posições do wah wah no setup e seus porqês

    Autor Mensagem
    Droopy
    Veterano
    # set/06


    aí pessoal, queria uma ajuda dos mais experientes em dois sentidos. P primeiro é em relação ao wah wah, qual a diferença entre colocá-lo primeiro na disposição do setup de pedais ou depois das distorções, sonoramente falando? e outra: o compressor, eu vejo q todo mundo o coloca bem no início tb do setup, mas ele não deveria vir tb depois das distorções?

    Quem tiver essa noção por favor me dah uma força...

    Valeu de antemão

    filipethadeu
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Droopy
    cara, a diferença sonora entre colocar o wahwah antes ou depois da distorção é absurda! se vc tá perguntado, é pq nunca usou, pq é diferente pra caralho! todo mundo usa antes, nunca ouvi uma gravaçao com a dist antes!

    128556
    Veterano
    # set/06
    · votar


    normalmente coloca-se o wah antes da dist ;)
    tem um topico aqui falando das posições..

    mas eu acho que é wah - dist - modulações

    GuitarHouse
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Droopy
    Experimente e escute.

    nhax
    Veterano
    # set/06
    · votar


    cara é assim...os pedais sao divididos em "familias" distorcao (drive , overdrive) - modulacoes(delay ,flanger ,phaser delay....) e expressao (wah wah , crybaby ,whammy...)
    Eu usaria assim ...
    wahwah - Drive forte primeiro -dist - familia das modulacoes

    _Rafael_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Eu curto usar o drive primeiro.

    Squall
    Veterano
    # set/06
    · votar


    GuitarHouse
    Experimente e escute.

    Droopy
    Veterano
    # set/06
    · votar


    muito povão... realmente só testando neh?!?
    valeu demais pelos toques galera!!!

    robson.crusu
    Veterano
    # set/06
    · votar


    to vendendo um wahwah da morley, interessados: robsoncrusu@hotmail.com

    Fernando de almeida
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    Droopy
    qual a diferença entre colocá-lo primeiro na disposição do setup de pedais ou depois das distorções
    Brow, como já é muito repetido aqui no fórum, não existe ordem certa de nenhum tipo de pedal, cada pedal ligado primeiro ou depois dão efeitos diferentes que só você testando para saber, mas existe a ligação clássica.

    A diferença, como vc pergunto de colocar o wah antes ou depois das distorções é o som, ficam efeitos diferentes, só isso e se for do seu gosto vc pode usá-lo, não existe nenhum impecilho técnico. Como eu já testei um wah depois das distorções posso te falar, o wah ligado antes das distorções é o modelo clássico, são esse sons que vc ouve em muito solos (ex. Vai, Satriani, Juninho Afram, etc) agora o wah depois da um som que lembra um som sintetizado (tipo som de sitetizador) e é lógico sintetizado e distorcido. É um efeito interessante, sabendo usar ...


    o compressor, eu vejo q todo mundo o coloca bem no início tb do setup, mas ele não deveria vir tb depois das distorções?
    Kara a função do compressor é limitar o volume do som, se vc aumenta o volume na guitarra mais do que o regulado no pedal ele puxa abaixa seu volume regulado e se vc abaixa o volume da sua guitarra o compressor tenta elevar o seu som para o volume regulado. Dependendo da regulagem vc pode também fazer um boost com o compressor.
    Agora respondendo sua pergunta:
    Compressor comprimindo (é lógico): o pessoal usa o compressor no início para o som que for entrar no outros pedais de efeito seja uniforme, não tem aquela de palhetei mais forte o som sai mais alto palhetei mais fraco o som sai mais baixo (geralmente os guitarristas de funk usam-o para dar aquele quack no som, e os de jazz para solos limpos). Outros usam o compressor depois, para uniformizar o som depois deste já ter passado pelos efeitos.
    Compressor como boost: Mudando a regulagem do compressor ele atua como boost, aí o pessoal usa ele antes para colocar mais sinal na entrada das distorções, para dar uma saturada maior na distorção (distorce mais ainda). Ainda atuando como boost te gente que liga ele depois dais distorções só para aumentar o volume da distorção (não tem maior saturação), fazem isso na hora de um solo, o kara está tocando a música com uma dist. e aí na hora do solo ele precisa de um volume a mais, com o compressor nessa configuração é só pisar que o kara terá mais volume.

    Espero ter ajudado...

    gege_correa
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Droopy
    P primeiro é em relação ao wah wah, qual a diferença entre colocá-lo primeiro na disposição do setup de pedais ou depois das distorções, sonoramente falando?

    Se vc colocar o wah antes da dist vai ter um som de wah distorcido, se vc colocar depois vc vai ter um som de guita distorcido com wah... mas só ouvindo mesmo pra vc sacar... é por isso q geralmente delay vem depois da dist, se vc colocar antes todas as repetições vão sair distorcidas, fica uma caca hauah Mas tem gente que usa o wah depois sim, é tudo questão de gosto... por exemplo: http://guitargeek.com/rigview/3/

    Abraços!

    gege_correa
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Fernando de almeida
    Compressor como boost: Mudando a regulagem do compressor ele atua como boost, aí o pessoal usa ele antes para colocar mais sinal na entrada das distorções, para dar uma saturada maior na distorção (distorce mais ainda).

    Cara eu já usei assim, dava um punch bem legal na distorção, vale a pena testar. \o/

    two
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    O Stevie Ray Voughan ligava o Wah depois do drive, e ele só passou a tocar assim depois que o tecnico dele lhe sujeriu.

    two
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    filipethadeu
    [b][/b]

    Se vc nunca ouviu uma gravação com o wah depois do drive, escute o SRV, é muito bom. Mas eu uso o meu Wah antes do drive.

    thecreamofclapton
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    No site da boass eles recomendam o wah-wah depois da distorção...estranho.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    thecreamofclapton
    Boss Brasil ou estrangeira????

    Fernando de almeida
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    thecreamofclapton
    Aqui eles colocam antes (nesse caso estão usando o auto wah).

    http://www.bossbrasil.com.br/pages/ampliar/diversos/conexao.htm

    thecreamofclapton
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Nos dois, eles tem um esquemazinho..tem um manual l'a no site da boss no japao..

    alexdiffer
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    128556
    Quase isso Wah--Dist--Modulacoes--Repeticao(delays e reverbs)! =)

    Droopy
    A diferenca é a seguinte...Teoricamente falando o efeito Wah nada mais é doque modulacoes que ocorrem nas frequencias de entrada, a distorcao é reponsavel por saturar essas Frequencias, entao imagine o sinal sai dos captadores da sua guitarra e seguem para uma distorcao que vai saturar o sinal, se o Wah estiver depois da Distorcao possivelmente o som vai embolar pois o sinal gerado pela dist. é muito alto tornando menor a precisao com que o wah trabalha nas frequencias tanto agudas quanto as graves.
    Já com o wah em primeiro as frequencias jah sofrem de cara as modulacoes do efeito e seguem para serem saturadas até o talo!!! =) sendo assim o som fica mais claro e nao embola!

    fuzatto guitar
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Até hoje não consegui descobrir o problema do meu set, já fiz um tópico a respeito. O fato é que o único jeito que o som de distorção + wha fica bom no meu set, é colocando o wha depois da distorção. Se colocar antes, o som fica embolado, sem definição, totalmente podre.... será que o problema está no Cry baby ( GCB 95, com as modificações )

    The Destroyer
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    no manual do Hell Baby 01 manda colocar depois da distorção, mas eu tenho uma Wah Wah (crying guitar, da Onner)e fica uma merda depois da distorção.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/06
    · votar


    Droopy

    Considere o pedal wah-wah como um potenciômetro de tonalidade da sua guitarra, só que "mais envenenado" e que você articula com os pés. Se é "o botão de tone" da sua guita, logo vem antes de qualquer pedal.

    O compressor normaliza o som da sua guitarra, reduzindo os picos altos e aumentando os sinais mais baixos, produzindo sustentação e incorpando o som. Se utilizado depois da distorção ele vai aumentar o ruído que todo pedal de distorção produz, mesmo que seja mínimo. Por isso que se usa antes da distorção ou outro pré-amplificador.

    froggy
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    eu uso assim
    dist-flanger-chorus-delay-wah-e whammy
    ...nunca testei antes ...vou testar agora :p

    froggy
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    nao existe posicao certa...e sim a q deixa o guitarrista mais confortavel

    satriani usa o wah por ultimo
    dimebag usava por ultimo tbm

    e steve vai usa o crybabe primeiro e o bad horsie por penultimo...o ultimo eh o aligattor

    froggy
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    caralho....ficou uma merda!
    deixe eu usar ele depois mesmo rs

    grilo metal
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Droopy, como o Leandro já disse, o wah trabalha com variações de tonalidade.Porém, ele tende a deixar o som da guitarra mais agudo e isso pode causar microfonias insuportáveis, ou ainda "limar" a sua distorção se ela ou o seu equipamento não estiverem bem regulados.Tenho um crybabe e prefiro usar antes da distorção.

    bg03
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    kra eu acabo de fazer o teste no meu set e a diferença foi absurda!!! até hj usei o wah wah(vox) no inicio, e nunca gostei do efeito dele, ele estava parecendo mais um pedal de volume quando usado com distorção(DS-1), efim o q eu reparei é q quando usado depois só das distorções ele tem uma eficacia maior porque o som ja chega distorcido nele e ele limita as freguencia ja saturadas e isso da mais clareza com o som distorcido com wahwah, ja com ele primeiro parecia q nao chegava sinal suficiente para o Ds-1 e restante.

    flankrin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    fuzatto guitar
    bg03

    uso vox e o ds-1 e mais um jackhammer
    e por incrivel que parece o wha antes parece que fica aquele som sintetizado que o pessoal falou que fica quando coloca o wah por ultimo
    na verdade fica bem ruim, o vox foi modificado e o ds-1 tambem
    e eu tenho que usa ele por ultimo que o som fica bem mais definido do que se usar ele por primeiro


    estranho

    nick123
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    o meu wah se uso antes da pedaleira, fica baixo, não da quase pra ouvir o wah dele, mas se uso depois, ele corta os efeitos e o wah sai chiando... pqp

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    wah sai chiando

    Isso pode ser por causa da fonte chaveada. Ando tendo problemas semelhantes com um FatBoyII.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a posições do wah wah no setup e seus porqês