Caneta para CI, pode ser Permanente?

    Autor Mensagem
    luiz_aug
    Veterano
    # nov/07


    Bom, mais um tópico de um novato nos pedais...
    Então, eu tenho aqui em casa dó a caneta da sharpie Permanent maker fine point, e diz aqui assim " permanent on most surfaces"...
    Será que serve pra CI ???
    PS. No site da Sanford diz que ela é soluvel em água....
    AbçoZ

    luiz_aug
    Veterano
    # nov/07
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    Up

    Tiruk
    Veterano
    # nov/07
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    No site da Sanford diz que ela é soluvel em água....
    esqueça
    vai sair no percloreto

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Simonetti
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    Pega uma canetinha para retroprojetor, ponta fina da Faber Castell. vende em qualquer papelaria. É solúvel em álcool.

    Custa uns 2-3 reais.

    Obs: Pega a de ponta mais fina que achar (acho que 1mm).

    Não precisa ir em loja de eletrônica, porque não existe caneta ESPECÍFICA para PCB. As que as lojas de eletrônica vendem caro é exatamente a mesma que qualquer papelaria vende. Só certifique de ser da Faber Castell.

    Izzy Dragon
    Veterano
    # nov/07
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    Simonetti
    Pega uma canetinha para retroprojetor

    Acho que pode ser caneta pra escrever em CD também.

    É a mesma caneta.

    Tiruk
    Veterano
    # nov/07
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    porque não existe caneta ESPECÍFICA para PCB
    existe sim
    até no japão tem

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07
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    Tiruk

    Estamos no Brasil, meu amigo!!!

    Na verdade, nos meus tempos de faculdade, a gente usava uma canetinha que tinha uma tinta prateada, que não saia nem por decreto... só com bombril ou thinner. Nem álcool limpava ela. Era um porre. Isto foi o mais próximo que cheguei de algo específico para PCB. No entanto, já tem muito tempo que não vejo estas canetas. As da Faber Castell são muito mais baratas, fáceis de trabalhar e tão eficientes quanto as que eu via 15 anos atrás. Honestamente, usar a caneta de 1mm da Faber Castell é muito melhor que as que eu usava na PUC.

    Izzy Dragon
    Acho que pode ser caneta pra escrever em CD também.
    É a mesma caneta.


    A tinta é EXATAMENTE a mesma coisa, sem tirar nem por, se for da Faber Castell. Só muda a embalagem, os escritos e, por consequência o preço (custam 5-7 reais, contra 2-3 da outra).

    Algumas canetas que vem escritas "para CD", são a base de água, especialmente as mais baratas, portanto impróprias para PCB. Cuidado na hora de comprar.

    luiz_aug
    Veterano
    # nov/07
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    Tiruk
    Simonetti
    bom, peguei uma plaquinha e escrevi nela TESTE 1 com essa caneta, e deu pra ler STE 1 nela, depois da corrosão, isso pq eu fiz de propósito, tipo o T e o E eu fiz mais fraquinho, e nas outras eu larguei mais tinta, e no "1" e fiquei passando e repassando a caneta diversas veses, e saiu o mais "perfeito" do TESTE 1...
    O único problema é que no "1" como eu passei muitas vezes a caneta, ficou tipo uns relevos, da diferrença das passadas de caneta, mas nada que atrapalhe a corrente de passar por ali...


    Na verdade a caneta não é bem pra fazer o circuito "do nada", é só pra reforçar o que saiu com a transferencia da lamina, transparencia, para a placa, então acho que ta tranquilo...
    Minha divida agora é com relação aos "furinhos" ou ilhas das trilhas, que eu to fazendo eles fechados, que dai na hora de furar a placa é só furar sem medo de não ter contato, será que ta certo isso ???
    AbçoZ

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07
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    luiz_aug
    ficou tipo uns relevos, da diferrença das passadas de caneta, mas nada que atrapalhe a corrente de passar por ali...

    O relevo da tinta é normal e vai sair depois que você corroer a placa e limpá-la com álcool e algodão ou bombril. Aí ficam apenas as trilhas mesmo.

    aos "furinhos" ou ilhas das trilhas, que eu to fazendo eles fechados, que dai na hora de furar a placa é só furar sem medo de não ter contato, será que ta certo isso ???

    Mais ou menos.

    você está usando broca de 1mm, certo? Tem que ser. Mais que isto o componente fica frouxo e dificulda a soldagem.

    quanto a ter ou não os furinhos demarcados, isto tanto faz para componentes que podem ser adaptados à distância entre os furos, como capacitores, diodos, resistores e alguns transistores. Para CIs, é impossível, pois os furinhos precisam estar bem alinhados e igualmente separados, senão te que entortar as pernas do CI e isto pode te complicar.

    O melhor é fazer a marcação das ilhas com os furinhos demarcados, e na hora de furar ser hiper-preciso para furar bem em cima da demarcação, no centro da ilha. Se a placa não tem componentes tipo DIP ou que não possam ser "ajustados", então tanto faz.

    SuperGeo
    Veterano
    # nov/07
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    na hora de fazer os furos na placa, fure do lado cobreado. Se for pelo outro lado, as vezes corre risco de 'descolar' o cobre da placa.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
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    outra dica: passe a caneta mais de uma vez, pro preto ficar bem espesso, escuro. e deixe secar um pouquinho antes de botar no percloreto.

    Henrique S.
    Veterano
    # nov/07
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    existe sim(2)


    eu tinha uma, nem sei onde foi parar, mas a de cd é excelente.

    chab
    Veterano
    # nov/07
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    quando tem uma area mto gde a ser preenchida,eu faço o contorno com a caneta e preencho com esmalte de unha. é + rapido e sai + barato.

    chab
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: chab
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    saiu repetido.

    luiz_aug
    Veterano
    # nov/07
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    Simonetti
    Então cara...
    Deu tudo certo, corroi e tudo mais, tudo OK...
    BUT.. ^^
    Fui hoje furar ela e sem experiencia, nos primeiros furos furei meio dentro meio fora da "ilha"...
    na hora da solda até tem como resolver, eu acho, mas como as trilhas são bem encostadas, vai me dar um trabalhão, ficar testando contato entre as trilhas e talz, pq tb não sou experiente em soldas e posso fazer uma solda meio grossa, que encoste em 2 trilha, dai como diz meu professor de eletricidade "CHABUM" ....
    tem como eu "reverter" o mal furo na hora da soldagem???
    E agora q q eu faço ?
    AbçoZ

    luiz_aug
    Veterano
    # nov/07
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    chab
    ^^ que gambiarra... mas o cirquito é pekeno, não tem muito stress...

    luiz_aug
    Veterano
    # nov/07
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    kiki
    SuperGeo
    Eu Segui esses concelhos, e pra corroer, foi beleza, agora o problema mesmo é a furação...

    luiz_aug
    Veterano
    # nov/07
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    UuUuPppP .,.

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07
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    luiz_aug
    agora o problema mesmo é a furação...

    Qual equipamento você está usando para furar?

    luiz_aug
    Veterano
    # nov/07
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    Simonetti
    O furardor tipo grampeador

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07
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    luiz_aug
    O furardor tipo grampeador

    Então é mais fácil... é só centrar bem, posicionar com muito cuidado a "agulha" de furação. Tente marcar antes de furar o lugar certo dos furos, usando lápis, caneta e régua, para que furos de DIPs fiquem na mesma linha.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
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    luiz_aug
    sim, faça o furo com mais cuidado.
    mas se o furo ficou encostado na ilha, ainda funciona. só não pode chegar na outra ilha, ou na trilha do lado.

    outra dica que eu aprendi agora, mas ainda não usei, é ter um multimetro à mão durante a soldagem. cada componente soldado voce verifica se ta funcionando. se não tiver, já conserta na hora.

    preciso comprar um multimetro.

    luiz_aug
    Veterano
    # nov/07
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    outra dica que eu aprendi agora
    Cara, essa eu já sabia... mas vale reforçar ;D
    Agora só to esperando pra abrir o cofrinho em Dezembro (^^), pra mim pode troca meu ferro de solda de 70 por um de 30 W, e comprar os componentes na 24 de Maio...
    Mas valew ai pessoal, vo soldando e testando mesmo...
    AbçoZ

    kiki
    Moderador
    # nov/07
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    luiz_aug
    eu não sabia, então ainda vou testar. preciso comprar um multimetro.
    é simples de usar ele?
    eu to com dois circuitos mal executados, e não sei onde ta o problema, preciso descobrir...

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07
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    kiki
    preciso comprar um multimetro.

    De fato não dá pra ficar sem. Meu multímetro é um xing-ling digital de R$ 18,00, mas que funciona muito bem. Só sinto falta nele da função de capacímetro, mas tirando isto, funciona muito bem.

    Uma coisa que eu não abro mão, pra avaliar a soldagem, é de uma boa lupa. Com ela eu vejo se a ilha do lado não foi afetada pelo ponto de solda de outra ilha. Se afetou, eu uso estilete para separar as ilhas, pois usar o ferro desolda as uniria ainda mais. Ou então uso um sugador de solda, se foi muito.


    PS: Minha filha descobriu minha lupa um dia e gosta de brincar que queimar papel usando a lupa, no sol!!! Manter longe de crianças.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
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    Simonetti
    valeu pelas dicas!
    devo comprar um em breve, assim que acabarem as aulas...

    PS: Minha filha descobriu minha lupa um dia e gosta de brincar que queimar papel usando a lupa, no sol!!! Manter longe de crianças.
    ué, não é pra isso que serve?
    diga pra ela que se ela pegar um jornal, as partes pretas queimam mais facil!

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07
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    kiki
    ué, não é pra isso que serve?

    Não... a lupa foi inventada por um tamanduá cientista, que estava cansado de comer formigas cruas. Como tamanduá não usa fogão, ele inventou a lupa para fazer formiguinhas tostadas!

    Joque a primeira pedra quem nunca queimou formigas com lupas!

    kiki
    Moderador
    # nov/07
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    Simonetti
    Joque a primeira pedra quem nunca queimou formigas com lupas!
    não quero quebrar a janela de casa...

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