Tô querendo montar uns pedais em casa, mas

Autor Mensagem
diego gr
Veterano
# dez/07


antes queria saber se, por acaso, alguma coisa der errada, eu vou perder os componentes usados, ocasionando perda de bufunfa, entendem?
e aí? contem suas histórias, alguém já tentou montar pedal e não funcionou?

CaioPrimo
Veterano
# dez/07
· votar


diego gr
vc tem que ter conhecimentos em eletronica, solda etc, eu nem me atrevo pois sou Leigo total

Tiruk
Veterano
# dez/07
· votar


alguma coisa der errada, eu vou perder os componentes usados, ocasionando perda de bufunfa
resistores e capacitores numa placa que não deu certo = "fogueirinha"


se vc acha que é sair fazendo e sempre vai dar 100% certo (especialmente no começo) desista AGORA.

se prepare pra torrar pelo menos 150 reais antes de começar a ver um pedal funcionando.

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


eu tenho curso de eletrotécnica e fiz algumas montagens de circuitos, mas nada muito avançado

a parte mais difícil é fazer as soldas perfeitinhas?

Tiruk
Veterano
# dez/07
· votar


diego gr
não

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


Tiruk
tu já fez ou tentou fazer um pedal? o que aconteceu?

Tiruk
Veterano
# dez/07
· votar


diego gr
eu faço pedais faz pelo menos 2 anos.

BaNdAiD
Veterano
# dez/07
· votar


Tiruk

vc faz pra vender ou só p vc mesmo?

Tiruk
Veterano
# dez/07
· votar


BaNdAiD
pros 2

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


Tiruk
ja que tu manja do assunto, te prepara pras pergunta hehehe

quais os tipos mais fáceis de montar: booster, distorções, delay?
e o mais difícil?

mas o que eu quero saber de verdade é se tu já perdeu muito dinheiro com essa brincadeira

Henrique S.
Veterano
# dez/07
· votar


Tiruk

resistores e capacitores numa placa que não deu certo = "fogueirinha"


haha tu é muito radical

no meu 1o eu usei injetor de sinal, osciloscopio, até descobrir o erro (um capacitor de valor 1000x maior e uma trilha errada)

Henrique S.
Veterano
# dez/07
· votar


diego gr

depende, o Microamp e o MXR Dist+ tao no mesmo nivel....
normalmente os drives sao os mais faceis (sem generalizar, claro)

os que mais complicam sao modulaçao tipo Delay, Chorus, Flanger...

Diino
Veterano
# dez/07 · Editado por: Diino
· votar


todo mundo começa montando pedal de dist pq eh mais facil,

eu começei por um noise gate.
:D

mas cara, sempre da alguma coisa errado, vc tem q ter SOMENTE UMA COISA.

paciencia
:S

:P

o pessoal
alguem sabe a formula do equalizer ai?
o filtro ativo?
p passar TAL frequancia?
vou fazer um topico sobre isso.

o/

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


Diino
montar um equalizador é difícil?

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


Se ligar tudo errado, pode perder alguns componentes sim, mas no máximo alguns capacitores e o CI. O realmente caro, que são os plugues J10 e potenciômetros, dificilmente você perderá.

Felizmente, estes são os componentes mais baratos.

Eu hoje testei pela primeira vez meu Tube Screamer. Só que, no primeiro teste, usei um MC1458, ao invés do 4558. Porque? Porque se desse tudo errado, eu não perderia um RC4558 que é difícil de se achar! Perderia um MC1458 que é uma porcaria e que custa 50 centavos. Felizmente eu usei um porta-CI, que é melhor que soldar o CI na placa (desaconselhável).

Deu tudo certo, felizmente e fiquei feliz com o resultado.

Tiruk
Veterano
# dez/07
· votar


RC4558
eu pago 40 centavos em um
o dual opamp mais conhecido do mundo diy, dificil de achar?
eita cara, melhor rever teus conceitos


quais os tipos mais fáceis de montar: booster, distorções, delay?
e o mais difícil?

os mais faceis são os boosters feitos de mosfet ou fuzz's.

mais dificeis: chorus, flangers, geralmente os de modulação.

delays analogicos (mn3005,mn3008)são bem dificeis

se bem que com o tempo, nenhum fica dificil. fica TRABALHOSO.

mas o que eu quero saber de verdade é se tu já perdeu muito dinheiro com essa brincadeira
digamos que o suficiente pra achar que não vale a pena se vc for montar uns 3 efeitos.

alexdiffer
Veterano
# dez/07
· votar


Alguem sabe se ainda eh dificil de achar aquele CI do REBOTE DELAY se nao me engano o PT2339

E esse delay eh um digital delay ou nao

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


Tiruk

Aí em SP tudo é fácil de se achar, meu caro! Já aqui em BH, nesta roça, é dureza.

Os dois RC4558 que eu consegui tive que comprar pela Farnell-Newark, e contar com a boa vontade deles em me despachar em 20 dias (nunca vi um povo tão ruim de serviço). Eles só tinham dois que fossem DIP e eu arrematei os 2. Assim só tenho os 2 e pra mim valem ouro! Um foi 59 centavos e o outro 1,39. No entanto, não consigo, hoje, querendo, comprar mais, daqui de BH.

Nas lojas aqui em BH eu só achei o MC1458, e custam 59 centavos.

Se tiver algum lugar aí que venda pela internet que fosse confiável, e que tivesse o JRC4558, eu agradeceria a indicação.

Tiruk
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti
www.soldafria.com.br
www.milcomp.com.br

4558 pode ser trocado por 4559 (mais dificil de achar), tl072, tlc2262, ou qualquer dual opamp

Tiruk
Veterano
# dez/07
· votar


sobre a farnell
levaram 3 meses para entregarem 75 2n5088 que pedi.
isso pq mandei mail ameaçando ir no procon, aí foi 1 semana e tava aqui.

gucrispim
Veterano
# dez/07
· votar


fiz o Pro Co RAT (meu primeiro pedal) sem problemas, o investimento inicial é sempre o maior, comprar placa, furador, corrosivo, e aí vai, mais isso vc nao perde, e componentes o Tiruk foi muito radical em falar pra se preparar com 150.......
vai com paciencia que td da certo, mta paciencia
depois o custo marginal é decrescente......
tem q pegar gosto pela coisa, mas uma das melhores sensações é vc acabar d fazer um pedal, fecha-lo na caixinha, liga-lo na fonte e conecta-lo na guita e no amp e tocar e escutar no meu primeiro teste eu ate me arrepiei por ter feito um pedal tao bom quanto o Pro Co RAT, que eh a melhor distorção de pedal na minha opnião

Diino
Veterano
# dez/07
· votar


diego gr

dificil nao eh, so tem q saber os valores dos capacitores (sao 2) e do resistor, o outro eh fixo e eles tem uma ligação entre si para determinar uma frequencia, so q eu nao sei essa formula, eu quero fazer 2 eqs p mim usar, mas nao sei a maldita formula
:S

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


Tiruk

Obrigado pela indicação.

Voltando na Farnell:

Tem um atendente lá, um tal de James, que putaquepariu praquele cara. Ele é meio viadinho, só pode ser. Eu xinguei tanto o cara, ele deve ter perdido o rumo de casa.

Em uma das "n" ligações que fiz reclamando, ele soltou um "você" no meio da frase. Eu o interrompi, e falei: "Peraí 'Você' não... SENHOR... nunca te dei esta liberdade e não comece com molecagem comigo." O cara perdeu o norte. Foram 23 dias para me entregarem tudo, sendo que tudo que eu comprei existia em estoque no momento da compra.

Os 2 sites que você indicou vendem o RC4558 (da Texas) ou o original JRC4558D ?

Eu gostei muito do atendimento do Soldafria, mas não vi o JRC4558 lá. Vi o RC4558P (TI). Meus DPDT comprei com eles.

gucrispim
Veterano
# dez/07
· votar


Uma das coisas mais faceis de perder para um iniciante que não sabe direito o funcionamento e como usar é um multimetro digital (20 reais)....... experiencia propria

Tiruk
Veterano
# dez/07
· votar


jrc4558 é NOS, ou seja, não é mais fabricado.
a mult comprou a um tempo atrás e sem saber, vendeu como se fosse rc4558 (texas) por 60 centavos. eu só percebi quando cheguei em casa, e ainda tenho meu jrc4558 guardadinho aqui.

mas sinceramente, o 4559 dá um BANHO nele. especialmente em tube screamers e similares.

Diino
Veterano
# dez/07
· votar


Tiruk
cara tu manja o esquema dos equalizers?
filtros ativos?

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


eu já montei alguns circuitos na escola, mas bem básicos, um era pra acender um led XD e o outro era flip-flop que se eu não me engano fazia alternar entre um led e outro e fazia piscar, alguma coisa inútil desse tipo

comunista
Veterano
# dez/07
· votar


Tiruk
mano, passa teu msn pra gente trocar uma idéia! hehe, abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


www.handmades.com.br

Tiruk
Veterano
# dez/07
· votar


comunista
shadow_tiruk no hot

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tô querendo montar uns pedais em casa, mas