Digitech Drop pode ser ruim para um show ao vivo?

    Autor Mensagem
    Paludo756
    Membro Novato
    # jun/18


    Buenas

    Quem tem o pedal Drop da Digitech sabe me dizer se ele pode afetar a fidelidade do som ao vivo?

    Vou colocar o meu caso aqui:
    A minha banda faz muito show ao vivo, e eu deixo as minhas duas guitarras em meio tom abaixo, que é a afinação que a banda utiliza, e levo as duas para os shows, as duas tem ponte floyd rose, levar duas é por segurança, e eu realmente uso a floyd o tempo todo.
    Acontece que eu sempre gostei muito de tocar guitarra acompanhando minha coleção de DVDs aqui em casa, e o pedal Drop seria perfeito pra esta ocasião, várias afinações à mão.
    A dúvida que fica é: Se eu deixar minhas duas guitarras reguladas e afinadas em Lá 440 Hz, e levar o pedal Drop nos shows da banda para baixar a afinação em meio tom, pode haver alguma diferença significativa em relação a realmente usar as guitarras afinadas em meio tom abaixo?
    Meus pedais atualmente são: Cry Baby GBC-95 => Micro Chorus => Green Mile => Little Brute Drive => Micro Amp = Carbon Copy

    To pensando se vale mais o pedal ou outra guitarra baratinha pra brincar em casa. E aí, o que acham?

    Iversonfr
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Paludo756

    As duas são floyd flutuante ou estilo Wolfgang?

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Powta pedal caro... Compra uma Zoom G1On e usa o pitchshifter dela pra mudar afinação...

    Paludo756
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Iversonfr
    Ambas são Floyd flutuante.

    Felipe Stathopoulos
    Pedaleira ao vivo nem pensar.
    Já usei, não gostei.
    E em nenhum momento eu disse que me importava com o preço.

    Buja
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Pra mim nao importa a marca ou o preco do pedal...
    Todo pedal de drop, pitch ou oitavador, sempre funciona da mesma forma.
    Le a nota, muda a frequencia, e manda pro amp.
    A diferença entre os pedais, é a velocidade com que faz isso, e a quantidade de perda.

    Obviamente, pode ser um pedal até de 5 mil reais, vai ter perda.
    Pouco ou muito, é a física. Vai ter perda essa conversão.

    Prefiro uma guitarra baratinha ao inves do pedal.

    Ramsay
    Veterano
    # jun/18 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Paludo756
    O principal problema do Digitech Drop é que ele altera o som natural da guitarra, e quando alterado, seja pra cima ou pra baixo, o som fica meio que sintetizado e artificial.

    Leonardo Cambraia
    Membro
    # jun/18
    · votar


    Ao vivo é excepcional, as alterações não fazem diferença. Isso aqui eu gravei com o o drop, guitarra em E, e ele dropando pra C:
    https://www.youtube.com/watch?v=vk6u7KmOhQk

    Andras
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Paludo756

    Cara, se preço não importa, porque tu não vai de Variax? Parece ser a opção com maior fidelidade, mesmo em mudanças de afinação ou de instrumentos absurdas.

    Paludo756
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Buja e Ramsay
    Vou considerar a guitarra baratinha hehe, afinal seria pra casa mesmo.
    Você tem razão, sempre haverá perdas, e nunca será a mesma coisa, o que principalmente encomoda é que eles baixam a afinação do ruído junto e quanto mais baixa mais embola o som.
    Agradecido pelos comentários.

    Leonardo Cambraia
    Parece ótimo pra fazer um cover em casa e tudo mais. O que eu fico meio assim é, usar ao vivo, com músicas próprias, mesmo sendo apenas meio tom abaixo.

    Andras
    Não conheço, pode me passar alguma referência para que eu pesquise sobre?

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Pelo preço desse drop tune da pra tu pegar um whammy, nao?

    Andras
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Paludo756



    As Variax são guitarras que vem com captadores especiais, que captam o som de forma digital. Mas como o som é capturado direto nos captadores, em teoria, não existe perca de som, e é mantido a qualidade do analógico (isso eles dizem). Ah, ela vem com um captador normal também.

    E ai, como vem tudo digital, é possível fazer de tudo nela com mais qualidade. Mudar a afinação, simular uma guitarra em especial (com singles, com humbuckers), simular banjo/violão, etc.

    Paludo756
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    To pensando aqui.
    Deixo a minha guitarra principal em Eb, pra tocar com a banda.
    A guitarra reserva deixo em E pra tocar as músicas que quero tocar em Mi.
    Músicas afinadas em D ou abaixo, tanto faz, qualquer guitarra em casa com o Drop já garante a diversão.
    Em show, levar as duas guitarras, caso dê treta em uma, usa a outra, mas a outra estaria em E, simples, leva o Drop no case dela, aí usa o pedal na guitarra reserva apenas.
    Durante a música que estaria usando a guitarra reserva o roudie ajusta a principal.
    Acho que é a melhor solução.

    Andras
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Paludo756

    Então, é justamente para essas situações que a Variax foi criada. Com a mesma guitarra, tu consegues todas estas afinações, com o girar de um knob.

    Eu não sou chegado no tal do digital, mas entre carregar 4 guitarras pra um show, ou apenas 1a que soe 10% pior (por ser digital), sei não.

    Gabezorx
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Andras
    Paludo756
    Uma pena o preço dessas novas Variax ser tão alto (US$1,5k), é a solução definitiva pra quem quer/pode ter só uma guitarra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Digitech Drop pode ser ruim para um show ao vivo?