Autor |
Mensagem |
georgedamascena Veterano |
# abr/07
Eu vejo falar nisso e não sei o que é !!!!
Abraço a todos.
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# abr/07
· votar
Use a BUSCA.
|
Homem Cueca Veterano
|
# abr/07
· votar
georgedamascena
True bypass é quando o sinal da guitarra passa pelo pedal/pedaleira(ou qualquer outra coisa) sem passar pelo circuito...ou seja, se voce ligar o pedal/etc não vai precisar que ele esteja com bateria ou fonte ligados para que o sinal da guitarra passe e va para o amp...quando é bypass normal o pedal/etc tem que estar alimentado, pois oque ocorre é que o sinal da guitarra passa pelo circuito inteiro até sair...
simplificando :
True Bypass - Ligação direta da guitarra para o amp sem interferencia do pedal/etc quando desligado.
Bypass normal : O sinal da guitarra passa pelo circuito todo do pedal/etc mesmo desligado, precisa estar sendo alimentado para que o sinal passe.
Exemplos
True Bypass : BOSS MT-2
Bypass normal : Behringer GDI-21
|
silvio_rp Veterano |
# abr/07
· votar
Isso é coisa de pedal, entao, da proxima vez procure postar no fórum correto. Tópico movido.
|
silvio_rp Veterano |
# abr/07
· votar
Homem Cueca
Opa, os Boss não possuem true bypass, e sim bypass eletronico.
Vou tentar explicar:
Quando o pedal está ligado, nao há diferença nenhuma entre ter ou não true bypass, isso nao interfere no som. Quando o pedal está desligado é que o bypass entra na história. Se o pedal possui true bypass, quando está desligado o sinal passa direto pelo pedal, sem entrar no circuito, fazendo com que não haja perda do mesmo (e se estiver sem bateria vc terá som no amplificador com o pedal desligado). Quando não há true bypass (no caso vc terá bypass simples ou eletronico como nos BOSS), se voce desliga o pedal o sinal é dividido e parte dele ainda eh jogada no circuito, tanto no circuito do efeito quanto no do bypass eletronico, ocasionando uma perda de sinal. O pedal nao terá som quando desligado se estiver sem bateria, nesse caso.
Um pedal sem true bypass nao causa uma perda de sinal significativa mas varios pedais sem esse sistema na cadeia do sinal causa uma perda consideravel que pode ser percebida e degrada o som.
|
Ultra.Fuzz Veterano |
# abr/07
· votar
Bypass é um grande engodo.
"True bypass" nada mais é do que alternar entre seguir o trilho do cabo ou entrar no circuito (por isso a história do som passar mesmo com a bateria desligada).
Mas os fabricantes utilizam diversos termos para fazer o marketing - como "True Passive Bypass", "True Mechanical Bypass" ou até mesmo o simples "True Bypass" - mesmo quando o pedal não tem realmente um sistema de bypass "verdadeiro".
O "True Bypass" pode acabar sendo um problema quando a quantidade de pedais é muito grande ou quando os cabos entre a guitarra e os pedais e entre o último dos pedais e o amplificador somam uma distância muito grande - isso pode acarretar numa perda do timbre original (principalmente nos agudos).
É por isso que alguns pedais utilizam buffers. Os pedais da Boss utilizam este sistema, sendo que algumas pessoas falam bem e outras falam mal (na verdade creio que dependa mais do pedal específico e da época de produção - ao que parece existem algumas variações). Os pedais analógicos da Zoom - ao que tudo indica - também usam buffers (apesar das especificações falarem em "True Mechanical Bypass"), só que eles tem uma eficácia maior do que os da Boss (algo a ver com voltagem/headroom maior quando em bypass - por isso da galera elogiar não só o som, como também o bypass destes pedais).
O problema com buffers é que muitos pedais com buffers também podem alterar o timbre de forma indesejada (e alguns pedais de Fuzz - entre outros, mas principalmente de Fuzz - não se dão bem com buffers... mesmo que eles mesmos tenham esse sistema).
Há também a diferença entre os footswitches/chaves de acionamento. Nada garante que um pedal com foot estilo MXR vá ter realmente true bypass ou que um pedal com foot estilo Boss vá ter bypass eletrônico, só uma análise do circuito/um especialista é que pode dizer isso. Não importa se a chave clica ou se não clica - isso é só uma questão mecânica.
O fato é que existem diversos sistemas, alguns visando menor perda no timbre original, outros visando maior lucro na montagem - e no fundo o que importa é o que o som - se está bom, as especificações técnicas são a última coisa pra levar em consideração.
Tem bypass que divide o sinal e leva uma parte pra saída e outra pro circuito, tem bypass que tira o sinal completamente do circuito, tem bypass que altera muito porque passa por buffers, tem bypass que não altera quase nada e passa por buffers.
Pra entender mais a história é procurar se informar/ler muito (bom, não é muito difícil - google, cadê, yahoo... uso de aspas - " - e + ajudam bastante - fora os fóruns gringos e os especializados em DIY) ou cursar eletrônica mesmo.
True Bypass é um termo bastante engraçado no fim das contas, porque o bypass de verdade seria simplesmente tirar o pedal dali e isso é impossível... Portanto nem o true bypass de verdade é verdadeiro.
|
georgedamascena Veterano |
# abr/07 · Editado por: georgedamascena
· votar
Nick_Oliveri_Guitar
Eu usei a busca amigo e não tem nenhum que explica, todos são referentes a pedais e nenhum explica o que são realmente.
Obrigado a todos que responderam, entendi tudo. Vlw Homem Cueca, Silvio_rp e Ultra Fuzz.
Abraço a todos
|
georgedamascena Veterano |
# abr/07
· votar
Silvio_rp
Eu coloquei no lugar errado, vacilei...foi mal.
|
Del-Rei Veterano |
# nov/10
· votar
Cof, cof, cof..............................
Bom... Enfim, como o Ultra.Fuzz disse:
O "True Bypass" pode acabar sendo um problema quando a quantidade de pedais é muito grande ou quando os cabos entre a guitarra e os pedais e entre o último dos pedais e o amplificador somam uma distância muito grande - isso pode acarretar numa perda do timbre original (principalmente nos agudos).
O True Bypass é um problema, ou a FALTA do True Bypass que é o problema??
Pelo que entendi, então, tanto o Bypass quanto o True Bypass são problemáticos... É isso mesmo?!!?
Um aceno de longe!!!
|
Demolisher Veterano |
# nov/10
· votar
Ultra.Fuzz Até que enfim achei alguém que pensa como eu, hehehehehe...
|
ogaitnas Veterano |
# nov/10
· votar
truebypass é o bypass de verdade bypass é só um bypass, pode até ser de mentira e nem fazer bypass algum hauahaau
desculpe, mas seu tópico sem usar a busca mereceu essa...
|
MauricioBahia Moderador |
# nov/10
· votar
Del-Rei: Pelo que entendi, então, tanto o Bypass quanto o True Bypass são problemáticos... É isso mesmo?!!?
Cara, depende do seu equipo. Não há uma regra, mas o fato é que há uma perda de agudos se o seu setup for todo TBP mais 2 cabos longos (da guitarra pro pedalboard e o do pedalboard pro amp). É como se fosse um único cabo gigante da guitarra até o amp, passando por jacks.
A questão é: muda muito, muda pouco? Muda pra pior ou pra melhor? Só testando mesmo. Aqui no meu set eu não noto diferença sendo tudo TBP, já se eu colocar um buffer ou pedal com buffer, fica mais agudo e eu não gosto. Quando usava meu amp GX35R, qq pedal que colocasse, mesmo um único já deixava o timbre sem brilho. No Blues Jr., nas noto diferença. Até criei um tópico pq não entendia isso.
Enfim, guitarra+cabos+pedais+amps "casam" de maneiras diferentes. Cada "rig" tem um comportamento. O negócio e experimentar, sem paranóias.
Abs
|
Del-Rei Veterano |
# nov/10 · Editado por: Del-Rei
· votar
ogaitnas Hehehe... Fala, cara!!
desculpe, mas seu tópico sem usar a busca mereceu essa...
Essa foi pra mim?? Hehe... bom, não sou o criador do tópico, apenas desenterrei. Se foi pro criador do tópico, o cara provavelmente não vai ler... Hehe.
:) Abração!!!
MauricioBahia Fala!!
Cara, entendi. Entendi mesmo. Até já suspeitava um pouco disso, porque sempre ouço muita gente com opiniões diferentes, então a decisão pessoal sempre tem mais peso, pois se trata de equipamentos diferentes. Cada um testa seu próprio.
Só queria saber se existia algum embasamento técnico pra perda de determinada frequência nos TBP, pois é até incoerente, não acha?
Valeu mesmo pelo help, cara!! Valeu mesmo!!!
um aceno de longe!!!
|
MauricioBahia Moderador |
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Del-Rei: Só queria saber se existia algum embasamento técnico pra perda de determinada frequência nos TBP, pois é até incoerente, não acha?
Cara, eu já li sobre isso muitas vezes, mas nunca me lembro muito bem com isso se dá, pois são muitos fatores interligados. O pessoal fera em eletrônica pode explicar melhor.
Basicamente é o fenômeno da capacitância acumulada que entra em ação. Mas não é só isso: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/217552/
Have fun! ehhe
Abs
ps. devido a complexidade da coisa, o melhor a ser feito é usar os ouvidos, pelo menos pro meu caso. É pirante ficar achando que vai perder agudos... Vai ver que essa perda será imperceptível tocando com outros instrumentos.
|
ogaitnas Veterano |
# nov/10
· votar
Del-Rei
hahah nem olhei a data... (/modo noobie on) era para o criador do tópico hauaahau
anyway já te deram uns toques aí, have fun :D
|
Del-Rei Veterano |
# nov/10
· votar
MauricioBahia Cara, eu já li sobre isso muitas vezes, mas nunca me lembro muito bem com isso se dá, pois são muito fatores interligados.
Muitos fatores técnicos, diga-se de passagem... aí complica minha vida!! Hehe...
Basicamente é o fenômeno da capacitância acumulada que entra em ação. Mas não é só isso: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/217552/
Já tinha lido seu tópico, mas dei AQUELA VIAJADA na maionese. Quando leio muitas coisas técnicas, fico com mais dúvida ainda... Hehe...
Mas é isso aí, cara... Se o som final agradar, tá valendo!!
Valeu!!!
ogaitnas Valeu, cara!! :)
Um aceno de longe!!!
|
Layson Veterano |
# fev/11
· votar
Aprendi!!
|
fredgp Veterano |
# abr/11
· votar
http://bomguitarrista.blogspot.com/2011/03/dicas-para-um-bom-som.html
bom amigos aki tenho um bom material falando sobre true bypass, pedais analogicos, pedaleiras vale apena conferir eu garanto saúde e paz
|
MauricioBahia Moderador |
# abr/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar
fredgp: 95% das empresas e fabricas de pedais não controem ainda pedais com esta tecnologia, por isso concluimos aqui que; True bypass é sim algo muito sonhado por guitarristas, mas ainda não é popular e facil de se ver no mercado..
Legal seu texto, mas é muito fácil achar pedais TBP por aí cara. A Giannini é um exemplo "próximo".
Além disso, o TBP não é garantia de um som cristalino não, basta ligar alguns pedais TBP pra notar a perda de agudos devido a quantidade de cabos e conexões que o sinal vai encontrando pela frente. O buffered bypass tá aí não é à toa.
Aliás, se não me engano, a idéia por trás do TBP é somente passar o sinal da guitarra "por fora" do circuito. Não tem a ver com esse papo de energia.
Abs
|
Slashbr Veterano |
# abr/11
· votar
Homem Cueca Boss MT 2 não é true bypass. Aliás nenhum boss é true bypass.
O True bypass não é sempre a melhor maneira. Uma saida com buffer, bem construida, faz maravilhas ao seu tone.
|
DotCom Veterano |
# abr/11
· votar
True bypass é sim algo muito sonhado por guitarristas, mas ainda não é popular e facil de se ver no mercado.. Claro que é algo muito sonhado... Uma meia duzia de gente começou com um lero-lero de que "TBP é a solução de todos os problemas do mundo", e como guitarrista por natureza é impressionável, a galera acreditou...
True bypass em pedais analógicos e digitais, significa de forma simplificada, passar o sinal de seu intrumento pelo equipamento, sem que este esteja sendo alimentado por energia elétrica Dá pra fazer isso de umas outras 2 maneiras sem ser TRUE bypass...
A definição correta seria "separar FISICAMENTE o sinal do circuito de efeito".
Pra quem tiver curiosidade, http://www.youtube.com/watch?v=MOBn75-WN30
|
fredgp Veterano |
# abr/11 · Editado por: fredgp
· votar
http://bomguitarrista.blogspot.com/2011/03/dicas-para-um-bom-som.html neste link é muito legal, fala sobre pedais com true bypass
|
MauricioBahia Moderador |
# abr/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar
fredgp
Cara, vc já postou isso aqui, logo acima. Por sinal, vc nem respondeu... Fez um "True ByPass" na galera? hehe
Abs
ps. acho que tinha postado em seu blog... Vc apagou?
|
Del-Rei Veterano |
# abr/11
· votar
MauricioBahia DotCom Vcs que são os sabedores do assunto, me ajudem: Estou pensando em comprar um loop, pra separar cadeias de pedais no meu set.
Estou com medo de afetar o timbre, já que serão mais conectores e cabos no meio do caminho amp-guitarra?
Alguém já usou esses loops?
Um aceno de longe!!!
|
EmilioEiji Veterano |
# out/16
· votar
Aproveitando o tópico para tirar uma dúvida.
Tenho dois pedais que são descritos como true by pass (Furhmann Punch Box e Black Bug Chorus).
Mas quando tiro a fonte o sinal não passa, seria então as terminologias de true by pass que o Ultra.Fuzz citou?
Grato
|
sandroguiraldo Veterano |
# out/16
· votar
EmilioEiji Mas quando tiro a fonte o sinal não passa Já ouvi falar muito que esse lance de tirar a fonte e o sinal não passar não é o suficiente pra dizer se é true by pass ou não. De qualquer forma, isso nem é tão importante.
|
EmilioEiji Veterano |
# out/16
· votar
sandroguiraldo entendi, nos testes que fiz não mudou em nada o timbre da guitarra colocando esses dois pedais no set, mesmo talvez não sendo realmente true by pass, é mais pra tirar essa dúvida mesmo... pois se não for deveriam mudar o marketing hehehehhehe
|
SkyHawk Membro |
# out/16
· votar
Tenho alguns pedais TBP mas confesso que não vivo sem buffers em vários lugares da cadeia de sinal.
|
MauricioBahia Moderador |
# out/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar
EmilioEiji: Mas quando tiro a fonte o sinal não passa
Apertou o footswitch pra ver se o sinal passava? Pergunto, pois se o footswicth estiver na posição "on" o sinal não vai passar pois, em "on" (efeito acionado), o sinal está indo pro circuito que não está eneregizado. Com o footswitch "off" sim, o sinal passa na boa (true bypass) pois "contorna" o circuito do efeito e vai do jack de entrada pro de saída, direto.
Abs
|
Ismah Veterano |
# out/16
· votar
Del-Rei Estou com medo de afetar o timbre, já que serão mais conectores e cabos no meio do caminho amp-guitarra?
Alguém já usou esses loops?
Tende a diminuir o caminho do sinal, o que faz ele soar diferente. Buffer ou não é outra questão.
EmilioEiji
Buffered by pass = Buffer de in e out, com Z out igual a 0, e para atenuar isso se adiciona um resistor de um valor pré calculado, baseado no consumo. É onde mais o sinal se altera, mas menos perdas se tem.
By pass = chaveamento por chaves mecânicas diretamente, ou indiretamente quando acionam transistores e/ou relés. É onde a saída do circuito de efeito ainda fica sempre conectada ao output. O menos recomendado por dar perdas.
TBP = chaveamento por chaves mecânicas diretamente, ou indiretamente quando acionam transistores e/ou relés. É onde a saída do circuito de efeito ainda é conectada e desconectada do output.
|