Saídas Estereos em pedais

Autor Mensagem
Raizen
Veterano
# abr/07


Bem, mesmo um pedal nào tendo uma saida estereo, eu posso juntar 2 amplificadores e fazer um som estereo, certo? (necessita de um pedal proprio para o estereo?)

Por exemplo, tem pedais de chorus que tem saida estereo, qual a vantagem?

Um pedal de delay sem saida estereo funciona em estereo?

Valeu

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


Raizen
A saída stereo tanto nos Delay, qto nos Chorus, são para usar dois amplis! Vc trabalha com dois amplis ao mesmo tempo.
Daí regula o pedal pra dar um leve atraso, e isso dá um peso muito legal, além da ambiencia, isso sim é que é efeito stereo!
Zakk Wylde, John Petrucci, eu sei que fazem isso.

Pedal em mono não tem jeito, pois só tem uma saída.

gustavo_gremio
Veterano
# abr/07 · Editado por: gustavo_gremio
· votar


E como se faz pra ligar um pedal com saída stereo a dois amplis ao mesmo tempo, ja que só tem uma entrada para um cabo?

Raizen
Veterano
# abr/07
· votar


Eita...então eu só consigo efeito estereo se meus pedais forem estereo? Como então que eu consigo ligar por exemplo uma guitarra sem efeitos em estereo?

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


gustavo_gremio
Sim, o pedal tem UMA entrada, e DUAS saídas!!! Daí cada saída, vc pluga num ampli diferente.

Raizen
Qualquer pedal em Stereo, vai funcionar normalmente em mono em um único ampli. A segunda saída, é apenas uma alternativa a mais! Sacou?
Tem alguns pedais que dizem dár um efeito stereo ligados normalmente, assim como alguns amplis... mas stereo mesmo é plugar dois amplis pra dar aquela puta ambiencia!

Raizen
Veterano
# abr/07
· votar


Sim sim, isso eu entendo, quero saber se consigo usar um pedal que não saida em estereo com 2 amplis...(não existe um pedal próprio para isso?)
Tipo eu quero comprar um ibanez DE7 (delay) que num tem saida estereo...gostaria de saber se dá pra tirar um som estereo com ele. Entendeu? hehe..meio difiicl de explicar...quero som estereo mas meu pedal não tem saida estereo...(dá pra colocar?)

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


Raizen
Não tem como cara, seu pedal precisa ter saída pra dois amplis ué! Ah não ser que seu ampli tenha uma saída, que permita ligar mais outro ampli.
Ou vc pode medir pra um handmacker fazer um pedalzinho simples pra vc, com um input e duas outputs... só de vc ligar dois amplis, vc já vai ter uma ambiencia em stereo. Vc pode ligar o delay antes, e ele vai jogar pros dois amplis.
Mas não é a mesma coisa... um pedal de Delay Stereo, faz um efeito incrivél, ele alterna o efeito de um lado pro outro, entende? Já no caso do seu, vai ficar mono, o sinal que vai pra um ampli, vai igualzinho pro outro ampli... a única diferença que vc vai ter no seu som, é a timbragem diferente que vc pode fazer em cada ampli, o que fica muito legal também.

gustavo_gremio
Veterano
# abr/07
· votar


Guitarrist
Por exemplo, minha X V-Amp tem 2 saídas sim, mas uma é stereo, outra é mono, na stereo ligo um fone de ouvido só em uma saída, e o som alem de ser mais alto, o som sai tanto no canal direito quanto no esquerdo, se plugo o fone na mono, além do som ser bem baixo, só sai num canal, no caso o esquerdo.

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


gustavo_gremio
Eu não sei como funciona o V-amp, as vezes pode até ter parametro de regulagem isso.
Nos pedais, vc usa o mono, se for adicionar mais um ampli, usa a saida stereo adicional. Assim como nas caixas 4x12, com opção de entrada stereo. Vc só adiciona um cabo na entrada stereo se for pra colocar mais um power amp.
Além disso, como eu disse, alguns pedais se propõem a fazer um som Stereo usando a saída stereo, dá um ambiencia diferente, stereo mesmo. Mas nada como usar dois amplis (se bem que aí é demais...rssrsr).

Outra coisa que a galera faz, é dar uma pitada de chorus, dá uma sensação de stereo também no som.

Johnny Favorite
Veterano
# abr/07
· votar


gustavo_gremio
O caso do V-amp é de se fazer um patch stereo, por exemplo um delay, ele vai mandar isso para sistemas stereo e se vc ouvir em um fone nota que é diferente cada lado. Mas o caso proposto aqui é o mesmo sinal indo para dois amps, ou seja o sinal da guitarra é mono, mas é duplicado (pelo suposto e desejado pedal). Quando se faz isso é dá um atraso em um dos sinais e timbra diferente em cada amp fica um real stereo, sacou?

Para se ter idéia de como funciona, grave um som mono com sua guita no computador, passe ele para stereo (vai ser o mesmo som nos dois lados, tanto esquerdo como direito e portanto um falso stereo). Agora dê um atrasado no lado esquerdo e equalize apenas esse lado. Vai dar uma puta diferença e isso é um stereo real. (é isso que o efeito Multitap Delay)

Li uma vez uma reportagem com Steve Lukather (guitarrista do Toto) onde ele dizia ter demorado anos para entender o stereo. Ele colocava duas linhas de guitarra iguais, uma de cada lado do cd, e achava que estava em stereo. Ele disse que o verdadeiro stereo é o que Jimmy Page e Tony Iommi faziam, colocavam guitarras e sons diferentes uns dos outros em cada lado. Overdub é isso, vc grava mesma linha de guitarra, uma para cada lado e portanto ela fica dupla, mas cada som é diferente pq são duas gravações diferentes.

emaniox
Veterano
# abr/07
· votar


Estou fazendo um amplificador que tem uma entrada só, mas é stereo. Quando a entrada é mono, os dois canais tem o mesmo sinal, só isso. A g2.1u tem saida estereo em um cabo só, entao acho que tem cabo de guitarra stereo. Acho tambem que tem como ter saida stereo com apenas um plug, com 3 terminais, mas acredito que isso nao seja padrao como na minha pedaleira.

Igor Fediczko
Veterano
# abr/07
· votar


Cara,

O STEREO, basicamente, trabalha com diferentes sons em diferentes locais... Se voce colocar um pedal com uma saída só, só que em dois amplificadores, voce vai ter uma massa de som maior, porém, vai ouvir a mesma coisa nos dois ouvidos...

Agora, se voce coloca um delay STEREO, por exemplo, voce vai ter uma repetição de um lado, e uma repetição com um tempo diferente em outro... Assim como o THe Edge faz...

Ou uma caixa leslie, que voce vai ouvir o som indo de um lado a outro...

Agora, ligar o seu delay em dois amplificadores, por uma split box, nao vai te dar diferença nos amplis... vai sair o mesmo som dos dois amplificadores, e isso nao é efeito de estereophonia!

abraço.

Bog
Veterano
# abr/07 · Editado por: Bog
· votar


Raizen

Como já bem disseram por aqui, um pedal stereo "de verdade" envia sons ligeiramente diferentes para cada lado. Mas o que você quer fazer pode também ser visto como stereo. Mesmo que o sinal enviado para os dois amps seja o mesmo, são dois amps diferentes, e estarão em posições diferentes no palco. Você também pode regulá-los com equalizações e níveis de drive diferentes. Isso já é o suficiente. O que importa é que o som que sai desses 2 amps chegue diferente nos ouvidos do público.

Na verdade, é bem mais simples do que parece. Existe um tipo de cabo em Y, que muita gente usa para jogar o sinal num amp e num monitor para retorno. É só usar um desses, ou uma daquelas caixinhas que têm 1 entrada e 2 saídas.

gustavo_gremio

Stereo não tem qualquer relação com volume. Tenho para mim que a diferença de volume na V-Amp tenha a ver com o tipo de sinal que é enviado. A saída de fones é em line level, com o V-Amp funcionando como preamp. A outra saída deve ser sem preamplificação, já que esse papel vai ser desempenhado pelo amp.

emaniox

Sim, existe cabo de guitarra stereo, tenho um aqui! Mas não é muito comum, e se você liga ele na maioria dos pedais/amps/pedaleiras que tem por aí, ele só envia um dos lados. O bizarro mesmo é que ele veio com a minha Variax, e é usado como um cabo mono. O outro terminal é usado para ALIMENTAR a guitarra, que do contrário precisa de baterias. Ou seja, é uma guitarra que você liga na tomada (!), usando uma caixinha mágica e um cabo stereo que funciona como cabo mono + alimentação. Altamente bizarro!!!!

danielonfire
Veterano
# abr/07
· votar


Raizen

Cara, no DE7, se vc usar as duas saidas, uma pra cada amp, vai rolar o seguinte: a saida MONO normal vai jogar somente AS REPETIÇOES para o ampli ligado nela, e a outra saida ira jogar somente o SOM ORIGINAL sacou? Não sei se assim irá te satisfazer mas é só pra te informar mesmo, e a maioria dos pedais de chorus tbm trabalham nesse mesmo esquema, numa saida sai o som limpo, na outra o som com chorus... não dá pra sair o mesmo som nas duas, por exemplo, no CE5 da BOSS não é possivel sair som com chorus nos dois amplis, sacou? Sempre sai limpo numa saida, e com efeito na outra.

abraço

Raizen
Veterano
# abr/07
· votar


Bem eu estava vendo agora no site da Ibanez e o DE7 tem saida em estereo, está escrito Dry out nela. ^^ Se bobiar eu compro um sabado ou segunda usado \o/

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/07
· votar


Igor Fediczko

Ou uma caixa leslie, que voce vai ouvir o som indo de um lado a outro...

soh pra deixar registrado .. uma caixa leslie nao eh stereo .. mas o direcionamento do som faz aquela maravilha de som ... jah usando um equipo mais moderno utiliza o recurso do stereo para ajudar na "sonoridade" da leslie ... dar mais realismo .. ok?

abrax

BaNdAiD
Veterano
# abr/07
· votar


Galera,

se por exemplo, eu usar 1 amp, ligando uma saida do pedal normalmente no loop e outra na mesa direto pros PA's vai ficar muito estranho??

Valew!

Igor Fediczko
Veterano
# abr/07
· votar


vai.

é mais fácil ligar as duas saídas no pa.

Bog
Veterano
# abr/07
· votar


BaNdAiD

Meu, isso seria o mesmo que jogar o som sem amp no PA. Uma distorção de alto ganho (de pedal) sem amp soa absurdamente horrível, parece um monte de ruído sem nexo. Um som limpo sem amp soa morto e sem graça. Claro, se você estiver falando de uma pedaleira que simule amps e caixas acústicas, não tem problema.

georginho_gallagher
Veterano
# abr/07 · Editado por: georginho_gallagher
· votar


Igor Fediczko
Bog

tb tenho esta dúvida, mas acho que o BaNdAiD não foi bem compreendido.

O esquema vai aproveitar o pre-amp.
Como p. ex: guitarra > amp(pré) > loop > (delay [AB], p. ex) > (A)power amp
(B)> mesa genérica

Aí ele vai estar usando o pré do amplificador, será que tem como fazer isso??? Não é como usar um pre amp de pedaleira e jogar para uma mesa através de dois canais??

BaNdAiD
Veterano
# abr/07
· votar


Igor Fediczko
vai.

é mais fácil ligar as duas saídas no pa.


O objetivo é ter o som do delay tanto no amp qto no PA, sendo q no amp ele sai em mono(por ser um amp só) e no PA sai em Stereo.

Bog

É só pra usar o delay em stereo mesmo usando o amp

georginho_gallagher

Quase isso!!
Seria set de pedais > Delay > saida A >Amp
............................................saida B > Mesa > PA

Espero q tenha ficado mais claro

Deco_ufrj
Veterano
# abr/07 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


Bog
Ou seja, é uma guitarra que você liga na tomada (!), usando uma caixinha mágica e um cabo stereo que funciona como cabo mono + alimentação. Altamente bizarro!!!!

q legal, eu tive essa ideia pra alimentar meu violao... nem sabia q as variax ja eram assim... =D

edit: e assim q tiver meu kit de caps ativos da EMG farei a mesma coisa... huahauhaua comprar baterias q nada, o negocio eh plugar na tomada mesmo!

Bog
Veterano
# abr/07 · Editado por: Bog
· votar


BaNdAiD

Então, eu conheço 3 modos de saída para delay:

1. Left e Right
2. Dry e Wet
3. Dry e Dry+Wet

O problema é que eu nunca vi um pedal do tipo 2 ou 3 que fosse stereo. Se existir isso, a saída com o Wet precisa ser conectada com um cabo stereo. Se for do tipo 1, o PA não vai ser "stereo". O stereo vai ficar sendo o amp E o PA.

Mas em todos os 3 casos, o som que vai para o PA não vai ter a coloração do amp e das caixas. Vai ter distorção abelhuda e limpos sem graça. Jogando o send do amp no PA, o som também vai ser mono, e vai continuar "meia-boca", porque não vai ter a coloração do power e das caixas. Acho que as formas boas de conseguir o efeito stereo no seu caso seriam:

1. Usar 2 amps (!)
2. Usar 1 amp e um simulador/pedaleira ligado direto no PA. O som final seria uma mistura do som do amp e do som do simulador, deve ser complicado de achar o sweet spot numa coisa dessas.
3. Usar 1 pedaleira com saída stereo ligada no PA (obviamente, para isso a pedaleira precisaria ser muito boa, e a essas alturas você já estaria usando o delay dela)
4. (acabei de inventar, pode ser uma idéia boba) Usar um daqueles amps "stereo" que têm 2 falantes e 2 entradas. Talvez desse para microfonar o amp pelos 2 lados e jogar separadamente no PA.

... ou eu posso estar viajando e falando abobrinha...

Bog
Veterano
# abr/07
· votar


Deco_ufrj

Heheh, e o pior é que funciona bem! Ainda bem, porque essa guitarra é uma devoradora de baterias!

BaNdAiD
Veterano
# abr/07
· votar


Bog

Agora eu to esclarecido!!!

4. (acabei de inventar, pode ser uma idéia boba) Usar um daqueles amps "stereo" que têm 2 falantes e 2 entradas. Talvez desse para microfonar o amp pelos 2 lados e jogar separadamente no PA.

... ou eu posso estar viajando e falando abobrinha...


desses eu nunca vi...acho!!

Bog
Veterano
# abr/07
· votar


BaNdAiD

O JC-120 (Roland Jazz Chorus) é stereo, tem 2 powers e 2 falantes. Ele só tem 1 input, mas tem 2 entradas no return. Como delay normalmente é colocado no loop... Só não faço a menor idéia se daria certo microfonar pelos 2 lados. Hehehe, eu vejo (e ouço) gente tocando num Jazz Chorus quase toda semana, mas é num barzinho meio pequeno (Tokyo...), e nunca vai ser preciso microfonar um amp desses para um ambiente desses - o volume sempre fica beeeeem longe do máximo.

BaNdAiD
Veterano
# abr/07
· votar


Hehehe, eu vejo (e ouço) gente tocando num Jazz Chorus quase toda semana, mas é num barzinho meio pequeno (Tokyo...),

Q inveja!! quem me dera eu tivesse ai pelas bandas do Japão! hehehe

e nunca vai ser preciso microfonar um amp desses para um ambiente desses - o volume sempre fica beeeeem longe do máximo.

Pede pro dono do bar deixar vc fazer uns testes!! heheheh!!!

Igor Fediczko
Veterano
# abr/07
· votar



Então, eu conheço 3 modos de saída para delay:

1. Left e Right
2. Dry e Wet
3. Dry e Dry+Wet

O problema é que eu nunca vi um pedal do tipo 2 ou 3 que fosse stereo. Se existir isso, a saída com o Wet precisa ser conectada com um cabo stereo. Se for do tipo 1, o PA não vai ser "stereo". O stereo vai ficar sendo o amp E o PA.

Mas em todos os 3 casos, o som que vai para o PA não vai ter a coloração do amp e das caixas. Vai ter distorção abelhuda e limpos sem graça. Jogando o send do amp no PA, o som também vai ser mono, e vai continuar "meia-boca", porque não vai ter a coloração do power e das caixas. Acho que as formas boas de conseguir o efeito stereo no seu caso seriam:

1. Usar 2 amps (!)
2. Usar 1 amp e um simulador/pedaleira ligado direto no PA. O som final seria uma mistura do som do amp e do som do simulador, deve ser complicado de achar o sweet spot numa coisa dessas.
3. Usar 1 pedaleira com saída stereo ligada no PA (obviamente, para isso a pedaleira precisaria ser muito boa, e a essas alturas você já estaria usando o delay dela)
4. (acabei de inventar, pode ser uma idéia boba) Usar um daqueles amps "stereo" que têm 2 falantes e 2 entradas. Talvez desse para microfonar o amp pelos 2 lados e jogar separadamente no PA.




explicação perfeita.

eu vou de método 1 ou 4

BaNdAiD
Veterano
# abr/07
· votar


DUVIDA

se eu tenho 2 pedais stereo, como eu ligo pros dois ficarem stereo???
eu tenho um delay e um chorus ambos stereo!!!

vamo lá galera!!

BaNdAiD
Veterano
# abr/07 · Editado por: BaNdAiD
· votar


post duplo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Saídas Estereos em pedais