Sobre Foot midi, efeitos, PA e Power. Juntos.

    Autor Mensagem
    kairi
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: kairi


    Galera, seguinte. Tava aqui pensando nesses guitarristas que tem no set efeitos variados, e controlar tudo por um foot. No caso do Adrian Smith, do Iron Maiden, ele tem um PA MIDI (Marshal JMP-1), 2 máquinas de delay TC electronic e duas máquinas de compressão, tudo ligado à um Power (Marshall 9200) e uma 4x12. Como ele controla tudo isso pelo foot? Se trata de um Korg Midi Footswitch.

    Tem como fazer a mesma coisa, usando um Delay Boss, um PA de Dual Rectifier (56inc) e um amp Tremendão, com um FCB1010?

    Abração.

    kairi
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    UP UP

    lemingue
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: lemingue
    · votar


    kairi

    Depois de todo esse tempo ainda não descobriu?

    Tem como fazer a mesma coisa, usando um Delay Boss, um PA de Dual Rectifier (56inc) e um amp Tremendão, com um FCB1010?
    Veja se o FCB tem saída para controlar efeitos externos. Sei que para canais de amplificador ele tem.

    Provavelmente, para controlar dois amps, seus canais, e efeitos externos, serão necessários mais 2 ou 3 controladores MIDI externos em forma de rack ou similar.

    Procura nos sites da axcces electronics, da tech 21, da voodoo lab ou da rocktron que tu vai achar algo que encaixe nisso aí. Agora, pra que dois valvulados?!... Se quer timbres bem diferentes, valvulados (pois pode-se usar simuladores também - pods e cia), manda fazer um handmade com os recpectivos canais que tu quer. Mais simples, menos trabalho, cabos e $$$ também.

    Falous.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    kairi
    Sobre Foot midi, efeitos, PA e Power. Juntos.

    Cara tem um equipo (que me fugiu onome agora) onde vc liga todos os equipos de efeito nele (tanto os inputs qto os outputs - ele tem várias entradas e saídas em P10, MIDI, etc para que possa ser ligado qq tipo de equipo). Desse Equipo, sai um cbbo midi para ser ligado em um foot controller MIDI e, por exemplo, se vc pisa no foot1 aciona o banco1 que foi programado para acionar oa efeitos drive+delay+chorus (previamente programados). Na verdade os pedais ficam ligados diretos e esse equipo só controla qual ele vai deixar passar o som ....

    lemingue
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Fernando de almeida

    São chamados de loopers. Pelo menos 3 dessas marcas que falei acima tem eles, além de amp controlers ou switchers (com alguns loops).

    Ele precisaria de:
    - um preamp switcher (conhecido como A/B, A/B/C e etc), para trocar entre o mesa e o gianini;
    - um amp control com o número de saídas necessárias de acordo com o número de canais que ele quer controlar (dos dois amps), ou então, dois iguais, um para cada amp; e
    - um effect looper, não precisa explicar muito sobre esse.

    Eles são em formato de rack ou "caixinhas" (do tamanho de um nanoverb ou um placa de som externa dessas de micro), não são feitos para pisar, só tem as conexões. Alguns desses acima vem "conjugados", o problema é que ele quer ter "full" controle sobre seus equipamentos, é possível, mas, como falei, vai precisar das três funções acima.

    Mais jogo ainda é ficar só com o Rectifier, um foot controler e um rack de efeitos. Não precisaria comprar mais nada (se for um foot como o FCB, que controla amp, ou um rack que faça isso também, por exemplo, o G-Major). Vendendo o gianini, o delay, e com o que ele economizaria deixando de comprar os controladores, ainda sobrava dinheiro.

    Falous.

    lemingue
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: lemingue
    · votar


    kairi

    Olha os bichinhos aí... os dois últimos links são coisa de profi. Ainda acho mais fácil fazer o que escrevi no post anterior.

    http://www.voodoolab.com/gcx.htm

    http://www.rjmmusic.com/ampgizmo.php

    http://www.rjmmusic.com/rg16.php

    http://www.rocktron.com/frameset1.html (procura por midi, controler que tu acha)

    http://www.skrydstrup.com/

    http://www.axess-electronics.com/sc/index.php


    Falous, divirta-se...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    kairi
    lemingue
    uououuuu


    Seria um esquema tipo esse do Malmsteen:

    http://guitargeek.com/rigview/259/

    Todos os racks e pedais estão ligados no C.A.E. Switching & Router System e nesse o footcontroler MIDI de onde o cara comanda todos os efeitos ... Note que até o wahwah é ligado nesse sistema ....

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    kairi
    lemingue

    Olha o do Van Halen ... Tem vários pedais e alguns racks ... Todos estão ligados em um equipos que é controlados via controler MIDI:

    http://guitargeek.com/rigview/258/

    kairi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida
    lemingue

    Agradeço MUITO a vocês MESMO pelo esclarecimento, mas o que acontece, é que eu passei um tempo por fora e por isso eu estou completamente CONFUSO.

    Bem, vamos tentar exclarecer. Por enquanto eu vou deixar as coisas desse modo:

    1. Giannini T3 will be my AMP. Ele é ótimo pra som limpo, e tem um bom power-amp.

    2. Pretendo misturar Pré-amps de JCM's ou de MESA com o T3, ligando-os pelo retorno, fazendo com que aproveite o Power-amp do T3. Então, um switch A/B seria a solução dos meus problemas quanto a distinção de Clan/Drive, certo?

    3. Quanto aos pedais de efeito, por enquanto usarei analógicos hand-maded (created by me). Um FCB1010 seria o ideal pra mim. Delay, Chorus, Phaser, Octaver... tudo programável por um pisar num botão. Dai, além do FCB1010 eu precisaria de um Looper, certo?

    4. Será que o FCB1010 + Looper não daria pra controlar os canais do AMP e dos pré-amps, assim como faz com os efeitos? Assim, dispensaria o uso de um Switch.

    Abraços, e desculpe pela confusão

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    kairi
    1. Giannini T3 will be my AMP. Ele é ótimo pra som limpo, e tem um bom power-amp.
    Legal ...

    2. Pretendo misturar Pré-amps de JCM's ou de MESA com o T3, ligando-os pelo retorno, fazendo com que aproveite o Power-amp do T3. Então, um switch A/B seria a solução dos meus problemas quanto a distinção de Clan/Drive, certo?
    Sim ... O AB box te ajudaria ...

    3. Quanto aos pedais de efeito, por enquanto usarei analógicos hand-maded (created by me). Um FCB1010 seria o ideal pra mim. Delay, Chorus, Phaser, Octaver... tudo programável por um pisar num botão. Dai, além do FCB1010 eu precisaria de um Looper, certo?
    Quem e como o FCB1010 controlaria???? Para controlar seus pedais anal'ogicos, ele teriam que estar ligados num sistema de loopers com controle de MIDI ... Vc tem um desse??? Qual marca/modelo????

    4. Será que o FCB1010 + Looper não daria pra controlar os canais do AMP e dos pré-amps, assim como faz com os efeitos? Assim, dispensaria o uso de um Switch.
    Cara, dependendo do Looper pode ser que sim ... ele teria que ter 2 saídas e permitir controle nessas saídas dele ... Qual vc está vendo????

    kairi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Gostaria de saber qual sistema de loopers faria isso, afinal, eu não tenho nenhum. :P

    Quanto à um projeto futuro, eu pretendo integrar em apenas uma caixa (do tamanho de uma pedaleira tipo GT-8 ou G9.2tt) com 5 pedais analógicos, uma wah, pré-amp valvulado (2 cainais + reverb), EQ e outras comodidades de uma pedaleira digital, como os detalhes que eu já forneci antes. Agora, sei que acima de tudo, tenho que integrar também um controlador MIDI e um esquema de Loopers pra tudo funcionar como esperado.

    Já já ponho uma foto.

    Abraços.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    kairi
    Gostaria de saber qual sistema de loopers faria isso, afinal, eu não tenho nenhum. :P
    Putz cara sistema de loopers tem pouco no Brasil ...
    Mas o que eu mais vejo o pessoal usar é o da Custom Audio Electronics ...
    No guitargeek tem uns modelos desses loopers, veja:
    http://guitargeek.com/browse/cat/170/

    kairi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Quanto sera que sai um desses?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    kairi
    Quanto sera que sai um desses?

    Cara, não faço idéia ... mas deve ser caro ...

    Só pra vc entender melhor ainda, ele é tipo um patch bay controlável via foot ... Ou como se fosse um roteador (tipo os usado computadores ou em telecomunicações), só que pra efeitos ...

    kairi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida
    E como ele controla os pedais analógicos? Ele gira o potenciômetro sozinho? o_O

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    kairi
    E como ele controla os pedais analógicos? Ele gira o potenciômetro sozinho?
    hehehe seria bom ....
    Mas vc ligar o input e o output do seu pedal anal'ogico nele e deixa o pedal ligado direto e via programação, e ele deixa ou não o efeito atuar e em qual posição (antes e depois de qual efeito, posição do encadeamento) ele vai atuar ...

    kairi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida
    PORRA, então a única praticidade da fusão foot midi + looper é deixar o sinal passar ou não? Ah, decepcionei-me. Isso eu faço com os pés po. Achei que eles giravam os pots pra manter os níveis dos pedais do modo desejavél. =\


    Não tem nehum maneira de girar os pots automáticamente?
    vide: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/168652/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/169466/


    Vlw's.

    kairi
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Seguinte, estou a encomendar um amp valvulado de dois canais, sendo um higain e outro com booster nas 12ax7. Ele tem entrada pra foot e loop de efeitos. Estou pensando numa modifica¢ao do projeto. Na entrada de linha passarei a usar Crybabe, MXR+, TS8, Phase90, FV-50 e Whammy WH-1. No loop vou usar delay, harmonizer e outros racks.

    O problema eh: como organizar isso tudo. Nao precisa mover os pots, so ativar os efeitos por um foot midi.

    Abra¢os

    kairi
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Seguinte, estou a encomendar um amp valvulado de dois canais, sendo um higain e outro com booster nas 12ax7. Ele tem entrada pra foot e loop de efeitos. Estou pensando numa modifica¢ao do projeto. Na entrada de linha passarei a usar Crybabe, MXR+, TS8, Phase90, FV-50 e Whammy WH-1. No loop vou usar delay, harmonizer e outros racks.

    O problema eh: como organizar isso tudo. Nao precisa mover os pots, so ativar os efeitos por um foot midi.

    Abra¢os

    kairi
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Seguinte, estou a encomendar um amp valvulado de dois canais, sendo um higain e outro com booster nas 12ax7. Ele tem entrada pra foot e loop de efeitos. Estou pensando numa modifica¢ao do projeto. Na entrada de linha passarei a usar Crybabe, MXR+, TS8, Phase90, FV-50 e Whammy WH-1. No loop vou usar delay, harmonizer e outros racks.

    O problema eh: como organizar isso tudo. Nao precisa mover os pots, so ativar os efeitos por um foot midi.

    Abra¢os

    lemingue
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    kairi

    Usa algo assim: http://www.voodoolab.com/gcx.htm

    kairi
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    cara, eu li mas nao entendi bem o funcionamento. eu preciso de um foot midi e isso tambem? Deve custar um tiro.

    lemingue
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    kairi

    eu preciso de um foot midi e isso tambem? Deve custar um tiro.
    Coisa top geralmente é cara por aqui mesmo. O looper não dá pra fugir muito, vai ser caro mesmo, agora o foot não. Dá pra conseguir uns bem baratos, e isso depende se for novo ou usado e da quantidade de recursos que ele tem. Só pra ter uma idéia, um FCB da Behringer tá uns 600 reais. Enquanto não acho um que se encaixe no meu set estou usando uma pedaleira MIDI só pra controlar um rack (o sinal nem passa nela). Pedaleira MIDI usada se acha fácilmente também.

    lemingue
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    kairi

    Outra opção pra ti é usar line selectors ou A/B box. Não fica tão versátil, mas dependendo da sua necessidade pode resolver.

    kairi
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    se eu ligar o fcb no amp, ele vai controlar o amp? porque a galera vai no loop do amp, e os caras do input vao ser no pe mesmo.

    lemingue
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: lemingue
    · votar


    kairi
    se eu ligar o fcb no amp, ele vai controlar o amp? porque a galera vai no loop do amp, e os caras do input vao ser no pe mesmo.
    Às vezes você não é muito claro no que está querendo passar, e, parece que tem pouca noção de como se faz um MIDI setup, ou até mesmo do que é isso. Sim, o FCB pode controlar canais do amp, mas para que usar um foot de 12 botões e dois pedais de expressão só para isso?! Acho melhor você primeiro definir o seu set (pedais, racks, pres e amps), sentir as suas reais necessidades, para depois pensar em controle via MIDI.

    kairi
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    falou tudo.

    kairi
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Realmente, eu confundi muito as coisas. Mas eh porque eu posto de celular, dai eh muito complicado detalhar tudo.

    Vamos tentar simplificar tudo, come¢ando por baixo.

    Se eu ligar um efeito no loop de um amp, sera a mesma coisa que ligar no input?

    kairi
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Realmente, eu confundi muito as coisas. Mas eh porque eu posto de celular, dai eh muito complicado detalhar tudo.

    Vamos tentar simplificar tudo, come¢ando por baixo.

    Se eu ligar um efeito no loop de um amp, sera a mesma coisa que ligar no input?

    kairi
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    A discussão continua aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196924/

    Um rapaz foi mais rápido e criou um protótipo antes. Me ferrei. :(

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Sobre Foot midi, efeitos, PA e Power. Juntos.