Uma reflexãozinha...

Autor Mensagem
Wumpa Crash
Veterano
# fev/05


Bem, cá estou eu, em frente ao computador, de cueca (loooo detalhes demais), numa manhã nublada, esperando minha mãe sair da sala da bateria pra eu poder estudar, pensando.

Por que nas maiorias das músicas é tudo tão simples?

Digo, o que se vê na MTV/Multishow/variantes, nóis tocamo tudo, não concordam? São grooves extremamente fáceis e repetitivos, uma viradinha tosca aqui e outra ali (quase todos os bateristas que eu vi nos clipes só tem 1 tom e 1 surdo, às vezes nem tom tem), e pronto. O cara estudou 4h por dia durante 5 anos pra entrar numa banda, que finalmente decola, e fica tocando aquilo?

Ou talvez eu esteja superestimando os caras, talvez eles sejam bem genéricos mesmo. Não precisa ser nenhum gênio pra fazer aquelas coisas, certo?

Mas aí eu comecei a questionar se eu conseguia fazer melhor. E vi que não dá pra colocar muito mais coisa que isso. As músicas são muito simples e curtas, giram ao redor da mesma fórmula, é um groove pro 'corpo' da música, outro pro refrão, e uma virada de 1 compasso. Não dá pra exercitar a criatividade.

É por isso que eu gosto de rock progressivo. As músicas são compridas, e mudam MUITO, o começo da música pode ser totalmente diferente do meio. Aí sim dá pra você usar suas habilidades ao máximo. De fato, não é só no rock... jazz, metal, dá pra compor coisas boas em qualquer estilo realmente especializado. Mas digam-me, se as chances de tocarmos numa dessas bandinhas genéricas famosas já é pequena, imagine tocar numa profissional, que sabe o que está fazendo?

Eu posso estar sendo ambicioso demais pra quem não pode tocar além do quinto minuto da Home porque não tem pedal duplo, mas sei lá, dá uma certa angústia pensar que todos os seus esforços podem ser jogados no lixo.

Soulface
Veterano
# fev/05
· votar


Wumpa Crash
Pode ser q sim... pode ser q não...
Às vezes, oq vc ve nesses programas de televisão é apenas uma mínima parte do q determinado instrumentista pode fazer. Mas é o necessário, e o impressindível pra ele manter o emprego dele e colocar comida em casa.
Se vc for pegar esses músicos contratados pra tocar com duplas sertanejas, artistas solo por exemplo, eles não pegam qualquer um q passou andando pela rua pra tocar pra eles. Eles só escolhem os feras entre os feras. Por mais q seja pra tocar músicas simples.
Agora, não podemos dizer q ele não precisaria ter estudado tanto. PQ desconsiderando raras excessões, não é com sorte q se consegue entrar para este seleto grupo de profissionais renomados.
E um profissional q se preze, não pode simplesmente virar a cara para determinadas oportunidades só pq não condiz com oq ele vem exercitado ao longo de anos. Pois rejeitar esses trabalhos, pode implicar em um desperdício maior ainda. Q é a obrigação de seguir outro rumo na vida por não poder se sustentar somente com o q a música lhe oferece.

CHAKA_PORTNOY
Veterano
# fev/05
· votar


Wumpa Crash

btf


Eu posso estar sendo ambicioso demais pra quem não pode tocar além do quinto minuto da Home porque não tem pedal duplo

o q? vc tbm???? bem vindo ao clube....

Wumpa Crash
Veterano
# fev/05
· votar


CHAKA_PORTNOY

XD urra!

Soulface

Às vezes, oq vc ve nesses programas de televisão é apenas uma mínima parte do q determinado instrumentista pode fazer. Mas é o necessário, e o impressindível pra ele manter o emprego dele e colocar comida em casa.

Meh... então o sonho da pessoa de virar um músico é meio que jogado contra ela... as regras do mundo se aplicam a tudo mesmo. Life sucks. São tão poucos os que fazem o que realmente gostam sem arrependimentos... você acha que o baterista de, digamos, The Calling é realmente feliz com o que faz? Pra você seria o suficiente tocar um tututá nas músicas porque você tem que fazer isso pra viver, como um trabalho qualquer (e porque, apesar de tudo, trabalhar no meio musical já é muuuito melhor que o resto das opções)? Isso não meio que anula aquele desejo infantil de ser rockstar? Digo, eu posso estar totalmente errado, afinal viver cercado de música, por mais simples que seja, deve ser magnífico, mas sei lá...

Agora, não podemos dizer q ele não precisaria ter estudado tanto. PQ desconsiderando raras excessões, não é com sorte q se consegue entrar para este seleto grupo de profissionais renomados.

Sério mesmo? Você acha que ser o melhor no seu instrumento é o suficiente para crescer?

E não sei se você me entendeu errado, eu jamais recusaria um convite pra uma banda, por pior que seja (a não ser que estejamos falando de algo extremamente adverso ao meu gosto pessoal). Só questiono se só tem isso e mais nada mesmo.

Amok
Veterano
# fev/05 · Editado por: Amok
· votar


Wumpa Crash
Só questiono se só tem isso e mais nada mesmo.

Quando minha banda gravou seu 1º cd, o repertorio tava meio indefinido. O resultado foi uma salada de progressivo, blues e rock´n´roll. Quando mostravamos o CD pros amigos, quais eram as faixas preferidas ? Rock´n´roll, tipo Stones, etc. Na minha opinião, o segredo naum está na exuberância da técnica, mas na manutenção do swing.

E vi que não dá pra colocar muito mais coisa que isso
Discordo. Se vc mantiver o swing, dah pra colocar uma powrada de coisas. C conhece o Carter Beauford? Vc pode criar grooves mto exóticos sem perder swing (veja o genial Stewart Copeland). Dah pra aplicar "n" rudimentos diferentes em licks de colcheia ou seminima. O que nao dá eh fazer fills de 2 compassos e trocar de fórmula 3 vezes durante a música, que isso mata o swing e isso, meu caro, hoje em dia é pecado imperdoável no mundo descartável da musica pop. A aplicação de técnicas sofisticadas num contexto comercial é coisa para poucos. Faço votos pra que 1 dia vc atinja esse nível.

Pra seu consolo, a morte da figura do baterista foi anunciada com a invenção dos samplers e sequenciadores no início da década de 80, e continuamos aí, com nossos grooves simples tututá, sempre sendo requisitados.

[ ]´s

Wumpa Crash
Veterano
# fev/05
· votar


Se vc mantiver o swing, dah pra colocar uma powrada de coisas.

Sim, mas você não acha que a sua criatividade não é delimitada pela própria música? Se, supondo, a canção só tem 3 riffs diferentes (pra falar verdade eu nem sei o que é riff, mas pelo que vi discutindo, imagino que seja a versão de guitarra do groove), você só pode fazer 3 grooves, e uma virada pra cada mudança de riff, certo? Porque se você ficar fazendo diversos ritmos para a mesma 'parte' da música, a banda vai te odiar porque você não consegue ficar fazendo a mesma coisa.

E o que exatamente é um lick?

Faço votos pra que 1 dia vc atinja esse nível.

Valeu cara =)

Amok
Veterano
# fev/05
· votar


Ficar variando muito o groove tb mata o swing. Vc tem q manter a musica pulsando. Demorei pra entender e principalmente pra aceitar q a função principal do baterista eh manter esse pulso. Isso eh bem + dificil q parece.
Riff de guitarra naum eh o equivalente ao groove do baterista... Riff é uma frase musical que é repetida algumas vezes ao longo da musica. Tipo a abertura do Smoke on the Water.

Lick é um fraseado curto qualquer. Pode ser por exemplo um paradiddle em ghosts entre chimbal e caixa durante os 2 tempos finais de um compasso. Aplique rudimentos com diferentes acentuações no chimbal em frases bem curtas e rápidas, no máximo com meio compasso de duração. Divirta-se. O mundo não está perdido...

Amok
Veterano
# fev/05
· votar


Wumpa Crash

Sim, mas você não acha que a sua criatividade não é delimitada pela própria música

O desafio está justamente aí. Se a música é looonga, tem dezenove grooves diferentes, cinco variações de andamento e fills de oito compassos, fica fácil aplicar as horas de tempo de estudo que vc teve. O dificil é criar dentro das regras.

CHAKA_PORTNOY
Veterano
# fev/05
· votar


por isso q progressivo rox!!!!!!

Amok

ah cara....nesse ponto eu concordo c/ o
Wumpa Crash......

td bem....dah p/ cria grooves criativos.....mas acho q esse estilo prende vc mt.....achu q nele (o pop) naum pod aplika td uma tecnica.....a função do baterista de uma banda pop na minha opiniao, eeh manter o groove e acompanhar a musica....

por exemplo eu acho MT foda coloka grooves do tipo ataraxia em um the calling por exemplo.....td bem...dah p/ variar, as vezes um detalhe ow otro no groove, um break, sei lah....

mas eu acho q se colokar um groove complexo como o de ataraxia q eu citei sai do contexto dakele estilo musical....entende?

vlw de qlqr forma.....os posts aki tao show......

MINHA OPINIAO

flwz

Wumpa Crash
Veterano
# fev/05
· votar


Realmente, ainda concordo com o Chaka, mas Amok meio que me iluminou.

Amok
Veterano
# fev/05
· votar


CHAKA_PORTNOY

Vc tah certo. Grooves excessivamente elaborados saem do contexto. Mas música eh isso mesmo. Achar o contexto faz parte do mecanismo de composição.

Wumpa Crash
mas Amok meio que me iluminou

Se vcs comecarem a me chamer de guru, eu caio fora... rssrs

vlws !

Wumpa Crash
Veterano
# fev/05
· votar


XD

Man, fóruns são a minha vida.

adnz
Veterano
# fev/05
· votar


Home Rules (dando uma passada no fórum do instrumento que eu nao compreendo)

Wumpa Crash
Veterano
# fev/05
· votar


Home rules indeed

me dá um pedal duplo porra arrghghghg

MetalDrummer
Veterano
# fev/05
· votar


sobre o topico, defino em uma palavra: POP!
ou seja é popular, tem que ser popular, algo que seja de fácil aceitação para o ouvinte leigo.
por isso que as coisas são assim...
mas vale destacar que há ótimo bateristas que em suas bandas não fazem muita coisa, mas num projeto solo ou em uma jam, o cara detona!

Amok
Veterano
# fev/05
· votar


Ei vcs conhecem o Paulo Zimmer ?

Wumpa Crash
Veterano
# fev/05
· votar


Eu sou o adolescente mainstream burro de cabelo espetado que só conhece o Portnoy e o Peart.

Amok
Veterano
# fev/05
· votar


Wumpa Crash

Certo... DT e Rush saum beeem mainstream... =p

O Paulo Zimmer eh (ou foi) do Golpe de Estado. Banda de hard pop que esteve em evidencia no comeco dos 90... Kra, esse batera eh exatamente o q vc precisa ouvir pra melhorar dessa crise existencial... Ah, ele eh o batera da Rita Lee no "Acústico MTV". Presta atenção na musicalidade do cara... Na timbragem da batera. na sutileza dos licks. Abra seus horizontes e boa viagem...

Wumpa Crash
Veterano
# fev/05
· votar


Certo... DT e Rush saum beeem mainstream... =p

Pra baterista, sim >_>

Amok
Veterano
# fev/05
· votar


Wumpa Crash

Oh, yeah ! Vc jah notou que a maioria das pessoas que curtem esse tipo de som são ou querem ser músicos ? O pessoal que se contenta em ouvir prefere pop.
Teve ateh uma época (quando minha banda tava com um pique legal) que eu simplesmente parei de ouvir rádio, CD, etc ? Isso pq eu acostumei com o som ao vivo e o som gravado parou de ter apelo. Agora que me aposentei, voltei a ouvir música empacotada...

Wumpa Crash
Veterano
# fev/05
· votar


XD Pior que faz sentido mesmo.

Eu nunca ouço rádio, e nem tenho cds, geralmente baixo o pouco que escuto. Mas o único concerto ao vivo que fui na minha vida, adorei...

Amok
Veterano
# fev/05
· votar


Som ao vivo eh outra coisa...

Nicegirl
Veterano
# fev/05
· votar


Realmente....não digo por mim, que naum toco quase nada, mas tipo: essas musicas q tocam por aí, pop rock, punk rock...é tudo igual....agora, pega um rock progressivo, um jazz...pega um Yes....a musica naum gira em torno da meeesma coisa....em todos os instrumentos...

leossampaio
Veterano
# fev/05
· votar


vou me embasar em musicos profissionail de goias e o candango ai se falarrr algo apanha!

vei vc conhecem BRUNO E MARRONE merda nao? o batera TIAGO ROSBAK eh um puta cara toca d+ ele tem uns grooves fididissimos vcs conhecem LEANDRO E LEONARDO? o guitarrista deles era o FAISKA (precisa falar mais alguma coisa?) LULU SANTOS o bateriata dele eh daqui de goiania CHOCOLATE fui no work shop dele quase sai carregado pq deu um nó no meu cerebro polirritimia quialteras do estilo ihh agora fudeu!
mas a maioria deles tem outros projetos ou bandas gravam para uma porrada de gente e alem do mais tem muita musicalidade mas pq eles estao tocando tututa? pq isso infelizmente eh oq enche a geladeira mas esses caras tem grana pra pagar bem um bom musico q os deixem seguros

infelizmente o tututa eh o q esta vendendo bem passe na rua e coloque uma musica bem elaborada! sempre foi assim e dificilmente mudara!
vamos nos contentar em "A NOPVA LOIRA DO TCHAN EH LINDA DEIXA ELA ENTRAR"

UM ABRACO (pronto desabafei)

CHAKA_PORTNOY
Veterano
# fev/05
· votar


leossampaio

ufa....rsrs


Home rules (2)

MetalDrummer
Veterano
# fev/05
· votar


leossampaio
mas as bandas de caras como Bruno & Marrone, Leonardo, Roberto Carlos e etc são donas de uma qualidade musical fenomenal!

Esses dias uma moça cantou Evanescence no programa dele e aquela banda do Raul Gil reproduziu fielmente a música original que era a Bring Me To Life!

Wumpa Crash
Veterano
# fev/05
· votar


O que não deve ser lá muito trabalho, diga-se de passagem >_>

CHAKA_PORTNOY
Veterano
# fev/05
· votar


Wumpa Crash

a voz deve se foda.....os instrumentos td bem...dev se idiculo...mas acho q reproduzi a voz dakela mulhe eh meio foda naum????

td mundo fla q ela canta p/ kct....

CHAKA_PORTNOY
Veterano
# fev/05
· votar


ridiculo

Wumpa Crash
Veterano
# fev/05
· votar


Boa parte da voz ela deve pra aparelhagem eletrônica, imagino eu. Mesma coisa pro maluco do Linkin Park. O show ao vivo dos 2 deve ser um lixo.

Sem contar que a Tarja do Nightwish tem uma voz beeeem mais bonita.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original