Bateria - Dicas sobre o instrumento e som a ser gerado

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Dreamchaser
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# abr/05 · Editado por: Dreamchaser
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Afinando Caixas

Afinar a caixa não é diferente que outro tambor, apenas complica pelo fato de ter diferentes tipos de materiais e a esteira. Aqui uma lista sobre o timbre do tambor, pois daqui que você comecará a entender as limitações e possibilidades da cada tipo de tambor antes de passar a escolha da pele.

Caixa, breve resenha da construção

1. Brass (Latão-): Sons nítidos ao extremo e com harmônicos sóbrios, mas ricos.

2. Aço: Um passo a frente no brilho com harmônicos agudos pronunciados, muito corpo e decay mais lento que o Brass.

3. Alumínio: Sons claros, abertos e com brilho, harmônicos secos e com capacidade para rimshots incrivelmente altos.

4. Bronze: Um primo próximo do Brass com todas as características da madeira, pode soar alta, um som bem redondo.

5. Cobre: Um primo próximo do Alumínio, apenas um pouco mais cálido.

6. Qualquer material martelado: Com as mesmas características do material sem martelar, apenas menos ressonante em vários graus.

7. Espessura do Metal: Os cascos de 1mm shells não são tão graves a médios como os mais grossos de 3 mm ou mais.

8. Cascos de metal fundidos: Muito volume e ressonantes em função da liga de metal especial de pratos utilizada na fundição.

9. Tambores de Madeira, veja “Características da Construção” no capitulo de Tons, aplique aqui também.

10. Menor diâmetro significa afinação mais alta.

11. Maior altura do tambor significa maior potencia e ressonância, com decay mais lento.

12. Tambores mais rasos significam maior articulação, menos potencia em função da menor área do tambor.

13. Rebaixo: Pequena depressão na borda da resposta para permitir a esteira ficar mais próxima da pele.

14. Bordas com menos de 45° não são piores, simplesmente produzem um som diferente, usualmente menos ressonante e dark conforme o angulo diminui. Angulo de 35° é o mais popular nos tambores de Birch. Os cascos produzem sons mais brilhantes na medida que a borda vai ficando mais afiada.

Dreamchaser
Veterano
# abr/05
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Peles de Caixa - Batedeira


Porosas e outros tipos , mas existem também algumas diferenças reais como na Evans Genera Snare ou na Genera Dry Vented.

1. Filme simples e fino como na REMO Diplomat, Renaissance, FiberSkyn FD (FD extra thin), Evans Genera Concert Snare, são todas porosas e ótimas para se obter grande articulação, extremamente sensíveis, brilhantes, harmônicos abertos (as FiberSkyn são mais cálidas), não muito duráveis. Menção especial para a Evans Genera Concert Staccato Snare, uma versão mais seca e articulada do grupo de peles “finas”.

2. Filme simples sem abafador media como as REMO Ambassador, Renaissance e FiberSkyn FA, Aquarian Satin Texture Coated e a Evans G1 series, UNO 58 1000. Uno 58 é mais brilhante, FiberSkyn mais cálida. Peles “pau para toda obra”, harmônicos atuados, articuladas, somente muito castigadas por bateristas de muita pegada. A porosidade das peles Aquarian é mais durável. Menção especial para as Evans PowerCenter, tem todas as virtudes do filme simples, mas com uma bola de 5” porosa e perfurada, suporta afinações altas, abuso severo sem descolar a bola (só na medida 14”)

3. Filme simples abafadas ou Grossas como as REMO Emperor, Renaissance, PowerStroke, FiberSkyn F1 e Aquarian Studio X series, Evans Genera Batter. O som e mais melodioso se comparadas às peles de filme simples com harmônicos menos predominantes no ataque inicial e pouco ou nada de sustain. Mesmo assim conservam um pouco de harmônicos médios.

4. Filme simples abafadas e muito “secas” ou perfuradas: Evans tem os modelos mais variados desta categoria com a Genera Dry, Uno 58 1000 Dry. O som é mais afiado, com ataque rápido, e quase sem harmônicos. Estas peles requerem muita atenção na afinação e geralmente fazem com que os médios do tambor se sobressaiam enquanto limita as freqüências graves.

5. Filme duplo abafado ou com “bola” como a REMO Pinstripe, Aquarian Performance II ou Double Thins e a clássica Evans G2, ou qualquer uma que tenha “bola” (Power dot), produzem um ataque inicial breve com um sustain também curto

6. Abafadas e pesadas com uma camada de óleo como as Evans hydraulic. Estas são as peles mais apagadas, abafadas de todas. Praticamente sem nenhum sustain próprio. topo



Peles de Caixa - Resposta



Nota: Obviamente pode-se usar qualquer pele, mas o correto é usar pele de resposta para caixa. Se usada qualquer pele será o equivalente a usar uma muito grossa, abafada e o resultado será a ausência de esteira, presença de vibrações estranhas, falta de sensibilidade.

1. Pele de resposta fina: REMO Diplomat Snare e Evans Genera Hazy 200. São peles ideais para incrementar a sensibilidade, o ataque, proporcionando maior articulação as ghost notes (notas fantasmas) e rufos.

2. Pele de resposta Medium: REMO Ambassador, Renaissance, Aquarian Classic Clear Snare Side ou Evans Hazy 300. Estas terão menos sustain que as finas (REMO Diplomat or Evans 200), o som será menos articulado e com menos brilho. A Evans Genera 300 e a Genera Glass 300 são mais secas em timbre, mas conservando boa resposta enquanto a Renaissance é mais cálida.

3. Pele de resposta Grossa: REMO Emperor, Evans's 500 Hazy .Ambas são muito secas e sem articulação. As versões “Clear/glass” são ainda mais secas. Aquarian Hi-Performance Snare Side é fabricada de modo a neutralizar as porosas, sendo suas características como as de resposta Medium.

Dreamchaser
Veterano
# abr/05
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Esteira


1. É importante que o rebaixo do tambor faça com que a esteira se aproxime de modo uniforme a pele de resposta. Se tiver usado esteiras de baixa qualidade, no local onde os fios são soldados pode acontecer de ter protuberâncias ou farpas. Isto pode dar a sensação de que peles de resposta mais finas não são satisfatórias ou produzem prematuramente a quebra das peles. Muitas vezes por este motivo pasa-se a usar peles de resposta mais grossas, No entanto pode-se arriscar a usar as Aquarian Hi-Performance series pela sua construção única, pois sendo mais grossas, protegem melhor, conservando ainda a resposta de uma pele mais fina tipo Médium.

2. Esteiras são importantes, por isso deve se levar em conta à largura e o material do qual estão feitas. Enquanto você troca a esteira para melhorar o som de sua caixa, esteja certo se realmente é da largura apropriada e se encaixa e prende direito no automático.

3. O Aço carbono é mais brilhante do que o aço inox, assim como outro material tais como tripa, cobre ou sintético terão menos brilho.

4. Quanto menos retorcidos os fios, mais articulação e menos volume (Por exemplo, esteiras de cobre)

5. Esteiras mais largas soam com maior volume porem são tão sensíveis que você perderá o controle das vibrações e zunidos produzidos. Por isto se comprar a mais larga e a esticar ao Maximo para conseguir eliminar os zunidos, melhor ficar com a original.

6. Esteiras largas com uma separação interna darão um som mais seco, gordo.

7. Se você tem uma pegada muito forte, chegará num ponto onde não conseguirá incrementar nada ao volume em geral da caixa, pelo contrario soará com menos ataque que com volumes mais moderados. Isto é visto que você estará ouvindo mais o som de “tontom” o “timbales” da caixa, em virtude de estar batendo somente na batedeira.

8. A resposta da caixa é o lado “excitado” e só conseguirá move-lo quando bater. Por isto, não é trocando esteiras que haverá de conseguir maior volume ou ataque, só depende do jeito que você bate.

Dreamchaser
Veterano
# abr/05
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Caixas, Inspeção e como Resolver


1. O tambor tem um zunido intermitente enquanto é tocado: Tire as peles, e bata o casco com a mão ou com a ponta da baqueta. Se as canoas zunem, descubra qual é, primeiro remova ela e veja se colocando algodão na parte interna resolve. Também pode tentar colocar uma camada fina de borracha entre a canoa e o casco, tomando cuidado para não separar demais a canoa do casco, as canoas devem sempre ficar alinhadas com o orifício do aro. Se colocar borrachas deve faze-lo em todas, não somente nas canoas que tiverem problemas. Se ao retirar as peles nada zune, é possível que a própria pele esteja vencida ou mal assentada o que pode estar causando os zunidos. A solução é trocar a pele ou aplicar maior tensão a esta, tentando reassenta-la. Procure também por buchas espanadas, etc.

2. Checando a esteira: Tire a esteira e estique-a num lugar plano. Veja se todos os fios parecem uniformes, tenha certeza que 1 ou 2 fios não estejam esticado, curvados (acontece até com esteiras novas) Se ficar na duvida compre ou escolha outra esteira, senão controlar os zunidos e vibrações será muito difícil. Veja onde os fios são soldados, se estão de modo uniforme, sem protuberâncias, farpas, etc. Se observar calombos ou deformações, às vezes da para planar, retirando o excesso de solda, mas não tire solda demais ou algum dos fios poderá se soltar.

3. Como determinar se uma pele já está vencida: Fora o obvio de uma pele rasgada, tenha certeza que onde a esteira apóia não esteja gasto (às vezes forma-se um trilho leitoso ou pequenos furos). Tenha certeza que a pele não esteja empenada ou amarrotada pelo uso ou por ter sido afinada muito esticada. Se existe alguma destas condições, troque a pele.

4. Como checar os aros: Coloque-os numa bancada de cozinha ou uma superfície bem plana (plástico ou vidro não são completamente planos) e veja se apóiam completamente. Se o aro for estampado (Standard ou SuperHoop) coloque no tambor e aperte de modo a faze-lo voltar a sua condição natural, ou troque. Se o aro for de madeira ou fundido (Die Cast), você corre o risco de quebrá-lo se apertar por demais. A única solução é você conviver com ele ou troca-lo. Cheque se o aro é realmente circular medindo em cruz com uma régua, se as medidas não forem às mesmas, esta fora

kawaii_girl
Veterano
# jun/05
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vou pegar um texto aqui :)

Elektra_aline
Veterano
# out/05
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ola

racelike
Veterano
# set/09
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up!

bem, acabei achando pelo google esse topico, e acho que vale colocar ele aqui em cima. tem informacoes legais

Amok
Veterano
# set/09
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ctrl+c/ctrl+v
[ ]´s

Biels
Veterano
# set/09
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amigos, sou novo aqui.. e queria perguntar uma coisa.
to afim de gastar no maximo 2200 barão numa batera.. mais ta dificil.
pq toda veiz que eu voje uns tópicos, um cara fala que uma madeira é boa, ai o outro descorda; ai eu to mt na duvido
to entre a: RMV concept x5, tama imperialstar.
e queria saber mais ou menos do preço da pearl vision series e da mapex m birch.
A so pra fala, eu to afim de toca um rock dahorinha, tipo: metallica, AC DC, red hot...


abraços.

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