Hand Made Transistorizado

Autor Mensagem
RuiSantos
Veterano
# set/06 · Editado por: RuiSantos


Galera. sou novo no fórum, usei a busca etc, mas não consegui achar a solução para algumas duvidas que eu tenho. Se a galera puder me ajudar ficarei bastante grato, bem, segue as dúvidas abaixo:

1 - Como fazer para o AMP ter 50wRms?

2 - Qual o melhor falante? 12 - 10 - 8

3 - Se o AMP têm potência de 7wRms isso quer dizer que o som somente irá ser 7wRms?

Desde já agradeço. Abraços

Pô... Saiu no lugar errado, algum moderador por favor corrija, desculpe o erro.

Tycoon
Veterano
# set/06 · Editado por: Tycoon
· votar


1. Depende do circuito que tu vai usar. O CI LM3886 pode render até 68W.
Aqui tem muitos layouts www.schematicheaven.com de circuitos famosos.
2. Depende. Normalmente se usa 12" porque esses falantes são projetados pra aguentar uma maior potência. Sem falar que ele te permite aproveitar melhor os graves.
3. Um amp de 7W renderá no máximo 7W.

Fabio Giavoni
Veterano
# set/06
· votar


1 - Como fazer para o AMP ter 50wRms?
pegue um projeto de um amp de 50w

2 - Qual o melhor falante? 12 - 10 - 8
12, como já disse o Tycoon

3 - Se o AMP têm potência de 7wRms isso quer dizer que o som somente irá ser 7wRms?
RMS sim, mas n quer dizer q ele vai ter 7w no TOTAL, n entendeu?
eh assim, existe RMS e PMPO, são soh duas formas diferentes de medir a potência do som. RMS mede o som com um limite de distorção e ruído, já o PMPO mede o máximo, n importando se o som está "bom" ou não.
Ou seja, um amp de 7w RMS, soh vai até 7w RMS, mas se vc colocar ele no talo, graves, médios e agudos no máximo e ainda entrar com um pré antes, ele dá mais do q isso, soh q vc vai ter q medir em PMPO, pq o som com certeza vai estar horrivelmente distorcido e cheio de ruídos.
Quer dizer, seu amp pode ir "mais longe" do q outro amp com 7w RMS, mas vc vai estragar ele

;D

emaniox
Veterano
# set/06
· votar


pmpo = peak maximum power output = potencia maxima de pico. Nao deve ser usada como medida, porque na verdade nao diz muita coisa sobre a potencia sonora real.
rms = root medium square => potencia média de fato. No caso, potencia média de fato maxima (com o volume no talo).

RuiSantos
Veterano
# set/06
· votar


Po. Vlw galera, eu tinha essa duvida, vo tentar montar um transistorizado com um amigo porque sai mais barato do que um valvulado e to sem grana tambem :P

emaniox
Veterano
# set/06 · Editado por: emaniox
· votar


qual transisorizado vc vai montar? É só power amp?

(isso aqui nao deveria estar na seção de amplificadores?)

Tambem tenho algumas questoes:

Se vc escolher uma configuração de falantes na saida de alta impedancia, o seu transformador de saida sera menor?

Pq, se for, nao seria mais vantagem colocar dois falantes em série? Tem algum problema colocar falantes em serie?

Amp transistorizado tem que ter transformador de saída? N tem como fazer um estagio pra corrigir a impedancia?

RuiSantos
Veterano
# set/06 · Editado por: RuiSantos
· votar


Tipo, era tra está na seção amplificadores, so que acabei postando errado :\

Um técnico amigo meu tem um esquema de um Amplificador de 100wRms, acabei de falar com ele, sou iniciante, quero um amplificador para estudo.

No caso sera so o Power Amp + Controle de Graves, médios e agudos.

Usarei so 1x12 pois a grana ta curta, mas dependendo da opinião dele veremos as possibilidades.

Ahh. O esquema dele pega tanto 4 ou 8 OHMS.

lfchavier
Veterano
# set/06
· votar


RuiSantos

Cara, eu tive esse mesmo dilema seu há um tempo atrás. Eu queria montar um ampli transistorizado e não achava nenhum projeto específico para guitarra, só valvulado$$$$$. Aí acabei achando um projeto de 100W (4ohms) e resolvi fazer. Se quiser dar uma olhada, eu postei os detalhes do projeto no meu blog de projetos de áudio - http://audiotrecos.blogspot.com/
Tá lá também um amplificador de potência que eu fiz desses baseados em LM3886, dá 50W em falantes de 8ohms. Tem tb uma caixa 2x12. Se precisar de ajuda, tamos aí...
Acho q se vc fizer o de 50W com uma caixa 1x12 fica legal.

Fabio Giavoni

Na verdade esse lance de PMPO é a maior furada. Não existe padrão para calcular, cada um faz de um jeito, é só pra marketing msm. Tem uma discussão nesse tópico aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/6190/. O que interessa é o RMS, que é a potência do maior sinal senoidal que o amplificador consegue tocar sem distorcer.

Falows

Tycoon
Veterano
# set/06
· votar


RuiSantos
100Wrms pra estudo!
Com isso dá pra fazer show cara!
Mas vai lá. Te dou a maior apoio moral.

lfchavier
Veterano
# set/06
· votar


RuiSantos
Tycoon
Verdade... 100W pra guitarra é potência pra cachorro. Pra estudo seria melhor um de uns 10 ou 15W, e bem mais barato de fazer tb. Tem uns desses CIs de menor potência tb, esses TDA alguma coisa... Um amigo meu fez um amplificador assim pra ligar no PC.

Kasp
Veterano
# set/06
· votar


lfchavier
velho, foi complicado fazer o amplificador de potencia?
pq eu to precisando soh disso. tenho um pod xt live pra usar como pre-amp
queria um amplificador de potencia barato... qto saiu no total pra vc fazer?
se for o caso, eu pego o esquema e pago pra alguem fazer pra mim
:)

RuiSantos
Veterano
# set/06
· votar


lfchavier
Sim eu vi lá teu projeto! Achei muito legal, só que resolvi aqui com um amigo técnico que vai fazer somente o amplificador de potência! A grana ta curta, e eu quero os 100wRms porque possa ser que a galera forme uma bandinha ate o final do ano, ai pra ensaiar etc seria legal o som sair neh! ehhehe

Kasp
Veterano
# set/06
· votar


Guia passo a passo de um LM3886
galera, eu n entendo NADA de eletronica, mas quero um power simples e potente pra usar com o meu pod xt live.
olhei o site do lfchavier e me interessei muito, especialmente pela simplicidado do projeto. mas como eu n entendo nada, achei o blog meio incompleto. (faltou, por exemplo, os componentes usados). mas td bem, eu soh n posso querer q o cara coloque tudo de mão beijada.

lfchavier
vc pode dizer se esse projeto q eu achei eh o mesmo q o seu? eu sei q esse eh em paralelo, mas a base eh a mesma?

Kasp
Veterano
# set/06
· votar


poutz...
li o site e teve uma hora q começou a complicar
hehehe

lfchavier
Veterano
# set/06 · Editado por: lfchavier
· votar


Kasp
Cara, fazer esse amplificador de potência com LM3886 é bem simples... Na verdade, acho que é o projeto mais simples que vc vai encontrar de amplificador com potência na faixa de 50W. Para fazer tudo deu uns 100 reais. Pode sair mais barato ainda comprando componentes mais baratos (se vc for da capital) e colocando um transformador de 1,5A ou 2A (o que eu usei foi de 3A). O projeto que eu fiz é muito parecido com esse q vc postou aí, praticamente igual... Tem vários desses pela rede. Mas esse aí não é em paralelo não, ele é para dois canais de 50W. Em paralelo vc liga dois em um mesmo canal de 100W, em um mesmo falante.
Putz cara foi mal, mas eu fiz o site pensando em quem já conhece um pouco de eletrônica... Mas se vc tiver dúvida, pode mandar lá nos comentários que eu vou tentando responder. Eu atualizei o post também com o esquema da fonte, o layout dos componentes na placa e a descrição dos componentes que eu usei.
O que vc tá achando do POD XT? Esse lance de simulador é bom msm? E o V-Amp, presta?

RuiSantos
Hehehehe blz cara, manda bala... Eu fiz o meu de 100W pensando nesse esquema de banda tb... Mas até agora não virou muita coisa :)

Falow

RuiSantos
Veterano
# set/06
· votar


Cara qual os falantes que você usa? Aqui so acho de 200wRms :S queria 2x12 de 50wRms cada, ficaria legal

Kasp
Veterano
# set/06
· votar


lfchavier
velho, to apaixonado pelo pod xt live
concordo q nada supera o calor de uma válvula na beleza do som..
mas tb nada supera um simulador top de linha como o pod xt, o boss gt-8, etc, nos quesitos praticidade e variabilidade
e na boa.. a qualidade eh muito perfeita, po
é muito melhor levar apenas uma pedaleira pra um show do q ter q levar um amplificador valvulado pesadão, tendo q ter todo o cuidado com as válvulas, ajustar o bias qdo trocar válvulas
agora se vc realmente for um purista, fissurado pela procura do som perfeito, da resposta perfeita à dinâmica da palhetada e n se importar com as obrigações q terá, compre um valvulado.

Kasp
Veterano
# set/06
· votar


eu tava pensando em comprar uma eu tava pensando em comprar uma potência mas, se vc topar me ajudar em alguma dúvida q surja, eu acho q vou me arriscar a desenvolver esse power.
pode ser? hehehe
vou procurar um lugar aqui pra ver se eles fazerm por mim, se tudo não ficar muito mais caro, eu peço pra fazerem...

Kasp
Veterano
# out/06
· votar


lfchavier
fiz um monte de pergunta lá no seu blog
hehehe
se der, responde lá q já já aparece mais :)
ahh cara, se ligue.. pelo q eu andei pesquisando, as LM3886T possuem 11 pernas. A do seu projeto tem só 8 pernas. Por acaso vc arrancou as pernas nº 1,3 e 7?! pq tá parecendo
hehehe

Kasp
Veterano
# out/06
· votar


ou foram as perninhas 2. 6 e 11?

Casper
Veterano
# out/06
· votar


2 - Qual o melhor falante? 12 - 10 - 8

Eu, particularmente, prefiro 10".
Especificamente o Celestion G10A-15, que
tem uns médios perfeitos. Eu considero esse
o melhor falante para guitarra.

lfchavier
Veterano
# out/06 · Editado por: lfchavier
· votar


RuiSantos
Os falantes eu comprei de uma loja aqui de São Carlos/SP. O cara monta e conserta falantes lá. Vc escolhe os componentes (cone, amortecimento, bobina, imã) e ele monta. Eu peguei dois de 12", 100W (era o mínimo que tinha), 8ohms. Aí liguei eles em paralelo para dar os 4ohms do amp de 100W. Peguei com um cone de papel mais duro para não dar muito grave. Faz um tempinho, mas acho q paguei R$75 cada.
Eu estava vendo pra comprar da Selenium na época, mas vi aqui no fórum que eles não ficam muito bons pra guitarra, então resolvi arriscar nesses. Não tenho muito parâmetro de comparação, mas aos meus ouvidos eles soam bem.

Kasp
Legal saber q o POD XT é bom, estou inclinado a partir para esse lado dos simuladores. Estou ainda nesse dilema "simulador x valvulado". O principal problema pra mim com os valvulados é que são pouco versáteis na questão do volume e dos efeitos. Quero poder tocar em vários volumes diferentes, e tirando alguns efeitos (tipo delay, chorus) já direto dos falantes do amplificador (sem PA), e isso teoricamnete mata a distorção de power do amplificador.
Blz cara, eu te ajudo com as dúvidas sim. Eu vou respondendo lá no blog msm pq pode resolver a dúvida de outros tb... Quanto às perninhas, eu arranquei do CI os pinos que não estavam sendo usados (2, 6 e 11), dá pra ver nessa foto
Eu resolvi tirar os pinos pq eles iam atrapalhar no roteamento das trilhas na placa.

RuiSantos
Veterano
# out/06
· votar


lfchavier
Mano que preços os falantes! Estava pra comprar o Sellenium 12wp3 de 200wRMS (único descente que encontrei e mais baixo!) por R$ 180,00 já com frete... Até R$ 180,00 compraria os 2 concerteza, e assim daria pra pegar mais potência. Você teria o site telefone? Abraços amigo.

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar


lfchavier
Eu estava vendo pra comprar da Selenium na época, mas vi aqui no fórum que eles não ficam muito bons pra guitarra, então resolvi arriscar nesses.

questão de gosto .. tenho uma gravação de um amp de um amigo aqui do forum e todos dizem q o som eh muito bom .. ninguem sabe q eh selenium ... agora ... os graficos de potencia de acordo com as frequencias? o teste padrão com um mic a 1 metro ... gostaria de saber quais parâmetros para falantes custon ai em sanca ... vc pode me passar o contato? agradeço !!
abrax!

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar


RuiSantos

Estava pra comprar o Sellenium 12wp3 de 200wRMS (único descente que encontrei e mais baixo!) por R$ 180,00 já com frete...

na torau aqui em sampa tem eminence a 150 reais .. mais ou menos ... depende de como tu vai pagar ...

RuiSantos
Veterano
# out/06
· votar


_BLACKMORE_
Eles tem site? Qual potência amigo?

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar


http://www.torau.com.br/ ... site deles ... pega o fone. .. liga e pede informações sobre os falantes eminence ... pronto ... sohcomprar!!
potencia vaira de acordo com o q tu quiser ..

RuiSantos
Veterano
# out/06
· votar


_BLACKMORE_
Tipo, queria um amp que desse para tocar sem microfonar junto a uma bateria, quanto você recomendaria?

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar


RuiSantos

hehehe ... cara .. olha ... talvez um JCM 800 com uma caixa 4 x 12 seja a solução ... mas pode ser muuuito vaga essa opinião ... são muitos fatores q podem equalizar legal essa tua necessidade ...
c pode explicar melhor o q tu quer? tipo de lugar q vai tocar .. como a banda eh formada ... o q querem tocar ...
exemplo .. eu ensaiava com meu amp de 100W trasistorizado em um estudio sem microfonar a batera e dependendo da força q o batera mandava o volume num passava do 4 ou 5 ... em shows. .. 8 no máixmo ...

RuiSantos
Veterano
# out/06
· votar


Ixi ai é caro! Como Disse quero potência, agente vai ensaiar em um lugar "meio fechado" hehe, nem é muito aberto mas não é totalmente fechado. O som que vamos tirar é do Red Hot, Guns, enfim, vamos tocar pra divertir, podendo até tocar forró pra zuar! O meu amigo técnico vai fazer somente a potência, irei usar a x-vamp como pré, vou fazer isso porque vai ser meu primeiro amp, quem sabe pra frente um JCM 800!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Hand Made Transistorizado