Sobre footswitch's e pedais analógicos.

Autor Mensagem
Ultra.Fuzz
Veterano
# ago/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


kairi
Acho que esta idéia de pulsos é a usada pra implementar coisas como tap tempo em efeitos analógicos... Lembro de alguém ter comentado isto em algum dos fóruns gringos. Dá uma olhada no Diamond Memory Lane (é um delay analógico que tem tap tempo).

Uma outra coisa (que não sei se é mais fácil ou não) é usar um pedal de expressão... Mas ainda assim, acho que ficaria limitado na quantidade de parâmetros e a cada determinado efeito.

Uma coisa meio bizarra, mas possível, seria fazer uma espécie de pedal de expressão que ativasse uns "braços" pra mexer potenciômetros específicos. Lembro de ter visto um vídeo/artigo sobre guitarrista que usava uma parafernália nesses moldes (embora não fosse ativada por pedal) na década de 90 (salvo engano) pra controlar dois Boss DD-3 sem precisar se agachar pra mudar alguns parâmetros.

Deve ter como utilizar um único pedal pra trocar mais de um efeito ao mesmo tempo (digamos que fossem dois pedais no estilo do Boss DS-2, com entrada pra foot externo que permite troca de modo).

MIDI seria outra opção, como no Tech 21 NYC Sansamp TRI-AC, mas é o tipo de coisa que não deve ser muito fácil de construir (tanto embutido, quanto separadamente).

Enfim, como já foi dito acima, não é uma coisa tão fácil, e muito provavelmente nem tão barata.

Eu indicaria dois ou três pedais de loop ou uma pedaleira, mas se queres investir nesta idéia vai fundo... Quem sabe não sai alguma coisa legal disto?

Te aconselho a dar uma olhada nos pedais da Effector 13 também, pode te dar algumas idéias interessantes.

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Um potenciometro comum não poderia ser, pq não tem por onde enviar pulsos pra ele girar sozinho. Se existir algum potenciometro "DIGITAL" aí sim vai facilitar bastante a vida.

kairi
Veterano
# ago/07
· votar


Gente, podem esquecer as idéias.

O que eu quero fazer (e muitos dizem ser impossível), a TC ELECTRONIC já fez.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/144724/

O Bom: TUDO!
O Ruim: Preço. Custa o preço de uns 4 GT-8.

chab
Veterano
# ago/07
· votar


kairi
mas ela mexe tambem nos parametros dos pedais ?

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


kairi, agora eu não entendi... vc queria fazer para patentear e vender?

É claro que não é impossível, mas para mãos mortais é meio sem sentido... como reinventar a roda.

Ultra.Fuzz
Veterano
# ago/07
· votar


Cara... Essa "pedaleira" não é analógica, portanto não era exatamente a idéia que estavas propondo - controlar efeitos analógicos através de um sistema que permitisse alteração instanânea de parâmetros (o que seria provavelmente digital) - ou, se não foi isto, eu entendi errado.

Fora que não é exatamente consenso como "melhor". Já vi resenha no thegearpage.net dizendo que os efeitos da G7.1ut não ficavam devendo.

Acho que poderias dar uma olhada nas pedaleiras "top" que tenham loop como Korg, Vox, Boss, Zoom... Sendo que a Boss tem flexibilidade total pra arrumar a cadeia de efeitos, as outras tem algumas alternativas possíveis (as mais comuns).

A maior parte das pessoas que fala mal de pedaleira e/ou não consegue sons satisfatórios não teve paciência pra entender o funcionamento e aprender como configurar. Todo o sistema mais complexo exige um mínimo de dedicação do usuário (seja uma pedaleira cheia de pedais compactos, seja um multiefeito de chão, seja um processador com controlador separado).

kairi
Veterano
# ago/07
· votar


chab
Só nos efeitos dela.

Shakal
Não, eu queria pra uso pessoal mesmo.

Ultra.Fuzz
Cara... Essa "pedaleira" não é analógica, portanto não era exatamente a idéia que estavas propondo - controlar efeitos analógicos através de um sistema que permitisse alteração instanânea de parâmetros (o que seria provavelmente digital) - ou, se não foi isto, eu entendi errado.

Sim cara, era EXATAMENTE isso que eu queria.

Porém, esse aparelho, é o que mais se aproxima do que eu quero.

Eu vi essa pedaleira como a melhor escolha, devido à sua contrução, e ao fato de ser um Rack de pé. (e pelo preço, também)

Ultra.Fuzz
Veterano
# ago/07
· votar


kairi
Beleza, boa sorte com a escolha. :]

kairi
Veterano
# ago/07
· votar


Ultra.Fuzz
Você falou como se eu fosse ser feliz pagando 4.000 num equipamento que eu sonho em sonhar em ter.

Não tenho nem 280 conto pra comprar uma Groovin pra mim.

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


pow kairi, então pq falou "esqueçam as idéias" ?

Por ser caro que é bom fazer o hand-made...

Um motorzinho de passo de 5V pode ter um tamanho de 2cm de diametro e 1cm de espessura. Abre o Pot, faz um furo na carcaça, acopla o motor para que faça o pot girar. Agora faz um programa em C que salve na memória a exata posição do Pot em relaçào à posição original. Isso com todos os pots. Aí vc programa um controlador PIC atravéz de um programinha qualquer, fazendo com que dependendo do número escolhido, ele compara o passo atual do motor com o passo que deveria estar no preset e gira ele para um lado ou para outro.

É um projetinho legal pra fazer! Vão surgir problemas, mas nada que uma cabeça adubada não possa resolver... :P

Ultra.Fuzz
Veterano
# ago/07
· votar


kairi
Ué, parecias tão resolvido que achei melhor só desejar boa sorte - até porque esgotei todas as alternativas de conselho possíveis.

Shakal
Não sei exatamente como fazem isto, mas tanto o TRI-AC quanto as pedaleiras que tem distorção analógica (como RPs, GTs/MEs e GFXs) utilizam controle digital sobre circuito analógico. Provavelmente/creio eu que em algum momento exista alguma mudança mecânica mesmo (tipo passar de um circuito de drive pra outro ou coisa assim).

Aquele simulador de amps da Wavebox também deve ter implementação parecida, já que pelo que lembro é possível salvar patches e o circuito é analógico.

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Oq eu sei sobre o TRI-AC é que ele usa microcontrolador PIC, mas usam também potenciometros comuns. E vc pisa 2x numa daquelas chaves e salva a configuração. Mas como é que ele vai salvar a config. ? Não entendo isso.

victorhugofs
Veterano
# ago/07
· votar


Kari, o que vc quer é um hack de efeitos...
se vc fosse rico eu te sugeria um GEForce mas se vc nao tiver grana um Vamp mesmo...
se tiver um dim dim legal um JMP1
flw

kairi
Veterano
# ago/07
· votar


Shakal
Vou ver se é viável esse esquema de motores sobre os potenciômetros. (tem que ser rápidos e baratos).

Quanto a parada de SALVAR, eu tenho que FAZER um esquema para alterar o FIRMWARE do PIC.

;D

kairi
Veterano
# ago/07
· votar


UP!

O esquema em sí vai ser pouco parecido com isso:

http://www.petecornish.co.uk/bop.html

Uma série de pedais analógicos em um pacote.

Só que como adicional, um sistema que mude os knobs quando um botão "Bank" for pisado.

;D

thilawyer
Veterano
# nov/07
· votar


up...

tava lendo isso aqui rsrs

kairi

conseguiu alguma coisa?! me interessei bastante na sua idéia rsrs

HYBRID PRS
Veterano
# nov/07
· votar


não sou muito fã dessas "coiseiras" todas, se for pra ter tudo isso pega um POD XT Live!!!

eu prefiro os pedais... mas eles sem nada aqui, normais!!!

kairi
Veterano
# nov/07
· votar


Galera, eu to sem tempo ultimamente. O que eu pretendo fazer por momento, é um software de PC que quando respondido ao FOOT (tipo FCB1010), envie pulsos eletrétricos para que os potenciômetros dos analógicos mudem para a posição desejada.

Abração.

kairi
Veterano
# abr/08
· votar


Up.

Estou pensando seriamente em usar esses microcontroladores PIC em um projeto que estou fazendo (pretendo apresentar ele pro curso técnico) para gerenciar motores ou catracas sobre um pot.

Já já posto um tópico sobre isso.

Vamos ver no que vai dar.

kairi
Veterano
# jun/08
· votar


UP!

Novamente galera, ó nois aqui travez!

Tava pensando aqui na idéia do shakal de colocar os Motores sobre os potenciômetros e ver qual é da parada...

Mas tenho que começar de bem antes do começo.

Primeiro: vou tentar controlar um MXR+ comum, feito a mão. o Lance vai ser tentar colocar ele pra funcionar no esquema. Se der, ai, faço em tudo.

Mas primeiro, onde arrumo o PIC pra fazer os comando em C? E segundos, quais são os comandos? :P

Abraços.

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


kairi
Tava pensando aqui na idéia do shakal de colocar os Motores sobre os potenciômetros e ver qual é da parada...
heheheheheheheheeeee

Cara, não é preciso ...
Lançaram um foot de expressão, que conforme vc pisa nele ele gira um cabo de aço que sai dele (tipo a do freio de bicicleta) e na outra ponta do cabo, tem um encaixe para ser encaixado em potenciômetro comum ... Logo vc consegue controlar, por exemplo um Boss SD-1, colocando 3 foots desse, o volume, a qtidade de drive e a equalização via o potenciometro tone ...
Só estou procurando esse foot ... eu tinha o link do fabricante ... Não tem no Brasil mas dá pra comprar pelos sites de vendas gringos ...

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


kairi
haha ... veja isso .. é o que vc procura???

Third Hand Expression Pedal 1
Third Hand Expression Pedal 2
Third Hand Expression Pedal 3
Third Hand Expression Pedal 4

Agora imagina essas fotos com um pedal desse em cada potenciometro ... Vc teria controle continuo online de qq parametro do pedal ...

Lak Lak
Veterano
# jun/08
· votar


lembrando que eh interessante como vcs gostam da ideia de pisar em UM BOTAO e mudar de deth metal melodico pra pop rock com chorus, dalay reverb e compressor, e ainda usando o mesmo pedal de drive q ta fazendo o som pesadao pra dar so uma colorida no som... O_O

kairi
Veterano
# jun/08
· votar


Fernando de almeida
É mais ou menos isso mesmo, porém, eu preciso que TODOS os potenciômetros estejam num sistema similar a esse, porém, tem que ser ligado diretamente no pot, e não no knob como ta na foto... O ideal, seriam umas catracas, que girassem o pot para os lados, não atrapalhando se eu quiser girar os pots manualmente.

A questão é: Como é possível?

A parada é fazer isso com um DS-1 ou um TS8, só pra testar mesmo. Se funfar, vai embora...

Relembrando...

Primeiro, onde arrumo o PIC pra fazer os comando em C? E segundos, quais são os comandos? :P

Lak Lak
EXATAMENTE, ja imaginou, que máximo isso ao vivo? /o/

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


kairi
sei la, sao ideias malucas como a sua que mudam o mundo (isso nao é uma ofensa)..

porem sou muito mais

pedais repetidos..
com 2 delays é impossivel nao ter uma regulagem padrao cara..
voce tbem , nao precisa mais que 2 drives (fora o do amp)

e assim vai, ou seja, é dificil voce ter mais que uns 10 pedais..

e voce pode gravar na mente as suas regulagens e quando acaba a musica muda ali rapidinho

sem stress

bom
minha opniao..

eheeheh

kairi
Veterano
# jun/08
· votar


markolino
Também é uma boa, mas peca MUITO em versatilidade.

A idéia principal da parada, é confeccionar uma pedaleira que funcione com analógicos, semelhante à uma digital.

Se no final de tudo, isso for inviável na prancheta, ai não tem jeito mesmo.

Abraços.

ALGUÉM AI SABE COMO FAÇO PRA PROGRAMAR UMA PIC (OU SIMILAR) PRA ELA RODAR UMA CATRACA, OU MOTOR DE PASSE?

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


markolino
kairi
Também é uma boa, mas peca MUITO em versatilidade.

A idéia principal da parada, é confeccionar uma pedaleira que funcione com analógicos, semelhante à uma digital.

Se no final de tudo, isso for inviável na prancheta, ai não tem jeito mesmo.


PUTZ .... COMO EU NÃO LEMBREI DISSO ?!?!?!?!?!?!????

Caras, a Wavebox está pra lançar um EXPRESSION FOOT MIDI com dois foots de expressão ... Com esse foot vc pode controlar on-line qq parâmetro dos pedais argos, triton e proteus (dist, mid, low, high e outros do argos; feedback, time, e outros do delay e reverb triton; Depth e rate e outros do flanger, chorus e pitch shifter do proteus) ...
Tá certo que vc quer que controle qq pedal ... Mas ta aí um começo uma idéia ...
Vc tem que pegar os circuitos analógicos dos efeitos e fazerem com que as regulagens se tornem possível alterar digitalmente e aí pra jogar isso pra MIDI é um pulo ...
No seu caso, kairi, vc está colocando um controle mecânico, com esse negócio de motor, entre o analógico (circuito de efeito) e o que deve ser digital (controle dos parâmentros) ...


ALGUÉM AI SABE COMO FAÇO PRA PROGRAMAR UMA PIC (OU SIMILAR) PRA ELA RODAR UMA CATRACA, OU MOTOR DE PASSE?
Cara, motor de passo vai ficar caro ... Programação de PIC vc teria que entrar num fórum de eletronica para te responderem melhor ... Outra, além do PIC e dos motores de passo vc vai ter que fazer um circuito de potência (com transistores) pois o PIC vai dar um comando digital 0 ou 1, mas esse sinal não é potente para rodar o motor ... Vc terá que pegar esse sinal e jogar no transistor que via uma outra alimentação mais potente, alimentará o motor ...
Tudo que vc está pensando tem nexo e pode funcionar se for feito certinho, mas não sei o qto isso é viável ... Mas vamos lá se vc tiver afim de fazer e precisar de ajuda pode contar comigo ...

kairi
Veterano
# jun/08
· votar


Fernando de almeida
Um amigo meu falou que tem uma maneira de os PIC (mais de um, quanto mais melhor, mais rápido) controlarem os potênciometros digitalmente, e depois disso, o sinal passar pelos circuitos analógicos. Ele não sabe como, mas terça ele tem aula de eletrônica digital e vai falar com o professor dele...

Vamos ver né...

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


kairi
controlarem os potênciometros digitalmente,
Cara isso me soa estranho ... pois o potenciometro é um dispositivo que para alterar oa parametros vc deve girar a haste dele, logo MECANICO, e creio que não tem como fazer um potenciometro alterar seus valores digitalmente sem que antes haja uma interfaze mecanica (vc citou o motor de passo) ...
Agora deve existir algum componente eletronico que atue digitalmente e de uma resultado ohmico similar ao potenciometro, tipo, incrementa 1 (digital) e o componete altera 1 ohm (o que eu conheço são resitores que mudam de resistencia via atuação de magnetismo, temperatura de luminosidade - LDR (light depend resistor) ... mas não sei ... Com certeza o pessoal da Wavebox manja como fazer isso, pois o Argos funciona assim ...

kairi
Veterano
# jun/08
· votar


Fernando de almeida
Cara, deixei um recado pra ti, olha lá.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Sobre footswitch's e pedais analógicos.