Sobre cascos (...ou pq minha Turbo naum eh uma DW ?)

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B4TER4
Veterano
# set/06
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opa opa opa to aki =)
to sem nada de tempo mais aleluia tenho folga ateh domingo agora =)

bom comprei a X5 e to a uns 2 meses com ela


Sobre a X5:

superou completamente minha expectativas
achei q ia vir um road com ferragens melhores, mais me enganei completamente

como a madeira eh igual as Tops Tops da RMV, ela num deve quase nada pras Concept q jah experimentei(as antigas, neo, eon, one) no qual nas lojas q ainda tem elas custam quase o dobro da X5

unico problema eh a caixa, no qual ocorre em TODAS RMV, nao eh um problema a caixa, e sim afinar ela, aki a minha acho q fikei uns 3 dias pra acha a afinaçao perfeita, logico dpois q acha vira um canhaum, mais e pra acha prepara seus pulsos e ouvidos =)

logico, comprei ela principalmente pelo custo
com ctza absoluta meu sonho possivel de ser realizado eh uma odery
mais agora troca minha X5 pra dai junta um dinhero e pega uma concept exclusive ou as antigas concept nunkinha vo faze isso, ateh minha X5 estiver intera pegar uma mais top da RMV naum vale a pena em nenhum aspecto visto a milimetrica diferença duma X5 pruma Concept na parte sonora e a gigantesca diferença na parte do preço (logico, naum pude testar as Exclusive, mais mesmo assim naum vale apena uma concept)



Eder Bruno

bom tentei explica mais ou menos, sou orrorivel pra escreve algo sem ter uma base, intaum o que quiser saber mais sobre ela soh posta ai que respondo pra vc =)

Eder Bruno
Veterano
# set/06
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B4TER4
Valeu amigo, comprei a minha concept X5 no dia 24/08 e realmente estou super ansioso para sua chegada, vi as fotos de sua bateria, a minha é da mesma cor. Provavelmente no final deste mês eu pego. Com relação a montagem terei o máximo de paciência, pois como vc postou, demorou quase duas horas para montar. Pretendo passar o dia todo montando e afinado, neste dia convidarei um amigo meu para ajudar na afinação uma outra opinião sempre é melhor. A minha custou 2.000 aqui em recife, e tenho um set de prato da OCTAGON groove. Valeu.

B4TER4
Veterano
# set/06
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Eder Bruno

eh cara, c prepara pra montagem

aki o pulso veio num guento no dia apos a chegada naum consiguia nem bate direito na batera novinha, montei ela cerca dumas 3 vezes(soh montagem, sem afinaçao, pra ve qual o melhor jeito)

bom dica d montagem eh naum usa essa barra que pra mim eh inutil ao extremo
cuidado com o ton de 12, pra prende ele bota força na mao ai e prende, bota ele um poco mais alto do que voce keh pois ele vai cai um pokinho apos bater, akele clamp num consegue guenta direito ele

de resto eh toca e c feliz =)

Thiago Yoshiki
Veterano
# dez/06
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POR QUE A RMV NÃO TEM CASCOS MAIORES?!?!?!?!?!?!

POR QUE??????????

B4TER4
Com uma RMV dá pra tocar Heavy Metal??

Amok
Veterano
# dez/06
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Thiago Yoshiki
POR QUE A RMV NÃO TEM CASCOS MAIORES?!?!?!?!?!?!

POR QUE??????????


Manda um E-mail pra eles. VAi ser interessante se eles responderem. Não esqueça de postar aqui a resposta.

[ ]´s

Thiago Yoshiki
Veterano
# dez/06
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Amok

OK!!!! XD

sIAMESE
Veterano
# dez/06
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POR QUE A RMV NÃO TEM CASCOS MAIORES?!?!?!?!?!?!

POR QUE??????????


Gosto dos tons dela. Mas os surdos são de deixar triste!
Surdo suspenso por estante de prato é horrível, gosto de deixar o surdo colado na minha perna.

DrummerZ
Veterano
# dez/06
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sIAMESE
Axo q RMV mto pequena. A naum ser pelos modelos XDrums q são maiores.
Vc gosta de deixar os surdos colados na perna? Puts.. Eu usava assim o kit uma vz. Ms naum eh mto bom por causa dos hematomas q ficam de bater a coxa no bumbo. Hhehehe

Abraços!

sIAMESE
Veterano
# dez/06
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DrummerZ

Não colados, mas muito perto, pois aí o surdo fica perto da caixa e aí vc pode ficar invertendo o braço de um para outro e aplicar passagens mais rápidas entre os dois (caixa e surdo).
E ainda tem que deixar ele retinho.

DrummerZ
Veterano
# dez/06
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sIAMESE
Hmm... Bom, no meu caso, qdo eu comecei, eu usava ele literalmente colado à perna. Ms depois de um tempo, qdo meus braços começaram a tr mais autonomia, ele foi se afastando. Agora ta a uma distancia boa. Uma coisa q eu curto eh sempre mexer no kit. Soh assim eu fic mais 'versátil'.

Abraços!

sIAMESE
Veterano
# dez/06
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DrummerZ

hehehe, putz , eu odeio mecher nele. Gosto de deixar do jeito que aprendi!

TG Aoshi
Veterano
# fev/07
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Amok

não sou batera, mas achei o topico muito interessante!! parabéns!

tem alguma aplicação interesante da afinação cromática?

SwingBatera
Veterano
# fev/07
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TG Aoshi
tem alguma aplicação interesante da afinação cromática?
Tem alguns tópicos sobre isso. Use a busca.
Procure também "afinação por notas"

TG Aoshi
Veterano
# fev/07
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SwingBatera

malz, vi no topico, me "empolguei" e postei!

valeu!

Amok
Veterano
# mar/07
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TG Aoshi
Vlw ae. Espero que vc tenha achado suas respostas sobre afinação cromática. Eu escrevi algo a respeito, ams não sei onde.

[ ]´s

leossampaio
Veterano
# mar/07
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afina~ção cromática acho q dá pra fazer com octobans mas com tons e surdos acho q a diferença é gigante
mas e ai alguém conseguiu a resposta da rmv?

Rodrigo Salles
Veterano
# dez/07
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Amok

E aí, Amok, tudo bem? Gostaria de retomar aquele nosso papo sobre afinação.
Não sei se vou conseguir ser breve, mas vou tentar ser claro...

Bom, troquei de kit recentemente, uma linha básica da Ludwig, série Combo, afinação dupla, com a seguinte configuração: tons de 12" e 13", surdo de 16", bumbo de 22" e caixa de 14", e as peles são de filme simples (transparentes) da própria Ludwig. Estava lendo o site da Ludwig esses dias tentando achar com qual madeira o meu kit é feito, só que está tudo em inglês e não entendi direito... parece-me que eles usam o maple e o birch, mas tem uma tal de "veneer" na descrição do kit.

Assim, pesquisando em mais alguns lugares, é quase certo que essa "veneer" seja algum tipo de um acabamento para a madeira principal... pra falar a verdade, também não entendi direito porque todos os sites utilizados para a pesquisa são de língua inglesa.

Até agora ele estava afinado de qualquer jeito, mas aí resolvi tomar vergonha na cara e voltei a ler esse tópico, para tratar com carinho da minha batera. Não sei se é a madeira em si ou o lugar onde a batera está, ou mesmo as peles, mas está me dando um trabalho da porra o processo de afinação porque não consigo tirar a ressonância dos tambores (sem abafar, é claro).
Sei que a ressonância é uma característica fundamental do tambor, e ela estará ali eternamente, só que não precisa ser tanto, sons indesejados atrapalham. E ainda influenciam na esteira da caixa.

Na hora de fazer um lick é um Deus nos acuda de tanto barulho e embolação de notas, extremamente irritante. Até ficam com um som legal e desconfio que seja o lugar onde a batera está, muito eco.

O que gostaria de saber é se as seguintes hipóteses podem ser o diagnóstico do problema:

1) Local da batera, muito eco;
2) Característica das peles de filme simples;
3) Madeira.

Espero que tenha entendido porque não sei se consegui me expressar descentemente.

joaojazz
Veterano
# dez/07
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Ontem eu fiquei tentando postar essa mensagem o dia todo aqui.. mas demoraram pra me liberar o cadastro ... e agora que liberaram, eu ja fui... mas vou colocar a pergunta aqui pq eu ainda n comprei a batera... e no final vou acrescentar a duvida que estou pra comprar.

"Amanha estou indo pra campinas na Odery, e estou aqui dando uma estudada antes pra n ir todo desinformado =) Muito bom o topico de vcs! Parabens!

Bem.. estou querendo comprar uma caixa e um bumbo, que é o que mais urge na minha peace velha =)

Entrei no site da odery pra ver orçamentos, materiais e tudo mais... e me chamou muita atenção na produçao da caixa, o tal do "Aluminio Torneado p/ air control" que é uns 700 reais mais caro que as outras... queria saber o que vcs acham e sabem sobre esse tal aluminio. Li o topico todo e n vi nada falando sobre SolidBlock, algo a dizer?

Queria saber o que vc me fala sobre os sistemas de ventilaçao... la tem varios tipos e que somam bastante no preço tbm... e eu n sei bem que diferença faz e tal..

Sobre o aro... a odery é unica marca que eu vi com aro de madeira... alguem tem alguma experiencia com aro de madeira ... o que acham? e de aluminio(hard hoop aluminium)?

mais uma ultima pergunta, sobre caixa pelo menos.... canoa.. la tem 4 tipos de canoa.. que voces me dizem sobre canoa de caixa.(ht, vintage, inteiriça).

Acho que por enquanto é isso... nem vo pergunta agora sobre bumbo pq ja ta grande isso aqui...

Abraço e obrigado desde ja!

João Casimiro"


Ontem eu ja consegui algumas respostas no orkut.. e fui la hoje.. a procura de uma caixa +/- 14 ou 13 por 5,5 / 6... no resto eu n sabia direito... apesar de ter lido.. achei que só tocando nas diferentes madeiras e tipos pra perceber....
Apesar de achar estranho, n estar acostumado, eu gostei muito de uma caixa com aro de madeira, de Teca Wood que tinha la...
Lá acabei sendo convesido a comprar mais os 2 tons, por que meu dinheiro vai dar.... e fiquei na duvida se colocava o aro de madeira em tudo.. pq eu só testei o aro de madeira na caixa... nos tons n... queria uma ajuda.. dicas... ou se eu uso a de aluminio na caixa e um aro normal de 1,6mm pros tons...

Caixa 13x06 Bumbo 18x16 tom 10x8 e 14x14(quadradao assim tem um som doido?)

Me ajudem ai pq n é barato e estou preocupado.

Valew!

joaojazz
Veterano
# dez/07
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up

Rodrigo Salles
Veterano
# dez/07 · Editado por: Rodrigo Salles
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Amok
Cara, não teve jeito... tive que colocar uns quadradinhos de pano nas peles pra tirar um pouco da ressonância. Em compensação, o surdo ficou com um overtone doidasso, um zunido grave que só, bel legal.

Não sei ao ar livre ou numa sala com acústica bem tratada, mas na minha casa, cheia de ecos, tive que abafar. Devo ser mesmo característica da pele de filme simples, não?

Amok
Veterano
# dez/07 · Editado por: Amok
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Rodrigo Salles
Desculpe a demora... sacomé, correria de fim de ano.
Parabéns pelo seu novo kit. Pelo que me lembro das descrições de seu kit antigo, sua Ludwig representa uma bela evolução.
Pelo que deu pra entender, a nova rival de sua parceira é uma Ludwig Accent CS Combo. Este modelo é considerado o "entry-level" (básico) da Ludwig. O termo "veneer" (literalmente, "camada") diz respeito às lâminas de madeira que formam o casco. Acho improvável que num modelo como o seu sejam usadas madeiras como o Birch ou o Maple, que são muito valorizadas. Em modelos "entry-level" importados, as madeiras mais comuns são o Poplar e o Mogno Filipino. Estas madeiras não são necessariamente piores ou melhores que o Maple ou o Birch. Na verdade, estes nomes (Poplar e Mogno Filipino) se referem a um grupo de árvores que crescem em uma determinada região, e não a uma espécie só. O fato de as lâminas serem produzidas de árvores diferentes resulta em uma certa inconsistência de sonoridade no produto final, que normalmente não é notada pelos iniciantes, cuja maior preocupação é o preço. Cascos feitos com em poplar ou MF geralmente têm um som com menor projeção que o Birch e menos peso que o Maple, mas, na minha opinião, dão muito bem pro gasto, pois não é nada que uma boa microfonação não resolva. Aqui no Brasil, por exemplo, até uns 5 anos atrás, a Pearl Export (MF ou poplar, depende do ano de fabricação) era a batera mais encontrada em estúdios de ensaio e a mais usada pelos bateras de baile, profissionais.

O que gostaria de saber é se as seguintes hipóteses podem ser o diagnóstico do problema:

1) Local da batera, muito eco;
2) Característica das peles de filme simples;
3) Madeira.


Todas elas. Explico: Simplificando bastante, as características acústicas do ambiente podem reforçar determinadas frequências. Por exemplo, cantos vivos reforçam os graves, superfícies duras refletem os agudos e paredes paralelas criam ondas estacionárias. Então se vc toca em um quarto com paredes comuns de alvenaria, é natural que os sons agudos sejam reforçados.
Peles de filme simples são difíceis de afinar, especialmente em kits de menor custo, justamente por causa da tendência a harmônicos de alta frequencia. Em kits top, normalmente estas peles são afinadas sob baixa tensão, o que resulta em menor projeção, compensada pela boa qualidade dos cascos. Nos kits de menor custo, pra tentar obter mais pressão sonora, e pra entrar na tessitura do casco, somos obrigados a afinar um pouco mais alto, e aí surgem os tais harmônicos. As peles "hidráulicas" (filme duplo) são muito queridas pelos iniciantes justamente por aceitarem uma afinação mais alta sem "apitar " tanto.

tive que colocar uns quadradinhos de pano nas peles pra tirar um pouco da ressonância
Isso não é nenhum pecado. Aliás, é um recurso amplamente usado em estúdio. Se vc quiser um resultado estético melhor, use aqueles discos de feltro auto-colantes que são usados para colocar nos pés de móveis a fim de evitar riscos no assoalho.


[ ]´s

Amok
Veterano
# dez/07
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joaojazz
queria saber o que vcs acham e sabem sobre esse tal aluminio
O sistema "air control" da Odery consiste em uma casco interno deslizante (rotativo) que premite regular a abertura de uma janela no casco que modifica a sonoridade da caixa. No Air control "normal" o casco interno é feito em madeira. O problem é que isso resulta em um casco muito espesso (é praticamente um casco dentro de outro), o que resulta em perda de ressonância do casco. O tal alumínio é o substituto pro casco interno, com menor interferência na ressonância.

n vi nada falando sobre SolidBlock, algo a dizer?
Os cascos em "Solid Block" são um modismo recente. Um casco em SB é construído com "tijolinhos" de madeira maciça, ao invés de camadas de lâminas de madeira, que é o método tradicional. Os cascos em SB possuem muito ataque e projeção, mas NMO, são mais pobres de timbre que os cascos convencionais.

Queria saber o que vc me fala sobre os sistemas de ventilaçao...
As janelas no casco da caixa proporcionam um som mais... aberto.(não encontrei outro jeito de descrever). Com a janela aberta, o som projeta mais e é mais seco. Com a janela fechada, o som projeta menos mas vc percebe a ressonância do casco, o que enriquece o timbre da caixa.

alguem tem alguma experiencia com aro de madeira ... o que acham?
Eu tive a oportunidade de testar caixas com aros de madeira da Odery na última Expo Music. O acabamento é à toda prova. A diferença mais sensível foi nos rimshots. Numa caixa com aro de metal, quando vc usa um rimshot, sai aquele "tiro" com um ataque metálico, e muito diferente do som "normal" da caixa. Com aro de madeira, o rimshot não tem esse som metálico e soa bastante seco, "casando" com a sonoridade normal da caixa.

mais uma ultima pergunta, sobre caixa pelo menos.... canoa..
A tendência atual são canoas de baixa massa, que valorizam a ressonãncia dos cascos. AS HT são canoas que permitem troca rápida de peles; as vintage são as "comuns" da Odery, pequenos e eficazes cilindros de metal. As interiças são as "vintage" com um tubo de metal que conecta as canoas aos pares entre o lado do ataque e da resposta. As canoas inteiriças geram maior resistência ao conjunto e possuem um forte apelo visual (eu, pessoalmente, acho muito bonito), mas comprometem a ressonância do casco.

O kit que vc encomendou tá bem legal, mas, a menos que vc tenha alguma objeção em relação ao visual do kit, eu não recomendaria aros de madeira pros tons. Como eu disse acima, a diferença maior é no rimshot, e (suponho) vc não vai ficar mandando rimshots nos tons. O tom de 14x14 não fica quadrado; fica comprido. Vai funcionar bem como surdo. Na frente do kit vai ficar estranho. E o som vai ficar matador. Eu testei a Teca tb e digo que vc fez uma excelente escolha: é uma madeira com muita projeção e um som bem encorpado, menos aveludado que a araucária. Achei a Teca muito parecida com a Imbuia, com a grande vantagem de se tratar de madeira de reflorestamento, diferente da Imbuia que está em extinção.

[ ]´s

Maia2009
Veterano
# ago/09
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Quanto aos cascos o que as camadas de madeira alteram?
Quanto as baterias feitas com madeira rosewood, não em questão de preço mais sim em questão de som para o estilo pop rock, são melhores que as baterias feitas de 100% maple como a dw collector series?
*Dúvida Mongol*:Qual a marca da bateria que é representada por 1 raio?Ou não é uma marca e é uma série? :x
é que eu vi pessoas tocando com a marca de um raio no bumbo, e saia um som bom :D

Amok
Veterano
# ago/09
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Ei, exumaram meu tópico. Legal.

Maia2009
Rosewood ? Cara, nunca nem cheguei perto de um tambor feito com essa madeira exótica e nobre. Pra vc ter uma idéia, uma caixa 14x7 solid shell feita em rosewood tá orçada em Us$ 1.300,00 , lá fora. O que dizer de um kit inteiro ?
Eu soube que a Gretsch chegou a produzir um kit 6-ply em rosewood, atualmente fora de linha, mas não faço idéia de como é o som de um kit feito com essa madeira.

E essa marca do "raio" eu também não conheço.
[ ]'s

Maia2009
Veterano
# ago/09
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E pra tocar um rock tipo Green Day,Raimundos é melhor usar maple ou rosewood?(ou nenhuma das duas?), e qual a diferença entre o número de camadas nas madeiras?

Maia2009
Veterano
# ago/09
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Ouvi dizer que as baterias da odery são tão boas quanto as baterias da dw :x Verdade?
Vi isso em um fórum americano :x

DrummerZ
Veterano
# ago/09
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Achei estes links no youtube véio de guerra e achei bem a cara deste (e de outros tópicos). Vale muito a pena dar uma olhada, principalmente quem quer pesquizar diferença de sonoridade em madeiras, zildjians e etc. Sonzêra nua e crua hehehe
http://www.youtube.com/watch?v=t9GXSm4bq0E&feature=channel

http://www.youtube.com/profile?user=memphisdrumshop&view=videos

Abraços

DrummerZ
Veterano
# ago/09
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Opa, deixa eu fazer uma indagação: alguém aqui já ouviu o som dos cascos "visualmente futuristas" da Pearl, os Carbon Ply?
Pelo que eu vi no site, consiste num sanduíche de uma camada de maple entre duas lâminas de fibra de carbono.
As diferenças de som entre birch, maple e mahogany já deu pra entender, mas se alguem tiver conhecimento desse casco, posta aí. :)
Abraços!

Amok
Veterano
# ago/09
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Maia2009
pra tocar um rock tipo Green Day,Raimundos é melhor usar maple ou rosewood?
O maple é consagrado pra esse estilo. Nunca ouvi usarem baterias de rosewood pra esse estilo. Em geral, kits de madeiras nobres são usado pra estilos tipo jazz, world music e soft-pop.

DrummerZ
alguém aqui já ouviu o som dos cascos "visualmente futuristas" da Pearl, os Carbon Ply?
Eu já ouvi um kit produzido pela Yamaha nos anos 80 feito com um sanduiche de madeira e fibra de vidro. O som possui bastante ataque, brilho, projeção e sustain, mas é menos "aveludado' que os de madeira pura.
Ouvi tambem uma bateria com cascos 100% em fibra de carbono. Não gostei. Os cascos possuem ressonância demais em todas as faixas de harmônicos e o som me soou desequilibrado.
Esses cascos novos aí da Pearl eu não conheço. Possivelmente na Expomusic 2009 eles mostrem. Aí eu testo e digo aqui.
[ ]´s

baterablogs
Veterano
# ago/09
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Fala ai galera blz????
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