Zoom G7 e MIDI - como uso este recurso ?

    Autor Mensagem
    Giani LP
    Veterano
    # jun/06


    Olá galera ... recentemente comprei uma Zoom G7 e vi que ela tem entrada e saída MIDI e USB.

    Nunca usei estes recursos e gostaria de saber como faço para ligar no meu notebook .... Basta comprar os cabos e mandar ver na edição dos Patches ?

    Valeu

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Ela deve vir com um CD de instalação do programa e drivers.
    Instala tudo e pluga via USB.

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Ela deve vir com um CD de instalação do programa e drivers.
    Instala tudo e pluga via USB.


    +1

    (Mas não sem antes ler o manual - e talvez seja mais legal comprar um cabo MIDI>USB para a ligação MIDI.)

    A porta USB serve pra gravação, enquanto as portas MIDI servem pra edição de patches - pelo menos foi isso que entendi quando li o manual.

    Giani LP
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Ela deve vir com um CD de instalação do programa e drivers.
    Instala tudo e pluga via USB.

    (Mas não sem antes ler o manual - e talvez seja mais legal comprar um cabo MIDI>USB para a ligação MIDI.)

    A porta USB serve pra gravação, enquanto as portas MIDI servem pra edição de patches - pelo menos foi isso que entendi quando li o manual.



    Valeu pela ajuda, mas lendo o manual, entendi que a saída USB não troca dados MIDI (mesmo porque o MIDI é uma via só de ida ou só de volta, por isso as 2 entradas, correto).

    As portas MIDI servem para edição dos Patches, mas a dúvida é se basta mandar um cabo apropriado e zuzu bem .... pelo manual parece que precisa de uma interface qualquer.

    Giani LP
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    alguém sabe onde vende este cabo MIDI / USB ? vi uns na faixa de R$ 300 (Tá louco !)

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    Valeu pela ajuda, mas lendo o manual, entendi que a saída USB não troca dados MIDI (mesmo porque o MIDI é uma via só de ida ou só de volta, por isso as 2 entradas, correto).

    Foi basicamente isso que eu falei.

    As portas MIDI servem para edição dos Patches, mas a dúvida é se basta mandar um cabo apropriado e zuzu bem .... pelo manual parece que precisa de uma interface qualquer.

    Acho que não precisa de nada além de uma entrada USB ou uma placa de som com entrada pra joystick.

    alguém sabe onde vende este cabo MIDI / USB ? vi uns na faixa de R$ 300 (Tá louco !)

    Cabos MIDI>USB estão muito caros mesmo.

    Falei talvez exatamente porque não sei se é realmente necessário que seja MIDI>USB, é provável que um simples cabo MIDI já resolva (acho que para edição de patches não tem muito problema, pra atualização de firmware é que pode complicar).

    O Rachmaninoff tem mais experiência nisso.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Rachmaninoff
    · votar


    Tudo que o Ultra.Fuzz falou está correto.

    Pelas informações constantes na página da Zoom, a saída USB serve pra gravação digital e as portas MIDI para a edição de patches e parâmetros (da mesma forma que a Boss GT-8). Aqui tem uma "visão panorâmica" dos cabos ligados.

    Infelizmente, aqui no Brasil os cabos MIDI/USB são um roubo. O mais barato que eu achei foi o Edirol da Roland por quase R$ 200. Eu acabei comprando um no Mercado Livre por R$ 50, daqueles que vai na porta do joystick. Consigo transferir dados do PC pra pedaleira, mas da pedaleira pro PC dá pau.

    Edit:
    Detalhe importantíssimo - pra usar o editor da Zoom você vai precisar ter o .NET Framework instalado, porque os programas foram escritos para a plataforma .NET (malditos preguiçosos!). Pra quem não sabe, tudo que é .NET é trambolhoso, pesado e lento.

    Fiquei puto com essa.

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Rachmaninoff

    Mas é a mais nova tecnologia da Micro$oft! AHuiahaiuhaiua :P

    Acho até que a maioria dos computadores rodando XP (que é exigido pra rodar os programas tanto de gravação quanto de edição) já deve estar com .NET instalado - no entanto seria melhor que fosse um .exe comum mesmo, sem necessidade de "componentes externos" pra funcionar.

    Mas quem usa sistemas da Microsoft sabe que sempre tem um preço a pagar (e é alto, em todos os sentidos).

    Giani LP
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Galera, valeu pela AULA hahahha

    Vou ver se compro este cabo no ML, afinal se der pau, é maus baratinho ...

    Rachmaninoff: se para você dá pau da pedaleira para o PC, como você carrega os patches para serem editados no PC (ensina o truqe hehehe)?

    Valeu pela ajuda ...

    Fui

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Ultra.Fuzz
    Acho até que a maioria dos computadores rodando XP (que é exigido pra rodar os programas tanto de gravação quanto de edição) já deve estar com .NET instalado

    O Windows XP não vem com .NET instalado. Essa parada de .NET foi criada pra rivalizar com o Java, que também é trambolhoso. Muito melhor do que programa multi-plataforma é código-fonte multi-plataforma, como o Firefox.

    E só os programas mais novos foram escritos pra .NET. Na verdade só vi as novas versões do Acid e do Sound Forge até agora, porque o departamento de software da Sony é muito porco. Esses programas eram excelentes quando ainda eram da Sonic Foundry, que os criou. A Sony simplesmente comprou e botou o logotipo, e agora tá cagando tudo.

    Ultra.Fuzz
    Mas quem usa sistemas da Microsoft sabe que sempre tem um preço a pagar

    Acho que o Linux ainda não bate o Windows... mas está melhorando cada vez mais.

    Giani LP
    se para você dá pau da pedaleira para o PC, como você carrega os patches para serem editados no PC (ensina o truqe hehehe)?

    Simples: eu não passo. Sempre que vou mexer, mexo no arquivo do computador, e só depois passo pra pedaleira. Assim, ambos ficam sempre em sincronia.

    E eu não estou dizendo que "todo cabo MIDI/joystick dá pau ao transferir da pedaleira pro PC". Apenas digo que esse problema acontece aqui, e eu já li vários relatos de gringos exatamente iguais.

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    O Windows XP não vem com .NET instalado. Essa parada de .NET foi criada pra rivalizar com o Java, que também é trambolhoso. Muito melhor do que programa multi-plataforma é código-fonte multi-plataforma, como o Firefox.

    Não vem mesmo. Mas eu imaginava que a galera que tem esses PCs multi-mega-hyper-ultra-super iria instalar só porque sim... Afinal... Enfim... AHuiahuiaa Sei lá, vai ver não.

    Acho que o Linux ainda não bate o Windows... mas está melhorando cada vez mais.

    O Linux é um baita sistema, embora ainda seja complicado pra leigos em alguns casos. O problema é que o Window$ se popularizou mesmo, então é mais fácil reconhecer o "sistema padrão". Lamentável mesmo é a política da empresa, que vive de rasteiras (nas outras empresas) e palhaçadas com os clientes (afinal o que ganha um cliente fiel da Microsoft? - fora se ferrar pagando quase o preço integral da nova versão do novo sistema cheio de novos bugs - ou a nova versão do programa que é pior que a última).

    Mas... Chega, isso tá ficando muito off-topic. HAUIahuiaha

    shortsfyle
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Giani LP
    eii cara eu tou pensando em comprar esta pedaleira
    eu gostaria de saber a sua opiniao ja que vc tem ela
    se as distorçoes dela sao boas os efeitos
    ta massa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Zoom G7 e MIDI - como uso este recurso ?