BAQUETAS P/ ACÚSTICO

    Autor Mensagem
    MAGRO DO BONFA
    Veterano
    # fev/05


    BAQUETAS P/ ACÚSTICO

    MAGRO DO BONFA
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Porcaria, agora vai:

    Alguém usa baquetas especias p/ acústico (tipo aqlas "vassouras) ou outro tipo? Quais são os melhores tipos para se usar numa batera normal, sem aqueles tambores d percussão no lugar dos tons?

    Ou vale mais a pena só diminuir a pegada e continuar usando baquetas comuns?

    Wumpa Crash
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Eu já vi um tipo meio estranho num vídeo do Portnoy, dá impressão que são vários pedaços de madeira compridos juntos, mantidos pressos por duas tiras de plástico ou algo assim.

    Locohawa
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Wumpa Crash
    Não seria as vassourinhas isso?

    MAGRO DO BONFA
    Acho que nunca ouvi falar de uma baqueta "especial" pra acústico o.O

    Ow, se é cadastrado aqui faz um tempão hein MAGRO DO BONFA :)

    buddy
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    procure baquetas de bambu, é o mesmo tipo que o portnoy usa mais em bambu, tira um som muito da hora!

    MetalDrummer
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    galera...

    existem alguns tipos de madeiras para a galera do acústico...
    não é necessariamente uma regra do tipo "baquetas para acústico".

    existem muitos modelos como as vassourinhas que são fios de metais ou de plásticos.

    há modelos também de varetas. que consiste em várias varetas presas por anéis e a distância desses anéis fazem variar o som deles.
    e senão me engano há de plastico e em vários tipos de madeira e bambu.

    e também há as baquetas conhecidas como "rods" e elas parecem uma mini vassoura de bruxa!

    e há também baquetas normais de fibra de carbono e as baquetas convencionais...

    o lance é pesquisar!!!

    Amok
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Vc não consegue reduzir o volume da bateria sem alterar a qualidade do som, simplesmente tocando mais leve. Este instrumento tem caracterísicas acústicas que interligam timbre e volume. O q eu quero dizer eh que vc tocar bem leve, além de reduzir o volume, pode afetar negativamente o timbre. Pra se tocar "acústico" ou em situações não microfonadas em ambientes pequenos, deve-se usar peles de filme simples, porosas ou lisas, com algum abafamento, e tambores rasos. As baquetas tem tb influencia direta sobre o som. Baquetas convencionais são projetadas para obter o máximo de volume do tambor, então são inadequadas para tocar em baixo volume. As vassourinhas e os "rods" permitem, com técnica adequada, abafar boa parte dos harmônicos da batedeira, com um ataque mais suave, o que pode ser desejável em um show acústico.
    Pra mim, a melhor solução pra tocar baixinho foi montar um kit híbrido com chimbal de 13', caixa piccolo de 13'x4 , um ride de 18' e as demais peças são pads ligados a um módulo alesis D4 que eu plugo num ampli e regulo baixinho. Pra tocar eu uso vassourinhas e rods, dependendo do estilo da música. Dah pra ensaiar no quarto do apartamento sem incomodar nem os vizinhos nem atrapalhar a novela das oito.

    Wumpa Crash
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Não seria as vassourinhas isso?

    Não não, vassourinhas têm pêlo, acho que são as rods que o MetalDrummer falou.

    MAGRO DO BONFA
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Locohawa
    É, são dois anos postando aqui, já.


    MetalDrummer
    E tocar essas "vassouras" em peles hidráulicas fica bom?

    MetalDrummer
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    MAGRO DO BONFA
    E tocar essas "vassouras" em peles hidráulicas fica bom?

    cara aí é só testando...não posso te responder...
    mas creio que há "maior aceitação" em peles porosas...mas veja bem que há uma quantidade enormes de baquetas e deve haver alguma boa para pele hidráulica

    Amok
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    MAGRO DO BONFA
    As "hidráulicas" não aceitam bem o som de vassourinhas. E tb vc pode riscar a superfície da pele se a vassoura for de aço. Pra tocar com hidráulicas, use rods, mas vc não vai conseguir um bom volume baixo pq hidráulicas tb são projetadas pra responder em alto volume.

    Rebirth_Metal
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    MetalDrummer
    Rods são as baquetas de varetas, sejam elas de bambu, hickory ou qualquer outro material. Essas "vassouras" são chamadas mesmo de "vassouras" ou "brush".

    Eu uso alguns pares de rods em ambientes fechados e estou bastante satisfeito. São todos da Phedra:

    Soft Rods - feito de vareta japonesa (aquela vareta de pipa), muito frágil e de baixíssimo volume. Nem é aconselhável usá-la em pratos p´ra não destruí-la!

    Hard Rods - não tenho certeza, tb parece ser vareta japonesa ou bambu. è minha preferida, dá um volume legal p´ra ambientes pequenos e dá até p´ra tocar em casa sem ninguém - eu disse NINGUÉM - reclamar!

    Eu também tenho um de fibra com anéis ajustáveis. Essa dá p´ra ajustar como se fosse uma baqueta normal, mas não gera tanto volume por ser muito flexível. Foi difícil me acostumar com esta, pois às vezes ela acaba ficando "envergada" e perde-se o tempo do ataque de uma ou outra nota.

    Espero ter ajudado!

    Valew!

    MetalDrummer
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Rebirth_Metal
    vale destacar que a dúvida não era minha e sim do rapaz lá...

    eu sei quais são as baquetas que vc está falando, mas as que me refiro são especialmente feitas pela pro mark e elas como eu disse acima parecem uma mini vassoura

    Rebirth_Metal
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    essas eu não conheço...

    valeu!

    Punkdrummer
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Tb to a caca d baquetas do tipo "vassourinhas", alguem pode me dar algum conselho, vc`s q tocam a mais tempo?

    Qualquer conselho sera bem vindo!!!

    Amok
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Punkdrummer
    Que tipo de conselho ? Em primeiro lugar, é vassourinha ou "rod" que vc quer usar ? Os Rods são tocados com tecnica idêntica à das baquetas normais, mas com menos força. Já as vassourinhas ou "brushes" requerem uma técnica diferente por serem bastante flexíveis. Normalmente, elas são usadas em Jazz, com o lado esquerdo "escovando" a pele da caixa e o direito realizando marcação e acentos. O rebote das vassourinhas é também muito fraco, e a sensação é muito diferente, exigindo maior esforço para notas rápidas.

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a BAQUETAS P/ ACÚSTICO