gtrlv
Veterano
# dez/07
· votar


EDER R SANCHES
Ajudou, sim, Eder! Estou amadurecendo a idéia de pegar algo desse tipo, primeiro. Mas ainda tenho algumas dúvidas quanto a simuladores e efeitos. E quanto ao meu cubo Crate GT15R, conseguirei tirar um bom som (claro que não pra tocar com banda) com equipamentos assim?
Como foi o seu início, há 9 anos, em termos de estudo?
Abraço.

Bog
Que interessante: já havia lido o seu review bem antes! Achei-o muito bom e esclarecedor.
Valeu!

mizeravi
Apesar de ainda não entender do assunto, me parece que a G1 é uma evolução da 505II.

Fábio Goll
Veterano
# dez/07
· votar


gtrlv

Acho q funcionaria assim, a partir do momento que você conhecer o que quer/precisa, vá de pedaizinhos, até q não é tão caro como antigamente.

Tipo pra comprar alguma pedaleira/simulador bom, não vai sair por menos de R$ 700 pila.

Com essa grana tu consegue alguns pedais na faixa de R$ 200 e
R$ 250.

Eu por exemplo uso 2 drives, 1 delay e 1 booster de volume pra aumentar o volume do solo ao vivo.

Já tive simuladores, e não me arrependo de ter vendido pra usar os pedais, apesar de agora dar um pouco mais de trabalho ao vivo.

E tem outra, se for pra investir mais de R$ 1000 em simulador, parte pra um amp valvulado, hj já tem hand mades saindo por R$ 1300 pra cima. Valeu MUITO mais a pena q um simulador na minha opinião.

É preferível 2 timbres ótimos, do que vários timbres "quase lá"...sacou?

Espero ter ajudado.

EDER R SANCHES
Veterano
# dez/07 · Editado por: EDER R SANCHES
· votar


* desculpem a grafia, meu teclado nao esta acentuando as palavras.



gtrlv

E quanto ao meu cubo Crate GT15R, conseguirei tirar um bom som (claro que não pra tocar com banda) com equipamentos assim?

Sem duvida, guardadas as devidas proporçoes. Voce vai repar - se puder fazer o teste - que pedaizinhos analogicos nao vao soar tao bem nesse amp (ele eh mto pequeno, baixa potencia, e falante de 8" ou 10" nao lembro). Com uma pedaleira voce pode, atraves dos recursos da bichinha, controlar melhor as frequencias e a probabilidade de vc timbrar de maneira mais eficiente eh muito maior. Nao estou falando que equipamento digital eh melhor. Eu mesmo sou muito conservador nesse sentido. Pra mim timbre de guitarra eh amp valvulado e pedal analogico. Mas quero que voce entenda que com o seu amp e jah que vc estah começando, uma pedaleira vai ser muito melhor (vc vai aprender como tudo funciona, como jah mencionei acima). Para se tocar em baixos volumes e em casa uma pedaleira de medio porte (como uma G2.1u ou um floor pod como jah mencionei) vao lhe proporcionar um timbre muito mais musical do que um pedal de distorçao analogico, que no seu amp vai soar muito mal. Quero lembrar que essa eh A MINHA OPINIAO, e que me baseio em experiencia propria. Acredito, contudo, que soh testando vc vai realmente decidir bem. Mas realmente acho que vc vai concordar comigo se puder realizar os testes. Voce faz muito bem em pesquisar aqui no forum. Eu mesmo perco horas pesquisando equipamentos aqui. Voce realmente pode diminuir muito a chance de fazer um mal negocio estudando aqui nos topicos.



Como foi o seu início, há 9 anos, em termos de estudo?

Comecei com professor particular. Depois fiquei uns 4 anos estudando por conta. Ha uns 2 anos fiz mais um ano de aula (e valeu muito a pena, pq quando tive que estudar sozinho percebi como um professor eh importante, dai nessa volta aos estudos com professor eu evolui muito). Eu realmente acredito que voce, assim como eu, pode aprender muito sozinho, mas o auxilio de um professor pode otimizar o processo em 7, 8 , 9 ou 10 vezes mais. Eu faço a seguinte comparaçao: Precisaria de uns 7 anos para evoluir o correspondente a 1 ano com professor.

Espero ter ajudado mais uma vez.
Desculpe a grafia prejudicada.

Abraço.

gtrlv
Veterano
# dez/07
· votar


Fabio Goll
É, com pedais analógicos a qualidade do som é outra. Já me disseram até que eu deveria acostumar meus ouvidos com sons de qualidade. Mas, com o amp que eu tenho, talvez não façam muita diferença comparando-se com uma pedaleira média, como disse o Eder, logo acima.
Também já pensei em comprá-los aos poucos para formar um bom set ao longo do tempo que ainda estarei aprendendo a tocar, mas fico na dúvida por conta da praticidade de uma pedaleira, principalmente no primeiro ano ou dois de estudo.

Valeu!

Eder R Sanches
Tenho pensado muito em comprar a G2.1u, por causa do famoso custo/benefício. No momento, me chamam mais a atenção os efeitos do que as simulações. Só temo que o som seja muito artificial.
Nessa linha de pensamento, será que uma ME-50 seria mais negócio?

Quando pergunto como foi o seu início, é porque em muitos momentos tenho a impressão que não consigo evoluir, melhorar a qualidade principalmente na passagem dos acordes. Às vezes penso que levarei muito mais tempo do que imagino, pra tocar algo decentemente. Já comecei várias vezes a tentar aprender a tocar e sempre acabo deixando a chance passar. Mas nunca desisti de aprender e essa é a primeira que tenho um professor. Também nunca estive tão empenhado e agora tenho meu próprio instrumento. Agora vai! :))
Bem, mas isso não é assunto pra esse tópico.

Abraço.

SauloMoreira
Veterano
# dez/07
· votar


gtrlv
Minha dica é a seguinte: Curta a guitarra limpa, por mais que isso possa ser agonizante agora. A distorção, principalmente para iniciantes, pode mascarar alguns erros de execução como "engolir" notas num solo e talvez vc não perceba essa falha. Seu prof. tá aí pra corrigir esse tipo de erro mas eu acho que tem mt coisa a se explorar na guitarra limpa (inclusive blues, poprock e MPB, 3 dos estilos que voce gosta), eu sugiro um pouco de calma.

Além de tudo a calma evita compras que voce pode se arrepender, pois vc vai acumulando conhecimento sobre efeitos com o passar do tempo (e isso nunca acaba). Se arrepender de algo que vc compra quando é iniciante é mtt mais comum do q vc imagina. Boa sorte man!

Blue Label
Veterano
# dez/07
· votar


eu tb concordo com o Penta Blues e com o Saulo, estude bem primeiro com a guitarra limpa, já q vc é bem eclético (pelo q percebi) e vc mesmo vai ter uma noção de qual primeiro efeito básico vc irá precisar. Se for o caso, tente pegar emprestado com algum amigo ou teste nas lojas, a galera aí já citou algumas pedaleiras bem bacanas. Demorei quase um ano pra comprar meu pedal de efeito, e o meu último foi um boss flanger, mto bacana por sinal!
abç.

gtrlv
Veterano
# dez/07 · Editado por: gtrlv
· votar


SauloMoreira
Perfeita, a sua dica. Principalmente, levando-se em conta que sou muito perfeccionista, e quero realmente tocar bem - ainda que não tenha nenhuma pretensão profissional. Mas eu poderia dividir meus estudos com o som limpo e a prática de músicas com alguns efeitos. O que achas?

Obrigado!

Blue Label
E qual foi o primeiro? E depois de quanto tempo de estudo?

[]'s

Blue Label
Veterano
# dez/07
· votar


bom, depois de uns 5 meses fazendo aula eu tive a sorte de pegar emprestado um de distorção q to até hj q é um marshall shered master q já supriu mto do q eu precisava (como curto metal). Mas o primeiro pedal de efeito eu comprei com quase 1 ano de aula, foi um chorus ensemble da boss, tb curto um clean com esses efeitos tipo chorus, delay.... Depois de uns 3 anos eu consegui comprar um gt-2 q sem dúvida foi a minha melhor aquisição (desde guitarra até ampli) e o último foi esse flanger da boss. Mas cara, deixe as coisas acontecerem naturalmente, depois de um tempinho vc vai tendo uma noção de qual efeito vc realmente quer. Nao vai com mta sede ao pote e comprar qq coisa q te empurrarem nas lojas, e qdo for realmente comprar, teste um por um, é o direito do consumidor..

qq coisa estamos aí, espero ter podido ajudar!

SauloMoreira
Veterano
# dez/07
· votar


gtrlv
Cara eu acho que pra vc um pedal de dist. pra não ficar soh com a guit limpa msm resolveria essa sua vontade inicial. Dou o msm conselho do cara lá em cima, se quiser entender um pouco de efeitos descole uma pedaleira emprestada só pra ter noção da sonoridade de cada coisa.

Nao vai com mta sede ao pote e comprar qq coisa q te empurrarem nas lojas(2)

gtrlv
Veterano
# dez/07
· votar


Blue Label
Valeu pelas dicas. Não conheço ninguém que possua pedaleira. Mas o professor tem pedais e, mais pra frente, estaremos usando.
Abraço.

SauloMoreira
Um dos motivos pra eu não ter comprado algo de imediato, é que o amp tem distorção e reverb.
Como já disse mais acima, estou estudando as possibilidades e não pretendo comprar nada pelo menos nos próximos 6 meses.
Abraço.

gtrlv
Veterano
# dez/07
· votar


Obrigado a todos!
Quem ainda tiver algo a acrescentar, estarei de olho.

Abraço!

Pompermayer
Veterano
# dez/07 · Editado por: Pompermayer
· votar


Aí galera me ajudem aí:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/176521/

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Bom dia!!!

Pompermayer
E o que isso tem a ver com este tópico?!
Coisa feia desvirtuar o tópico dos outros, hein?
Se alguém puder ou quiser te ajudar, pode ter certeza que será no seu tópico e não no dos outros...
Não valeu...

Pompermayer
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues
Foi mal velho, mas é que to precisando dessa ajuda...

gtrlv
Veterano
# dez/07
· votar


hehehe

gtrlv
Veterano
# dez/07 · Editado por: gtrlv
· votar


Conversando com meu professor, ele falou que uma pedaleira pequena ou média seria interessante no sentido de eu ir descobrindo (conhecendo) cada efeito, etc. Lá pra frente, poderia pensar em algo melhor.
Em termos de "médias", tava olhando a ME-20, da boss e a zoom g2.1u. Ou será que uma ME-50 seria mais negócio?
Alguém saberia compará-las (prós e contras), levando-se em conta o meu caso?
Lembrando que to começando a fazer uma poupança pra só comprar daqui há, pelo menos, uns 6 meses.

gtrlv
Veterano
# dez/07
· votar


up!

HYBRID PRS
Veterano
# dez/07
· votar


se voce tem um Crate com distorção e reverb vai usando isso ai, depois pense em coisa melhor quando voce tiver tocando mais...

as vezes voce nem usou tudo o que o amplificador pode te dar... estude mais, depois mais pra frente voce saberá o que quer...

gtrlv
Veterano
# dez/07
· votar


HYBRID PRS
De fato, como estudo quase sempre à noite, boto ele bem baixinho, pra não incomodar a vizinhança! :)
A idéia seria, mais pra frente, quando estiver tocando algo direito, tornar o estudo mais interessante.

Valeu!

andreRO
Veterano
# dez/07
· votar


Veio pega uma G2 e compra um pedal Jackhammer...........e usa os dois juntos......tipo assim, a dist do pedal e os parametros da pedaleira.....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedais/Pedaleiras - Opiniões