A busca por uma distoção realmente boa...

Autor Mensagem
El Efecto
Veterano
# mar/06


Pois é, eu sei que esse tipo de tópico cansa um pouco, mas após relutar em criá-lo acabei me rendendo durante o ápice da minha loucura durante a procura por um novo pedal de distorção.

Tenho um tri-metal que me dá aquela distorção bem raivosa, mas que para mim só serve para timbres bem fechados (tipo deftones), porque quando coloco um pouco mais de agudos, afim de dar mais "nota" ao som vem uma enormidade de 'shhhhhhhhh' que acaba com a sonoridade da minha banda. Comprei um shred master à procura de algo mais natural, mas acabei achando ele com pouco ganho (a dist do outro guitarrista da banda é muito melhor e ele usa uma rp7 da digitech) faltando um pouco de mais presença e mais resposta à palm mute, que uso bastante.

Assim estava na cabeça já que ia comprar o jackhammer e o gt2 clone prodrive para ter duas distorções bem variáveis e que poderiam me garantir um bom peso. Aí surgiu o silver dragon da rocktron, que tem dois modos (um valvulado) e todos falam ter uma quantidade enorme de ganho. Me pareceu mais atraente deixar de lado o JH-1 e o prodrive e pegar o rocktron, mas tenho medo dele ser tão chiadeiro quanto o trimetal que pra um pedal de alto ganho (e poe alto nisso!) é bem silencioso.

Sei que já tinha escrito mais ou menos isso em outro tópico, mas como o pessoal nem respondeu, decidi criar outro.

Se alguém aí achar que pode me ajudar, ou tiver alguma experiência com alguns desses pedais, favor ajudar!
Referências de som de distorção: Deftones, Rage Against the Machine, Santana, System of a Down, 311, NOFX...

Minow
Veterano
# mar/06
· votar


El Efecto

só pra lembrar, 70% do seu timbre é do amp. nao adianta ter um amp fraco e uma pedaleira de 50 pedais....

El Efecto
Veterano
# mar/06
· votar


pois é o problema é que eu raramente uso o meu amp para tocar nos show, que é um meteoro vulcano. Seria a performance do GT-2 mais regular em diferentes amps que outros pedais como o jackhammer e o silverdragon?

Para gravar eu uso um laney tubefusion, que foi o melhor que já toquei em shows, quer dizer, já tive oportunidade de fazer shows com um JCM 900 e um Mesa Triple Rectfier, mas não tive tempo de regular bem o som e usar as dists do amp. Eu sempre uso o canal clean, inclusive no meu amp.

Casper
Veterano
# mar/06
· votar


Compre um SansAmp PSA-1.1, da Tech21.

http://www.tech21nyc.com/psa_1_1.html

É o que resolve.

Amostras do som aqui:
http://www.tech21nyc.com/sounds.html#psa_sounds

lespaulbabilon
Veterano
# mar/06
· votar


Olha, tenho o GT2 clone da Hobbertt, o Simulamp. Posso te dizer que esse pedal é maravilhoso, fora de sério. Além dele te produzir uma boa distorção, ele te dá um bom clean. E de distorção ele entende...

Um Marshall, um Fender e um Mesa Boogie em uma pequena caixinha.
Se você se decidir por esse, pode ter certeza de que será um mega investimento.

paulgilbert
Veterano
# mar/06
· votar



só pra lembrar, 70% do seu timbre é do amp.

nao é bem assim nao parceiro

lespaulbabilon
Veterano
# mar/06
· votar


paulgilbert

Se fosse assim, com o amp que eu estou hoje, eu não conseguiria nem tocar guitarra. Meus ouvidos nem agüentariam, heheh.

paulgilbert
Veterano
# mar/06
· votar


lespaulbabilon
AUHUAHUHAuhA


mas eh q nao tem como falar 50% é guitarra, 20% captador, e coisas assim...

musica é um conjunto de td, se vc pega um jcm800 full stack + uma golden, e pega uma esp com um atomic drive eu acredito q se tirara o melhor som da esp + meteoro...

paulgilbert
Veterano
# mar/06
· votar


e respondendo ao topico...


eu axo que uma distorçao REALMENTE boa talvez o DR DRIVE, V-TWIN, acredito que de pra tirar um puta sonzao,

ou vende tudo e compra um cabeçote jcm 800 hand made de 15w e 1x12"

diwillo
Veterano
# mar/06
· votar


El Efecto

Cara..c vc ja tem uma Distorção bem pesada, axo q vc tem q pegar um pedal q tenha um drive bem balanceado..
Eu recomendaria pra vc o Dr Drive/V-twin (ai depende da sua disponibilidade de $$$), ele nao eh mto pesado (chega num Dream Theater de boa..na verdade eu axo ele perfeito pra toca Dream Theater..), mas da pra tirar coisas com bastante ganho..a distorção dele eh bem definica e equilibrada...e ele tem 3 canais, oq te da uma grande versatilidade..pois vc consegue um Clean valvulado lindo, e ainda duas distorções, uma mais pesada q citei ali em cima e uma mais leve, bem blues, no estilo Rat e Ts...

Bom...espero ter ajudado :)
abraço

paulgilbert
Veterano
# mar/06
· votar


ow vende td e pega um pod xt

danilomagacho
Veterano
# mar/06
· votar


Acho que basicamente o problema aquí é que a maioria do pessoal acha que som pesado significa drive no talo, o que geralmente não é verdade...

Uma guitarra com um timbre legal, comprada pensando em atender determinados tipos de timbre, um equipamento legal, específico para aquilo (não estou dizendo equipo caro, pode ser que um delay e um GT-2 sejam muito mais que suficiente), e um bom amp, isto é o que faz o som, não o pedal, mas todo o equipo... seria imprudente dizer que trocando o pedal você consegue o timbre que quer.

Mais do que tudo que falei acima, saber ajustar o som e a pegada do guitarrista valem muito mais que qualquer equipo, por isto que falei do drive no talo... existem sons de guitarra muito pesados, com muita pegada, com drive no 50%, 30%... mas o guitarrista tem pegada, o equipo é legal.

Obviamente quando o guitarrista é iniciante, a guitarra é meia sola, etc... geralmente o drive fica no 100% pra tapar os buracos, mas isto além de proporcionar um som cheio de ruídos e chiados, mascara o mais importante que é a pegada do instrumento.

O Tri-Metal é legal pra tocar Nu-Metal, Trash, eu particularmente não curto ele pra tocar os estilos que você citou, mesmo o System of a Down, repare que o som é pesado mas não tem muito drive... um Shred Master não sei, pode ser que fique legal... o Jackhammer acho muito pesado pro tipo de som que você quer...

Minha opnião, compra um simulamp e aprende a timbrar o bixo, e para de botar o botão do drive no 100%.

El Efecto
Veterano
# mar/06
· votar


Cara eu sei muito bem como timbrar o som para peso, depois de 7 anos tocando guitarra, pra ter uma idéia usava uma gfx-8 e elogiavam bem minha distorção. O Tri-metal eu uso o ganho em 25%, pq accima disso já fica demais pra mim. O shred eu tenho que colocar no máximo senao nao vem palm mute nenhum..., eu ouvi um cara com o dr drive outro dia, mas nao gostei, talvez seja a regulagem do cara, mas achei que tinhe pouco ganho. Como vou vender o tri-metal e o shred master, preciso logo de cara de um pedal que tenha bom ganho e um pedal de drive leve, é o que estou precisando.

A minha questão principal é se eu pego um gt-2 clone e um drive mais leve ou pego logo o silver dragon, que tem a valvula como o dr drive e tem tb um distorção porradeira. Alguém já ouviu esse pedal? Porque teria que comprá-lo sem testar, já que é impossível achá-lo por aqui. Só um detalhe, as duas opções saem pelo mesmo preço...

Só pra ilustrar teho um vulcano da meteoro e uma esp viper com seymour duncans. Fora o GE-7 que é uma mão na roda para achar um timbre legal.

SK8Boy
Veterano
# mar/06
· votar


El Efecto
Kra, se for vender o trimetal, fala comigo: guitar_cajado@hot

danilomagacho
Veterano
# mar/06
· votar


El Efecto

Cara... válvula já é um indicativo de som mais vintage, pode ser que no seu caso se encaixe bem... mas pode não timbrar legal para sons mais pesados, onde seria necessário um valvulado com mais de um estágio.. algo como um Triaxis da Mesa Boogie, que tem um monte de estágios valvulados.

Eu no seu caso testaria um GT-2 ou um clone, mas testaria mesmo antes de comprar...

Eu toco a mais de 20 anos, diria que testo e fuço em pedais, pedaleiras, e todo tipo de equipo a uns 15 anos mais ou menos... já testei de tudo e ultimamente ando prezando muito a simplicidade do setup... já tive uma verdadeira geladeira de equipamentos, hoje tenho os equipamentos mais banais que você pode imaginar... mas vou mecher no setup de novo... acho que vou ficar com um GT-2, um delay e estou pensando se pego um Drive Master ou um Shred Master... compressor eu não uso, o amp valvulado já dá uma compressão natural muito legal... os demais efeitos eu realmente não uso, mas vou deixar um Vamp ou um POD no setup para casos de emergência...

Só acho que o melhor que você faz é testar... testa todos que puder, por mais que seja barato um clone, de valor ao seu dinheiro, compre algo na certeza de que vai melhorar seu som... e pense em investir na guitarra e no amp também, compre um amp legal e comece sim a levar seu amp para tocar... esqueça os do palco, muitas vezes são de marcas boas mas estão ralados, sem ajuste de bias, etc... comece a usar seu amp.

francisco2004
Veterano
# mar/06
· votar


danilomagacho
É isso aí.

El Efecto
Para dar mais peso, a quantidade de ganho às vezes nem importa muito. Um pouco de drive, uma equalização minuciosa e uma caixa 4x12" fazem toda a diferença.

Agora falando da sua realidade: você já tem um Vulcano 2x12", o que já deve dar bastante punch para sons pesados. Experimente dar uma mexida no controle de médios, graves e agudos. Que eu me lembre, o Vulcano tem uma boa equalização, os knobs de eq respondem bem a qualquer alteração.

Muito médio e nem tanto grave fica ótimo em ensaios, quando o amp está em volume alto. Em casa, como temos que tocar em volumes mais baixos, acabamos aumentando os graves para conseguir o mesmo resultado, mas a equalização para o estúdio ou no palco é diferente.

Em geral, a galera aumenta muito os graves achando que vai melhorar os palm mutes. De fato, em casa fica bom, mas no palco o som mistura com o baixo e fica tudo embolado. Outra coisa que deixa os palm mutes mais agressivos é a quantidade de crunch da distorção, produzindo aquele som do tipo "shan-shan-shan" :P

diwillo
Veterano
# mar/06
· votar


El Efecto

No meu Dr Drive eu tiro Dream Theater com menos 50% no knob do ganho...
O drive do Dr eh mto bonito cara..mto "bem feito"..e c vc ja tem o TriMetal pra q otro pedal de alto ganho??
Bom...mesmo sendo um fanzasso do Dr eu vo te recomenda um GT-2 clone tbm..parece q vai te satisfazer mais ja q vc nao vai nem usar o canal blues do dr...entoa ele nao vai ser mto util pra vc..

El Efecto
Veterano
# mar/06
· votar


nao eu preciso de drive leve sim! só achei que com o dr drive nao conseguiria alcançar distorçoes bem rasgadas pra hardcore tipo nofx (palm mutes frenéticos e definidos!) eles usam mesa boogie, pra conseguir algo parecido tem que ter ganho na história.
Pois é pela dificuldade de achar o silver dragon para testar desisti dele, vou testar um gt-2 clone pra começar. Vou trazer um pra casa, usar com o eq com o meu amp, ver se consigo tirar um som bacana.

Gabriel Hendrix
Veterano
# mar/06
· votar


El Efecto
Tenta este aqui:

DRIAB (Dual Rectifier In A Box):
http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=41661.0

El Efecto
Veterano
# mar/06
· votar


q pedal é este?

Gabriel Hendrix
Veterano
# mar/06
· votar


El Efecto
É um pedal que simula o MesaBoogie Dual Rectifier. Parece ser muito bom

diwillo
Veterano
# mar/06
· votar


El Efecto

Palm mutes o Dr da bastante cara..e tipo..ele eh "clone" do V-Twin q eh da Mesa/Boogie...nao posso afirmar c sao parecidos quanto ao som..mas ouvi dizer q kem testou lado a lado nao sentiu mtas diferenças..principalmente substituindo as valvulas da Sovtek por JJ Teslas...
Tipo..eu acredito q o Dr Drive soe bem como um Mesa pq eu pelo menos tiro um som bem parecido com o do Petrucci (na medida do possivel)

ps: antes q alguem me crucifike..eu nao testei o Dr e o V-Twin lado a lado..to dizendo soh q ouvi dizer q o som deles eh bem parecido..e q eu tiro um som bem Petrucciniano com ele..

E axo ele bem versatil, pq tem o canal com ganho e o canal mais leve q rola uma bluesera e um rock classico bem massa (tipo um stones e tal..)

Da uma testada nele tbm cara...axo q vale a pena!
Ah, mas ele da um trabalhinho pra regula ta..e nao teste ele ligado num Fender pq eu pelo menos nao gosto..axo q o som deles nao "casam"..

El Efecto
Veterano
# mar/06
· votar


valeu gente, vou testar o dr drive, hoje testei um gt2 clone que nao tinha todas as opçoes do original, faltava o hi-gain e a simulação do marshall, o que me fez pensar que o timbre e ganho tb podiam nao ser muito fieis. Achei o timbre bem fácil de achar, por ser bem genérico, mas pra mim faltou um pouco de ganho, nao dava pra tirar aqueles palms rasgados. Fora o chiado qndo o ganho era um pouco maior.

Amanha continuo minha saga, vou para o centro (rio de janeiro), ver se testo o rampage, o dr drive e mais alguma coisa que eu bater o olho e ficar interessado. Testei tb o jackhammer que me agradou bastante, pelos seus dois modos, o overdrive que é bem bonito e a distorção que essa sim tem ganho! Pena que nao dá para selecioná-los pelo pé! Eu sei que já tenho o tri-metal, mas não estou conseguindo fazer ele encaixar com minha banda. Vou tentar trocá-lo por um delay.

Amanha a noite coloco minhas impressoes aqui

LuizJu88
Veterano
# mar/06
· votar


Olha, nao conheço muito de efeitos...
mas alguns pedais de distorcão que tive a chance de testar e gostei bastante foram:
Marshall Jackhammer -> Bom, drive, distorção pesada!
Ibanez SH-7 -> Se procura algo realmente pesado ele é muito bom! Porem nao ha meio termo...hehe
Line 6 Uber Metal -> Perfeito pra sons pesados! Sem mais comentarios!
BOSS DS-2 -> Ótimo como boost...e com um equalizador da pra conseguir umas boas distorções desse pedal...

Agora estou usando o Ibanez SH-7 e o BOSS DS-2...e estou conseguindo alcançar varios timbres diferentes...até porque toco de tudo..hehe
Mas ja pensei na possibilidade de trocar o SH-7 pelo Jackhammer...

diwillo
Veterano
# mar/06
· votar


El Efecto

Hmm..c vc vai vender o tri-metal e ker algo hi-gain..pega o rampage cara..axo q vai servi legal pra vc..
mas testa o Dr euheuhehe

abraço

thecreamofclapton
Veterano
# mar/06
· votar


danilomagacho
Po cara, falou tudo. Simplicidade do set. É isso que busco hoje. Já usei muita tranqueira e quando paro pra pensar, percebo que muita coisa é inútil. Comprei uma coletânea do The Eagles e do recentemente. Do The Eagles só conhecia Hotel California. Fiquei impressionado com o que os caras faziam com apenas uma guitarra e uma ampli. Os caras usam no máximo um delay e um whammy, e mais nada. Overdrive do ampli mesmo. É isso que quero.
Hoje meu set se resume a um bom overdrive, um bom delay (pena o Deluxe memory man ser tão caro), um bom wah. Mais nada. Uso sempre o termo "BOM" porque acho que não vale a pena comprar algo que não vá dar um "improvement" no seu som. Se não é possivel comprar um bom overdrive, é melhor esperar e juntar para comprar um bom. Uso sempre pedal de overdrive (TS9) no canal limpo. Prefiro. Acho melhor, não me perguntem porque, apesar de meu ampli ser valvulado (outro ponto, um ampli valvulado faz uma super diferença, diferença brutal). É subjetivo. Estou mais conservador, mais voltado às raizes da guitarra.

El Efecto

Cara, por que tanta necessidade de tanto ganho? O Jackhammer tem na minha opinião um pesado overdrive, com amplas possibilidades de regulagens. É muito bom. Só não gosto da função distortion dele. Abafada demais.
Que tal um MXR distorion+. Muito bom ovedrive (apesar de ser chamado de distortion+). Quer peso doentio? Experimenta um Big Muff. Não é tão caro. Peso é muito subjetivo. Não depende de alto ganho apenas, mas de uma boa equalização e timbre. O silver dragon não conheço,mas os samples do site da rocktron (se é que é confiável) é muito bom. Timbre de distortion mesmo, com possibilidades de usar uma distorção valvulada pura ou misturada com solid state.
Vc disse que que rum drive fraquinho e uma distorção matadora. São coisas diferentes. Assim sendo, compraria eu um Tube Screamer e um Big Muff. Dois clássicos.

thecreamofclapton
Veterano
# mar/06
· votar


danilomagacho

Não vale a pena apostar em coisas meio termo. aprendi isso. Não é radicalismo. Se vc não é profissional não digo nada, pois aí já se trata de apenas um hobbie e não vale a pena investir tanto, a não ser que assim vc deseje. Mas se vc é profissional, acho recomendável escolher sempre os melhores dos possiveis (um memory man me parece algo pouco alcançavel para a maioria, por exemplo).

Overdrive --> TS9 Ibanez, Distortion+ MXR
Distortion ---> Big Muff, RAT

Um bom ampli e uma boa guitarra com bons captadores fazem uma senhora diferença. Não há como negar. Mas não é tudo.
Comecei a tocar guitarra ainda na faculdade e desisti porque não tinha grana para comprar equipamentos nem meus pais queriam comprar. Passei 5 anos sem tocar. Quando me formei e me empreguei comprei um ampli Laney valvulado e uma guitarra Fender americana. Sei que nem todo mundo pode comprar isso, mas faz diferença. Mas tem que ser usado por quem sabe tocar. Ter bom equipamento sem saber tocar não adianta nada. Me sinto um idiota as vezes porque sei que tenho muito o que aprender e que o que sei é o mínimo. Vejo os caras aqui no forum que toca muito e penso "não sou nada ainda". Mas sou apenas um curioso. Não sou profissional mas tenho um forte desejo de crescer. Tenho aulas empolgantes com meu professor que é um bluseiro que toca muito. O cara tem apenas um valvestate Marshall de 65 watts velhão e uma washburn strato lascadona. Mas é impressionante o que ele faz com apenas isso. toca muito, demais. Ele se nega a usar pedais. Diz que são inuteis (o que de certa forma faz algum sentido dentro do estilo dele).

danilomagacho
Veterano
# mar/06
· votar


thecreamofclapton

Não sei qual o seu conceito de produto de primeira... eu sinceramente me sentiria pelado com seu setup (sem mágoas ok... eu não gosto de strato).

Eu já tive quase tudo que você imaginar de equipamento de primeira... tenho guitarras maravilhosas, com tudo que há de melhor, entretanto sou eu quem monta elas, ajustando tudo milimetricamente até ficar perfeito (fender não teria por nada no mundo, não gosto e pronto)... tenho o tube screamer, odeio distortion+, e tenho um puta ampli fender valvulado.

Sei lá qual seu conceito de equipamento de primeira... mas me parece que você se baseia pelo preço e não pela qualidade do som.

El Efecto
Veterano
# mar/06
· votar


eu já testei um distortion+ e ao gostei nem um pouco do seu timbre e saturação... infelizmente nunca testei um tube screamer. Alguém aí sabe se o pastrami da danelectro (que é bem em conta) é um pedal de qualidade profissional para shows? Preciso contar muito nos pedais, pos nao tem como fiacr levando o amp pra lá e pra cá!

Minow
Veterano
# mar/06
· votar


paulgilbert
musica é um conjunto de td, se vc pega um jcm800 full stack + uma golden, e pega uma esp com um atomic drive eu acredito q se tirara o melhor som da esp + meteoro...

eh ruim hein

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A busca por uma distoção realmente boa...