【FIXO】 Dicas para comprar um bom instrumento (Não leve gato por lebre)

Autor Mensagem
Is This It
Veterano
# abr/05 · Editado por: Is This It


Bom, todo dia aparecem tópicos de "qual bateria comprar" ou "qual a sua opinião" ou "fiz uma boa compra?".

Até eu já fiz um tópico desses certo dia na minha curta vida, então resolvi escrever esse tópico para sanar as dúvidas de todo o baterista iniciante que não tem conhecimento o suficiente (ainda) para avaliar um bom instrumento.

Antes de tudo, a maioria dos vendedores quer dar uma de "espertos", tentando te empurrar um produtos sem dar as informações corretas sobre o dito-cujo. Mesmo que não estejam com má intenção, eles não tocam bateria e não vão poder te dar a orientação correta sobre o que é um bom instrumento.Procurar o site da marca ou do luthier é uma boa solução. Internet é uma das melhores fontes para material referente à bateria.

Primeiramente, um bom instrumento em qualquer situação é o que faz um som bom (relativo, para todos os ouvidos) . O som deve ser agradável para você, e não para quem ouve em volta (até porque se ele é agradável pra você, provavelmente agradará os ouvidos de um leigo).

Depois vem a situação em que você se encontra (espaço e disponibilidade para fazer barulho, grana), o estilo que você toca (ninguém toca bossa com bumbo de 24"), se você precisa de uma bateria pra por na estrada, pra tocar em casa, se você tem pouco espaço, etc.

A alma da bateria é a madeira. Por mais que uma bateria tenha ferragens ótimas, se a madeira for ruim, a bateria vai ser consequentemente fraca (em termos de som), também. Madeiras de alta densidade como maple e birch são mais ressonantes do que o basswood, por exemplo, que é uma madeira que tem overtones muito acentuados e pouca definição , o que impede você de usar peles mais finas, como a remo ambassador ou a diplomat, porque senão o som vai ficar totalmente desagradável e irritante.
Sugestão: Veja o tópico do amok sobre cascos:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/76395/

Madeiras como Maple (Bordo), Birch (Bétula), Mogno (Mahogany), Oak (Carvalho) , Beech (Faia), Copaíba, Cedro Rosa, Imbnuia, Pinho, Araucária, Freijó, Marfim, Bapeva, , entre outras são próprias para a fabricação de tambores, cada uma com suas características singulares... Lembrando que às vezes se misturam as madeiras para resultados distintos.

Lembrando que não basta o tipo da madeira, mas a seleção, corte, secagem, idade, construção do casco, número de folhas, acabamento das bordas etc. que envolvem a qualidade do tambor ou não.

Select Wood, Basswood, Mahogany (Mogno) Filipino, Plywood, Poplar, Falkata entre outros, eu não gosto, apesar de terem um gravão, são pobres em volume, harmônicos e definição... É com elas que se fabricam a maioria das baterias intermediárias e iniciantes gringas.Geralmente os fabricantes colocam uma ou duas folhas de alguma madeira mais nobre para "enriquecer" um pouco mais o som.

Pergunte para o vendedor se ele sabe qual é a madeira da bateria que você for comprar, e cheque no site do fabricante.Certa vez eu fui perguntar na gang de que madeira era a sonor sh505, ele disse que era mapleburl (madeira que é mais cara), chequei na internet e era de basswood.

Muitos bateristas escolhem uma bateria em razão das peles que a acompanham, mas isso na minha opinião é totalmente errado, já que peles são totalmente substituíveis e gastam com o tempo. Outra coisa errada é escolher uma bateria porque ela vem com pratos. Prato que vem junto com bateria = lixo. Pode usar a tampa da panela da vovó que vale mais a pena.
Uma boa dica é comprar pratos de b8 (liga de pratos superior ao latão) nacionais. Marcas: Orion, Octagon, Harpy.

Outra que é de ainda maior valia: atualmente existe uma disponibilidade de pratos chineses, feitos de liga b20 (liga geralmente mais cara do que o b8) muito legais, e com preço muitas vezes ainda menor do que os nacionais b8. Marcas: Wuhan, Kashmir, Stagg. Os pratos de efeito (china type, splashes e staxes) dessas marcas são preferidos até por gente cheia da grana, tão grande o seu custo benefício. Muita gente acha os efeitos melhores do que Zildjian, Paiste e Sabian.

Pratos, segundo amok:

Vc tá começando ? Use os brazucas ! (e chineses)
Quer custo-benefício ? Brazucas top (menos a Octagon que tá fora da real). Harpy Krest é uma boa sugestão. (e chineses)
Quer um som pró ? Importados topo de linha.
Quer jogar dinheiro fora ? Compre importados pra iniciantes.

Quer fazer a coisa certa ? Use seu ouvido. Não dê atenção a marcas, marketing, grifes, empurrões de vendedores e palpites em geral (inclusive este)



Marca não é nada. Sendo radical, talvez não valha a pena comprar nada importado abaixo de 7.000 reais, pois comprar bateria que não seja top gringa, é jogar dinheiro fora. Existem baterias muito superiores e por preços bem menores fabricadas no brasil, veja aqui um exemplo:

mapex v+zildjian zbt+ferragens = 3900 reais aproximadamente

Por esse preço você vai ter uma bateria iniciante com som duvidoso e pratos sem volume ou definição, apesar desses produtos carregarem nomes como zildjian e mapex.

rmv concept+ rmv scorpion+ferragens = 3900 reais aproximadamente

Por esse preço você vai ter uma bateria TOP com um puta sonzaço e pratos que quebram a banca, apesar de não terem marca tão difundida.

Se você não tem dinheiro suficiente para comprar isso ( o que é muito provável) outras opções são muito adequadas, como a rmv road e a pinguim gênesis. Fischer também é uma ótima sugestão se você for pegar uma config Menor.

O set para iniciar que eu recomendo atualmente é a rmv road lacquer com pratos chineses ou nacionais. Sujeito a variações.Pode parecer clichê, que todo mundo recomende isso o tempo todo, mas é realmente o melhor custo benefício. Eu não gosto muito de rmv, fazer o que.

BNB, chuta que é macumba.Nem pintada de ouro.

Não farei um aprofundamento de usados, sinceramente porque não tenho saco. Peço que alguém o faça.

Baterias nacionais mais tops como Master, Odery e Luthier também são ótimas soluções pra quem quer algo top sem gastar tanta grana.
_______________________

Concluindo, existem muitas opções nacionais hoje em dia que superam os equivalentes gringos. Como as baterias das lojas nunca estão afinadas direito, sempre mal montadas, não dá pra ter muita noção do som.Mas tente ouvir a bateria antes de comprar, seja na casa de alguém ou em um estúdio etc. O som de um show ou de um cd nunca é equivalente ao som da bateria, pois existe o porém da equalização, trigger, tratamento etc etc.

Uma coisa que eu não gosto na minha persona é que eu me preocupo demais com equipamentos e não dou valor suficiente à técnica. Mas é assim mesmo, as pessoas geralmente querem saber é de equipar a batera, deixar ela bonita e pá. Mas nunca se esqueça que o que faz a diferença mesmo é a peça que fica em cima do banquinho.

Amok
Veterano
# abr/05
· votar


Is This It

AEEEWWW !!!
Aplausos veementes para a iniciativa !!! São tópicos como este que valorizam o fórum !!!

Parabéns, e faço votos pra este tópico entre em stick rapidinho !
Obrigado pelas referências !

[ ]´s

Orlandoooo
Veterano
# abr/05
· votar


rlz esse topic

Pedro Gazar
Veterano
# abr/05
· votar


AEEEWWW !!!
Aplausos veementes para a iniciativa !!!


apóio os aplausos!!!

Valeu Is This It !!!!
é desse tipo de coisa q esse fórum precisa...

Fryggy
Veterano
# abr/05
· votar


ótimo tópico... parabens

Amok
Veterano
# abr/05
· votar


Ô, dono do Tópico ! Pede ae pros moderadores colocarem em Stick. Tópicos como esse devem ser a primeira coisa que os novatos deveriam ler.

[ ]´s

leossampaio
Veterano
# abr/05 · Editado por: leossampaio
· votar


BNB, chuta que é macumba.Nem pintada de ouro.

po vei agente ranca o ouro dela e compra uma bateria hehehe

cara como eu gostaria de ter um conselho desses sei q nao fiz a coisa errada mas seria beem mais pratico se eu tivesse esse tipo de conselho

parabens cara

Is This It
Veterano
# abr/05
· votar


valeu galera !!
se vcs tiverem alguma coisa pra acrescentar no tópico, digam !!
e já fica o meu pedido registrado, se possível

Is This It
Veterano
# mai/05
· votar


sobe, sobe, não desce não !!

Amok
Veterano
# mai/05
· votar


AOS MODERADORES:

DADA A RELEVÂNCIA DESTE TÓPICO, SERIA POSSÍVEL A INCLUSÃO EM STICK ?

OBRIGADO

Is This It
Veterano
# mai/05
· votar


Amok
curto e grosso hein

mas acho q os nossos moderadores tiraram férias......

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


Make sticky!

Is This It
Veterano
# mai/05
· votar


ae !! valeu panucci !!

se alguém tiver algo pra acrescentar ao tópico, por favor, digam !!

Locohawa
Veterano
# mai/05
· votar


Muito bom o tópico! É bom voltar aqui e ver que a coisa andou pra frente :)
Só que ainda acho que falta um tópico completo com a análise de todos os principais produtos que nós vemos no mercado, mas está ótimo pros iniciantes que vêm ao fórum pela primeira vez.. com a mesma dúvida de sempre :)

Parabéns!

mallka
Veterano
# mai/05
· votar


aee pessoal, sou novo no forum, parece legal. boas vindas a mim! eheheh

Bond
Veterano
# mai/05
· votar


Parabéns! é de gente como vc que o mundo precisa. eu sou iniciante e vou seguir seus conselhos. ainda bem que li seu artigo. fiquei feliz por existir5 pessoas como vc neste site. vou frequentar mais vezes. desejo-lhe todo o sucesso, nao só profissional como pessoal também, vc é uma pessoa iluminada. Continue assim. Mais uma vez obrigada!!!

Amok
Veterano
# mai/05 · Editado por: Amok
· votar


Fica um convite aqui pro pessoal que adquiriu novos produtos: Postem aqui suas análises, blz ?

Munha última aquisição foi um par de pratos de chimbal !3" Harpy Krest.
Aqui está minha análise:

Este par de pratos foi comprado zerado na Teodoro Sampaio por R$ 280,00 em Março de 2005. A Linha Krest da Harpy é feita em Bronze “B15”, que é uma liga supostamente feita com 15% de estanho em sua composição. Escolhi esses pratos porque precisava de chimbais para tocar em baixo volume, mas que mantivessem um bom timbre.
Os pratos vem embalados em um saco plástico fino, individualmente. Isso protege os pratos de riscos durante a estocagem. Vem com uma folha de papel com instruções de conservação bastante simples.
Visualmente, apresentam uma tonalidade próxima dos B8 da Sabian, puxada pro alaranjado. As superfícies externas (a de cima no top e a debaixo no bottom) são vincadas no estilo dos Avedis e com algumas marcas lineares que sugerem martelamento automático. As superfícies internas são praticamente lisas. O acabamento é polido e o visual dos pratos é bastante brilhante.
O prato top tem impressos as especificações (Top Hi Hat 13”) e o Logo da fabrica. O logo da fábrica também está estampado em baixo relevo próximo à borda.
O prato Bottom, além das características acima, é ligeiramente mais pesado e tem 4 sulcos nas bordas para permitir escape do ar.
Vamos ao som : Tocado com o pé, apresenta um “chick” bem limpo e cristalino, com ataque suave. Os sulcos do Bottom são muito eficazes para eliminar o efeito de compressão do ar que ocorre quando se toca o pedal com o pé, e me pareceram mais eficientes que os furos encontrados em outros modelos. Tocado com a mão, fechado, tem tb um som bem limpo, mais grave que o esperado para um chimbal de 13”. Chama a atenção a regularidade do timbre e a resposta dinâmica dos pratinhos: Os pratinhos soam muito bem mesmo quando se toca leve. Já, quando se “desce a mão”, o prato começa a “afogar” um pouco e não responde tão bem. Semi-abertos, os pratos mantém a característica levemente “dark”, com overtones pouco pronunciados.

Concluindo: São pratos com um timbre que me agradou muito, e a resposta dinâmica é surpreendente. O visual é bem brilhante e chamativo, mas a tonalidade de cor não casa com outros modelos. São excelentes pratos para uso em estúdio ou situações de baixo volume, (dentro de um apartamento, por exemplo), em MPB, Jazz, Blues e Reggae. São pratos inadequados pra se tocar rock e derivados. A relação custo-benefício foi excelente.
Visual:7
Timbre:10
Volume: 5
Preço: 10
É isso, galera. Postem ae suas análises e vamos subir o nível deste fórum !

[ ]´s

Is This It
Veterano
# mai/05 · Editado por: Is This It
· votar


Bond
Locohawa

valeu :D

Amok
Boa idéia, pena q eu não tenho dinheiro pra comprar nada então não posso fazer analises huaehueauh

GafanhotoSan
Veterano
# mai/05
· votar


Tá então é o seguinte:
Tem uma loja a qual eu to de olho numa Premium P-2000 com Peles Hidráulicas Remo e Pratos Harpy por R$ 1.560,00 na promoção!
Será que essa bateria tá no preço?? Eu perderia muito se comprasse??
Obs.: Toco Punk Rock

euro
Veterano
# mai/05
· votar


Faltou citar a RMV X-Drums excelente também! Minha primeira bateria e não troco por nada!

_XuaIda_MEtAL_
Veterano
# mai/05
· votar


A pedido do AMOK, pra postar analises aqui de produtos adquiridos, vou dar minha opinião sobre 2 produtos,q tvz jah devam estar cheios d ouvir:
RMV ROAD e pratos ORION..

Adquiri a RMV ROAD e me surpreendi... som violento e definido d todos os tambores (minha opinião), principalmente o bumbo. A madeira e pinhoi araucaria ( mt boa msm), o acabamento d FIBRA D CARBONO eh bom, leve, mas requer certo cuidado, como qualquer instrumento. As peles q vem sao mt boas e o preço esta otimo. o pedal q acompanha eh mt fraco, nao vale a pena continuar com ele....

Comprei tbm pratos Orion Solo Pro master.. e achei o som lindo, mt bom msm, principalmente o chimbal, mt bom mesmo... eh um bom kit pra quem ta começando, pois a batera da d dez em algumas linhas d marcas famosas, e os pratos tb sao otimos pra quem ta meio sem grana mas quer pratos bons, paguei R$520 (chimbal 14"; power ride 20" e Mediun Crash 16" e bag). Tvz o esmalte deixe a desejar, mas td dependo do cuidado no manejo....

Essa eh a miha opiniao sobre esses produtos

Vlw

Wumpa Crash
Veterano
# mai/05
· votar


Quanto será que custa uma Tama Starclassic Maple?

Is This It
Veterano
# jun/05
· votar


Wumpa Crash

em torno de 10 barões

ScoobyDuu
Veterano
# jun/05
· votar


Alguem aconselha a marc\ de pratos twister?

Mean Mr Mustard
Veterano
# jun/05
· votar


Is This It
aaah valeu pelas dicas... com certeza pessoas que querem começar (como eu) vao ter mais hmm digamos consciencia na hora de comprar vou seguir essas dicas ae.. valeu!

o_bagaça
Veterano
# jun/05
· votar


Oia essa bateria aki pode naum ser de boa qualidade mas com certeza, se tivesse uma dessas naum teria medo de ninguem:
http://www.drumheadquarters.com/images/fillers/LargestDrumset.jpg
Recorde...

Mathews Lopes
Veterano
# jun/05
· votar


Eu comprei uma bateria shelter com 2 tons, com pele turbo nos d tons e no surdo e pele goovin na caixa e comprei um chimbal e um prato d ataque da octagon , tudo por 1200,00 reais ( os pratos naum vinham direto da bateria entaum eu comprei separado pq o vendedor flo q prato q vem junto com a bateria eh lixo).
e queria perguntar, minha bateria eh boa?

PauloKasprzak
Veterano
# jun/05
· votar


Kit de alto desempenho : bateria Basix Custom, pratos Harpy linha Krest. talvez alguns da Orion (b18). Basix Custom = 2.200 paus. Pratos Krest=pesquisar. As diferenças de preço são muito grandes.Abraços!

PauloKasprzak
Veterano
# jun/05
· votar


Ah. pra quem quiser gastar pouco com pedais duplos recomendo o Dixon ou um mais barato ainda e decente por 380 paus: Shelter.

PauloKasprzak
Veterano
# jun/05
· votar


Gostaria de discordar sobre a RMV. As bateras são um lixo. Muito mal acabadas. As ferragens são POPEADAS com rebites fraquinhos e tem aquele aspecto de ferragens topo de linha com, pintura eletrostática preta (DW,Yamaha,Tama) mas só na foto de internet. Qdo vc chega junto é uma bagaça. A forração é plastico adesivo com impressão em plotter. a madeira, bem ,alega-se que em algumas séries é o maple brasileiro...igual ao vampiro brasileiro. Se fosse bom mesmo os grandes fabricantes paravam de comprar Maple caro e começavam a lançar linhas com madeiras brasileiras.
Acho que o imposto no Brasil inviabiliza muito as coisas para os fabricantes, mas isso não é desculpa.
O que é verdade é que em comparação a TURBOS e outras cacas nesta faixa de preço a RMV mata a pau. Mas passando de 1500 reais é melhoe esquecer a RMV.
Pela minha pesquisa (recente) para compra, as melhores opções na faixa de 1800 a 2500 são a Basix (birch), a Ludwig (mogno+birch), a Gretch (não sei), as series M da Mapex (birch). Pense. vc vai investir 1.500 paus em uma RMV (só porque tem um tom a mais . A Mapex tb oferece em algumas promoções um tom mais pelo mesmo preço, inclusive na serie M).
A linha Krest da Harpy é simplesmente excelente. Pratos com um puta som, liga B18. O hatt de 13 é matador o de 14 é pau puro tb. Mais cortantes que os Zildjan, lembram um pouco o timbre Paiste, mas é um meio termo. Wuhan e Kasmir são baratos, mas tem som de oriente...toda linha. Pare pra ouvir cada um deles. O site www.bateraclube.com.br tem link pra vc ouvir praticamente toda a linha de pratos Harpy, Wuhan e outros. Vale a pena conferir.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para comprar um bom instrumento (Não leve gato por lebre)