Qual a diferença de flanger e phaser?

    Autor Mensagem
    JoaoPauloGuitar
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: JoaoPauloGuitar


    Queria saber qual a real diferença entre esse dois efeitos, quem poder esclarecer essa minha duvida eu agradeço.

    Luiz Frusciante
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Luiz Frusciante
    · votar



    (o laranjinha é Phaser e o pretinho Flanger)


    Vamo pesquisar, em amigo??

    Jawbreaker
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    FLANGER:
    Esse efeito é semelhante ao phase e foi usado pela primeira vez em uma gravação pelo inovador guitarrista Les Paul.
    Inicialmente o principio de funcionamento é igual do chorus (dobra + atraso + desafinação + sinal original), mas quando esse chorus foi soar, pegaram essa saída e jogaram novamente na entrada, ou seja, pegaram o sinal que ia sair de um chorus e realimentaram ele, jogando esse sinal na entrada novamente. Então o sinal é tratado como chorus e volta para um segundo tratamento causando um efeito de "redemoinho" ou de "avião a jato".
    Na verdade esse efeito acontece devido a realimentação do sinal que provoca o cancelamento de algumas freqüências criando a sensação de decaimento e aumento em alguma delas.
    O flanger permite então vários ajustes, desde um chorus comum (é só deixar o botão Res ou Resonance ou Feedback no zero e ajustar o Depth e o Rate) passando por sons metálicos com ambiências reflexivas a dimensões pequenas (algo como um cano d'agua) até o som de aviões a jato.

    Os botões de regulagens que geralmente compõem essas unidades são:
    Depth – controla a profundidade da onda dobrada, acentuando ou atenuando a desafinação.
    Rate / Speed – Controle de velocidade da oscilação, o distanciamento da afinação (pitch) original.
    Res / Resonance / Feedback / Regen – esse é o responsável pela quantidade de sinal que realimentará o efeito, quanto mais realimentação, mais presente será o efeito flanger.
    Outros – os flangers modernos possuem outros recursos como Volume do efeito, Tone para dar mais um brilho no efeito e até um botão (no caso do Ibanez CF-7) chamado 10ms que atrasa mais 10ms do sinal já atrasado. Mas o que comando realmente o flanger é o Depth, o Feedback e o Rate, qualquer outro botão é recurso adicional.

    PHASER:
    Esse é o efeito em que Eddie Van Halen arrebentou, confira o trabalho "Atomic Punk" desse mestre da guitarra.
    O phase era produzido originalmente gravando e reproduzindo o mesmo sinal em dois gravadores; as variações de pitch e velocidade provocam um efeito (wooshing). Largamente utilizado nos anos 60 pelas bandas psicodélicas, o phaser continua a ser um efeito popular. Esta unidade data de meados dos anos 70.
    O interessante resultado sonoro caracterizado neste efeito é obtido da seguinte forma: soma-se à onda original uma onda de mesma freqüência e amplitude, mas com uma variação temporal e linear de fase, o que resulta em uma série de interferências construtivas e destrutivas. O único parâmetro desse tipo de efeito é a freqüência com que varia a fase da onda somada à original.
    O efeito de phase emprega atrasos muito curtos na faixa de 1 a 10 ms. Quando o sinal original é atrasado em relação ao sinal repetido ocorre um efeito conhecido por comb filter no qual as frequências cujos períodos estão diretamente relacionados ao tempo de atraso são atenuadas e reforçadas devido ao cancelamento de fase. Efeitos de phase utilizam um determinado número de filtros para gerar o efeito comb. Usando um modulador (LFO) para mover esse filtro dentro de uma determinada região do espectro causa um cancelamento de fases variável dependente das frequências usadas.
    A diferença entre phase e flanger é que neste último a atenuação e o reforço das frequências ocorrem em intervalos regulares enquanto que no phase isso depende da disposição dos filtros. Além disso, no phase o espaçamento, a largura e a intensidade (depth) podem ser variáveis. Em geral, flange tem um efeito no campo das alturas mais pronunciado que o phase.

    Os botões de regulagens que geralmente compõem essas unidades são:
    Rate / Speed - Determina a velocidade com o que o modulador irá varrer ciclicamente a faixa de espectro determinada.
    Range - determina essa faixa do espectro a ser varrida pelo modulador.
    Outros - filtros, feedback loop.

    Vídeos dos dois:

    Flanger:


    Phaser:


    Jawbreaker
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Tudo tirado dum tópico em Stick, e de uma rápida busca no uTube.

    JoaoPauloGuitar
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Luiz Frusciante
    Vlw o video foi de grande ajuda. Pois é eu pesquisei sim, mas mesmo assim não conseguia diferenciar os dois efeitos, principalmente em uma musica pois pra mim são bem parecidos! Vlw!
    Jawbreaker
    Opa vlw tbm! Foi de grande ajuda!!

    Del-Rei
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/16607/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/116564/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/122649/


    Um aceno de longe!!!

    buddy guy
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    JoaoPauloGuitar



    Boa tarde !!!!!!!!


    Obrigado por "colaborar" com a organização do fórum deixando de usar a BUSCA,e com isto criando mais um tópico REPETIDO( a preguiça de procurar é de mais,né?) !!



    Regras do Fórum Cifra Club



    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.

    Por favor,colabore com a organização do fórum,use a BUSCA da próxima vez,antes de criar qualquer tópico que seja !!!! Obrigado por sua compreensão !!!!


    Btardelli
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    buddy guy
    vai vira moderador mano?

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença de flanger e phaser?