Ligações com amp!

Autor Mensagem
Deco_ufrj
Veterano
# jul/06
· votar

Penta_Blues

Se vc vai usar um line selector (na verdade um loop selector), não há necessidade de se ter loop no ampli. Não existe como vc conectar algo no input do ampli e ao mesmo tempo algo no return do ampli, pois quando vc fizer isso (ligar no return) vc desligará o pré-amp e não passará sinal do input pro power.

usando o pré amp, o sinal passaria atraves do send/return do amp e se voce nao usar o pré amp, o som da guitarra seria jogado direto pro return... realmente essa segunda opcao voce anularia o pré amp, assim teriq que ter um equalizer...

Não entendi... Onde a guitarra vai estar plugada?
ficaria assim:

Guitarra ->> Wah wah -->> (In) loop selector --> (send Loop A) PEDAIS de distorcao --> Input do amp --> Send do amp --> loop selecor (return) -->> Loop Selector (OUT)--> flanger, chorus, delay etc... --> return do amp...

Assim voce poderia deixar os pedais de distorcao (inclusive o pré amp do amp.) no loop e no out do loop os efeitos de modulacao (se for usar junto com distorcao tbm) ou coloca esses no loop B (se nao for nunca usar junto com a distorcao)...

Assim, se voce usar o Loop A voce passa o som pelo input, utiliza o pré amp e volta pros pedais pra acertar as modulacoes e delays e depois volta pro return do amp e utiliza o power pra amplificar...

Quando for usar o loop B ele BYPASSA o pré amp do amp, levando o sinal da guitarra direto pra modulacao e delay e depois pro return do amp.

É claro que nesse ponto tem o ruim de nao ter uma equalizacao, entao seria bom ter um equalizador... Mas pra isso da certo o amp tem q ter o volume master depois do loop de efeitos, o meteoro q eu ensaio tem, nao sei se todos tem.

se a duvida persistir eu posso fazer um desenho... eu sei que da certo pq ja usei, mas parei pq era um saco usar 4 cabos...

Penta_Blues
Moderador
# jul/06
· votar

Boa tarde!!!

Deco_ufrj
Me desculpe a insistência meu camarada, mas ainda acho que tem algum "furo" nestas conexões. Vamos lá...
1) Num loop (ou line) selector um dos canais sempre estará acionado, não é? Então se vc não ligar nada no loop B quando vc pisar e desligar o loop A o sinal não acionará o power do ampli pois não há nada no loop B.
2) Que eu saiba a guitarra precisa necessariamente passar por um pré-amp pois a energia gerada pelos captadores não é sificientemente grande pra acionar o power do ampli. Então eu não vejo como funcionaria isso: Loop Selector (OUT)--> flanger, chorus, delay etc... --> return do amp...
. Uma vez que o pré-amp do ampli estará no loop A, quando vc desligar este loop e passar para o B, não haverá pré nenhum para "tocar" o ampli.
Valeu!!!

Deco_ufrj
Veterano
# jul/06 · Editado por: Deco_ufrj
· votar

Penta_Blues

Entao, vamos esclarecer as duvidas...

1) Num loop (ou line) selector um dos canais sempre estará acionado, não é? Então se vc não ligar nada no loop B quando vc pisar e desligar o loop A o sinal não acionará o power do ampli pois não há nada no loop B.
No meu caso eu usava por exemplo o loop A conforme falei, indo pro amp, e ao invez da saida do seletor, eu usava o send do loop B diretamente para as modulacoes, ignorando o return B e o out do seletor. Ha na minha maneira de ver mais dois jeitos de resolver esse problema: 1- ligando um cabinho DIRETO do send pro return do loop B e daih sim ligando as modulacoes no OUT do seletor ou 2- Usar (fazer) um pedal que tenha apenas um loop, assim se o loop nao estiver acionado o sinal passa direto, e acionando ele passará pelo loop primeiro.

2) Que eu saiba a guitarra precisa necessariamente passar por um pré-amp pois a energia gerada pelos captadores não é sificientemente grande pra acionar o power do ampli. Então eu não vejo como funcionaria isso: Loop Selector (OUT)--> flanger, chorus, delay etc... --> return do amp...
Entao, nessa parte entra o amp. eu usava esse esquema em um meteoro, e ele tinha um controle de volume DEPOIS do send/return. Assim, mesmo se eu ligasse a guitarra (somente ela, sem pedal nenhum) no return ele ainda mantinha o mesmo volume que teria se eu ligasse no input, a unica diferença eh que eu perdia a equalizacao... Mas ai que vem o problema, eu nao sei se todos os amps com loop de efeitos tem esse controle de volume/ganho depois do loop pq eu nao usei esse esquema por muito tempo pq era muito chato ter q usar 4 cabos, nao cheguei a testar em outros amps...

Edit: eh por esse 2o caso que eu disse no inicio que o amp teria q ter controle de volume do propio loop

Penta_Blues
Moderador
# jul/06
· votar

Boa noite!!!

Deco_ufrj
Legal cara. Eu nunca vi este esquema de ligação e portanto não vi a lógica do funcionamento. Mas é claro, se vc testou e funcionou, não há o que discutir, pois contra fatos não há argumentos né?...rs
Vou queimar mais um pouco de massa cinzenta vendo como vc ligou seu equipo pra visualizar o caminho do sinal da sua guitarra.
Valeu!!!

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar

Sparkle

Não sei cara, to usando EMGs ativos e cabos Planet Waves, impossível ser isso

pior q num eh naum ... q amp vc disse q tem mesmo?? hehe

Deco_ufrj
Veterano
# jul/06
· votar

No meu caso eu usava por exemplo o loop A conforme falei, indo pro amp, e ao invez da saida do seletor, eu usava o send do loop B diretamente para as modulacoes, ignorando o return B e o out do seletor. Ha na minha maneira de ver mais dois jeitos de resolver esse problema: 1- ligando um cabinho DIRETO do send pro return do loop B e daih sim ligando as modulacoes no OUT do seletor ou 2- Usar (fazer) um pedal que tenha apenas um loop, assim se o loop nao estiver acionado o sinal passa direto, e acionando ele passará pelo loop primeiro.

Desculpa, corrigindo: nao daria pra usar somente o send do loop B pq senao qnd fosse usar o loop A o som nao chegaria no return do amp... era no out mesmo... o engraçado eh que eu nao me lembro de usar um cabinho pra ligar o send/return do loop B... mas emfim...

O que eu to fazendo agora pra mim, que denominei de "Super Loop Selector", eh um seletor que inves de alternar entre loops ele liga ou desliga o loop... assim eu poderia escolher entre loop A, loop B, Loop A + B ou bypass... assim eu basicamente poderei fazer qq tipo de ligaçao...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Ligações com amp!