Fidelidade no Timbre

    Autor Mensagem
    LuGioso
    Veterano
    # nov/06


    Caros colegas das cordas vibrantes!

    Tenho um processador BOSS GT 8, uma guitarra Ibanez Art Cord AF 105 e um amplificador Marshall AVT 20.
    O som que ouço da pedaleira diretamente da saída para "phones" é espetacular.
    Porém, tenho uma grande decepção ao conectá-la no amplificador!

    Já ouvi falar em ligações com "4 cables" via "send/return" do amplificador.
    Neste caso, eu teria que comprar um amplificador com esse tipo de ligação e usar só a sua potência?
    Seria melhor usar um PA e uma boa caixa de som? Qual a configuração ideal?!?!
    Antes de enviar minha dúvida, entrei em contato com vários (dezenas) de usuários da GT 8 em vários sites na rede internet, sem obter uma solução admissível em se tratando deste que é um produto de grande qualidade.
    E antes mesmo de me comunicar com os mencionados usuários dos produtos Roland/BOSS, explorei todas as opções da função OUTPUT SELECT, sem obter um resultado condizente com o divulgado pela BOSS

    Após sondar todas as possibilidades de ajuste ao tipo de amplificação que utilizo deduzi, embora precipitadamente, que a GT 8 só se aplica a gravações feitas diretamente entre ela e uma placa de som e não a apresentações ao vivo ou a ensaios.
    Portanto, resolvi consultá-los para que uma solução mais eficaz me possa ser oferecida.
    Grato

    Tiruk
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    O som que ouço da pedaleira diretamente da saída para "phones" é espetacular.
    vamos dizer que;

    1- Headphones de alta qualidade em simuladores/pedaleiras de alto nivel fica MUITO bom
    2- Vc nunca, ou MUIIIIITO dificilmente vai conseguir tirar o timbre do headphone num ampli, por alguns fatores, mudança de som pelo falante, distorção do falante, mudança por reverberação, etc.

    Unknown
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    LuGioso
    Eu sou um pouco revolucionário quanto a isso...

    O melhor jeito que eu achei de ligar a pedaleira no meu ampli (tá certo que é vagabundo, um Atomic Drive) é configurar o output pra line out / phones, e ligar a pedaleira através da própria saída phones...

    Rachmaninoff
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    LuGioso
    Num amp sem loop de efeitos, a princípio:
    - coloque o Output Select para Line/Phones;
    - abaixe o volume de saída da GT-8 (o knob lá de trás);
    - deixe o amp flat.

    Se, mesmo assim, o som sai muito diferente, faça um teste com um patch totalmente limpo (preamp JC-120 ou Clean Twin com tudo no 50 e todos os outros módulos desligados), e compare o som do fone de ouvido com o som que sai do amp. Veja se a diferença é grande, e tente perceber como seu amp modifica o timbre. Ou ainda, teste em outro amp.

    Pessoalmente, eu já toquei de tudo que é jeito com a GT-8: em PAs grandes, PAs pequenos, em amps com loop, em amps sem loop e em monitores ativos. No caso específico de amps sem loop, quanto menor for o amp, pior. A GT-8 foi feita pra soar bonito com volume ALTO, em caixas grandes. Acredite, o som dessa pedaleira é divino.

    LuGioso
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Tiruk
    Entendo o que você quis dizer. O timbre de um Headphone é bem diferente do de um amp. Mas no caso do timbre da GT 8 em um amp a diferença é muito maior

    Rachmaninoff
    Num amp sem loop de efeitos, a princípio:
    - coloque o Output Select para Line/Phones;
    - abaixe o volume de saída da GT-8 (o knob lá de trás);
    - deixe o amp flat.


    Fiz o teste. Melhorou um pouco, mas não o suficiente, pelo porte da pedaleira!
    Acho que só vai melhorar com um amp bem mais potente!
    Minha dúvida é: se eu ligar em um amp de 100W em send/return, terei como produto final os mesmos 100W ou vou perder potência, já que não vou usar o pré do amp?
    Essa dúvida é que me fez pensar se não seria mais vantagem (custo /benefício) ligá-la em um PA!!!!

    kooala
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    chegado mais se vc usar sempre a gt-8 no loop e guando vc for tocar ao vivo vai fazer como?
    eu se fosse vc mexia mais no patches e arrumava o som ja plugado no imput

    LuGioso
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Kooala
    Valeu o toque. Na verdade não tinha pensado nisso. Acho que vou precisar de um amp polivalente para usar em casa e onde eu for tocar!
    Por falar nisso, qual seria a potência de um amp para uma apresentação?
    É claro que depende do lugar, mas deve existir um mínimo, não?

    masc073
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    LuGioso, que tal tentar o Meteoro Scorpion (http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/)? Ele é apenas uma potência valvulada (foi projetado especialmente para prés digitais, como POD XT, VAMP ou GT-8).
    Ou então, que tal tentar um monitor de referência de estúdio, como o DM-2100 da Roland? Os monitores de referência não alteram o som e reproduzem com nitidez as freqüências recebidas.

    LuGioso
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    masc073

    Obrigado pelas dicas.
    Vou fazer um teste com o Meteoro Scorpion. Ele foi projetado para pedaleiras mesmo?
    Já o monitor DM-2100 da Roland, acho que tem pouca potência, estou certo?
    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fidelidade no Timbre