Vh Rodriguez Veterano |
# jul/07
Amigos do Fórum,
Conforme o prometido,tornei a loja para uma nova sessão de testes. Da última vez,testei cinco cabeçotes e postei aqui o review. Desta vez,fui aos pedais.
Dei uma pesquisada alguns dias antes,haviam 7 pedais na loja,fora as pedaleiras (que eu não quis testar). Volto a dizer que não comprarei nenhum dos pedais testados,assim como os amps testados no mês retrasado.
Fui num sábado a tarde(este teste foi feito dia 28/06),que é o dia que eu posso.
Mas enfim,vamos lá...
GUITARRAS:
Usei apenas uma Cort X-6.
AMP:
Eu iria usar o VH-100R,mas já não estava mais na loja,pq havia sido encomendado pra Santa Catarina. Usei o Falcon 50G que já estava previamente montado,e também pelo fato dele ser all tube,o q facilita uma melhor percepção de cada pedal (inclusive os OD e DS,que eu preferi não usar numa distorção poderosa como dos outros heads)
PEDAIS:
Eu levei parte do meu set: Wah GCB-95 Dunlop (cry baby)- OD-100 Groovin - DS-1 Boss - EQ-400 Groovin e FV-50L Boss. Deixei em casa o PH-3 Boss .
E enfim,os PEDAIS TESTADOS:
- BOSS MT-2 Metal Zone
- BOSS RV-5 Digital Reverb
- GROOVIN CS-500 Compression Sustainer
- FULLTONE Usa Supa-Trem Tremolo
- ONERR TO-1 Overdrive
- DANELECTRO DJ-6 Pepperonni Phaser
- SHELTER EWP-1 Wah-Wah
REVIEW:
1) MT-2 Metal Zone: Bom,a Boss é incontestável,é uma das marcas mais tradicionais e qualificadas “do ramo”...isso,TODO mundo sabe. Mas o MT-2 é um equívoco da marca. Idolatrado por uns,odiado por outros,o metal zone sempre deu o que falar,mas mesmo assim,se firmou melhor do que os seus irmãos Hyper Metal e Heavy Metal(só o pessoal da antiga se lembra deles hehe...). Em todo caso,testei ele primeiro por sugestão dos caras da loja. Eu já havia tocado com um MT-2,e tb já tive uma ME-50,que tem uma simulação dele (e,diga-se de passagem,uma bela pedaleira é a ME.) Primeiro o coloquei no lugar do DS-1,perfeito pra bases,isso se estiver bem regulado. Ele chega ao Trash perfeitamente,ótimo naqueles power chords “a lá Sepultura”. Dá pra ir ao mais extremo também (chega fácil em Krisiun,e se regular bem a equalização,em outras bandas black/death metal...)Aliás,falando em equalização,esse é o ponto forte do pedal. Os knobs Hi – Lo e Mid-Mid/Freq dão o ar da salvação,pq em 98% dos casos,o metalzone fica parecendo uma abelha ensandecida...e se vc não for fera ou pelo menos paciente com EQ,esqueça essa pedal,é preciso ter MUITA paciência pra digamos, “domá-lo”. Recomendo nunca usar a distorção dele além dos limites da metade do knob,se for usar ele como boost,então esqueça a dist. Level no alto,e as 3 bandas equalizadas decentemente,dá pra ir longe com ele,mas é preciso muita paciência. Ótimo pra Metal extremo e/ou MUITO peso(como Pantera,Anthrax...). Como disse antes,se encaixa perfeitamente bem em Trash Metal,como Soulfly ou Metallica(até o And justice for all...). Pra power metal(Blind Guardian ,Angra...)eu não recomendaria,mas é possível achar uns timbres mais melódicos com ele,mas aí é preciso uma série de outros pedais (Compressor,EQ e com certeza um bom Noise Gate...)pra conseguir adaptar o pedal a essa sonoridade.
2) RV-5 Digital Reverb: Eu não sou muito fã de ambiência , um reverb de mola é aceitável,mas o RV-5 é um pedal legal. Eu não conheço ninguém que use,e bem na verdade,pouca gente conhece o pedal.Tecnicamente o pedal não é uma propaganda enganosa,mas está bem longe de ser excelente. É bom no que se propõe fazer,mas não é espetacular. Tem uma sonoridade “sofisticada” ,mas demasiadamente moderno nas chaves “Gate” e “Hall”(essa última lembra aqueles reverb de Zoom 505...). Mas o pedal se supera nas chaves “Spring” e “Room”. A primeira por ser simplesmente fantástica,ótimo pra bases clean. E a segunda por “fechar” o som se vc abafar as cordas em seguida ao toque,excelente pra bases pesadas(estilo Evanescence). Ainda temos as chaves “Plate” e “Modulate”. Mas não posso deixar de citar o knob Time,que realmente é bem sensível,ou seja ,qualquer milímetro acima ou abaixo faz diferença na duração do reverb. Esse é um detalhe interessante,assim como é legal ter tantas diferenças na duração,o que pra mim é bom,pra outros pode servir como dor de cabeça. Ele dá muitas variedades com pouco esforço,ou seja é bem fácil ter sonoridades bem diferentes com alguns ajustes(principalmente em relação às chaves). É como se vc estivesse tocando dentro de uma igreja e pode ter a sonoridade de um quarto fechado,com pouco ajustes,aí é que está a vantagem da sensibilidade do pedal. Mas um ponto muito importante não deve ficar de fora:a Tone do pedal é bem limitado. Há uma presença muito forte de agudos e médios mas pouco grave. É bem difícil equalizar. A vantagem principal ao meu ver é que ele reage bem estando na seqüência normal dos pedais,não necessariamente no loop,exemplificando, o RV-5 fica bom na linha normal ou no loop,oq não é o caso do DD-6(digital delay),que fica melhor no loop (não necessariamente). O pedal é bom pra “esquentar” bases e solos,mas não precisa ser recomendado pra um estilo específico...O pedal fica bem em Reggae ou em Metal,claro com funções diferentes,mas o pedal é bem versátil. Testei esse pedal antes do FV-50L e depois do EQ-400.Pedal bom,mas não soa como racks específicos ou até mesmo um reverb valvulado.
3) CS-500 Compression/Sustainer: Buenas,a Groovin é uma marca que,assim como outras milhares de marcas,copia os pedais Boss,mas essa talvez seja uma das poucas que reproduza com tamanha fidelidade. Já tive o HM-300,e não perde em nada pro MT-2...tenho o EQ-400 que não perde em nada pro GE-7. Assim é o CS,bate de frente com o CS-3 Boss(aquele azul-forte...).Pois é,eu nunca tive a oportunidade de tocar com o Boss,e essa foi a primeira vez que estive com o Compression Groovin. A princípio de cara,vc vê como os pedais Groovin são robustos(carcaça em metal) e bonitos(acabamento perfeito),mas o que interessa mesmo,esta no som. Primeiro o coloquei antes do OD-100 e depois do Cry Baby:ficou bom,dá uma encorpada geral no timbre,estabilizando o sinal. Fica interessante se colocar o sustain bem alto e o tone puxando pro grave. O Attack é meio sensível,não dá pra exagerar:assim o usei pra boost nas bases,fica interessante,mas é o que o pessoal diz...é uma função absolutamente descartável(pelo menos pra mim)o tal compressor. O segredo mesmo é usar pedais de compression nos solos(exemplo:Kiko Loureiro,com CS-3...). Ele dá um alicerce muito bom em frases “two hands”,e dá efeitos impressionantes em harmônicos (artificiais).Além do que,se bem regulado nessa função,deixa o solo muito limpo MESMO,o que não é o caso de pedais de OD(a maioria,não todos.)Pra boost nos solos,o CS-500,ficou antes do equalizer e depois do DS-1. Finalizando,o compressor Groovin é assim como qualquer outro pedal compressor:não é uma necessidade geral. Pelo contrário.Compression/Sustainer em geral,é legal pra quem quer um timbre diferente,encorpado...mas torno a dizer:o CS ficou melhor pra solo,não pra base.
4) Fulltone Supa-Trem: Pedal esquisito externamente falando(é uma caixinha retangular com Knobs enormes...). A princípio,me foi até engraçado o formato e a aparência em geral do dito cujo,mas quando eu coloquei ele pra funcionar...Deus o que era aquele pedal...incrível. A sonoridade bem vintage,me senti no final dos anos 60!Impecável,me senti tocando com o set do Scott Henderson. Deixando a euforia,a simplicidade do pedal é o legal de tudo,o Rate dá e tira velocidade do tremolo e o Mix encorpa o timbre. O Mix é geral no efeito,mas a velocidade é selecionável. Isto pq há 3 chaves de seleção:uma que como eu disse,ativa o Speed,uma pra On/Off By pass e a última,a chave Hard/Soft ,encorpa(Hard) ou suaviza(Soft) o Mix,mas em ambas,o som permanece “quente”,como num velho valvulado da época,isto eu achei sensacional. É possível trocar totalmente a cara do pedal com um toque,sem precisar modificar nada nos knobs,opção pouco vista em pedais analógicos.É importante salientar que o tremolo é um efeito muito peculiar,e deve ser usado com inteligência. Este efeito é indicado pra casos específicos de Rock até,no máximo,Reggae,mas é claro,para algumas exceções(como é o caso de algumas músicas do Dream Theater,ou,jogando lá em baixo,dum Skank...). Portanto,não compre o Supa ou outro pedal de tremolo sem necessidade específica! O Tremolo consiste/funciona com uma sucessão de silêncio-som;o volume sobe e desce,sobe e desce...e só.Este é um efeito simples e dinâmico,não se engane,ok!Eu usei o Fulltone depois do EQ e antes do pedal de volume.
5) TO-1 Overdrive:Muito se fala aqui no Fórum,que os overdrives e distortions da Onerr são ruins,que não prestam e assim vai...Eu não poderia,na hora,falar nada,pois até aquele sábado não havia testado um pedal da marca,exceto ter tocado num set que tinha algum pedal Onerr...Pois bem,a profecia se confirma...o pedal é fraco!Logo que me pus a tocar,senti uma perda muito grande no timbre,pois o coloquei no lugar do Od100 groovin,pedal este que espanca,literalmente,o TO,em questão de timbre. Mesmo tocando num All tube,o Drive não podia estar muito alto,pois se não a microfonia pegava forte(isso nos faz supor que num Hi-gain,já era Drive). O Tone não ajuda muito,é preciso paciência...muita paciência pra achar uma combinação favorável entre “Level-Tone-Drive”.É legal pra solar até,mas não rende absolutamente nada em base. Resumindo,este é um pedal simples(assim como a maioria dos pedais de od)mas com a diferença de que este aqui adora incomodar no timbre. Seria possível até achar umas sonoridades legais com mais tempo,mas posso dizer,que o pedal não me agradou.
6) Peperonni Phaser:Eu queria muito testar um Mxr 90,pra comparar com este aqui,pois este,senhores,é um belo pedal.Pela primeira vez na vida eu pude ouvir um phaser “very cool”,legal mesmo,sem frescuras digitais. Nossa cara,até me arrepio só de pensar no som daquele azulzinho!Animal! Lindo nas bases,e pra solos então...não fica aquela coisa exagerada,enjoativa ,pelo contrário,a sonoridade é de uma leveza,de uma qualidade indescritível.O Peperonni vai de rock a reggae,blues a funk,com aquela face bem 70’s,uma vibração bem viajante,dá até pra sentir a parte sofrendo o atraso pelo LFO,bem surf music...Como eu sou da área Metal,ele poderia ficar meio deslocado,mas de forma alguma;já se vê a tempos bandas como Metallica,Gamma Ray e outros usando este efeito.Pedal incrível,já me faz pensar em um substituto para o PH-3.Antes que eu esqueça,usei-o entre o EQ e o FV.Não há recomendações em relação ao efeito phaser,se ouve este efeito muito freqüentemente,é só prestar atenção!
7) EWP-1:Enfim,um wah neste review! O pessoal da loja não havia se referido ao pedal nos dias anteriores em que eu estive passando por lá(na verdade eu fui testa 6 pedais...)e no caso,surgiu esse,que estava guardado no depósito.Quando eu comprei o meu Cry baby eu não havia testado outro pedal de wah,joguei no nome mesmo!Não me arrependi,claro,pq tb pudera,o Cry Baby é um ótimo pedal. Mas testar um outro Wah,a essa altura do campeonato,putz...eu pensei “e agora,se esse Shelter for bom mesmo,e pior,se for melhor?”Impossível!Não poderia ser...Entaõ eu fui,tirei o cry baby dos cabos,coloquei o shelter,e pra minha surpresa,o pedal parece (um pouco) com o Cry Baby!Tanto no som,quanto na aparência externa. É claro que há diferenças nítidas de um pro outro,o Cry Baby rouba mais sinal,mas tem um timbre infinitamente melhor,o Shelter realmente conserva o timbre da guitarra,mas não tem aquela “personalidade”,entende?É uma coisa que só tocando pra entender essas diferenças de timbre. Mudando de perspectiva,o Shelter tem a carcaça bem resistente,até mais robusta que a do Cry.Outra coisa,o Shelter puxa mais para os médios,não é tão encorpado,isso faz lembrar aqueles solos do Slayer(vide Raining Blood).Enfim,O Shelter é bem dinâmico,tem uma sonoridade moderna,mas é bom frizar que,mesmo que a marca Shelter queira nos fazer pensar que o EWP é uma cópia do Cry baby,perceba,os pedais tem características distintas,portanto não compre pepsi achando que é coca!pois são coisas (completamente) diferentes.O Dunlop é encorpado,sonoridade mais crua,clássica;já o Shelter soa diferente.
Buenas,é isso aí,o que falta mesmo é uma tabela de preços né!? Então vai lá:
MT-2.......350,00$
RV-5.......430,00$
CS-500...120,00$
Supa-Trem.....450,00$
TO-1.......140,00$
DJ-6.......(não lembro mesmo!)
EWP-1....140,00$
Pessoal,desculpe o tamanho do tópico,mas eu acho importante dividir com quem ta começando,experiências e dicas. Esses dois reviews(heads e pedais) que eu fiz visam ajudar o pessoal que pensa em adquirir um desses equipos citados,servindo de opinião sobre os mesmos,pq é realmente chato e desagradável vc efetuar uma compra e descobrir que não era bem o que vc queria,não é verdade? Pois bem,espero ter ajudado.
Abç.
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