Tube Screamer tonepad , problema bizarro !!

    Autor Mensagem
    AHP
    Veterano
    # jul/06


    Ae galera , construi meu terceiro pedal...
    Montei um tube screamer da tonepad , mais precisamente o ts-9 , eu vi o datasheet do 2n3904 e percebi q eles tinha feito algum engano , pois no schematic o colector pegava o vcc , jah no skema de montagem o emissor pegava o vcc , axei estranhu , mas montei como eles mostravam no pdf , feito isso , funcionou , mas com um problema bem estranho , o volume com o pedal ligado era mais baixo do q o true bypass q eu fiz ( montei sem led numa dpdt tipo arrow) , isso me desapontou muito pois nos meus poucos conhecimentos o ts-9 eh um overdrive/boost , alem do mais tem um dual opamp dentro ( usei rc4558 e tl072 , ambos pinagem identica ), entao trokei os transistores de posição , e nesse caso , o pedal nao funcionou...
    As minhas duvidas sao as seguintes , o ts-9 deveria( com tds knobs no max , inclusive o tone q n tem nd a ver) apresentar um aumento no volume , o contrario do ocorrido?
    se sim , o q pode estar acontecendo????
    Qualquer ajuda será muito bem vinda !!!!!!!

    AHP
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Bom...descobri q ele amplifica , e relativamente ..bastante !!
    agora soh falta axar o problema , vi q minha fonte tava marcanu 9 mas tava sainu 15 ¬¬ , agora eu consegui uma bateria de 9 mesmo e testei denovo , agora o som ta mais baxo ainda !!
    eu vi no GGG akeles eskemas de voltagem nos pinos dos transistores e ci , gostaria de saber como eu posso axar esses resultados no multimetro !!
    Por favor ,ajudem !!!!!!!!

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    a voltagem da fonte não importa, estes CIs vão bem ate 18v ou mais, tem é que estar bem divido no meio tipo V+ , Vr exatamente a metade do valor. o volume aumenta um pouco quando a voltagem é maior. A amplificação do primeiro estagio do CI chega a ser absurda (ganho maior que 100), não é todo CI que consegue alcançar este nivel de amplificação sem entrar em pane, por isso muito se fala a respeito do JRC4558. mas essa amplificação é necessaria porque logo a seguir o sinal sera fortemente reduzido pelo cap C5=.22 (componente mais importante do circuito), este cap é de tantalo para ter um valor exato, a ideia é matar os agudo e medios numa certa faixa mais vai quase todo o sinal junto. então o circuito se torna muito critico nos valores. experimente baixar o valor de C5=.1 por exemplo de poliester mesmo, so pra teste apenas.

    Fox_scc
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    oldmonkey, com todo o respeito... este projeto funciona muito bem com o capacitor em questão, e mesmo assim ainda tem um senhor ganho.

    AHP, será que vc não inverteu o capacitor de tântalo? o esquema não mostra esta polaridade, mas ambos possuem o + do capacitor em uma trilha que chega ao pot de TONE.

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Fox_scc
    claro que funciona, eu não disse q não, se aumentar o pot para 1M vai dar mais ganho ainda, mas alguns CI costumam entrar em pane (uns dão hiss outros cortam e param de amplificar, depende). apenas dei a sugestão como teste porque ele disse q o som esta mais baixo.

    AHP
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    o circuito eu fiz identico ao da tonepad , menus o cap de ,22uF q eu puis de poliester e nao de tantalo !! por isso ele n tem polaridade !!mas o volume nao esta apenas mais baixo , quando eu uso o valor de 9v , ele fika qse inaudivel , eu tenhu q ligar o amp no ultimo pra ouvir o pedal !ateh colocaria de tantalo , mas n axei aki onde moro , campinas-sp de geito nenhum !!
    algums sites como o da GGG passam valores da voltagem em pinos do ci , eu vi la q era pra ser 4.4v em cada pinos menos o 4 e o 8 ( gnd e vcc respectivamente), efetuei algumas medições e obtive essees resultados :
    pinos voltagem
    1 3.03
    2 3.07
    3 3.02
    4 0
    5 0.52
    6 1.56
    7 6.9
    8 8.74
    nota- se que ocorre algum problema nos pinos 5,6 e 7 , se alguem ae souber qual eh ou tiver alguma ideia ,agradeço !!
    oldmonkey, vou tenta muda o cap pra v no qq da ! vlw! fox_scc , vlw !
    se alguem kiser conferir o GGG ta aki o link :
    http://www.generalguitargadgets.com/instructions/tscmr_inst.htm ( fim da pagina )
    os transistores eu tambem efetuei medições :
    Q1 E 1.8
    B 1.84
    C 8.8
    Q2 E 1.9
    B 1.95
    C 8.8
    eh isso...qualquer ajuda serah mto bem vinda !

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    a tensão Vr tem q medir a metade certa de V. em torno dos pinos 5 e 6 deve estar proximo de Vr. ou tem algo errado na montagem ou algum componente ruim. para teste apenas ce pode ate deixar sem o cap C5 (no ggg) por enquanto ate o circuito funcionar.

    AHP
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Ah...entao os pinos do Ci devem estar medindo metade do vcc...
    ptz , entao tem algo mto errado com o pino 5 e o 6, o 7 deve ser consequencia , mas n sei qual eh o cap 5...o eskema da tonepad n tem numeração , eu passei o link da ggg apenas pra poderem ver os valores das pinagems do rc4558...vou conferir la qual eh o cap 5 e vou retirar d meu circuito , falha na montagem n pode ser , eu jah chekei umas 30 vezes ( e n eh força de expressao n !!)
    Bom..vi q eh o de .22uF , vou retirá-lo e vou refazer as medições...
    esse em torno de vr ( metade de vcc ) referido , pode ser de 1 volt a menos? como ocorreu nos outros pinos?
    vlw oldmonkey !!
    vou la medir sem o c5 e vou postar aki !

    AHP
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Retirei o c5 ( cap de .22uF) e continua mesma coisa o circuito !!
    o pino 5 tem uma voltagem infima , o 6 um pouco maior , o 7 qse igual ao vcc !
    Q tem algum problema nesses pinos eu sei , mas alguem ae pode ser mais especifico em dizer onde pode estar o problema ? pq eu jah olhei mtas vezes n vi problemas de montagem , as peças eu comprei novas ...
    qualquer ajuda serah mtoo bem vinda !

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    AHP
    tente retirar o sinal direto do primeiro ampli operacional do integrado, no ponto do circuito onde se solda o C5, solde uma perna de um capacitor (qualquer valor acima de .047) e a outra perna direto no jack de saida. assim terá meio circuito funcionando e poderá checar a amplificação deste primeiro estagio do circuito. o problema parece estar dai pra frente no segundo operacional.

    AHP
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Beleza cara , vou tentar e postar aki ! tambem comcordo plenamente com vc no sentido de q ta com problemas na segunda part do opamp...
    soh pra constar vou soldar um de .1uF poliester !!
    vlw !

    sgrillo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Cara aconteceu esse mesmo problema com meu DS-1, ñ sei o q fazer tb, aproveitando o topico se alguem tiver alguma ideia....

    AHP
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ae, catei a entrada onde seria o c5 , liguei um cap e liguei no jack de out , nd feito , n funcionou !!
    nao sei qq pode estar havendo mais ...
    Alguem imagina?

    oldmonkey
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    minha sugestão, trabalhe apenas em cima de IC1a.
    para isso retire a perna do cap de 1uF/NP do lado do emissor, ligue o jack de entrada direto nela.
    retire o resistor de 1K que esta no pino 1 do IC1a e lique um cap neste pino 1 e a outra perna do cap no jack de saida.
    retire uma perna de D1 de D3 (ou D2) e do cap de 51p para desliga eles do circuito. terá assim apenas o operacional com amplificador com um minimo de peças. ele deve funcionar, entaõ vai soldando uma peça de cada vez ate achar o problema.
    (circuito do tonepad), e check o vb constantimente se está com metade da voltagem.

    AHP
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Beleza...vou tentar , mas agora soh fds pq voltaram as aulas ¬¬!!
    vlw kra !!!!

    AHP
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ae , passei o fim de semana inteiro refazendo o pedal e consegui fazer ele funcionar cuma TL072 , agora vo compra otra rc4558 pra testa !! vo testa os dois tipos de clipping , eu fiz assimetrico , alguem me recomenda um tipo especifico? eu n sei mto qual a mudança no som real , pq na teoria eu ateh entendo !
    vlw!

    AHP
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Galera , tenhu uma duvida , o capacitor do tone eh de .22uF , me falaram q ele corta os medios tal , gostaria de fazer um chaveamento , jah bolei um eskema , mas alguem ae sabe qual capacitor fika lgl pra corta os agudos ,keria faze um som bem grave , ou senao algums tipos de capacitores pra mim pdeo escolher melhor =)
    agradeço qq ajuda ae !!

    oldmonkey
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    neste desenho de controle de tom o raciocinio não funciona dessa maneira. .22 esta cortando dos medios pra cima (os agudo vão junto), para ter mais grave teria q aumentar o valor do cap pra corta a região medios-graves deixando so o graves, mas este controle é muito simples e não da boa eficiencia. No espaço reservado para CA (nothing) capacitores colocados ali cortam tambem agudos, medios etc. depende do valor (agudos 1000p a 2200p , medios 3300p pra cima etc), mas so testando pois ja há um forte corte anterior pelo cap de .22 , (baseando pela teoria).

    AHP
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Vlw kra , entao , eu colokei um 10nK e fiko mais lgl o som com o tone no max , menus distorcido mas com o brilho mais lgl !
    eu fiz uma chavinha pra assimetrica/simetrica , mas n muda tanto n !!
    o q muda mesmo eh o ci , colocanu o tl072 muda mto !! eu ateh axei lgl o som dos dois , mas ainda to em duvida de qual por !!
    agradeço td a ajuda ae !!

    oldmonkey
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    novidade pra mim, sendo os dois ampli operacional não imaginava que pudesse haver tanta mudança no som. se não me engano o tlo72 é menos ruidoso (é mais moderno, o 4558 é bem antigo).
    as mudanças de diodos são muito sutis, quase não se percebe.

    SuperGeo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    oldmonkey
    um tube screamer que montei também não dá um ganho extremamente grande. No tone totalmente pro grave e volume no maximo, fica bem como se o ganho fosse unitario, o som fica igual ao do bypass

    Eu li que o ganho do circuito é algo como o valor do potenciometro de drive+ o resistor de 51k dividido pelo resistor de 47k. Porem medindo meu potenciometro de 500k no circuito, ele varia de 0 a 383. Eu ja tentei um audio probe e vi que acho que o ganho do estagio de clipping é pouco pois testando antes do resistor de 1k entre os dois opamps, o volume não estava tão mais alto assim, acho que o meu squeezer da mais ganho que isso

    AHP
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    eh SuperGeo o meu ts-9 tbm n tem tanto ganho qndo o tone ta no minimo ! a chave de drive n muda qse nada , mas com o tone no max o ganho fika bem alto !!

    oldmonkey
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    o ganho pela maneira que o operacional esta configurado é 1 + 551k sobre 4k7 ( + ou - 500/5 = 100 ) o que seria em termos de amplificação muito alto (repare é 4k7 voce escreveu 47k, se tiver colocado 47k vai ficar baixo). mas tem q ser alto pois o cap de .22 desvia grande parte desse ganho para o terra (parte dos medio e agudos são fortemente atenuados), quando o tone ta no minimo é mais um cap em paralelo com o .22 desviando mais ainda por isso o ganho cai.
    tire o cap de tantalo de .22 , deve amplificar altissimo (teste ate achar o erro) depois poe o cap de volta.

    SuperGeo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    AHP
    ts-9 de fabrica?


    oldmonkey
    47k foi erro de digitação mesmo eh 4k7 sim que ta la na placa. Como eu falei, eu liguei o jack saída atraves de um capacitor (audio probe) logo antes daquele resistor de 1k que é ligado nesse capacitor de 220nF que você disse e com o drive no maximo o som ficou realmente com mais ganho, mas nada que me impressionasse muito.

    Medindo a resistencia do pot em serie com os 51k, eu consigo um valor de pouco menos de 400, e não 500 como deveria ser. Não sei se os outros componentes alteram o valor ou algo assim, mas como a resistencia eh menor nesse ponto o ganho tambem vai ser menor consequentemente 451/5 e acho que essa é a causa do meu problema.

    oldmonkey
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    se dimninuir 4k7 aumenta o ganho, nos meus experimentos eu coloco um pot ai (ai seria pot de 10k por exemplo) vou diminuindo e regulando ganho que preciso (tem um limite que para de funcionar) depois meço e troco por resistor. no caso do pot de 500k costuma vir com erro de fabrica (ja vi muitos), mas poderia aumentar 51k para por exmplo 100k. aliaz aqui é uma dificuldade que o tonepad colocou pois 51k não é um valor tão comercializavel, poderiam ter usado 56k bem mais encontravel.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    olá galara montei tb esse mesmo circuito e to tendo o mesmo problema do camarada aí, mas o meu os controles funcionam drive tone volume o o som tá bem baixo, o meu ds1 boss é bem mais alto, mas o som do ts ta normal bem agradavel só o volume tá uma bosta, montei deste aqui

    http://fuzzcentral.ssguitar.com/schematics/TS9.gif

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Fábio Santiago

    Cara, é verificar, verificar e verificar. Eu já montei e funcionou perfeitamente bem. O ogner montou uns 3 já... hehe

    Quando acontece algo assim eu ligo o pedal e com um lápis, por exemplo, dou uma catucada de leve em cada componentes e soldas pra ver se não há alguma solda fria ou mesmo junta com outra dando curto. Transistores tem posição correta, assim como outros componentes. Portanto é bom estarem ok. Bota a placa contra a luz pra ver as trilhas e usa uma lupa. É chato quando isso acontece...

    Abs e boa sorte.

    ps. usou esse layout né? http://www.tonepad.com/getFileInfo.asp?id=81

    xandysousa
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: xandysousa
    · votar


    E aí galera, tudo bem? Sou novo aqui no fórum e tb iniciante na eletrônica. Recentemente me aventurei na construção de 2 pedais, Tube Screamer e Distortion + MXR. O MXR funcionou de primeira, o som dele é animal, mas o tube screamer tá me dando a maior dor de cabeça. Como ainda não tenho conhecimento suficiente pra tirar minhas próprias conclusões, estou de mãos amarradas pra resolver o problema dele. Resolvi escrever neste tópico pois estou com o mesmo problema do AHP, o tube funciona tudo, todos os controles dele estão fazendo a sua função, consegui instalar uma 3PDT nele e tudo mais, só que o volume dele quando o pedal está desligado está mais alto do que quando está ativado. O detalhe é que já revisei toda a instalação dele um monte de vezes, não tem nenhum componente fora de lugar e nem com polaridade invertida, consegui até os capacitores de tântalo que são difíceis de achar, a única coisa que percebi que está diferente do que a maioria da galera usa nele é o CI JRC 4558, o meu é um 4558C, mas não tenho condições de dizer se isso é o suficiente pra que o volume dele esteja menor. Procurei em tudo que é lugar pra ver se achava alguma solução ou idéia que me ajudasse, mas não encontrei. Algum de vc´s já teve algum problema desses e conseguiu resolver que poderia me ajudar? Se puderem me passar algumas dicas práticas com uma linguagem não tão técnica irá me ajudar bastante. Tenho dois amigos que poderão me ajudar a traduzir as dicas de vc´s que não puderem ser menos técnica.
    Muito obrigado.

    Um abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tube Screamer tonepad , problema bizarro !!