tem problema usar fonte 12 volts nos pedais de 9v?

Autor Mensagem
BaNdAiD
Veterano
# set/06


É o seguinte, um amigo meu comprou um pedal da boss (num lembro qual agora!!) e ta usando uma fonte 12volts, e qdo ele desliga o efeito do pedal o led fica aceso com a luz mais fraca do q qdo o efeito ta ativo...isso estraga o pedal?? tem algum problema usar assim?
vlw!

guitareiro
Veterano
# set/06
· votar


kra naum faz isso naum uma hora esse pedal vai pra fita!!!!!

Fox_scc
Veterano
# set/06
· votar


Se o pedal é de 9V, ele deve ser projetado para aguetar até uns 16v ou no máximo 18v, mas esta folga é importante, pois evita o desgaste dos componetes, diminui ruído e distorção.

Uma fonte não estabilizada de 12v pode atingeri uns 16v ou mais, procure usar fontes de 9v estabilizadas, para garantir a durabilidade dos pedais e evitar ruído.

Penta_Blues
Moderador
# set/06
· votar


Bom dia!!!

BaNdAiD
Cara, certamente haverá prejuízos ao equipamento uma vez que a fonte está fornecendo mais energia do que a necessária para fazer funcionar o pedal. Acho que não se pode confundir a capacidade de alimentação da fonte com a energia fornecida por ela.
Por exemplo a fonte que possui uma capacidade de alimentar até 300 milivolts a 9volts significa que a soma dos consumos dos pedais ligados a ela não pode ultrapassar os 300 milivolts (já li que o ideal é usar somente metade) mas todos os pedais devem funcionar a 9volts.
Valeu!!!

malandroquitar
Veterano
# set/06
· votar


melhor usa 9v c nao quiser comprar outra pedaleira

BaNdAiD
Veterano
# set/06
· votar


guitareiro
Fox_scc
Penta_Blues
malandroquitar

Valeu galera...vou dar um toque no cara!

Fernando de almeida
Veterano
# set/06 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


BaNdAiD

Funciona mas a vida útil dos componentes é reduzida drasticamente e dependendo do componente nem compensa a manutenção, ou seja o kara pode até perder o pedal.

Se está especificado 9V é pra usar 9V, mesmo que por alguma tolerância aguente mais, procure usar uma fonte estabilizada conforme especificação.

Esse lance do led ficar ligado fraquinho qdo o pedal está desligado é sinônimo de problemas, derrepente o pedal já esteja danificado.

BaNdAiD se vc quiser posso passar um projetinho de uma fonte estabilizada, se vc ou seu amigo souber um pouco de eletrônica, vcs conseguem montar. É só falar qto vcs querem de corrente (essa vc pode descobrir somando as correntes consumidas por todos os pedais do set - procure nos pedais a corrente {algo escrito 'um número' mA} some todos esse nº e me passe - vc pode ainda me passar o seu set que eu me viro pra descobrir a corrente consumida por cada um deles) eu faço as contas e monto um projetinho aqui e passo pra vcs.

rankfussa
Veterano
# set/06
· votar


Fernando de almeida

A fonte que eu fiz é uma boa saída. Estabilizada, filtrada, e 1A.

Fernando de almeida
Veterano
# set/06 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


rankfussa
Qual circuito vc usou??? O com amplificador de erro(zener + 2 transistores - um monitorando eventuais oscilações do circuito e o outro corrigindo esse erro)???

Fernando de almeida
Veterano
# set/06
· votar


A fonte que eu gosto mais é a chamada "com amplificador de erro".

Funciona assim:

Rede > trafo > retificador > capacitor > circuito estabilizador

Circuito estabilizador/regulador:

estes modelos permitem ajustar o valor da tensão de saída através de um ponto de tensão ligada na base de um transístor que recebe o nome de amplificador de erro.
Este transístor retira uma amostra da tensão de saída e controla a condução do transistor regulador para manter a saída constante.
Esta fonte é usada por circuitos que requerem maiores intensidades de corrente para trabalhar.
Geralmente o transístor regulador vai montado num dissipador de calor.
Quando a tensão de entrada diminui, a saída também diminui momentaneamente. Assim a tensão na base do transistor amplificador de erro diminui. Ele conduz menos e aumenta a tensão no seu coletor, fazendo a tensão da base do transistor regulador aumentar. Deste modo transistor regulador conduz mais e a saída aumenta até chegar na projetada.

Tiruk
Veterano
# set/06
· votar


Dependendo do pedal, voltagem a mais da mais "headroom"
Isso é fato, e nao desgasta nada os componentes.

BaNdAiD
Veterano
# set/06
· votar


Fernando de almeida

Quero sim!! uma 9v 1A seria otima, mas qq coisa acima de 300mA ja ta bom
vlw!!

Tiruk
o que seria heaadroom??

Tiruk
Veterano
# set/06
· votar


BaNdAiD
grosseiramente falando (BEM grosseiramente) o som parece q fica mais cheio, mais "amplo" quando vc ouve saca?

Unknown
Veterano
# set/06
· votar


Eu faço o contrário... Se é pra usar fonte de 9V, eu regulo a fonte pra 7,5V que liga do mesmo jeito :P

BaNdAiD
Veterano
# set/06
· votar


Tiruk

Foda!! eu sei como eh!
Vlw

SuperGeo
Veterano
# set/06
· votar


Unknown

é o mesmo que ligar um pedal com bateria descarregada. Pode até ligar, mas o funcionamento do pedal pode ficar prejudicado.

cao fofo
Veterano
# set/06
· votar


é perigoso pegar fogo no pedal e em toda instaçao da sua casa

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


BaNdAiD
Entao fiz o esquema. Onde vc acha melhor postar??? Eh um arquivo em WORD tem os calculos, desenhos, lista de material, etc.

GuitarHouse
Veterano
# out/06
· votar


Por exemplo a fonte que possui uma capacidade de alimentar até 300 milivolts a 9volts significa que a soma dos consumos dos pedais ligados a ela não pode ultrapassar os 300 milivolts (já li que o ideal é usar somente metade) mas todos os pedais devem funcionar a 9volts.

miliamperes e nao milivlts

Volts ´´e diferenca de potencial
Ampere é corrente

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Boa noite!!!

GuitarHouse
Valeu pela correção, meu camarada!
Deu pra perceber que eu não entendo "lhufas" dessa parada né?...rs
Valeu!!!

GuitarHouse
Veterano
# out/06
· votar


Penta_Blues
mas ta certo o que voce disse. So o nome ali que tava errdo

BaNdAiD
Veterano
# out/06 · Editado por: BaNdAiD
· votar


Fernando de almeida

Cara, se vc me mandar pro e-mail eu vou ficar muito agradecido!! bandaid85 arroba gmail.com

e aproveitando o embalo: tem como transformar uma fonte 12v em 9v????

valeu!

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


BaNdAiD
tem como transformar uma fonte 12v em 9v????

Dependendo da placa dessa fonte de 12V é só trocar umas peças mas NÃO VALE A PENA.

Talvez se vc conectar um circuito externo para abaixar essa tensão talvez seja melhor do que trocar peças.

O certo mesmo é comprar ou fazer um de 9V direto.

BaNdAiD
Veterano
# out/06
· votar


Fernando de almeida

Eh pq eu tenho um monte de fonte de 12v q tão inuteis em casa...ai ia ser uma boa!!! vc sabe como fazer?? vlw!

BaNdAiD
Veterano
# out/06
· votar


Fernando de almeida
Cade o esquema q vc fez???

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


BaNdAiD
putz vou te passar, pera aí!!!


é esse email né???
bandaid85@gmail.com

BaNdAiD
Veterano
# out/06 · Editado por: BaNdAiD
· votar


isso mesmo!!

Passou??? num recebi ainda naum ;(

E o artigo dos pedais?? ta fazendo??

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


BaNdAiD
Tá lá.
Inclusive fiz um pequeno destaque para sua situação que tem uma fonte de 12V/1A para passar para 9V.
Veja lá e qualquer dúvida me avise.

danielcampos15
Veterano
# dez/07
· votar


BaNdAiD
Mano, compra umas baterias recarregaveis, com carregadore seja feliz!
=]
rsrsr

caio
Veterano
# mar/13 · Editado por: caio
· votar


quero saber c a fonte q devo usar e 9 v 1000am ou 9v -in . qual a diferensa

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tem problema usar fonte 12 volts nos pedais de 9v?