Analógicos em serie com digital (timbre)

    Autor Mensagem
    Pacelly
    Veterano
    # set/07


    galera eu liagando pedais analogicos em serie com um tipo zoo digitam, altera o efeito? tipo o timbre da musica ou coisa parecida?
    valeu!!

    Bog
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Pacelly

    Claro que altera. Se fosse para não alterar, para que diabos o pedal estaria lá?

    makumbator
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Bog

    Acho que ele se refere a perda de qualidade...

    Gambá do Rock
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Pacelly

    Brother, Ligando digitais e analógicos em cadeia, vc perderá um pouco da qualidade do som mas isso pode ser minimizado com uma regulagem minuciosa de seus parâmetros em cada pedal e pedaleira.

    os analógicos, costumam oferecer um som mais direto, enquanto os digitais oferecem um som mais "pasteurizado" (se é que vc me entende... =\)

    ao misturar os dois mundos, seja bem cauteloso com os parâmetros configurados nos patches dos equipamentos digitais. assim vc corre menos risco de deixar o seu som "sem vida".

    outra observação é que é comum nas pedaleiras, mesmo "analógicas", uma mistura de equipamentos digitais e analógicos. por exemplo, cito o pedal DD-3 da Boss, existente na maioria das pedaleiras "profissionais" formadas por pedais (stompboxes) analógocps. O DD-3 é um pedal digital e não prejudica em nada o som.

    se, por exemplo, vc for ligar um pedal analógico de distorção a uma pedaleira zoom 505, apenas manere nos parâmetros que vc escolher para "colorir" o som oriundo de seu pedal analógico. E não misture distorção com distorção.

    use a dist do pedal e os efeitos da pedaleira.

    abraço e bons experimentos aí

    se vc postar uns sons, ficará mais fácil de ajudar

    fui

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    Pacelly
    Alterar como e quando?

    Desligado: depende, tem pedais digitais que usam um sistema que manda o sinal da entrada direto pra saída (sem passar por conversores) quando desligados. Portanto não tem nada de digital no bypass se for utilizado este sistema.

    Mesmo em pedais analógicos o bypass pode alterar o timbre de maneira indesejável.

    Uma boa solução pra problemas com bypass (seja por que motivo for): true-bypass loop - ativado e o pedal está na cadeia de efeitos, desativado e o pedal sai da cadeia.

    Ligado: depende, alguns pedais tem uma saída não afetada - portanto o som original fica dum lado e o som com efeito fica do outro.

    Uma boa solução pra pedais que não tem este recurso: A/B/Y - lado A com o sinal "original" e/ou "não afetado", lado B com sinal afetado, os dois em paralelo (ao mesmo tempo).

    Isto também pode ser interessante no caso de pedais analógicos...

    Mesmo em série, alguns pedais não afetam completamente o sinal original - ele é "dividido" na entrada (uma parte vai pro efeito, outra fica não afetada) e só na saída este sinal é mixado.

    Enfim... Depende de como o sinal é manipulado em cada caso.

    ---

    Também tem uma coisa que não é muito comum em pedais compactos e multi-efeitos de chão mas que se vê com frequência em processadores de rack: entradas e saídas digitais.

    Isto evita múltiplas conversões (o sinal passa por um conversor no primeiro módulo da cadeia de efeitos e vai de analógico pra digital, depois só volta a ser analógico no último módulo).

    B.Frusciante
    Veterano
    # set/07
    · votar


    O DD-3 é um pedal digital e não prejudica em nada o som.
    Ufa :)

    guitarg3
    Veterano
    # set/07
    · votar


    eu ja experimentei uma vez pedais da boss na minha pedaleira zoom g2.. e ficaram uma porcaria.. na verdade nao percebi grandes diferenças entre os pedais da boss ligados na pedaleira e as distorçoes q ja vem com a pedaleira.. conclui q seria jogar dinheiro fora e entao desisti d usar pedal analogico com a pedaleira..

    se for comprar um pedal analogio esqeça a pedaleira.. vc vai perder mta qualidade no som com a pedaleira.. ai nem compensa.. compensa usar as distorçoes da propria pedaleira

    Bog
    Veterano
    # set/07
    · votar


    guitarg3

    Curiosamente, os melhores sons que eu tirava da G2 eram exatamente com uns pedaizinhos Boss ligados antes dela, e simulações de amps limpos. Acho que faltou saber configurar...

    FirebirdVII
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Olha, eu noto um ruído difrente com pedal digital, principalmente com meu wah, delay não da pra notar, mas com wah wah da sim...

    Pacelly
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Galera valeu a todos pela explicação menos para o "BOGA" óo o Bog foi mal.

    Eu tenho um Simulamp, Wha wha, compressor. então se for comprar tipo delay, reverb, e outros efeitos vai ficar muito trabalho e sem falar R$ "caro".
    então eu queria utilizalos antes de um tipo "505" pra utilizar ou outros efeitos dele mesmo.

    mais valeu pela explicação galera um forte abraço

    Pacelly
    Veterano
    # set/07
    · votar


    up

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Pacelly
    Só pra efeitos (modulações, atraso e ambiência) a MagicStomp II dá e sobra.

    G2 e RP150 não ficam muito atrás - inclusive acho que são melhores no que diz respeito à seção de drive.

    Acredito serem as melhores opções em termos de custo x benefício - venho dizendo isto faz algum tempo já.

    Ainda assim um pedal de delay já pode suprir a maior parte das necessidades específicas de efeitos de atraso e funcionar como "pseudo" modulação ou ambiência - basta ter alguma paciência pra (re)configurar quando necessário.

    Tem prós e contras nas duas opções, é uma questão de escolha/necessidade.

    dtplayer
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Alteração no som sempre vai ter, mesmo ligando analógico-analógico. O problema principal de ligar, por exemplo, uma distorção analórica a efeitos digitais de uma pedaleira como a Zoom 505 é que aquela sensação artificial que se tem ao tocar com essa pedaleira vai continuar e afetar a distorção analógica. O que eu sugiro é que tu use um seletor de linha (se tu fizer ele, sai ridiculamente barato) e use em um canal os pedais e em outro a pedaleira. Com isso tu vai poder usar aquela distorção animal do pedal (ou qualquer outro efeito) e ainda a sua pedaleira para efeitos de modulação e ambiência (ou ainda os dois juntos, dependendo do seletor de linha).

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # set/07 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
    · votar


    dtplayer

    que tipo de seletor daria pra eu dividir pra tocar soh com os pedais, soh com pedaleira, e depois os dois juntos??? hehe

    Ultra.Fuzz

    Desligado: depende, tem pedais digitais que usam um sistema que manda o sinal da entrada direto pra saída (sem passar por conversores) quando desligados. Portanto não tem nada de digital no bypass se for utilizado este sistema.

    vem k vei... a G2 é assim ou perde som em bypass???
    outra coisa... se for pra usar um pedal tipow preamp ou eq, seria melhor usar antes da g2 ou depois??? vlw

    DotCom
    Veterano
    # set/07
    · votar


    se for usar a g2 pra ambiências, usa ela depois do pedal de preamp.
    a g2 não tem true bypass, o sinal passa pelo circuito mesmo no bypass

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    DotCom

    em que caso usaria a g2 antes do preamp ou eq entaum???

    a g2 não tem true bypass, o sinal passa pelo circuito mesmo no bypass

    mas na pratica ela influencia na perda de timbre msm (em bypass)???

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    AnDerSon_BoLLo
    A G2, assim como a maioria dos multi-efeitos de chão, funciona com bypass digital.

    Com multi-efeitos eu acho mais negócio usar um patch limpo como bypass, oferece mais controle (pode se deixar o equalizador ligado, por exemplo) e geralmente é mais fácil de se acessar.

    De qualquer forma desligando todos os módulos ou entrando no modo bypass funciona legal (e imagino que MagicStomp II e RP150 não sejam muito diferentes neste aspecto).

    Como falei no post ao qual fazes referência existe uma boa solução pra problemas com bypass - que também podem acontecer com pedais compactos, sejam analógicos ou digitais.

    Depende, vais usar a pedaleira pra que? Modulações, efeitos de atraso e de ambiência geralmente vão depois da seção de distorção e equalização - é só tratar a pedaleira como um conjunto de pedais. Onde este conjunto vai se encaixar depende do uso particular que vai se fazer.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Ultra.Fuzz

    valeu man...

    entendi... entaum primeiro tratamos o som depois mandamos efeitos... e compressor antes da pedaleira tb???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Analógicos em serie com digital (timbre)