Montando um pedal. ajuda com capacitores.

    Autor Mensagem
    DOLLAR
    Veterano
    # fev/09


    Bom pessoal,

    estou montando um Marshall Guv'nor, gostaria de saber se ao invés de usar capcitores poliester/ceramico, eu usar eletrolitico, tem algum problema? vai interferior no timbre?

    fabãorenato
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Cada um tem sua função. Mas vem cá...qual o problema com os capacitores cerâmicos?..sem contar que, qualquer mudança influencia no timbre sim, podendo até não funcionar

    DOLLAR
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    pq eu já comprei esses capacitores, sei que é barato e tal, mas é que não vou na loja de eletronica agora e vou começar a montar hj. Dei uma pesquisada no google, vi que pra eletrônica não faz diferença, oque importa eh a capacitancia, mas queria saber se vale o mesmo pra audio.

    wppereira
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    DOLLAR
    Eletronicamente não faz diferença mermão. Só toma cuidado com a polaridade deles!

    Quanto ao timbre, com certeza vai haver uma alteração...

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    DOLLAR
    fabãorenato
    Cara olha o que eu li... em http://tubeamps.com.br/lendas.htm
    'Argumentam que o capacitor de poliéster apresentam um timbre mais "macio" que um de cerâmica. Mais "macio" significa (parece significar) com menos agudos, isso significa que o capacitor de poliéster apresenta uma capacitância maior que o equivalente cerâmico (se utilizado em filtro corta-altas). Então, deve-se concluir que um capacitor cerâmico de 10nF tem um timbre mais áspero que um capacitor de poliéster de 10nF. Ah sim, cerâmica ou poliéster são os isolantes utilizados no capacitor, não só o material do corpo. Isso significaria que o material isolante é que incide no timbre. '

    Abs

    fabãorenato
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Interessante!!! Cara eu queria muito entender não só de eletrônica mas também do que influencia o que em relação a timbre. Por mais que isso já esteja batido e com vários e vários engenheiros trabalhando no assunto. Imagine montar um pedalzinho desde o esquema ao pedal efetivamente!!!!
    Cara dá vontade de montar um minifuzz do bertola com cada tipo de elemento...só não tenho saco de fazer conta...e olhe que minha área é de exatas...faço ci~encias atuariais...e cursei 2 anos de matemática...
    vc chegou a fazer o esquema dos diodos em série no minifuzz...
    eu tenho colocado uns post la mas o topico caiu no esquecimento.

    macaco veio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    'Argumentam que o capacitor de poliéster apresentam um timbre mais "macio" que um de cerâmica. Mais "macio" significa (parece significar) com menos agudos, isso significa que o capacitor de poliéster apresenta uma capacitância maior que o equivalente cerâmico (se utilizado em filtro corta-altas)
    que balela. a capacitancia eh a mesma. a frequencia de atuacao eh que eh diferente diferenciando assim nos harmonicos. o ceramico consegue atuar nas frequencias mais altas (entao cortaria mais harmonicos).
    se montar varios circuitos iguais com caps diferentes todos vao soar diferentes muito mais devido ao percentual de erro de valores dos caps do que do material. nos de ceramicas o erro eh enorme (dois com valores exatamentes iguais eh rarissimo, quase impossivel achar).
    so de esquentar com ferro na hora de soldar muitos caps ja mudam o valor com o calor.
    na ordem de fidelidade (do valor) estao nessa ordem, mica, poliestireno, poliester, eletrolitico e ceramica (os dois ultimos eh dificil dizer qual eh pior). papel e oleo esses eu nem sei.
    no tempo de vida o poliester e o eletrolitico sao os piores, acho o poliester pior porque simplesmente ele se desmancha.

    DOLLAR
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    montei o circutio usando ceramica e poliester....

    ...testei e funfou legal, soh que ainda não montei na caixa...tah tudo espalhado....rsrs

    o que eh melhor, comprar aquelas caixas de metal ou brindar um de plástico?

    sendo que a de plástico é bem mais barata....


    montei um esquema, que tem uma chavinha que seleciona, entre "leds" ou "diodos 1n914", fazendo assim uma mudança de timbre. mas na pratica não munda muito o timbre, quase nada....alguem recomenda alguma outra coisa que mude bastane o timbre?

    DOLLAR
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    up

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    DOLLAR
    Cara, eu faço o seguinte:
    Uso a Patola PB108 e mando fazer uma base de ferro para ela. Fica bom, dá "base" ao pedal, e ligo o terra nela, dando bom aterramento.
    Abç

    DOLLAR
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Como que coloca terra no pedal?

    tipo, vou ter que puxar um fio do terra da tomada e ligar no pedal?



    Esses pedais handmade, ficam tão bons qtos os originais?


    alguem sabe outro diodo que altera bem o timbre?

    Van_Lorien
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    DOLLAR
    Tu pode aterrar o pedal ligando qualquer fio de terra do circuito do pedal na carcaça de metal ou forrada internamente com papel alumínio. Olha, às vezes ficam, mas normalmente variam, até porque nem sempre se consegue exatamente os mesmos componentes do original. Uma das grandes vantagens de montar seus próprios pedais, é que além do preço em conta e de adquirir conhecimentos de eletrônica, mais pra frente dá pra "customizar" eles. Por exemplo, eu tinha um MXR Distortion Plus montado por mim que tinha uma chave pra escolher o tipo de diodo e se a distorção ia ser simétrica ou assimétrica.

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    DOLLAR

    1n60, 1n34, da pra usar Mosfets tambem, além de diodos Retificadores e Schottky

    DOLLAR
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Van_Lorien

    Qdo vc diz em pegar qq fio de terra do pedal, é o "negativo" do pedal?

    Van_Lorien
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    DOLLAR
    Não, o Ground (GND). É que não me lembro agora de cabeça se o GND é o negativo também, espera alguém com mais conhecimentos responder com certeza.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    DOLLAR
    Cara, no circuito há uma "saída" para a terra, de signada por um símbolo que parece uma "árvore de natal" invertida. É esse fio que é ligado à carcaça do pedal.
    Abç

    leviribeiro
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    po, que legal cara...

    eu faço faculdade de sistemas eletronicos, mas nao tenho paciencia pra montar esses pedais...

    já basta os trabalhos que tenho pra fazer na facul!
    IASIUSHSOISJOIJ

    eu e meu amigo estamos querendo montar amplificadores ^^

    macaco veio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    "árvore de natal" invertida.
    muito boa, so nao entendi porque precisa ser de natal.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    macaco veio
    Foi o que veio à mente no momento, eh,eh,eh.....
    Abç

    DOLLAR
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    tipo onde?

    http://www.generalguitargadgets.com/pdf/ggg_mgv_org_sc.pdf

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    DOLLAR

    tipo metade dos componentes ai como o R16 logo no inicio do circuito...

    DOLLAR
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Henrique S.


    sei que esse símbolo é de terra, mas tbm não é o negativo do circuito?

    eu posso puxar um fio de qualquer um desses pontos e ligar na carcaça? eu acho que vai aumentar o ruído, não?

    DOLLAR
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    up

    diego gr
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Van_Lorien
    Por exemplo, eu tinha um MXR Distortion Plus montado por mim que tinha uma chave pra escolher o tipo de diodo e se a distorção ia ser simétrica ou assimétrica.

    o isso muda o timbre ou é imperceptível??

    DOLLAR
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    eu posso pegar qualquer um desses pontos gnd e ligar na carcaça?

    macaco veio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    sim, porem geralmente um ponto negativo mais perto da fonte de alimentacao eh melhor. depende do circuito, em alguns faz muita influencia quanto a ruidos, outros nao.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montando um pedal. ajuda com capacitores.