Wahwah Crybaby GCB95, modifique-o e tenha o timbre de qualquer outro wahwah!!!!!

Autor Mensagem
Rowashburn
Veterano
# jul/05 · Editado por: Rowashburn


E aí galera, olhem só, eu achei um artigo sobre o Wahwah Crybaby GCB95, com várias modificações que vc pode fazer nele, desde True Bypass, remoção do buffer, modificações no alcance do efeito e no timbre tbm!!!!!

O link é esse aqui!!!

O artigo está todo em inglês, começa ensinando a fazer o true bypass com ou sem a remoção do buffer PCB.

Com a remoção do buffer, segundo o artigo, o wahwah já vai soar melhor, pois vc retira do sinal um transistor e outros componentes...

( tô esperando o Baruch_Kata enviar uma DPDT pra mim para que eu possa fazer...)

No final do artigo ensina a fazer a mudança no alcance do efeito, podendo cortar aqueles agudos estridentes de quando vc pisa nele até o fim...( já fiz isso no meu, e ficou muito bom!!! E a modificação nem é feita trocando nenhum componente, é bem fácil de fazer... )


Agora o detalhe é a mudança no timbre do efeito, por trocas de componentes...

...existem várias mudanças, como mudança no ganho do wahwah, mudança para boost de médios...

... no final do artigo diz: Vocal mod - q é a troca de um resistor, que originalmente é de 33K por um de 68K, isso faz com que o pedal soe mais woh do que wah...( segundo o artigo, isso é a principal diferença entre os Dunlop e os Vox.

...tbm diz:Adjustable - external pot- q é a modificação que existe no GCB95Q, no qual vc pode oscilar entre o wah e o woh, por um potenciômetro instalado na lateral do pedal...


...e é exatamente essa a minha dúvida. Eu li o artigo mas não consegui entender como fazer essa modificação ( não entendo nada de eletrônica, só vou fazendo as modificações segundo o que o artigo diz )...

...alguém aí consegue entender e me explicar como fazê-la?!?!?!


Valeu!!!!!!!

Rowashburn
Veterano
# jul/05
· votar


up nesse trem!!!!!

SuperGeo
Veterano
# jul/05
· votar


um jeito de fazer

dessolda uma perna do resistor de 33k. pega um fio, um lado vc solda nessa perna solda do resistor, e o outro lado vc solda num dos terminais externos do potenciometro. ai vc pega outro fio. um lado dele vc solda no terminal do MEIO do potenciometro, e o outrolado vc solda no buraquinho que tava aquela perna do resistor

SuperGeo
Veterano
# jul/05 · Editado por: SuperGeo
· votar


ele esta assim

o--||||||--o

vai ficar assim: ( ~ fio )
|#|
||||||--~~~~~~~~~~~~ 1_ |#|
/ |#|
o o~~~~~~~~~~~~ 2 _ <-- POTENCIOMETRO

_ 3 _
| |
| |
_______
| | |
1 2 3


Rowashburn
Veterano
# jul/05
· votar


SuperGeo
Valeu cara!! Mas eu tava lendo que é mais de um resistor, vc desolda um e coloca mais outro...sei lá...

SuperGeo
Veterano
# jul/05
· votar


se você quiser você pode substituir por completo


mas é melhor botar em série, porque qualquer coisa você pode voltar ao normal, só 'zerando' o potenciometro.

SuperGeo
Veterano
# jul/05
· votar


"Also, when you add an external pot, it's wise to put it in series with a resistor (either the existing one, or one with a lower value). Outside pots can be adjusted by mistake, and the series resistor will act as a safeguard, setting the minimum resistance available."

Rowashburn
Veterano
# jul/05
· votar


SuperGeo
Pô mano, valeu!!!!!! Mas o valor do potenciômetro é de 100K?!?! Eu tava lendo, mas não entendi direito...

...e qual das perninhas eu desoldo??? Mas por não colocar o resistor de 68K como o som vai mudar?!?!

Foi mal a encheção, mas é que eu não manjo mesmo.

Tiruk
Veterano
# jul/05
· votar


to quase comprando uma carcaça de algum pifado e montando um crybaby viu..

Rowashburn
Veterano
# jul/05
· votar


Tiruk
:P hehehehehehe

MyNameIsRevolution
Veterano
# jul/05
· votar


Rowashburn

Se naum ce segura um pedal original neh?!, toda hora se vem com essas modificações kra uehauehauhe

Rowashburn
Veterano
# jul/05
· votar


MyNameIsRevolution
UAHUAHAUHAUHAUHA, oras mano, até agora as modificações sugerem melhorar o pedal!!!!

Rowashburn
Veterano
# jul/05
· votar


MyNameIsRevolution
...ou algo melhor ainda, encontrar um timbre só seu.

Rowashburn
Veterano
# jul/05
· votar


up up up!!!!!O valor do potenciômetro é de 100K?!?! Eu tava lendo, mas não entendi direito...

...e qual das perninhas eu desoldo??? Mas por não colocar o resistor de 68K como o som vai mudar?!?!


Rowashburn
Veterano
# jul/05
· votar


vixi, up de novo!

Rowashburn
Veterano
# jul/05
· votar


O valor do potenciômetro é de 100K?!?! Eu tava lendo, mas não entendi direito...

...e qual das perninhas eu desoldo??? Mas por não colocar o resistor de 68K como o som vai mudar?!?!

DeFaCe_
Veterano
# jul/05
· votar


up pro Rowashburn

SuperGeo
Veterano
# jul/05
· votar


O valor do potenciômetro é de 100K?!?! Eu tava lendo, mas não entendi direito...

eles falam em usar um de 100k, mas acredito que possa ser usado um de 50, ou outro valor ai, a unica coisa que vai mudar é que quanto maior o valor do potenciometro, maior disponibilidades de valores vc vai ter

com um pot de 100k vc pode ajustar de 33k (minimo) até 133k (33 + 100 - maximo)

então, ajustando o pot vc pode conseguir o valor de 68k que eles falam tambem

...e qual das perninhas eu desoldo??? Mas por não colocar o resistor de 68K como o som vai mudar?!?!

dessolda qualquer uma das perninhas, mas tem que ser uma só hehe

Rowashburn
Veterano
# jul/05
· votar


up pro Rowashburn

hehehehe, valeu cara!!!!

SuperGeo
Pô mano, valeu, vou procurar essa semana as coisas que eu preciso pra fazer a modificação, e tentar fazê-la....


...eu li em outro tópico, algo que dizia que esse sistema de true bypass estala quando o pedal é acionado, isso é fato??? O estalo é muito perceptível??? Como faço pra não acontecer isso??!?!?!

Rowashburn
Veterano
# jul/05
· votar


pedrobrito
Valeu!
( up disfarçado )

SuperGeo
Veterano
# jul/05
· votar


não sei dizer se vai estalar ou não

acredito que não tera problemas, mas se der algum estalo seria interessante adicionar um resistor de 2M2 ou 1M da entrada do circuito pro terra

Rowashburn
Veterano
# jul/05
· votar


SuperGeo
acredito que não tera problemas, mas se der algum estalo seria interessante adicionar um resistor de 2M2 ou 1M da entrada do circuito pro terra

Aonde?!?! Olha só esse esquema aqui, onde eu coloco o resistor!?!?!

Rowashburn
Veterano
# jul/05
· votar


up!

Ah, e com esse resistor não vai abaixar o volume do pedal quando ligado?!?!?!?!

SuperGeo
Veterano
# jul/05
· votar


pelo que eu entendi ai, seria do fio verde pro terra

não baixa não

Rowashburn
Veterano
# ago/05
· votar


SuperGeo
Coloco esse resistor em linha no fio verde então?!

Alguém mais que entende, dá uma olhada no link ali em cima!!!!!!!

Rowashburn
Veterano
# ago/05
· votar


subindo!!!!!!!!!

Rowashburn
Veterano
# ago/05
· votar



e-------Super--------------------------------------------
B---------------UP---------------------------------------
G----------------------seu-------------------------------
D------------------------------AMIIIIIIIIGO!!!-----------
A--------------------------------------------------------
E--------------------------------------------------------


SuperGeo
Veterano
# ago/05
· votar


solda uma perna do resistor no GROUND e a outra em qualquer ponto do fio verde

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Wahwah Crybaby GCB95, modifique-o e tenha o timbre de qualquer outro wahwah!!!!!