ajuda/conselhos/dicas/esclarecimentos/tudo sobre V-Amp 2

Autor Mensagem
crocodigo
Veterano
# ago/07


Galera, eh o seguinte: fiz um tópico pedindo ajuda pra montar um set. Depois disso acabei comprando um V-Amp 2, e agora to querendo entender melhor esse pre-amp. To lendo o manual mas to boiando legal...

já comecei a tirar algumas dúvidas neste tópico e como o tema acabou mudando, criei este tópico novo só sobre isso.

Portanto quem puder me ajudar, eu agradeço!

NerdKiller
Veterano
# ago/07
· votar


ih cara... sem querer ser chato mas se prepare pra uma avalanche de "use a busca". tem um monte de topico ai falando sobre v-amp ja...

inclusive eu outro dia fui parar em um site so sobre patches de v-amp (eu nao tenho Vamp! que fique bem claro )

Ultra.Fuzz
Veterano
# ago/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


crocodigo
Head = Cabeçote
Cabinet = Gabinete
Combo = "Amplificador/Cubo" (que tem cabeçote e caixa juntos)

...e realmente, tem muitos tópicos sobre V-AMP.

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


NerdKiller

se prepare pra uma avalanche de "use a busca". tem um monte de topico ai falando sobre v-amp ja...

paciência... Na verdade esse tópico já estava sendo respondido num outro q eu coloquei o link aí em cima...

de qquer forma vou usar a busca e ver o q eu consigo esclarecer.



Ultra.Fuzz

meu, então eu não consigo entender uma coisa: o v-amp tem um switch de amplificadores e outro de efeitos (resumindo). Onde entram os CABINETS?

Ultra.Fuzz
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo
A página da Behringer tem um FAQ com uma explicação.

O lag do Vamp se dá exatamente quando existe troca de simulação de falante/gabinete de um patch pra outro. Portanto...

Agora onde realmente está disposta a simulação de falante(s) eu não faço idéia.

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


pra ajudar o manuel eh em português de portugal... dá pra entender bem 80%, mas além dos 20% serem vocabulário diferente do nosso, a contrução das frases muitas vezes eh diferente e estranha...

666ordnas
Veterano
# ago/07
· votar


Crocodigo,
Não é que no modo L1 você controla a equalização pela pedaleira, é que ele tem, além da equalização dos knobs, 3 bandas adicionais de equalização, em relação ao S1.
Num show, você pode usar tanto o modo S1 como o L1 com a equalização do seu ampli em flat. Eu prefiro o modo S1, porque você não tem que ficar se preocupando com as 3 bandas adicionais do L1, as quais acho desnecessárias.
O manual em português, no item 3.3.3, pág 12, recomenda o modo L2 quando um ampli de guitarra estiver sendo usado. Eu, particularmente, não gostei, prefiro o S1 mesmo, com a equalização do ampli em flat.
Em nível de V-Amp, as expressões cabinet/gabinete/speaker simulation/caixa/falante querem dizer a mesma coisa; na prática, não.
Qual é o seu equipamento? Talvez sejam necessárias algumas alterações na equalização do seu ampli, dependendo da sua aparelhagem. Valeu!

666ordnas
Veterano
# ago/07
· votar


Pessoal, o que vocês acham dos patches do V-Amp2 que estão disponíveis no site da Behringer? Vocês acham que são mesmo parecidos com o timbre dos caras? Sei não...

HYBRID PRS
Veterano
# ago/07 · Editado por: HYBRID PRS
· votar


eu quero sabe mas quase ninguem sabe responder... a diferença do X V-Amp e da V-Amp2 é muita???

obs: quero saber dos efeitos e distorções se são melhores!!!

666ordnas
Veterano
# ago/07
· votar


Hybrid Prs,
O X V-Amp é baseado nas melhores modelagens de ampli e de caixas do V-Amp - inclusive com a mesma qualidade, - com a vantagem de um pedal de expressão embutido na própria unidade, e sem a necessidade da conexão de um footswitch externo para controlar os parâmetros, mudança de banco/patch, etc.
A única desvantagem dele em relaç



'~ão ao V-Amp 2

666ordnas
Veterano
# ago/07
· votar


Hybrid Prs,
O X V-Amp é baseado nas melhores modelagens de ampli e de caixas do V-Amp - inclusive com a mesma qualidade, - com a vantagem de um pedal de expressão embutido na própria unidade, e sem a necessidade da conexão de um footswitch externo para controlar os parâmetros, mudança de banco/patch, etc.
A única desvantagem dele em relação ao V-Amp 2 é que ele possui 16 modelos de ampli, ao passo que o V-Amp 2 tem o dobro, ou seja, 32 modelos.
Qual pedaleira você tem? Que regulagem você usa? Qual seu equipamento?

HYBRID PRS
Veterano
# ago/07
· votar


eu ja tenho a X V-Amp só que eu quero saber se tem vantagem mudar pro V-Amp2!!!

666ordnas
Veterano
# ago/07
· votar


Não, na minha opinião não. É a mesma coisa. A não ser se você quiser mais quantidade e variedade de modelos de ampli...

HYBRID PRS
Veterano
# ago/07 · Editado por: HYBRID PRS
· votar


então não deve compensar, pois eu uso o Mesa Boogie no X V-Amp, o do V-Amp2 é a mesma coisa então???

qual é a melhor pedaleira nessa base de preço??? (não vou ficar usando no pc e sim no amplificador)!!!

666ordnas
Veterano
# ago/07
· votar


HYBRID PRS,
Essa sua tá ótima, cara. Ainda mais ligado num Mesa Boogie.
No entanto, se você quiser mais qualidade ainda nessa base de preço, pega a Floor POD, da Line6 ou a RP-250 da Digitech. Ouça os samples delas nos seus sites respectivos. O timbre é lôco, hein?

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


666ordnas

Na prática então vc acha q é melhor usar sempre o S1, tanto pra ensaio como pra shows, certo?

Acho q tanto L2 como S2 são mais interessantes pra gravação, uma vez q ele separa os dois canais em um com os efeitos e outro limpo, neh?

Então, por enqto meu equip se resume numa condor clp2 e num ´v-amp ora plugado num fender, ora plugado num crate, ora plugado na mesa, depende do lugar onde vou tocar .. rs...

HYBRID PRS
Veterano
# ago/07
· votar


cara eu não tenho o Mesa Boogie rs (quem me dera ter um dia), eu quis dizer que uso a simulação do MESA no X V-Amp e quero saber se há diferença na simulação do mesmo na V-Amp2!!!

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


como vc simula o mesa no v-amp? q configuração vc usa?

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


a propósito, pra q serve o "BY PASS" do v-amp ??

HYBRID PRS
Veterano
# ago/07
· votar


eu uso na X V-Amp o Mesa Boogie... só colocar no NU Metal Gain que simula o Mesa... na V-Amp2 é o Rectified Head!!!

by pass se não me engano é pra usar só os efeitos da pedaleira... e usar o que sobre regulando o amplificador!!!

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


HYBRID PRS
aaaaahhhhhhh

não foi a toa então q foi uma das distorções q eu mais gostei, hehehehe

mas como vc sabe q o Rectified head eh o q simula o Mesa?

HYBRID PRS
Veterano
# ago/07
· votar


por que tem no manual explicando que simulação é cada nome daquele... e o Rectified vem do Mesa Boogie Dual Rectifier, só por ai se ja pode supor que é!!!

voltando a minha pergunta... vale a pena trocar o X V-Amp no V-Amp2??? as simulações melhoraram???

666ordnas
Veterano
# ago/07
· votar


HYBRID PRS,
Não tem diferença não, é a mesma coisa do V-Amp2.
Você disse que usa o Nu Metal Gain? Esse é diferente. No V-Amp 2 não tem esse. Deve ser do V-Amp, o antecessor.
Pelo o que tô vendo aqui no manual em português, nas págs 16 e 17, as modelagens que simulam o Mesa Boogie são: Rectified High Gain (Mesa Boogie Dual Rectifier Trem-O-Verb de 1994), Rectified Head (Mesa Boogie Dual Rectifier), Drive V-Amp (Mesa Boogie Mark III), California Drive (Mesa Boogie Mark II c) e o California Clean (canal limpo do Mesa Boogie Mark II c). Dessas, eu acho que o mais usado é o Rectified High Gain, porque diz que é ideal prá metal e que o ampli original é usado pelo John Petrucci.
Saindo do Mesa Boogie, há o Modern High Gain (Soldano), onde cita como usuários Satriani, Vai, Steve Lukather, e Nuno Betencourt. Eu ahei muito bom.
Crocodigo,
Eu prefiro mesmo o S1, porque a gente não tem que ficar se preocupando com equalização adicional. O seu equipamento é bom, não precisa disso. Só que é bom deixar o ampli sempre em flat, senão o som fica muito ardido e brilhante, por causa da simulação de caixa/falante.
O modo S2 é prá ser usado em gravações em estúdio, porque na saída esquerda o som sai sem efeitos, enquanto na saída direita o som sai com efeitos. Prá que isto? É que alguns guitarristas preferem ou não conseguem gravar com a guitarra somente com a distorção, o que é o certo (os efeitos são adicionados depois, pelo produtor). Porque, se você gravar já com todos os efeitos, não vai ser possível mexer neles depois, porque já estarão gravados. Como na saída esquerda o som sai sem efeitos (reverb, delay, compressor, reforçador de som, etc), é possível adicioná-los depois. Esse modo é o mais indicado para gravação por causa disso.
Já, o modo S1 também, só que, se posteriormente quiser alterar algum dos efeitos, não será possível, porque neste modo, nas duas saídas, o som sai com efeitos.
O BY PASS serve para você não usar nenhuma modelagem de ampli do V-Amp2, apenas os efeitos ou simulação de caixa/falante, possibilitando o uso, por exemplo, de um pré-amplificador externo de guitarra.
Será que é possível usar, neste ajuste, um pedal de distorção externo junto com os efeitos e/ou simulação de caixa/falante do V-Amp2? Alguém sabe?

LeandroP
Moderador
# ago/07 · Editado por: LeandroP
· votar


Eu uso o modo L3 no return do ampli (quando o ampli possui loop). Assim o pré-amplificador passa a ser somente o V-Amp, sem interferência do pré-amplificador do amplificador. Você perde um pouco em volume, mas o timbre fica bem melhor.

HYBRID PRS
Veterano
# ago/07
· votar


nossa tem Mesa Boogie demais então... é esse que eu quero ter!!!

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


Pow, não lembro de ter lido essas associações dos nomes dados pelo v-amp com os amplis/guitarristas q utilizam.

De qquer forma foram as duas distorções q mais me agradaram, o rectified head e o modern gain... Aí vou testar todos os jogos de 4x12" com essas duas distorções pra ver qual me agrada mais.

Vou deixar separado um banco soh pra efeitos pra shows, já q com o footswitch não dá pra percorrer os patches sem ter q passar um por um. Cabem 5 patches em cada banco, então vou deixar 1 overdrivezinho bem leve, em seguida um clean, um distortion de base, depois um pra solo e 1 mais diferentão por último...

666ordnas
Veterano
# ago/07
· votar


Crocodigo,

Em cada banco, eu costumo usar:

- patch 1: clean 1 (base limpa - chorus/flanger/phaser+reverb+noise gate);
- patch 2: clean 2 (solo limpo -chorus/flanger/phaser+delay+reverb+boost+noise gate);
- patch 3: crunch 1 (base pesada - distorção+reverb+noise gate);
- patch 4: lead 1 (solo pesado 1 - distorção+delay médio+reverb+boost); e
- patch 5: lead 2 (solo pesado 2 - distorção+delay longo+reverb+boost).

Com esta configuração, eu enchi quase todos os 25 bancos, porque em cada um eu coloquei ou chorus, ou flanger ou phaser, tanto no clean 1 como no clean 2 ou em ambos; e onde tem distorção, eu substituí por overdrive; ou, ainda, mantive a distorção e acrescentei um pouco de chorus, ou flanger ou phaser, tanto no crunch 1 como no lead 1/2.

Assim, nunca me perco, porque, se eu pisar no patch 1 - seja em qual banco estiver - já sei que é o clean 1 (para base limpa); se selecionar o patch 5, tenho certeza de que lá estará o lead 2 (para solo pesado com delay longo), independentemente do banco, etc.

Obs.: vi esta configuração no setup de alguém - não me recordo quem, já faz tempo - na revista japonesa Young Guitar. Em todas as pedaleiras, sempre uso assim. Acho mais fácil, prático e funcional. Experimente você também e poste o que achou.

Valeu!

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


entendi, tipo q vc deixa o mesmo padrão em todos os bancos alterando soh alguns níveis de efeitos, certo?

Parece interessante... Acho q vou fazer isso com alguns mas vou deixar outros alguns livres pra montar uns sons bem doidera, cheio de efeitos e tal, hehehhe

Mas me diz uma coisa, vc configurou esses efeitos via midi, certo? Ou dá pra configurar tudo isso direto na pedaleira?

666ordnas
Veterano
# ago/07
· votar


Crocodigo,

Não, configurei apenas o 1.o banco e depois fui armazenando cada preset na ordem, como descrevi acima, nos demais bancos. Depois, tive apenas que alterar/suprimir, dentro de cada preset, o efeito que eu queria.
Para isto, basta seguir as instruções descritas nos tópicos 4.2 (Editando Presets) e 4.3 (Armazenando Presets), pág. 14, do manual em português.

Se tiver alguma dificuldade, me dê um toque, que tentarei ajudá-lo.

Valeu!

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


deixa eu ver se entendi, vc usa esse mesmo padrão de efeitos mas cada banco com uma distorção correspondente a um amplificador diferente?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ajuda/conselhos/dicas/esclarecimentos/tudo sobre V-Amp 2