Soldano GTO pedal

Autor Mensagem
rafaelsushi
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_
Entendi, pq eu pretendo sair das guitarras de humbucker.. quero comprar uma fender, e o ruído é uma parada que me incomoda.. mas o som desse pedal é incrível! hehe
Vou fazer de tudo pra contornar essa situação dos ruídos..hehe
Abração!

Schenker
Veterano
# mar/07
· votar


Tenho interesse em montar um com som d Mesa Rectifier(mas qero um q treme terra msm hauahauuahu)


é impressionante, chegando até as raias da ingenuidade, como se pensa que um único componente da cadeia de sinal possa fazer milagres no som . . .

w4rl0ck
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_
Cara, você nao esta afim de postar o esquema do pedal nao? ou dizer aonde eu posso acha-lo na net? Dei uma procurada por alto aki e os sites q achei estao fora do ar. O interessante de vc postar o seu seria o fato de ele ja ter sido testado.

*Só para deixar claro, eh soh o esquema elétrico do pedal.

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07
· votar


w4rl0ck

Cara, você nao esta afim de postar o esquema do pedal nao?
olha .. vou fazer uma pergunta q responde a tua ...
já leu todos os posts? em algum deles tem o esquema ...

Fábio Goll
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_

Meu amigo tem esse pedal, chegou esses dias do ebay, quero testar.
O bixo falou que é um pre amp em formato de pedal, o bixo eh muito grande e pesado, e o timbre ele falou que é animal.

Afinal, ele é um preamp? No site não diz nada.

Achei o sample q passaram o link aí animal!!!!!

A xente se fala no msn....vlw!

Silas Hammett
Veterano
# mar/07
· votar


Schenker
é impressionante, chegando até as raias da ingenuidade, como se pensa que um único componente da cadeia de sinal possa fazer milagres no som . . .
Sei muito bem q nao é com um pedal q si vai ter o som d um ampli como o de um Mesa Boogie.
Citei o Mesa pois é um som q me agrada,i q si fosse para si basear em alguma coisa,seria nele.

w4rl0ck
Veterano
# mar/07 · Editado por: w4rl0ck
· votar


_BLACKMORE_
Foi mal ae cara, eh q o tópico era de 2005 ai acabei lendo soh a segunda e a terceira pagina, por isso coloquei la q era SOH o esquema pq vi q vc nao ia disponibilizar o PCB.
Pois bem, tenho algumas perguntas a lhe fazer, que se vc quiser ou puder respondê-las seriam de muito ajuda.

Peguei la o esquema na primeira pagina do topico e desenhei todo o circuito (menos o da fonte e o relé) no Multisim9. Consegui tensões bem próximas ao que estão no esquema, mas fiquei com algumas duvidas.

Fazendo algumas contas rápidas a corrente q calculei no B+ para cada placa das valvulas mais a sobre o resistor de 470k ligando ao gnd (tudo DC) deu em torno de 3.3mA e no programa eu achei 2.7mA, ateh ai tudo bem, mas esta certo? irá consumir tao poco o B+? segundo, medindo a corrente nos filamentos ligados em paralelo (6.3v em cada) deu uma corrente de 3mA, sem nenhum sinal na entrada, mas mesmo assim não deveria estar bem maior? (perto la dos 300mA do datasheet)
eu liguei pino 4,5 no 6.3 DC e o pino 9 no terra.

Tudo isso me levou ao problema do trafo, mesmo tendo o modelo la no esquema soh consegui achar 3 ocorrências no google. Para enrolamento q vai pro catodo eu pensei em usar DC e nao AC, usando um lm317 para regular a tensão exata nos 6.3v mesmo com carga.
Agora, o B+ eu nao sei, para dar os 345v q ele diz apos a retificação eu precisaria de 244VAC mas isso vai cair com carga, qnt eu deveria por acima para conseguir proximo aos 345? Outra, quanto eu calculo de corrente pro B+ para cada valvula?

No final eu fiquei com algo assim:
Trafo com primario 0-127-220
Secudario 250-0-250 (q da 353VDC) e 7v no outro enrolamento q daria 9.9 ai 1.2v da queda da ponte ficaria ainda uma tensão suficiente acima de 6.3v para um fucionamente ideal do lm317
Corrente do secundário B+ ?A
Corrente do secundário 7v em 6.3v 1A em 12v algo em torno de 0.5/0.6A

Outra coisa, há alguma diferença mto grande no som c eu usar os filamente em serie ou paralelo? (12 ou 6.3v) ja que a indutância do enrolamento mudaria logo a resposta em frequencia tbm....

Por ultimo, nao sei c vc conhece o multsim9, mas estou tendo um problema com ele. Qnd jogo um sinal na entrada ele da erro de "Timestep Too Small" o que impossibilita eu checar o sinal na saida com o osciloscópio =(

Bom, malz ae pelo post IMENSO! mas bom.. sabe como são as duvidas heheh =]

w4rl0ck
Veterano
# mar/07 · Editado por: w4rl0ck
· votar


Ah! Outra coisa.... o uso de ponte retificadora não se faz justamente para eliminar a necessidade de tomada central? eu não poderia usar simplesmente um trafo 0-250v? o esquema mostra um trafo com tap, isso tem a ver com estabilidade ou algo do tipo? dei uma procurada por alto ake mas vou continuar procurando sobre o assunto...

Pergunto isso pois, como o trafo teria menos enrolamento provavelmente sairia mais barato =]

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07
· votar


w4rl0ck
Fazendo algumas contas rápidas a corrente q calculei no B+ para cada placa das valvulas mais a sobre o resistor de 470k ligando ao gnd (tudo DC) deu em torno de 3.3mA e no programa eu achei 2.7mA, ateh ai tudo bem, mas esta certo?

isso .. eh perto disso ..mas para cada triodo não eh? não me lembro agora .. mas veja no datasheet da valvula

segundo, medindo a corrente nos filamentos ligados em paralelo (6.3v em cada) deu uma corrente de 3mA, sem nenhum sinal na entrada, mas mesmo assim não deveria estar bem maior? (perto la dos 300mA do datasheet)
eu liguei pino 4,5 no 6.3 DC e o pino 9 no terra.


tem certeza de que não errou na escala do amperímetro?

Tudo isso me levou ao problema do trafo, mesmo tendo o modelo la no esquema soh consegui achar 3 ocorrências no google. Para enrolamento q vai pro catodo eu pensei em usar DC e nao AC, usando um lm317 para regular a tensão exata nos 6.3v mesmo com carga.

vc quer dizer para o filamento .. olha . .dc ... tu vai gastar .. se for ac não precisa dee qqer componente .. eh o trafo e nais nada ..


Agora, o B+ eu nao sei, para dar os 345v q ele diz apos a retificação eu precisaria de 244VAC mas isso vai cair com carga, qnt eu deveria por acima para conseguir proximo aos 345? Outra, quanto eu calculo de corrente pro B+ para cada valvula?
datasheet .. para as correntes .. te digo que eh muito pouco q tu vai usar ..

No final eu fiquei com algo assim:
Trafo com primario 0-127-220
Secudario 250-0-250 (q da 353VDC) e 7v no outro enrolamento q daria 9.9 ai 1.2v da queda da ponte ficaria ainda uma tensão suficiente acima de 6.3v para um fucionamente ideal do lm317
Corrente do secundário B+ ?A
Corrente do secundário 7v em 6.3v 1A em 12v algo em torno de 0.5/0.6A

tem algo esquisito ou a mais por ae ..
não tem necessidade dessa fonte para filamentos ser DC... desperdício na minha opniao ..

Outra coisa, há alguma diferença mto grande no som c eu usar os filamente em serie ou paralelo? (12 ou 6.3v) ja que a indutância do enrolamento mudaria logo a resposta em frequencia tbm....
nossa .. tu nao esta confundindo algo nao?frequencia em trafo de alimentação?

Por ultimo, nao sei c vc conhece o multsim9, mas estou tendo um problema com ele. Qnd jogo um sinal na entrada ele da erro de "Timestep Too Small" o que impossibilita eu checar o sinal na saida com o osciloscópio

tah ae .. não uso .. eu a algum tempo aprendi toscamente usar o Eagle, portanto não faço simulação qqer ...

Ah! Outra coisa.... o uso de ponte retificadora não se faz justamente para eliminar a necessidade de tomada central? eu não poderia usar simplesmente um trafo 0-250v? o esquema mostra um trafo com tap, isso tem a ver com estabilidade ou algo do tipo? dei uma procurada por alto ake mas vou continuar procurando sobre o assunto...

não ... a ponte retificadora em trafos de 3 fios no secundário pode ser utilizada para fazer fonte simétrica, ainda para dobrar o valor de tensão de saída do trafo qdo não se utiliza o tap ... e com isso ter uma onda completa na senoide ... necessitando assim em alguns casos de menos filtragem ...

se quiser podemos discutir depois por msn ... ok?

stomp_handmade no hotmail ponto com ..

abrax

w4rl0ck
Veterano
# mar/07
· votar


ao fato de ser DC eh pq eu ja ouvi dizer q a alimentação AC poderia causar problema de hum (os 60hz) e simplesmente ter de retificar e estabilizar nao custaria tanto assim em função de uma tensão bem regulada e filtrada.

Quanto a parte da frequência eu realmente viajei, tava pensando muito alem uheauheah... mais em trafos de saida eu acho =( mas vc acredita q há alguma diferença? pq em 12v o trafo ficaria menor, consequentemente mais barato tbm ... ja q o trafo vai ser o mais caro da lista e provavelmente nao mto reutilizavel qnt as valvulas podem ser. Digo isso pq normalmente vejo a alimentação dos filamentos em parelelo e não em série.


Quanto ao trafo, justamente isso, eu poderia ter apenas um enrolamento do tipo 0-250v ao invez de 250-0-250 q equivaleria a 500v como vc disse, ou seja, bem mais voltas....

os datasheets q achei de valvulas eram BEM simples alguns nem traziam a pinagem da valvula... mas vou dar uma lida melhor aki


Esse será meu primeiro projeto valvulado, eh uma começo para estudos tbm. Uma outra opção seria o Real Mctube mas pelo sound samples q vi eu gostei bastante do Soldano GTO =]

e vou te adicionar aki no msn .... valeu ae pelas respostas

w4rl0ck
Veterano
# mar/07
· votar


ahh! pensei aki um pokinho (nao custa nada neh hehehe)

Se eu ligar em série (12v) nao me garante q as duas valvulas sejam iguais e consuman cada uma metade da voltagem.... acho q vou de 6.3v mesmo =]

amanha acho q vou cotar qnt fica o trafo e ver c o projeto eh viavel =]

w4rl0ck
Veterano
# mar/07 · Editado por: w4rl0ck
· votar


ae!! consegui rodar o circuito no multisim9.... \o/

acho que ele nao deixa eu trabalhar a valvula em pontos em q ela distorce soh pode... pq qnd eu aumento o volume ou ganho demais ele da o erro... ai diminuo o sinal na entrada e mesmo conseguindo uma saida maior ele deixa... mas a onda na saida nao sofre nenhum tipo de clipagem.... continua uma senoide bunitinha... =/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Soldano GTO pedal