Sequencia de pedais

Autor Mensagem
tiberaldo
Veterano
# mai/06


Ai galera, peciso de algumas sugestões para ligar meus pedais de modo que possa aproveita-los ao maximo e com o minimo de ruído.
Tenho os seguintes pedais:

wha wha
compressor
ds-1 (boss)
tremolo
booster
chorus (zoom 505 I)
delay (zoom 505 I)

A pedaleira uso só pra esses dois efeitos, raramente, uso o auto wha dela.

_____________________

EDITADO PELA MODERAÇÃO

【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

Ratman
Veterano
# mai/06 · Editado por: Ratman
· votar


tiberaldo
Dá uma olhada nesse link, do site da Onerr, q mostra um pouco a ordem em q os pedais devem ser ligados!

http://www.onerr.com.br/news_show.asp?PLC_cng_ukey=378040915253O3JURJ

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


tiberaldo
Cara, compressor é uma fonte de ruídos, além de ser pouco útil na guitarra em minha opinião. O trêmolo deve vir depois do booster, e as "zoombido" devem ter os "patches" de volume, ganho e equalização programados em "flat".
Abç

Andre Curci
Veterano
# mai/06 · Editado por: Andre Curci
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Concordo plenamente com o Muricio sobre os compressores e os ruidos, se realmente voce precisa dele, ok, um Noise Supressor pode ajudar a reduzir um pouco dos hums, mas se usá-lo pouco é melhor retirar da cadeia de pedais.

Outra dica é, ligue apenas o que vc vai usar, pedais extras sem utilização = perda de sinal do instrumento.

danielonfire
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

quer dizer entao que compressor é realmente "inutil"? eu tenho essa duvida cara.. serve só pra sustain mesmo? estava pensando em comprar um pra melhorar o som sei la, mas se realmente nao for interessante, preifro comprar outro pedal.. nem aquele MXR Dynacomp escapa dessa classificaçao nao?

georginho_gallagher
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Li em algum lugar aki no fórum que o compressor, além de sustain, seria útil "comprimindo" a dist., a grosso modo o que uma válvula faria.
Tem fundamento mesmo ou nada a ver?
abç

thecreamofclapton
Veterano
# mai/06
· votar


Caras, sinceramente...sempre toquei Dire Straits e sempre achei que faltava algo no meu timbre, mesmo usando amplificador valvulado(Laney). Sempre evitei usar compressores, mas quando resolvi adicionar um....putz...era o que eu estava precisando... mas só uso o compressor e o delay (esse último no loop). dessa forma nunca tive problemas com ruídos apesar de usar strato.

danielonfire
Veterano
# mai/06
· votar


thecreamofclapton

Saquei. Mas que tipo de diferença voce notou cara? dá pra explicar assim mais ou menos?? Valeu abraço

Slashizinho
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu não concordo que o compressor seja pouco util e nem que é uma fonte de ruidos... alguns São até bem discretos... e há ultilidade do mesmo na minha opinião é inquestionavel...

Slashizinho
Veterano
# mai/06
· votar


tiberaldo
Isso é bem pessoal cara... a modificação da sequencia de pedais altera no seu timbre consequentemente... mas te dou uma dica.. a Zoom 505 não fica legal com pedais analogicos
abraços

Macalpine
Veterano
# mai/06
· votar


tiberaldo
Ve se arranja, ou ate mesmo faz um, AB box, pra separar os analogicos da zoom.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


danielonfire
Cara, não é que seja inútil, mas EU acho que existem outros pedais mais essenciais, e que o compressor, com distorção não contribui muito e ainda gera chiados e prejudica a dinâmica da execução.
georginho_gallagher
A compressão natural da válvula é distinta da de um pedal.
thecreamofclapton
Concordo com vc, mas vc usa o compressor para o som certo para ele, guitarra limpa. Para quem faz aquelas bases funk com wah-wah e guitarra limpa, o compressor também é muito útil.
Slashizinho
Aí é que está, eu, por experiência, já não penso assim, nem tenho uma opinião inquestionável sobre isso.
Abçs

thecreamofclapton
Veterano
# mai/06
· votar


danielonfire
Cara, me deu mais sustain e...compressão. O som ficou mais uniforme...mas é como o Bertola disse, só uso ele com som limpo. Nunca tive a necessidade de usá-lo com distorção. Não é a primeira vez que ouço ou vejo alguém dizer que com distorção compressores geram ruídos.
Abraços!

tiberaldo
Veterano
# mai/06
· votar


Galera e o Booster, não consegui achar um som legal pra ele no set. Na opinião de vcs, como me sugerem a execução dele.

Abçs.

tiberaldo
Veterano
# mai/06
· votar


Galera e o booster alguem tem alguma opinião de como tirar melhor proveito?

"Sei que sequencia de pedal é bem particular, mas só pra ter mais idéias pra testar!!

Abs.

danielonfire
Veterano
# mai/06
· votar


tiberaldo

vc usa pedal de distorçao, ou distorçao do amp?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


tiberaldo
Use o booster depois das distorções e antes das modulações/delays.
Abç

danilomagacho
Veterano
# mai/06
· votar


Caraca... por isso eu adoro estes tópicos... cada um usa um tipo de ligação, cada um tem uma idéia diferente... me amarro nisso...

Eu to sempre dando uma mudada no meu setup, mas basicamente (ou conceitualmente) ele não muda... hoje ele está assim:

Cry Baby --> Ibanez Tube Screamer TS-5 (uso principalmente como booster pra esquentar a distorção do DS-2 e do Amp) --> Boss Super Distortion DS-2 --> DOD distortion modeler --> GT-2 --> Entrada do Amp --> Saída do Loop --> Flanger BF-2 Boss --> Chorus CE-3 --> EQ Oliver Ge-7b --> Digital Delay Ibanez DL-5 --> Retorno do Loop.

Eu adoro o timbre da distorção do DS-2, mas acho que falta "pegada" para ela, o mesmo acontece com a distorção do meu Amp (valvulado, um Fender Champ Blackface), assim, uso o Tubescreamer com um drive moderado e um aumento no ganho, para dar uma esquentada no timbre das distorções mesmo.

Outro detalhe que eu uso completamente diferente dos outros é o equalizador, não só por estar em local incomum, mas também por eu usar um EQ de Contrabaixo... pelo menos nas vezes que testei eu consegui resposta melhor com ele.

Sobre os comentários que li, pra mim compressor só serve pra estúdio, pra masterizar música, quando utilizado por alguém que realmente conheça os limites e os benefícios de seu uso... pedal de compressor na guitarra só serve pra estragar o som (acaba com a dinâmica) e para gerar ruído... em contrabaixo até vai, mas com certeza um limiter funciona melhor e com menos ruído, na guitarra qualquer um dos dois é um desastre.

Outra coisa que é importante... guitarra boa com boa captação ajudam muito, mas o mais importante é o guitarrista ter pegada uniforme... cada um tem uma pegada, mas para o som estar sempre bom ela tem que ser uniforme... não adianta nada ajustar um sonzão se o cara cada música palheta de um jeito, muda a força e a característica de tocar... aí não tem o que dê jeito, nem compressor vai acertar o som...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


danilomagacho
Muito boa a sua intervenção.
Abç

Rachmaninoff
Veterano
# mai/06
· votar


Eu gosto de um compressor bem suave, antes da distorção.
Mas sempre uso um noise gate lá na frente.

tiberaldo
Veterano
# jun/06 · Editado por: tiberaldo
· votar


Galera valeu muito pelas dicas, me foram bastante úteis, montei e desmontei e montei de novo meu setup, e achei o som legal, timbre bem minha meu estilo "rock'n roll", hj meu setup está assim:

Wha Wha (fat boy)
comprensor (danelectro surf & turf)
ds-1 (boss)
booster limpo (black snake)
modulações... (zoom 505, até eu descolar um chorus, delay, e algum outro efeito que me encante)
tremulo (onerr copper)

Tenho uma guita Lp groms, um staner kute 25, e esse conjunto me quebra muitos galhos, mas as vezes sinto falta de qualidade, sei que alguns deles não são muito conceituados, mas por hora, é apenas o que me dispõe, se alguem tiver mais alguma opnião pra que eu possa melhorar meu equipo, será muito bem vinda.

Só pra ter idéia do que gosto, é lembra dos mestres da década de 60 e 70, quando não haviam muitos recursos tecnológicos.

Abrs.

rafa00
Veterano
# abr/10
· votar


Gostaria de saber a melhor sequencia para ligar meus pedais, tenho um Chorus (daneletro), delay (beringer), distorção (hobbert), wha-wha (cry-baby), booster (fuhrman), e minha guitarra é uma Ibanez RG 350. Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


rafa00
Wah > dist > booster > chorus e dealy no final.
Abç

Digosambora
Veterano
# abr/10 · Editado por: Digosambora
· votar


Bertola, meu set esta sendo ligado dessa maneira:

Guitarra
Vox Wah Wah V847 (TBP, modificado por mim)
PSM-5 Power Supply BOSS
Compressor (Oliver)
SD-2 Dual Overdrive BOSS
DS-1 Distortion BOSS
Flanger (Oliver)
Chorus (Oliver)
DD-3 Digital Delay BOSS
Ampli (No caso, a saida do DD-3, ultimo da cadeia volta para o Power Supply e do PS vai para o input do ampli (Marshall Valvestate VS65R)

Queria saber a opiniao de vc e de outros membros do Forum, se essa esta sendo a melhor opção de ligacao? (Sei que é meio particular mas pelo que pesquisei, a maioria segue +/- essa sequencia)

Estou para montar um pedalboard Handmade e queria ja definir as posicoes para o pedalboard ficar na medida da melhor ligacao.

Grande abraço a todos.

Filcrow
Veterano
# abr/10
· votar


Nem gosto desses tópicos de sequência dos pedais, pq basta trocar a ordem dos pedais e descobrir o que te agrada mais (faz parte do aprendizado). Algumas coisas são bastante óbvias em sua posição, mas outras nem tanto.

Eu usava o phase 90 antes da distorção e achava bastante coerente, visto que não queria modular a distorção e sim distorcer o efeito espacial dele. Ou seja a distorção continuava com peso e não ficava magra como quando se coloca depois da distorção.

Veja o video abaixo até o fim.
http://www.youtube.com/watch?v=MfawADpiWAE

Futuramente comprarei um flanger e colocaria também antes da distorção. Muitos aqui nem ao menos testaram assim e vão me crucificar por isso, mas eu sei que para minhas aplicações, essa configuração e posição ficam legais.

Descobri isso pq estou fazendo meu proprio estilo, pena que muitos gostam de seguir regras. Se todo mundo começar a seguir regras, acho que não vai surgir mais nenhum hendrix na história...

flw.

moreno_jambo
Veterano
# abr/10 · Editado por: moreno_jambo
· votar


é a mesma coisa do estilo de tocar com distoçao suja ou limpa..
é seu estilo,o seu Eu..
mas axo q"ter o bom senso de qualidad de som,é primordial"
numa cadeia,existe regra de sinais cresçentes..,"suaveis para ou mais brutos.."pra uma modulaçao "acho" ki o sinal da guitar,tem que esta em forma"completo"..

eu colocaria um outro booster dpois das distoxo/driver,antes das modulaçoes."Eu faria essa loucura..rs"pra compensar a perda de sinal..cazo nao seja todos pedais try-baypass..
assim,dependend da guitar..
o efeito de mod soa mais brilhante..

toca com uma guitar strato"com a qwal, fiz esta esperiençia",nesta mesma orden que vc criou..
se n te encomodar..
Parabems amigo.. ; )

abçs.

Digosambora
Veterano
# abr/10
· votar


Concordo contigo Filcrow, mais vale a experiencia dos testes (caso testei de varios modos) mas como disse nosso amigo moreno_jambo, acho q primeiro devemos tirar o melhor timbre possivel e ai sim, fazermos experimentos para nao embolar o meio de campo.
Nao adianta eu achar um som espacial que ninguem tenha feito antes se perco o sinal ou tenho um zumbido infernal no meio entende???
So pedi uma opiniao a respeito das ligacoes pq, como vc pode ver no meu set, tenho o PSM-5 q teoricamente (posso estar falando merda, mas acho q deu uma puta diferenca sim no som!!!) nao perco (tanto) o sinal da guita caso eu estivesse ligando todos os pedais em serie e direto pro ampli.

Vejo muitas duvidas a respeito de perda de sinal e tals e acho que um pedalzinho como o PSM-5 (visto por muitos como apenas + 1 pedal, alias, eu mesmo ate coloca-lo no set e ver diferenca) poderia ser + uma opcao de como eliminar esse "roubo" de sinais.

Minha opiniao, e novamente concordo com sua ideia de achar um "som", o seu "som".

moreno_jambo
Veterano
# abr/10 · Editado por: moreno_jambo
· votar


meu maior ploblema atualment,é a perda de sinal quando uzo pedais analogicos..rs,

mais olha so,quando eu postei.:""ter o bom senso de qualidad de som,é primordial"
eu estava referindo a mim principalment..

cara,vc sab oq q é,vc dxa de comprar umas coisar,sair..etc,so pra comprar um ekipa que nem sempre ta da 100% oque deseja?
assim sou eu..
; (

mais td bem..rs,

"pelo jeito,vc é kinem eu.. "gosta de relikias"rs..

abçs amigos.

Digosambora
Veterano
# abr/10
· votar


Cara, me liguei sim q estava se referindo a ti hehehe, mas quem nao quer qualidade de som hehehe.

Sou aficcionado por pedais, tenho alguns que construi para mim (ProCo RAT, TS 808 c/chave Sim/Assim, BluesBreaker, MXR Dist+ e MiniFuzz do Bertola) e mais alguns ainda a fazer.

No meu set ao meu ver, so ta fazendo falta um valvulado 100%.

Se tiver oportunidade de experimentar o PSM-5 ou qualquer outro similar, experimente e veja se o resultado lhe agrada, esses pedais quando vc encontra no ML estao ate "baratos".

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


Digosambora
Cara, não há regra fixa. Mas, no geral usa-se assim: Filtros (como o Wah) > Dist/Pedais de ganho (como boosters) > modulações/Delays.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Sequencia de pedais