Qual a diferença de phaser e flager???

Autor Mensagem
amico
Veterano
# nov/05 · Editado por: amico


Eu não sei qual a diferença, parece que o flanger o som fica passando e parece um pistola de laser espacial. Ja o phaser depois que toca ele passa parece que ele faz a mesma coisa que o flanger.
alguem poderia ajudar.
algumas musicas com exemplo por favor, de preferencia metal.

John Frusciante
Veterano
# nov/05
· votar


meu velho, vai em www.musiciansfriend.com

lá tem samples pra ouvir de todos os efeitos

John Frusciante
Veterano
# nov/05
· votar


digita o efeito na busca, vai aparecer uma grande variedade de produtos com o efeito q vc digitou. aí vc escolhe um e clica, vai aparecer uma tela com o produto vc abaixa um pouco a tela e vai ter ''pedaços'' de áudios no formato Real Player, aí vai abrir uma janela e carregar, dae é só ouvir

Midgard
Veterano
# nov/05
· votar


phaser eh soh escuta van halen e the number of beast

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# nov/05
· votar


Midgard


é o efeito que ele usa em stopin?

Midgard
Veterano
# nov/05
· votar


Lord Derfel Cadarn

po cara nem conheço muito de van mas eh um efeito tipo uma ventania eu acho bem loco

king_arthur
Veterano
# nov/05
· votar


amico
phaser é o efeito que tem em pink floyd - breathe

flanger é aquele efeito de turbina de avião.. bastante usado em teclado.. se conhece pink floyd, é o efeito que tem no teclado daquele parte do meio de dogs, que fica só o teclado fazendo uns barulho loco e a bateria fazendo ritmo 6/8 hehe

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


O phaser phanseia o som da guita, enquanto o flanger deixa o som mais flangeado.

brincadeira... eu sei mas não sei explicar... eu tenho um artigo numa revista que explica melhor... sei que é tudo da família do chorus.

Com um flanger no talo, parece que você está tocando guitarra no fundo da piscina... loko.

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05
· votar


Ouça a diferença:
Phaser
Flanger

Penta_Blues
Moderador
# nov/05 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

amico
Tratam-se de efeitos de modulação de "atraso curto" e que diferem entre si na forma com que o atraso é gerado.
O FLANGER é basicamente um chorus que opera com um oscilador de baixa frequencia, tornando o atraso do sinal inconstante. O sinal atrasado é criado com um "pitch" diferente do sinal original e quando adicionado a este faz a nota "tremer" ou oscilar.
Já o PHASER gera o sinal atravé de um filtro do tipo Phase Shifting que atrasa a fase do sinal, gerando um "feedback" que é somado ao som original criando um efeito do tipo rotatório, como a famosa turbina de jato, por exemplo.
Valeu!!!

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


Penta_Blues

É da família do chorus então, não é?! Tem mais ou menos o mesmo princípio.

Penta_Blues
Moderador
# nov/05
· votar


Boa noite!!!

Panucci
Pelo que sei são sim, pois, todos podem ser classificados como efeitos de modulação de atraso curto.
Mas é sempre bom não levar com rigidez essas classificações, até porque podem haver outras dependendo do critério utilizado. Ainda assim gosto de classificar os três efeitos como sendo da mesma "familia"
Valeu!!!

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


Você já misturou alguns desse pedais.. tipo chorus + phaser ou phaser + flanger ??? será que empastela o som ???

Gary Lee Conner
Veterano
# nov/05
· votar


Penta_Blues

boa noite

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


Penta_Blues

é, boa noite!

8p:

Minow
Veterano
# nov/05 · Editado por: Minow
· votar


Tratam-se de efeitos de modulação de "atraso curto" e que diferem entre si na forma com que o atraso é gerado.
O FLANGER é basicamente um chorus que opera com um oscilador de baixa frequencia, tornando o atraso do sinal inconstante. O sinal atrasado é criado com um "pitch" diferente do sinal original e quando adicionado a este faz a nota "tremer" ou oscilar.
Já o PHASER gera o sinal atravé de um filtro do tipo Phase Shifting que atrasa a fase do sinal, gerando um "feedback" que é somado ao som original criando um efeito do tipo rotatório, como a famosa turbina de jato, por exemplo.
Valeu!!!



Claro! Concordo! Mas acho ainda que a contínua expansão de nossa atividade maximiza as possibilidades por conta dos procedimentos musicais normalmente adotados. E as experiências acumuladas demonstram que a expansão dos mercados mundiais de efeitos auxilia a preparação e a composição do sistema de participação geral. A certificação de metodologias de gravação e reprodução de áudio que nos auxiliam a lidar com a percepção das dificuldades afeta positivamente a correta previsão das regras de conduta normativas. Do mesmo modo, a complexidade dos estudos efetuados aponta para a melhoria do processo de comunicação como um todo, porém é importante questionar o quanto a hegemonia do ambiente político não pode mais se dissociar das condições inegavelmente apropriadas. É claro que a crescente influência da mídia maximiza as possibilidades por conta dos relacionamentos verticais entre as hierarquias. Evidentemente, a valorização de fatores subjetivos representa uma abertura para a melhoria das regras de conduta normativas. No entanto, não podemos esquecer que a necessidade de renovação processual promove a alavancagem do processo de comunicação como um todo. O empenho em analisar o consenso sobre a necessidade de qualificação cumpre um papel essencial na formulação do sistema de participação geral. Neste sentido, o entendimento das metas propostas nos obriga à análise dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Penta_Blues
Moderador
# nov/05
· votar


Panucci
Cara, me desculpa pela demora na resposta mas o Lentium que estou usando não atualiza a página a cada post, então, toda vez que tento ler o tópico é como se ninguém tivesse enviado depois de mim. Conclusão, tenho que reiniciar a jegueira aqui...
Cara, já tentei com flanger e phaser e fica meio esquisito pois, na minha opinião, vc não define nem um, nem outro por serem muito similares, já com o chorus rola uma certa harmonia, pois dá a impressão de se estar tocando com guitarras "dobradas" no phaser ou no flanger.
Na minha opinião: Chorus + Flanger ou Chorus + Phaser até dá. Phaser + Flanger não...
Valeu!!!

LeandroP
Moderador
# nov/05 · Editado por: LeandroP
· votar


Minow

ó

Minow
Veterano
# nov/05
· votar


LeandroPanucci
uhusahusahiusasaas
foi mal, mas eu apenas dei uma resposta a altura! ;P

Igor Fediczko
Veterano
# nov/05
· votar


esses dias eu liguei todos os meus pedais ao mesmo tempo. digo, não ao mesmo tempo, pois não sou uma centopeia, mas deixei tudo ligado e toquei e tal.

ficou horrivel.

thanatos
Veterano
# nov/05
· votar


o phaser defasa o som de maneira constante não é? e o flanger faz de maneira mais randomica?

Igor Fediczko
se souber regular todos eles pra ficar em conjunto acho que até rola....

oldmonkey
Veterano
# nov/05
· votar


o phaser defasa o som de maneira constante não é? e o flanger faz de maneira mais randomica?
Essa eh a definicao mais aproximada.
o sinal da guita ao entrar no pedal eh dividido em dois sinais, um sinal sofre variacao em pith (como fazer bend na guitarra), a quantidade desse bend (meio ton, tom inteiro) eh dita em fase de sinal pois um bend ao subir e descer forma um semi-circulo no som (e no sinal eletronico que esse som foi transformado) e portanto medido em fase de 90 graus 180 etc. no Phaser nao existe atraso entre os dois sinais somados (o natural e o defasado) entao o efeito acontece de forma fixa, no Flanger o sinal que sofre o bend eh atrasado no tempo em delay entao o efeito vai acontecendo em sequencia (nao completamente randomico) tipo o primeiro semi-circulo em 0 e 90 graus o proximo e 1 e 91 graus e assim por diante, (depende da regulagem do Knob Regen que eh o de realimentacao). Na pratica um Flanger eh muito mais util que um um Phaser pois um Flanger faz o que um Phaser faz mas o vice-versa impossivel. palavra de macaco veio.

amico
Veterano
# nov/05
· votar


oldmonkey
é foi a melhor explicação e a mais clara, valeu macaco velho.

king_arthur
Veterano
# nov/05
· votar


oldmonkey
cara.. acho que o phaser nao é bem como tu falou.. ele nao tem variacao de pitch, mas sim na fase do sinal, ou seja, o sinal é deslocado no tempo de forma uniforme, alterando a diferença de fase entre o sinal seco e o modulado..

oldmonkey
Veterano
# nov/05
· votar


a quantidade de bend no Phaser eh fixa pela extensao da fase, por exemplo, um Phase de 90 graus da um bend mais fraco que um de 180, (o dobro de estagios eletronicos de defasamento), nao tem como regular esse bend pois ele eh fixo pelo numero de estagios eletronicos (integrado operacional e filtro), quando o sinal normal e misturado com o do bend, o bend nao fica completamente audivel pois ocorre o efeito. Se no circuito deixar o sinal sem misturar os sinais, o circuito passa a ser de vibrato (obs. nao eh tremulo em volume). No Flanger esse bend eh conseguido com outra forma de circuito possivel de ser regulado por um pot, seria completamente audivel se o sinal nao fosse misturado para se ter o efeito flanger. experimente tocar um acorde com um pedal delay e gire o pot de delay enquanto ouve o acorde (ele parece desafinar completamente o acorde), o principio de funcionamento do circuito de flanger eh um pequeno pedal de delay .

Penta_Blues
Moderador
# nov/05
· votar


Bom dia!!!

oldmonkey
Legal vc tocar no assunto delay. Vale lembrar aquilo que falamos anteriormente... Trata-se de pedais de modulação e a caracteristica desses pedais consiste em trabalhar justamente no tempo, como nos pedais de delay.
Valeu!!!

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


oldmonkey

experimente tocar um acorde com um pedal delay e gire o pot de delay enquanto ouve o acorde (ele parece desafinar completamente o acorde), o principio de funcionamento do circuito de flanger eh um pequeno pedal de delay


É exatamente isso que o Jimmy Page faz na música "Whole Lotta Love".


Ele meche no "time" do "delay" e consegue aquele efeito hipnótico no meio da música.

king_arthur
Veterano
# nov/05
· votar


oldmonkey
huuuum..

mas tem certeza sobre o que tu falou de flanger produzir o mesmo efeito que phaser? acho que nao é assim.. pode aparecer algo parecido em alguma regulagem, mas tu nao consegue um som de phaser com um flanger

beto crazy
Veterano
# nov/05
· votar


É são semelhantes os modos de modular o sinal para conseguir o efeito ( um LFO de "pulso largo"), porém os elementos moduláveis são diferentes. A flanger dá prá simular um phaser mais ou menos e é mais versátil dependendo da regulagem dá prá simular tbm uma cítara ( só no pedal, na pedaleira esquece), o phaser nada mais é do que um VCF ( filtro controlado por tensão).

A flanger é obtida apenas com unidades de atraso, que geralmente podem ser os BBDs (unidades de atraso que usam milhares de transistores FETs) ou com unidades de atraso digitais (SDRAMS), já o phaser é obtido com circuítos analógicos lineares (amplifificadores operacionais).

oldmonkey
Veterano
# nov/05
· votar


realmente nao se pode afirmar que um Flanger pode conseguir exatamente um som de Phaser igualzinho, se tratam de circuitos diferentes e so ai ja faz a diferenca, porem com uma boa regulagem um som bem proximo. ai tambem entraria a questao pessoal de gosto o exato uso que se quer fazer do efeito. se for uma questao de escolha economica acho o Flanger mais util.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a diferença de phaser e flager???