tons e surdos -- como deixar a afinacao??

    Autor Mensagem
    piruka2929
    Veterano
    # jul/05


    Aee
    eu sei q isso nao eh uma regar geral...
    mas eu queria saber como vcs afinam os tons e o surdo...tipo nao como vcs fazem pra afina mais qual vcs deixam mais graves em relacao aos otros

    tipo, o primeiro tom tem q ficar mais agudo q o segudo certo?
    o primeiro tem que ficar mais "apertado" do q o segundo ne?ou seja, o primeiro eu tenho q apertar mais e deixa-lo mais agudo em relaccao ao segundo, q ficaria mais solto e consequentemente mais grave
    eh issu??

    e o surdo??
    como vcs deixam ele??
    mais "apertado" ou mais "solto" en relacao aos tons??

    eh claro q grave e agudo relativamente falando


    nao sei se fui claro, mais para os q entenderam, queria saber como vcs afinam, qual vcs deixam mais grave, e qual mais agudo

    abracos

    Amok
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Bom, cara, comece usando um pouco a Busca com a palavra "afinação", no tópico em Stick do Dreamchaser e no tópico "sobre cascos". Vc vai ter várias dicas.
    O aperto não tem que ser necessariamente maior em tons menores, porque o tambor, sendo menor, já emite sons mais agudos. Na verdade, se vc subir muito a afinação, o som será "estrangulado" e a vibração da pele ressoará menos no casco. Tambores de medidas iguais ou muito próximas podem ter alguma diferença na tensão das peles para gerarem sons diferentes, mas sempre dentro de sua tessitura. Tessitura é o "alcance" de frequencia que o tambor tem, ou seja, é o intervalo de tensão das peles em que o casco é capaz de ressoar com elas. Se vc afinar as peles fora da tessitura, o som vai sair com um timbre pouco natural, só da pele. No final, a tensão da peles acaba sendo muito próxima entre as peles dos tambores de diferentes tamanhos, e isso, ainda assim, resulta em frequencias diferentes graças a diferença de tamanho (e tessitura) entre eles.

    [ ]´s

    boi
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eu geralmente me baseio pelo bumbo.
    Afino ele primeiro, deixando no meu gosto, dai eu afino os tons dando efeito gradual em cada um, e por ultimo o surdo. Vc deve ir subindo a tonalidade do som.

    O bumbo é meio q uma base intermediaria entre tom e surdo.

    piruka2929
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Amok
    boi
    valeu caras...mais tipo, o surdo tem q ficar mais apertado ou mais solto??

    Bernard Kopper
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    loko au procuro soltar bem as peles dos tons e ir apertando, quando eu acho q o primeiro ton tah fera, eu procuro deixar o segundo um pouko mais grave. jah o surdo aperto mais em baixo, e deixo em cima mais solto....abraço!

    Marcelo HC
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Cara não entendo muito de afinação mais ja vi pessoas que se dedicarão muito a isntrumentos de percução(de peles)!!!!!!!!

    Enfim uma boa dica para sua afinação ficar boa e vc afinar no começo afinando em cruz!!!!

    Amok
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    piruka2929

    Como eu disse, pode até ficar com a tensão igual à dos tons. Vc tem que respeitar a tessitura do tambor. A tensão sozinha não determina o timbre do tambor. O que determina é o tamanho dele. Vc nunca vai conseguir fazer um surdo de 16" soar na mesma altura que um tom de 10", por mais que vc aperte a pele do surdo. O de 16 sempre vai ser mais grave. Por uma questão de tessitura, normalmente as peles de tambores maiores (bumbo e surdos) são afinadas com tensão mais baixa

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tons e surdos -- como deixar a afinacao??