Como testar capacitores sem capacimetro ? & Problemas montando...

    Autor Mensagem
    _bogus_
    Veterano
    # ago/05


    Tipo, primeiro queria pedir ajuda pra testar capacitores sem capacimetro, porque meu multimetro nao tem essa funcao. Tem como testar sem ? Talvez com multimetro em outro "modo" de teste...

    --------------------

    Agora sobre problemas montando os pedais. Faz tempo já que eu montei o BSIAB II do www.generalguitargadgets.com, mas ele nao funcionou. Também tentei o BOSS mas nao continuei pq tive alguns problemas com a placa e pretendo refaze-lo. O unico pedal q eu consegui fazer foi o BPMod, que é uma mistura do Baby Distortion e do Pentelhinho's Overdrive (soh adicionei uma chave pra escolher a distorcao) do site www.mkzstompbox.cjb.net .

    Agora estou refazendo o BSIAB II. Já fiz uma placa nova (a que eu fiz por primeiro tinha 10x15cm hahaha...), soldei tudo, e estava conferindo os componentes pra ver se tinha algo queimado e surgiu o problema de como medir os capacitores.

    Apesar de ainda nao ter testado os capacitores, acredito que estejam todos OK, e nao entendi ainda o porque de nao funcionar. Ele funciona desligado, e acende o LED quando ligado, mas só da ruído. Liguei no som pra nao ter que ficar tocando a guitarra, e quando aumento bastante o volume do som (muito mesmo), ele sai bem baixinho...

    Outro detalhe é que com bateria ele nao funcionou, mas acho que isso eh porque o jack DC ta com problema (pecinhas de plastico eh uma bosta pra soldar :X), mas sei la, queria uma dica.. nenhum pedal funciona logo de cara quando eu monto, tive q pensar muito pra conseguir resolver o problema do BPMod... mas... eh isso :P

    oldmonkey
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    so da pra testar caps de valor acima de 1uF com multimetro comum (se for analogico de ponteiro), ao encostar as pontas no cap (fora do circuito) o ponteiro move um pouquinho ao carregar o cap. pra testar de novo eh so curto circuitar os terminais do cap para decarrega-lo (se for de alta tensao eh meio perigoso decarregar assim).

    ballyhoo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    se for capacitores ceramicos ou poliester de baixo valor, com o circuito funcionando vc encosta o ferro de solda quente no capacitor que tiver desconfiado e ouve o som como fica, essa é uma dica usada em reparos de rádio, tvs, etc...

    _bogus_
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Tipo, um amigo meu me disse como testar capacitores ceramicos usando o multimetro digital com o ponteiro na escala de ohms, q ele ia subir e ficar 001 no visor se tivesse td ok...

    Ai tipo eu fui ver a lista de materiais pq ele flw pra mim q o material influenciava... o meu acho q ta tudo certo, soh tem duas coisas diferentes: um cap. de 150pF q era pra ser ceramico e eh de filme (poliester, sei la, ta igual a maioria dos caps no projeto, e eles tao iguais aos q o cara usou na foto), e um capacitor q era pra ser de SILVER MICA ou POLISTYRENE (nao faco ideia do q seja),e tambem eh do mesmo material do q os outros.... me preocupei mais com esse ultimo por ser um material meio estranho q eu nunca vi :P

    tem problema sera ????

    Aproveitando , como testo os capacitores de... filme, ou poliester.. tipo os meus sao uns verdinhos, tem laranjado tb, e azul, dum material q parece plastico, iguais esse: http://www.atlascomponentes.com.br/images/html/capacitores180PXW_ps.jp g

    (esse eu encontrei procurando "capacitor poliester" no google, mas procurando por "capacitor film" acha um igual :P acho q eh mesma coisa)

    flw...

    eberdugo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    pessoal...

    eu testo capacitor com sinal de áudio.

    é muito simples!!!

    até agora pouco eu estava quebrando a cabeça para fazer um clone do guv nor funcionar... agora já tá funcionando.

    é só fazer o circuitinho de audio probe... ou INJETOR DE SINAIS, como tá no site www.handmade.com.br...

    aquele circuito serve pra gerar um sinal de aúdio.

    do circuito, vão sair dois fios... um positivo e outro negativo. quando vc encostar ele no seu cabo P10 que vai tá ligado na sua caixa de som, vai dar um apito. quero dizer... o seu cabo vai ter uma ponta na caixa de som, e a outra ponta livre, certo? qd vc encostar o injetor de sinais ali, ele gera um som de apito.

    isso quer dizer que o som passou pelo cabo.

    basta desencostar o positivo, e colocar um capacitor ali no meio, fazendo a ligação do circuitinho com o cabo P10 que tá ligado na sua caixa por meio do capacitor.

    se vc continuar ouvindo o apito, é pq o capacitor tá bom!!!

    alguns capacitores mudam um pouco a frequencia do apito. entao é sempre bom ter um capacitor ao lado do mesmo valor, que vc tenha certeza que ele está 100% bom, para comparar o som - um capacitor novo.

    oq eu fiz pra resolver o meu guv nor agora pouco foi isso...

    mas no fim das contas, era a porra do LED!!!

    arranquei o led, medi ele, e ele não tava conduzindo... botei um diodo no lugar e funcionou.

    se alguém mais usa o circuito de INJETOR DE SINAIS para testar capacitores, dá um toque... as vezes existem mais curiosidades a respeito.

    mas é muito legal. o circuitinho de injetor é um avanço... pq na verdade, vc pode usar um walkman pra gerar sinal de audio.

    basta fazer um cabo pro walkman, e deixar a outra ponta sem conector... só com o fio... e o usar os fiozinhos pra injetar audio... o principio é o mesmo!

    até mais!

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Aproveitando o tópico, para não criar um:


    alguém sabe de algum circuitinho (que dê para ser montado numa protoboard) que dê para testar o capacitor?

    eu não creio que o teste com multimetro digital seja definitivo. Deve ter algum circuitinho que dependa do capacitor para funcionar bem, talvez algum pisca-pisca com 555, sei lá.

    Alguém sabe ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como testar capacitores sem capacimetro ? & Problemas montando...