afinaçao pesada pra tons e surdo

    Autor Mensagem
    DbL_PeDaL
    Veterano
    # jan/07


    gente....eu sou novato por aki e presciso de uma ajudinha...
    eu toko em uma banda de heavy metal e hard rock...
    e gostaria de saber se alguem tem uma dica pra afinar os tons e o surdo de jeito q saia um som definido e grave,mas q soe bem...mais ou menos explicando pq eu nao conheço mt bem os termos tecnicos...
    po se alguem souber peço eesa ajudinha!!

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    DbL_PeDaL

    Primeiro tire todos os abafadores de seus tons, depois vá brincando com a afinação até achar o som que mais lhe agrade, se estiver sobrando muito tente dar uma puxadinha a mais em uma castanha.
    Pele resposta é bom vc mexer depois q jah sabe qual será a base do som de seus tons. Assim vc ira definir se o decay será maior ou menor e se ele vai aumentar a frenquência da nota ou diminuir.
    não lembro direito agora mas acho que se vc apertar mais a pele resposta, terá um decay mais curto e tendendo a subir a frequência. Soltando mais, terá o contrário, decay maior e tendendo a descer a frequência.
    Se mesmo assim não der muito jeito use os abafadores, mas cuidado para não matar o som.

    DbL_PeDaL
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    kra eu nao intendo mt bem ainda desse termos tecnicos...
    vc pode me explicar o q eh decay?

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    DbL_PeDaL

    decay é o "tamanho" da nota tocada, tipo, se tu afrouxar mais as peles respostas vc terá um som mais longo, e se apertar mais terá um som mais curto.

    DbL_PeDaL
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    ah sim.......
    intendi.....
    po tava olhando o glossario e achei meio dificil de entender....mas agora ja entendi...
    mas qual a diferença de decay e sustain??

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    DbL_PeDaL

    aí tu me pegou bixo. não sei qual que vem primeiro, tem uma ordem, tipo:
    1º - Ataque
    2º - Decay
    3º - Sustain

    não lembro qual era a ordem certa.

    acho que o decay é o decaimento original da nota tocada, e o sustain é uma sustentação da nota, que no caso o musico vai ter que fazer (ex: sustentação nos pratos, fica com akele som constante). acho que é isso.

    AMOK!!! SOCORRO!!!

    DbL_PeDaL
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    putz....ta complicando cada vez mais!!!

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    ahh desisto, não sei como explicar, sou iniciante tb.

    leossampaio
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    cara eu toco esse msm estilo e a minha batera (rmv scorpion) eu afino da seguinte forma:

    a pele batedeira eu afino em uma tensão media e a resposta com um afinação média alta assim ela terá um som pesado com um kick leve e uma boa sustentação de som

    como saber se a tensão é média?
    eu faço assim solto a pele e aperto os parafusos com os dedos daí eu aperto o meio da pele com um dedo sem por muita força e vou girando os parafusos até desenrugarem e na resposta eu faço a msm coisa só q eu qndo aperto a pele no meio eu ponho um pouquinho mais de força para ela enrugar mais, consequentemente eu terei q mapertar mais os parafusos!

    qq coisa me add no msn ai leovassoura@hotmail.com

    DrummerZ
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    DbL_PeDaL
    Hmm.. pelo q entendi no glossário, o sustain é o som q se prolonga logo após q vc bate em uma peça (tambor ou prato). Já o decay é a diminuição do som conforme ele cessa após o ataque e o sustain.
    Em onomatopéia geral e bruta seria algo do tipo tUUum. O 't' é o primeiro ataque desferido, o 'UU' é o sustain, e o 'um' é o decay.
    Fico idiota o exemplo, ms foi uq consegui pensar. Espero q tenha ajudado.

    Abraços!

    DbL_PeDaL
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    DrummerZ

    po kra....achu a onomatopeia voi o melhor jeito prara o meu aprendizado!!!fiko bizzaro mas deu pra entender trankilo!!!brigadao!!

    leossampaio

    po kra blz....vou tentar seguir suas dicas aki
    brigado pela ajuda!!

    Amok
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    DrummerZ
    Isso ae...
    Eu não conseguiria explicar melhor.

    DbL_PeDaL
    Diz ae, qual é teu equipamento ? Marca da batera, peles, se usa algum abafamento.

    [ ]´s

    sIAMESE
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    DrummerZ

    Poxa, que belo exemplo!

    DbL_PeDaL
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: DbL_PeDaL
    · votar


    po eu tenho uma turbo...
    e usi peles batedeiras encore by remo....hidraulicas...e a do bumbo eh pin-stripe made in USA...tb da remo
    uso abafamento soh no bumbo....mas com ele eu nao tenho problema nao....eh pq tipo....os meus tons tao com um som meio "prolongado"
    tipo...eu bato e eles fikam com tipo um zumbido no final....intende?
    eh isso ae....
    se poder ajudar agradeço mt!!

    sIAMESE
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    DbL_PeDaL

    Tenho o mesmo problema.

    Acho que isso se chama ressonância.

    Irei colocar peles porosas na minha pois aí a coisa fica boa.

    DbL_PeDaL
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    o problema eh q eu nao tenho mais dinhero pra trokar peles...

    DbL_PeDaL
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    ah lembrei...
    eu uso umas dobras de guadanapo presas no interior das peles batdedeiras...duas em cada pele....menos na do bumbo....que eu uso um cobertor enrolado em encosto com a batedera

    Amok
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    DbL_PeDaL
    E nas respostas dos tons ? Tá usando o que ? Se quiser fazer um teste meio doido, experimente o seguinte: troque as peles batedeira e de resposta de posição. Afine a "nova" batedeira mais pro grave; use uns abafadores se necessário. Afine a "nova" resposta (as Encore) um pouco acima do som das batedeiras.
    Essa tática é bem incomum, mas pode funcionar por causa do seguinte: tua queixa é excesso de sustain e vc quer um som mais seco. As peles de resposta são responsáveis por boa parte do sustain e do volume dos tons. As pin-stripe afinadas com tensão média/alta tendem a cantar um pouco. Colocando essas na resposta, devem abafar um pouco o sustain sem matar em excesso. Peles finas no ataque tendem a gerar muitos harmônicos, daí a necessidade de uma afinação baixa e algum abafamento (guardanapos, etc.), mas vai melhorar o ataque.

    Aguardo os xingamentos.

    [ ]´s

    DbL_PeDaL
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    po kra....num tem essa nao....aqui o td mundo eh "irmao"!!mas...

    ate pode ser uma boa...vc conseguiu compreeder bem o meu problema...mas o meu medo eh q as peles respostas sao as q vieram na batera...e sao mt finas como o normal pra uma pele resposta....e se acontecer alguma coisa no mometo eu nao sei oq vai ser....pq eu tenho mais 3 ensaios com a banda essa semana ja q temos duas apresentaçoes ainda nesse mes...entao nao sei se eu posso confiar na qualidade das peles resposta...

    Amok
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Amok
    · votar


    DbL_PeDaL
    Entendi. Então experimente abaixar a afinação, tanto das batedeiras quanto das respostas; coloque umas fitas crepe nas respostas. Afine as respostas um pouco mais alto que as batedeiras. Vc tem as batedeiras originais ? Se ainda tiver, experimente colocálas na resposta.
    Boa sorte.

    [ ]´s

    DbL_PeDaL
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    blz....vou tentar aki...obrigado pelas dicas kra!!vc eh mt bom nisso!!!

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Amok você é O Cara!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a afinaçao pesada pra tons e surdo