Diferença entre analógico, digital e valvulado - quero ver quem sabe mesmo!!!

Autor Mensagem
George Décio Rocha
Veterano
# dez/05


Quero saber quem pode dizer qual a diferença entre valvulado e analógico, pois os pedais da Boss, por exemplo, são analógicos e não valvulados. A Digitech Rp-21 tem distorções analógicas e valvuladas... Qual a diferença??? E as digitais, o que mudo no sistema ??

edscampos
Veterano
# dez/05
· votar


1°.

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# dez/05
· votar


os analógicos são feiots por circuitos, os valvulados se distorcem pq a valvula esquenta e queima o som, o som fica quente (esse o motivo dos amplificadores esquentarem), um som preparado na hora, o digital é como se fosse um microondas

Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


Disseram q anologico tem o som mais organico e por isso eh melhor mas eu nao concordo

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


edscampos
BAN

George Décio Rocha
USE A BUSCA PELO AMOR DE DEUS

George Décio Rocha
Veterano
# dez/05
· votar


entendem que é complicado... "som orgânico", "esquenta o som", são termos que não dizem muita coisa. Eu acho que distorção é o seguinte, ouviu e gostou.

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


George Décio Rocha
è isso mesmo...agora fecha o tópico por favor pra evitar discussões acaloradas e repetidas.

George Décio Rocha
Veterano
# dez/05
· votar


Não existe um tópico que compare as três coisas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

George Décio Rocha
Veterano
# dez/05
· votar


E é discutindo que se aprende!!

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


George Décio Rocha
Não existe um tópico que compare as três coisas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Claro que existe...qualquer tópico do USuário AllanFly fala sobre isso

E é discutindo que se aprende!!
Discutindo pacificamente, o que não acontece por aqui.

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


Analogico = Valvulado, porém SS é diferente de valvulado e ambos são analogicos

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# dez/05
· votar


o valvulado, ele pega a energia cinética dos eletrons que entraram na entrada do amplificador, e passando por um meio cheio de hidrogenio, a energia cinética passa a se transformar em energia térmica, como isso apenas, não é necessário para esquentar o som, o amplificador usa resistores para esquentar mais o som, chegando a temperaturas de 60 graus, aí o som está queimando, a verdadeira distorção, depois passa em um filtro imantizado, que meio que seleciona os eltrons, os eletrons que estiverem abaixo de 60 graus voltam para serem requeimados, o os que estiverem acima passam para um compressor de linha e logo após isso vão para os efeitos (equalizador, booster, reverb) e depois para o alto falante.

xslashinhu
Veterano
# dez/05
· votar


eu sou louco pra testar essa digitech rp-21, os timbres q mais me agradaram ate hj foi da digitech

Gnomo_Silvestre
Veterano
# dez/05 · Editado por: Gnomo_Silvestre
· votar


Mister_Fatal_huhha
concordo mas acho q vc esqueceu de botar q nos digitais os eletrons nao esquentam tanto por isso a distorçao nao é tao boa,e os analogicos por esquentarem bastante causam a VERDADEIRA distorção

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# dez/05
· votar


Gnomo_Silvestre
nos digitais a história é outra, depoois que els são convertidos de analógicos para digitais, o som passa por um chip sem cooler, mas dessa forma não se chega aos 60 graus, logo a distorção fica mais fraca, e pelo fato de não passar pelo meio de hidrogenio, no filtro imantizado eles retem menos carbono, deixando o som menos organico

George Décio Rocha
Veterano
# dez/05
· votar


Esquentar o som?? O elétron não esquenta. Muito pelo contrário, o elétron é responsável por "carregar" a energia elétrica que se transformará em energia térmica no resistor. Então não faz sentido retirar energia do elétron em forma de calor pra esquentá-lo posteriormente.

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


Quanta merda em um tópico só.

George Décio Rocha
Veterano
# dez/05
· votar


[b][/b]Lula_Molusco
Eu não sabia como funcionava a válvula, estou tentando aprender discutindo pacificamente....

antoniocgb
Veterano
# dez/05 · Editado por: antoniocgb
· votar


George Décio Rocha

vou tentar simplificar pra vc mas se vc não tiver noções de eletronica não vai entender...
conceito:
sinais analógicos são sinais que variam de um valor minimo a um valor máximo de com divisão praticamente infinita de valores entre os dois... por exemplo, um potenciometro onde vc vai girando o botão e a resistencia vai variando...
sinais digitais são sinais baseados em linguagem binária (zero ou um)... todo valor é uma combinação de zeros e uns. Exemplo, toda tecnologia microprocessada... computadores e tudo mais que usa microprocessadores...

A diferença.
valvulas e transistores são equipamentos que trabalham de forma analogica, aí vale dizer que a valvula trabalha com uma fidelidade incomparavelmente maior do que o transistor(se quiser eu explico tecnicamente isso mas não vem ao caso).
Então respondendo uma parte da sua questão. Se é valvulado ou transistorizado não tem relação com ser digital ou analógico...

Agora a diferença entre analogico e digital é que em sistemas analogicos, vc trabalha o sinal através da amplificação, alteração do timbre(harmonicas*) e pode adicionar elementos ou subtrair algo do sinal. Em sistemas digitais vc decodifica o sinal para uma liguagem binaria trabalha atraves de micropocessadores e depois retorna o sinal para a forma original para ele ser amplificado...

Em resumo: pode-se deduzir que o sinal analogico, independente de ser mais ou menos puro ou ruidoso é um sinal mais vivo e fiel e que o fato de ser analogico ou digital não tem relação com ser valvulado ou transistorizado...

* harmonicas no sinal eletrico... não tem nada há ver com harmonicos dados na guitarra... até tem mas no texto me refiro apenas à sugeira no sinal que é parte do que cria o que chamamos de timbre...

antoniocgb
Veterano
# dez/05
· votar


George Décio Rocha

realmente tem muita merda aqui.. não sei o quanto vc entende de eletronica mas esse negocio de esquentar é alopração viu... desconsidere...

EduArdanuy II
Veterano
# dez/05
· votar


Os SS esquentam mal , rápido , e pouco , como um microondas , os valvulados esquentam bem melhor , como um forno , e os digitais nem chegam a esquentar direito , é só imaginação , matrix

hueahuea nada haver

O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# dez/05
· votar


Mas a valvula esquenta para funcionar. Valvula sozinha não distorce, ela funcia a um circuito q distorce.
Valvula e transistor tem a msm fução, mas a valvula tem uma taxa de funcionamento completa, o transistor chega uma parte q ele não funciona, perto do 0, não sei explica, só sei desenha. Por isso, valvula é mais perfeita, aveludada.
O eletron não esquenta, o calor é o movimento das moleculas.
Digital, é um efeito causado por computador, minhlões de valvulas e transistors, que fazem funcionar um progama que tem infinitas funções.

bebm
Veterano
# dez/05 · Editado por: bebm
· votar


os analógicos são feiots por circuitos, os valvulados se distorcem pq a valvula esquenta e queima o som, o som fica quente (esse o motivo dos amplificadores esquentarem), um som preparado na hora, o digital é como se fosse um microondas

C tá de brincadera comigo né!?!? Seriu mesmo! AEUAHEUahe... o valvulado distorce pq a valvula queima o som!?!? O valvulado distorce pq quando vc injeta um sinal na valvulada(que é na verdade um catodo e um anodo pelo qual a corrente "pula" de um pro outro atravez do vacuo) e ela já está saturada(ou seja n consegue transpor mais sinal do q já está passando) o som satura... pois a grade não suporta o sinal q está passando por ela e manda um som "rachado" pro amp... no começo distorção foi um defeito q o amp dava q algumas pessoas começaram a usar!

E digital não usa valvula... apartir do momento q digital usou valvula é Hibrido... digital usa ci... que trabalham com 0 e 1 e algoritimos implementados por softwares que existem dentro deles...

A diferença entre transistor e valvula é no ponto de clipagem... o transistor gera o que chamamos de hard clip... ou seja ela clipa o sinal numa onda quadrada... da akele som feio q conhecemos... já a valvula quando satura da o soft clip... na verdade os pedais transistorizados usam diodos para quebrar a onda do sinal e gerar a distorção...

Eu n sei se diferencio Analogico de valvulado... realmente tem alguns pedais mto bons... tocando nos dois eu sei te dizer pela dinamica... mas escutando n sei se consigo... digital de valvulado eu diferencio... mas eu até hj gostei mais dos valvulados pq o som é mais gordo, tem mais harmonicos... e a dinâmica é claro é melhor!

bebm
Veterano
# dez/05
· votar


O_Melhor_O_Modesto

Alguem bane essa pessoa seriu mesmo... pelo amor de deus!! alguem le as explicações q ele deu!! AEHAUHEAUeha

Fantastico!! A valvula tem hidrogenio dentro!! AHeuahEUAehaEUAhea
A valvula é a vacuo meu amigo!!

cavaleirolouco
Veterano
# dez/05
· votar


A música é como a água.
o analógico é como se fosse uma bacia de água morna sendo derramada sobre sua cabeça lentamente.
E o digital é a mesma bacia a mesma água, porém sendo derramada em forma de cubos de gelo rapdamente


Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


logo da merda isso

antoniocgb
Veterano
# dez/05 · Editado por: antoniocgb
· votar


bebm
leia o meu texto... eu insisto em esclarecer que Se é valvulado ou transistorizado não tem relação com ser digital ou analógico... os dois são analógicos! mas a ideia geral do seu texto está ok, vou fazer apenas umas observações, blz?
1-
vc diz: A diferença entre transistor e valvula é no ponto de clipagem... o transistor gera o que chamamos de hard clip... ou seja ela clipa o sinal numa onda quadrada...
isso não procede, o transistor e a válvula não geram sinais, eles amplificam sinais porém tanto o transistor quanto a válvula amplificam sinais de forma analogica! as diferenças básicas são duas, 1º no caso de saturação o transistor faz um corte no topo da onda(no mais baixo e no mais alto) deixando esse topo "quadrado", na válvula ocorre o achatamento da onda genrando uma distorção do sinal porém mantendo muito mais a caracteristica do que o transistor -
2º no transistor existe uma tensão de disparo que é de 0,6V ou seja, enquanto a tensão do sinal a ser amplificado esta entre -0,6 e +0,6V o transistor não trabalha, isso não existe na válvula. Uma vez que ela esta na temperatura correta e começa a operar ela reproduz o sinal fielmente.

OK? não estou querendo me defrontar com vc nem nada mas vc esta fazendo uma certa confusão entre as três coisas... a maioria absoluta dos pedais são analogicos(eu não conheço nenhum digital)! Digitais são a maioria das pedaleiras(existem algumas analógicas)! E a valvula e os transistores operam analogicamente.

Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


transistorizado eh melhor :P

antoniocgb
Veterano
# dez/05
· votar


Midgard

pô cara, não dá pra saber se vc está zuando ou falando sério pq aqui tem muito extremista... se estiver zuando é pq manja muito do assunto mas devia parar pq a pessoa que fez a pergunta pode não manjar tanto quanto vc e quer aprender... e quanto ao seu comentário, o transistor realmente tem várias vantagens sobre a válvula, tanto é que hoje, a maioria dos amplificadores comercializados é transistorizado e o uso de valvulas na eletronica em geral é bem restrito... aproveito pra pedir que vc participe construtivamente e cite algumas dessas vantagens...

Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


antoniocgb

po cara mas por exemplo o Dimebag tocava com um transistorizado e tirava um som q ninguem tira com um valvulado. Pra varia cara nao eh soh valvulado q eh bom nao

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Diferença entre analógico, digital e valvulado - quero ver quem sabe mesmo!!!