【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
has4
Veterano
# jul/09
· votar


Galera Geral, quero migrar para os pedais; alguém aí pra dar uma luz nas perguntas logo acima, especialmente com dicas sobre um set list de pedais essenciais e com preços viavelmente acessíveis (até 2.500 por exemplo)? Obrigado mais uma vez. Aguardo.

erdnaxela
Veterano
# jul/09
· votar


has4

Essa pergunta é muito dificil de responde pois vai depender da guitarra, amplificador ,estilo e varios outros fatores, o ideal é que quando a pessoa não tem noção comprar uma pedaleira. compra primeiro um bom ampli e uma boa guitarra com isso voce ja tem o teu som, depois vem com efeitos que voce mais gostar e a distorção pro seu estilo.

has4
Veterano
# jul/09 · Editado por: has4
· votar


erdnaxela

Agradeço por sua intenção, mas, eu não acredito que seja uma respota díficl, pelo ao menos, em relação à indicação de um set up de pedais básicos e principais para se fazer um bom som, totalizando todos na ordem de 2.500,00. Talvez vc tenha querido dizer que a dificuldade residiria em responder sobre timbres tão específicos quanto ao do Brian May, afinal, de fato, vc tem total razão, pois, ele, tem uma guitarra handmade especialíssima (por ele mesmo fabricada), tem a pegada e técnicas próprios dele, bem como, ótimos amplificadores valvulados da marca Vox e outras parafernálias.

Agora, eu queria mesmo eram dicas sobre quais pedais poderia adquirir com aquele valor em dinheiro acima referido para ober um set up de pedais decente. Entendeu?

Bom... sobre equipamentos, eu já tenho um Marshall transistorisado, um laney valvulado, e um Peavy (este eu uso para teclado, mas vez outra, ligo uma guita nele). Enfim, quanto à ampli, estou satisfeito. Já tenho tb uma pedaleira Digitech Gnx2, mas como havia dito, pretendo trabalhar agora com pedais e realmente não tenho costume e não conheço tanto sobre estes. E, sobre guitarra, tenho uma Fender Mexican, e um Gibson (epiphone). Quero apenas dicas sobre os pedais, então, aguardo também dos demais colegas outras sugestões e respostas.

Obrigado erdnaxela e aos demais que me auxiliarem nesta pesquisa!

THRASH3R
Veterano
# jul/09
· votar


has4

Fica dificil sem saber oq vc quer tocar, mais vou tentar:

2500

Wah - Overdrive - Dist - boost - chorus - delay - reverb

Dunlop cry baby - 350

Tube Screamer Ts9 - 400

Marshall Jackhammer - 250

Mxr Microamp - 350

Electro Harmonix Small Clone - 350

Boss dd-3 - 350

Boss Rv-5 - 400

Total: 2450,00

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Aproveitando a virada de página (2) , informo que passei o conteúdo inicial do tópico pra PDF, com autorização do Fernando de Almeida, é claro. Quem quiser baixar e ler na tranqüilidade:

APOSTILA do Tópico, em PDF

Pedais - O que é - Como funciona - Pra que serve e Dicas sobre cada efeito_FernandoDeAlmeida_REV.1.0.pdf


Abs

has4
Veterano
# jul/09 · Editado por: has4
· votar


Pelas iniciativas:

Fernando de Almeida e MauricioBahia = \º/\O/\0/\o/


THRASH3R
Obrigadaço por suas dicas!

darrel
Veterano
# jul/09
· votar


exelente topico

guilhermebarros
Veterano
# jul/09
· votar


esse cara é genial !!!!!!!
Meus parabéns !!!!!!!!

fill.zanchez
Veterano
# ago/09
· votar


rafamoraes
vlw cara! é assim mesmo que penso...

Norton Junior
isso ae cara, vc reforça o meu pensamento, só queria saber quantos pensam como eu! vlw mesmo! abs!

jackmaia
Veterano
# ago/09
· votar


comprei uma pedaleira boss me20, mas não tenho amplificador,
alguem pode me dar uma dica de marca,potencia,etc. com um preço em torno de 500,00 + ou -
obrigado!

mammb2000
Veterano
# ago/09
· votar


jackmaia
depende da potenci do ampli que vc quer.

Se é pa tocar em bar, somente em casa.

Eu acho os amplis da STANNER bem sinceros. Não são caros.
Mas depende.

SE for uma pegada um pouco mais profissional já não vale a pena. Aí vc pode ir atras de um ampli menor, mas melhor

Fernando de almeida
Veterano
# ago/09
· votar


jackmaia
comprei uma pedaleira boss me20, mas não tenho amplificador,
alguem pode me dar uma dica de marca,potencia,etc. com um preço em torno de 500,00 + ou -
obrigado!


Bom fera, primeiramente vc deveria ter focado seus esforços num amplificador (onde vc teria no mínimo um bom som limpo + reverb + distorção do próprio ampli) e depois vc pensaria em efeitos ....

Mas ok, já que vc fez o caminho inverso, o que eu indico é vc juntar mais uns 300,00 (para totalizar 800,00) e ir no mercadolivre e pegar um peavey usado (banditt ou studio ou qq um que tenha ao menos 1 falante de 12" ).

Tognetti
Veterano
# ago/09
· votar


Fala ae galera!
Gostaria de algumas sugestões para meu set de pedais...
Eu curto estilo Blues (sou fã do Clapton).. Rock anos 60, 70, 80, Pop Rock..
Hoje tenho os seguintes pedais
DD-7 Boss – Delay
SD-1 Boss –Overdrive
CE-20 Boss – Chorus
Meu amplificador é um spider II da Line 6 de 120w.
O que mais seria interessante para meu set?
To pensando em um DS-1 Boss...
Vlw
Abs

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Tognetti

Cara, na minha opinião só falta (se é que falta algo) um TS ou clone pra dar um variada no drive.

http://efxpedais.com/superscreamer.html

Abs

Drifter
Veterano
# ago/09
· votar


Tognetti
O que mais seria interessante para meu set?

Falta tocar... rsrsrs
Acho que está super completo, talvez um Wah-Wah, dependendo se for útil.

Tognetti
Veterano
# ago/09
· votar


Drifter
rsrs.. falta o mais importante então.. rs

O Wah-Wah acho que não é o momento ainda, não estou sentindo a falta de um..
O que sinto falta na hora dos solos está sendo uma distorção (Embora tenha a do ampli) mas tem que ficar mudando de canal e em cada canal uso uma configuração diferente.. acaba não sendo interessante.. no meu caso creio que seria um pedal para me ajudar, pois ativaria o efeito sem mudar a configuração do ampli..

Estava pensando em comprar um DS-1 da Boss.. Pensei até em um TS-808 mas como é mais caro e não vou usar tanto, pois gosto mais do overdrive, acho que pensando no "custo x benefício" seria melhor o DS-1 mesmo...

Abç

Drifter
Veterano
# ago/09
· votar


Tognetti

Estava pensando em comprar um DS-1 da Boss.. Pensei até em um TS-808 mas como é mais caro e não vou usar tanto, pois gosto mais do overdrive, acho que pensando no "custo x benefício" seria melhor o DS-1 mesmo...

Olá,
sim, se vc acha que ficará mais prático ter um pedal de distorção, seria então uma boa idéia obter um, pois como você disse, já usa os canais do amp. com configurações diferentes, etc...

Quanto ao modelo do pedal, há uma diversidade enorme em marcas, modelos, tamanho, valor.

Vc havia comentado em TS-808 e no DS-1, porém são bem diferentes.
Eu possuo um DS-1, e uso pouco, pra falar verdade, nem sei se eu toco mais... rsrsrs, mas é assim: Se o amplificador for bom - o pedal soará bem. Se for ruim, já sabe...

Tognetti
Veterano
# ago/09
· votar


Drifter
Vlw!!

Eu já toquei com os dois pedais no meu ampli, gostei dos dois, são bem diferentes e o TS-808 o som é bem.. digamos assim "agradável" em relação ao DS-1.. porem só o preço já justifica.. hehe

Eu estava dando uma estudada, verifiquei alguns outros pedais também.. um que me chamou a atenção foi o RAT... mas como falei.. "nesse" momento creio que o DS-1 vai suprir minhas necessidades... mas nada impede que eu o compre e o repasse mais pra frente para pegar um TS-808.. rs

Quanto a meu ampli... não posso reclamar.. tenho um Spider II da Line 6 de 120w... que momentaneamente está de acordo com o que preciso... quem sabe um valvulado mais pra frente..rs

Abç

Layson
Veterano
# ago/09
· votar


Demo de pedais Boss, muito bom!

http://www.bossus.com/go/compact_pedal_demo/

Daniel-Fazolo
Veterano
# ago/09
· votar


Da pra fazer um livro, muito bom...

Norton Junior
Veterano
# ago/09
· votar


Tognetti

Beleza! Cara, já tive um DS-1 que já passei. Tava novinho funcionando 100%. Mas eu sempre o achei muito agudo (abelhudão). As vezes tinha que regular os knobs do amp antes de pisar do DS-1 mesmo com minha Cort (Humbucker) ou Tagima (Single) não me satisfazia. Sei que o lance de pedal é muito pessoal. Mas tenta esperimentar um DS-1 modificado. Não é tao dificil de se achar em lojas de usados até pela internet (poucos reais mais caro). Cara, usei um DS-1 modificado por uma loja aqui do Rio e fiquei impressionado. É muito versátil. É outro pedal. Som macio, com um sustain muito melhor e sem a abelha zunindo. Mas..... pedal é gosto.

Tenho algumas distorçoes e overdrivers (pois compro e vendo), os da Boss prefiro overdrivers do que distorções (com excessão do MegaDistortion), porém é somente uma opnião.

Uma grande abraço!!! (O teu set já tá show!!!)

Adonak
Veterano
# set/09
· votar


Gente eu queria um pedal de volume, mas não sei as diferenças entre eles. Tem os Boss, o FV500H e o FV500L. Qual a diferença entre esses dois, qual abaixa o volume e qual aumenta? O Que aumenta, aumenta o volume normal, com o pedal desligado?

Drifter
Veterano
# set/09
· votar


Adonak
FV500H e o FV500L

Eles não aumentam o volume, e sim controlam o volume, como fossem o potenciomentro da guitarra. É diferente de um BOOSTER...

A diferença destes modelos é que um é indicado para usar antes de todos os pedais (FV500H), trabalhando como volume do instrumento, já o outro (FV500L), usado após todas unidades de efeito, controlando o volume dos pedais (setup em geral).

Adonak
Veterano
# out/09 · Editado por: Adonak
· votar


Drifter
Valeu cara. Ei sim, eu sei que eles não aumentam o volume da guitarra. Então é o FV500L que não diminui o ganho, ja que você usa depois dos pedais? Mas é possivel variar a posição deles? Por exemplo, colocar o FV500L antes dos pedais, para poder conforme diminuir o volume ir diminuindo o ganho? Faz alguma diferença?

Drifter
Veterano
# out/09 · Editado por: Drifter
· votar


Adonak

Mas é possivel variar a posição deles?

Sim, você pode usar do jeito que quiser, porém o indicado é como falei anteriormente.

Por exemplo, colocar o FV500L antes dos pedais, para poder conforme diminuir o volume ir diminuindo o ganho?

Querendo ou não, diminuirá o ganho e consequentemente o volume, não importa se é o FV500L, H ou outro pedal de volume. Se houver um pedal de distorção após o de volume, e você diminuir o volume (pedal ou guitarra), haverá alteração nas duas partes (ganho e volume).

Abraços,

R.RHOADS
Veterano
# out/09
· votar


Fernando de almeida
Fala meu rapaz!!
então, comprei um laney lv 300 twin e meu atual é:
Guita+zoom 2100(apenas p/ modular efeitos)+pedal de volume+ampli.
Qual a melhor sequência p/ eu usar o loop, já q estou usando somente os drives do ampli??(Ah, o pedal de volume será somente usado pra aumentar e abaixar, e não para saturar mais ou menos os drives.)
valew!
abraço!

Michel_Wylde
Veterano
# out/09
· votar


Tognetti
c eh viciado em boss hein... rsrs
tah faltando um wah wah!


has4
Intão, depende onde vc vai comprar... eu compraria os seguintes pedais (em ordem) até o dinheiro acabar:

Wah - Dunlop

Metal Muff - Electro-Harmonix

Chorus - Hardwire

Buffer - EFX

Afinador - Hardwire

Delay (alguem me ajuda nesse.. gostei da linha hardwire)

Talk Box - Dunlop

Equalizador - kfk dunlop

Compressor - dynacomp - mxr

Overdrive - hardwire valve distortion

Fernando de almeida
Veterano
# out/09
· votar


R.RHOADS
Guita+zoom 2100(apenas p/ modular efeitos)+pedal de volume+ampli.

Legal ...

Ligue assim:
GUITA > INPUT AMPLI > SEND AMPLI > PEDAL DE VOLUME > ZOOM 2100 > RETURN AMPLI.


Abr

Fernando de almeida
Veterano
# out/09
· votar


R.RHOADS
Guita+zoom 2100(apenas p/ modular efeitos)+pedal de volume+ampli.

Legal ...

Ligue assim:
GUITA > INPUT AMPLI > SEND AMPLI > PEDAL DE VOLUME > ZOOM 2100 > RETURN AMPLI.


Abr

R.RHOADS
Veterano
# out/09
· votar


Fernando de almeida
valew cara!
abração!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito